Turismo europeu vai continuar a crescer em 2013
As chegadas de turistas internacionais deverão subir entre 1 a 3% no próximo ano, de acordo com o relatório ‘ITB World Travel Trends’. Por outro lado, 28% dos europeus vão viajar mais.

Tiago da Cunha Esteves
Mais de 100 vinhos de Trás-os-Montes para provar em Vilamoura
BOC Aviation vai ao mercado e encomenda 120 aviões à Airbus e Boeing
Quinta do Castelo acolhe a Grande Festa Nacional do Enoturismo
Publituris estabelece parceria com a HOSCO para dinamizar emprego no setor do turismo e hotelaria
Turismo da Tailândia associa-se a conferência sobre influência da gastronomia portuguesa na Tailândia
Ryanair transporta 15 milhões de passageiros em março
Turismo de Portugal e regiões promovem 150 experiências de Turismo Industrial
Turismo de Portugal avalia estratégia media internacional
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
O turismo europeu continua a resistir à crise económica, de acordo com o relatório ‘ITB World Travel Trends’, que aponta que, no próximo ano, os europeus vão viajar mais para destinos estrangeiros. Simultaneamente, o turismo internacional no ‘velho continente’ vao continuar a crescer, estimando-se que as chegadas possam aumentar entre 1 a 3%.
Este ano, de acordo com o relatório, efectuado pela IPK International, o turismo receptor em Portugal já cresceu 3%, tal como em Espanha.
O relatório destaca ainda que, apesar das adversidades económicas, os europeus tendem a preferir destinos mais longos. Este ano, as viagens para mercados de longa distância cresceram 4%, sendo que as regiões que mais têm beneficiado dessa tendência são as Américas e a Ásia-Pacífico. Por outro lado, as viagens de curta distância dentro da Europa e na zona do Mediterrâneo subiram 2%.
Em relação a 2013, apenas um terço dos europeus inquiridos disse que a recessão económica vai afectar os seus planos de viagens. Por outro lado, 28% afirmou que pretende viajar mais no próximo ano.
Na Rússia, por exemplo, o turismo emissor deverá crescer 9%. No Reino Unido e Alemanha calcula-se que a subida será de 5% e 3%, respectivamente.