Elvas acolhe Festival Internacional de Balões de Ar Quente
A 16ª edição deste evento vai decorrer de 10 a 18 de Novembro e homenagear a classificação das fortificações de Elvas como Património Mundial da UNESCO.

Tiago da Cunha Esteves
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar butique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
O Festival Internacional de Balões de Ar Quente (FIBAQ) vai voltar aos céus do Alentejo, desta feita em Elvas, no âmbito da classificação das suas fortificações como Património Mundial da UNESCO. Aquela que será a 16ª edição deste evento, organizado pela empresa Publibalão, vai decorrer de 10 a 18 de Novembro.
No primeiro dia, às 21h, vai acontecer o “Night Glow”, um espectáculo que consiste num jogo de luzes expelidas pela maioria dos balões dos diversos pilotos que vão estar ao longo das muralhas da cidade de Elvas. Ao todo, serão 50 as equipas presentes e oriundas de vários países (Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e Brasil).
Os municípios de Fronteira e Alter do Chão vão também ser palco de voos matinais, porque são sítios “de excelência” para a prática do balonismo e também porque já acolheram outras edições do FIBAQ.
O director da Publibalão, Aníbal Soares, pretende “bater o recorde do número de participantes da edição anterior (+ 250); aumentar o envolvimento com a população local por via de experiências gratuitas de voo; reforçar o objectivo de promoção de prática do balonismo em Portugal; manter a aposta no impacto mediático do festival; aumentar o retorno mediático para patrocinadores e parceiros do 16º festival e apostar crescentemente na internacionalização do festival”.
A primeira edição do FIBAQ aconteceu em 1997. Actualmente, assume-se como “um dos maiores e mais importantes festivais da Europa”.