2011: Turismo apoiou 10 milhões de empregos directos na Europa
Em termos mundiais, o sector suportou, directa e indirectamente, 255 milhões de empregos. Isto é, um em cada 12 empregos.
Tiago da Cunha Esteves
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
A indústria do turismo e viagens suportou directamente 10 milhões de empregos na Europa, no ano passado, mais do que as indústrias mineira, química e automóvel, entre outras.
De acordo com dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), se forem incluídos os efeitos indirectos, esse valor sobe para 28 milhões de empregos. Feitas as contas, no ano passado, um em cada 13 empregos era suportado pelo turismo.
Ao longo da próxima década, segundo cálculos da Oxford Economics, o emprego na indústria do turismo e viagens deverá crescer globalmente a um ritmo de 1,2% por ano.
E no mundo?
No ano passado, em termos globais, o turismo representou mais de 9% do PIB mundial e suportou mais de 255 milhões de empregos. Feitas as contas, revela o WTTC, isso representa um em cada 12 empregos no mundo.
“Todavia, isso já não é suficiente para comunicar o quão importante é a nossa indústria. Temos de reconhecer que, perante os olhos dos governos, o turismo é apenas uma actividade igual a tantas outras”, comentou o presidente e CEO do WTTC, David Scowsill, acrescentando que há sectores que são melhor compreendidos do que o turismo. “Quando atingimos o ‘fundo do poço’ na última recessão, que indústrias é que, imediatamente, dominaram as atenções dos governos em todo o mundo, particularmente nos Estados Unidos e na Europa? A resposta é a indústria automóvel e os serviços financeiros”, lembrou, em jeito de crítica.