Novo terminhal de cruzeiros pronto em 2013
A Câmara Municipal de Lisboa e a Administração do Porto de Lisboa (APL) lançam hoje (quarta-feira) o Concurso Público de Concepção para a Elaboração do Projecto do Terminal de Cruzeiros de Lisboa.
Susana Leitão
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
A Câmara Municipal de Lisboa e a Administração do Porto de Lisboa (APL) lançam hoje (quarta-feira) o Concurso Público de Concepção para a Elaboração do Projecto do Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Um projecto que corresponde a um investimento global de mais de 25,5 milhões de euros e que ficará concluído em 2013, ao cabo de 24 meses de obras. O projecto a apresentar na sequência do concurso de ideias requer a definição de um edifício ímpar, que se destaque pela sua integração na cidade, com uma estratégia de refuncionalização de edifícios na área envolvente, que permita uma vivência do espaço ao nível do turismo, lazer, comércio, serviços e equipamentos.
Com uma área total de 7790 metros quadrados, a nova estrutura de Santa Apolónia deverá corresponder a um conceito friendly, “tendo em consideração os aspectos de conforto, acessibilidade, flexibilidade e rapidez nos serviços prestados aos passageiros, e adequar-se ao tráfego actual e futuro, de forma a proporcionar a Lisboa o aumento significativo dos cruzeiros que começam e terminam no seu porto”, frisa a APL em comunicado. A funcionalidade é outra das mais-valias do projecto, além das operações de embarque e de desembarque, o Terminal de Santa Apolónia assegurará também a ligação aos transportes públicos.
Além de ter em conta a relação com o edificado de carácter excepcional da zona, nomeadamente os edifícios da Alfândega, Museu Militar e Estação de Santa Apolónia, o futuro terminal levará igualmente em consideração a proximidade do centro histórico, as ligações a espaços públicos ribeirinhos requalificados no âmbito de numerosas intervenções – no campo das Cebolas/Doca da Marinha, no Terreiro do Paço, na Ribeira das Naus e no Cais do Sodré – e a criação de uma praça, no seguimento do edifício da Alfândega de Lisboa, que enquadre a entrada e a saída do novo terminal. A zona de estacionamento prevê 500 lugares para veículos ligeiros, 80 para autocarros e uma praça de táxi para 50 viaturas.
No âmbito da reconversão do terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, a APL concluiu já uma primeira fase da intervenção de reabilitação e reforço dos cais entre Santa Apolónia e o Jardim do Tabaco, concluída em Fevereiro do ano passado e com um custo de 16,3 milhões de euros. Em curso está a segunda fase da empreitada, com data de conclusão prevista para Fevereiro do próximo ano e um valor superior a 37,4 milhões de euros.