TURIHAB vai lançar “Turismo no Campo” no próximo ano
Mais qualificação e novo produto “Turismo no Campo”. Estes são alguns dos objectivos da TURIHAB traçados para 2011 durante a Assembleia Geral da Associação do Turismo de Habitação realizada na […]

Fátima Valente
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
Mais qualificação e novo produto “Turismo no Campo”. Estes são alguns dos objectivos da TURIHAB traçados para 2011 durante a Assembleia Geral da Associação do Turismo de Habitação realizada na semana passada, em Ponte de Lima.
“O ano 2011 ficará assinalado pelo reforço do associativismo, criação de itinerários temáticos e pelo marketing digital, apostando no desenvolvimento da marca Solares de Portugal e no consequente aumento da ocupação e na nova marca Casas no Campo criando a diferenciação entre o Turismo de Habitação e o Turismo no Espaço Rural”, sublinha a rede.
Já Francisco de Calheiros, presidente da TURIHAB, sublinha que “o Ano 2011 configura-se cheio de desafios de mudanças e de oportunidades”. “Em tempo de mudança temos a oportunidade de criar novas dinâmicas e estratégias, apoiar os Associados na qualificação e lançar o turismo no Campo como um novo produto que desenvolva o turismo sustentável em Portugal”, declara.
Relativamente à qualificação do Turismo de Habitação (Solares de Portugal) e do TER (Casas no Campo), a TURIHAB está convicta de que esta “consolidará a arte de bem receber e o cariz familiar, que distingue estas casas da oferta tradicional de turismo”. Para Francisco de Calheiros “a qualidade é uma das exigências fundamentais para a diferenciação do TH e do TER quer a nível nacional quer a nível internacional. Por esta razão, candidatamo-nos ao programa da Rede Rural Nacional e esperamos durante 2011 executar este projecto de enorme importância para a consolidação da certificação do Turismo no Campo em Portugal”.
Na Assembleia Geral, foram ainda feitas referências à “necessidade de desburocratizar o processo de reconversão do Turismo de Habitação e do TER, que agora é da responsabilidade das Câmaras Municipais e que tem gerado algumas dificuldades na interpretação da legislação, nomeadamente o enquadramento das piscinas e infra-estruturas necessárias para complementar a oferta”. O presidente da Assembleia-Geral, António Pinto Ribeiro, sobre esta matéria acrescentou que “ o Turismo de Habitação e TER não devem perder a especificidade do cariz familiar, património privado, que fomenta segmentos de mercado específicos cujos hospedes nos visitam para contactar com as vivências vivas das nossas casas”.
Uma última nota para a cooperação, a qual deverá manter-se assente em três pilares no próximo ano: “a cooperação local, através das instituições locais (ADRIL e ATA), que promovem a marca Aldeias de Portugal; a cooperação nacional, que se exprime pela articulação das cem casas associadas, que promovem as marcas Solares de Portugal e Casas no Campo; e a cooperação internacional, através das redes Europa das Tradições e Fazendas do Brasil”.