Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
O Egito estabeleceu a meta de atrair 30 milhões de turistas anualmente até 2028, conforme anunciado pelo Presidente da República, Abdel Fattah El-Sisi. A iniciativa visa impulsionar a economia do país através do fortalecimento do setor turístico, que é uma fonte significativa de divisas e empregos.

Publituris
Edição Digital: Portugal Trade Awards, Travel Experts, Embratur, VisitPortugal Conference e BTL
Viagens e turismo vão continuar fortes apesar dos ventos contrários da economia, defende WTTC
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
Turistas estão lentamente a afastar-se dos Estados Unidos
Em 2024, o país recebeu aproximadamente 15,78 milhões de turistas, um aumento de 6% em relação ao ano anterior e um novo recorde de chegadas. A estratégia do governo para dobrar esse número inclui a expansão da capacidade hoteleira, a melhoria da infraestrutura e a promoção do rico patrimônio cultural egípcio.
Os principais projetos que apoiam esse objetivo incluem o desenvolvimento do Grande Museu Egípcio, próximo das Pirâmides de Gizé, onde foi criado um novo centro de visitantes e sistema de trânsito, já em operação, e a reforma do histórico Museu Egípcio no Cairo. Além disso, estão em andamento esforços para aumentar a capacidade de voos e agilizar os processos de visto, facilitando o acesso de visitantes internacionais.
O ministro Turismo e Antiguidades, Ahmed Issa, enfatizou a importância do envolvimento do setor privado e de parcerias internacionais para atingir esses objetivos. O plano, segundo a imprensa egípcia, também inclui campanhas de marketing direcionadas para atrair turistas de mercados emergentes e diversificar a oferta turística do Egito para além dos locais históricos tradicionais, incluindo resorts de praia, ecoturismo e viagens de aventura.
Novo centro de visitantes e sistema de trânsito nas Pirâmides de Gizé
Entretanto, uma nova era de exploração começou no sítio arqueológico mais icônico do Egito, graças a um amplo projeto de remodelação liderado pela Orascom Pyramids Entertainment em colaboração com o Ministério do Turismo e Antiguidades. A tão aguardada reforma, que inclui novas máquinas de bilhetes a um sistema de transporte atualizado, visa tornar a exploração das Pirâmides mais tranquila, inteligente e imersiva.
O antigo “Portão da Casa Mena” deu lugar a uma nova entrada principal: “O Grande Portão”, localizado na estrada Cairo-Faium. Uma vez lá dentro, os visitantes vivenciam uma experiência totalmente remodelada, começando pelo novo “Centro de Visitantes” acessível para cadeiras de rodas, onde é possível retirar os bilhetes de entrada em elegantes máquinas de autoatendimento, passar pela segurança sem dificuldades e apreciar um moderno salão de exposições repleto de réplicas de artefatos, infográficos e um filme histórico que reinventa o Egito Antigo.
A imprensa local dá ainda conta de uma nova área de compras para souvenirs e itens essenciais, um lounge VIP para quem pretender algo mais sofisticado e um terminal rodoviário central pronto para conduzir o visitante pela zona arqueológica. O novo sistema de transporte conta com paragens designadas em cada sítio arqueológico principal — da Grande Pirâmide de Quéops à Esfinge —, com mais serviços para hóspedes e cafetarias ao longo do percurso.
Só no primeiro dia do teste, o local recebeu mais de 12 mil visitantes, mais do que o dobro da média diária habitual. Segundo o Ministério do Turismo e Antiguidades, esta mudança resultou num aumento de 120% no tráfego, com todos os sete novos pontos de autocarros a operar em toda a zona arqueológica.