Elvas acolhe Festival Internacional de Balões de Ar Quente
A 16ª edição deste evento vai decorrer de 10 a 18 de Novembro e homenagear a classificação das fortificações de Elvas como Património Mundial da UNESCO.

Tiago da Cunha Esteves
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
ITA Airways junta-se à aliança de aviação Star Alliance
Caminhos Cruzados amplia leque de experiências enogastronómicas
Portugueses no Top 5 dos clientes nos AL da LovelyStay
Ryanair passa a ligar Porto e Roma
O Festival Internacional de Balões de Ar Quente (FIBAQ) vai voltar aos céus do Alentejo, desta feita em Elvas, no âmbito da classificação das suas fortificações como Património Mundial da UNESCO. Aquela que será a 16ª edição deste evento, organizado pela empresa Publibalão, vai decorrer de 10 a 18 de Novembro.
No primeiro dia, às 21h, vai acontecer o “Night Glow”, um espectáculo que consiste num jogo de luzes expelidas pela maioria dos balões dos diversos pilotos que vão estar ao longo das muralhas da cidade de Elvas. Ao todo, serão 50 as equipas presentes e oriundas de vários países (Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e Brasil).
Os municípios de Fronteira e Alter do Chão vão também ser palco de voos matinais, porque são sítios “de excelência” para a prática do balonismo e também porque já acolheram outras edições do FIBAQ.
O director da Publibalão, Aníbal Soares, pretende “bater o recorde do número de participantes da edição anterior (+ 250); aumentar o envolvimento com a população local por via de experiências gratuitas de voo; reforçar o objectivo de promoção de prática do balonismo em Portugal; manter a aposta no impacto mediático do festival; aumentar o retorno mediático para patrocinadores e parceiros do 16º festival e apostar crescentemente na internacionalização do festival”.
A primeira edição do FIBAQ aconteceu em 1997. Actualmente, assume-se como “um dos maiores e mais importantes festivais da Europa”.