1,4 milhões: Brasil inicia 2025 com recorde de turistas internacionais
Os dados divulgados pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal do Brasil dizem que é o melhor janeiro desde 1970 no que se refere ao número de turistas estrangeiros que entraram no Brasil no primeiro mês de 2025, representando um aumento de 55% face ao mesmo período de 2024

Publituris
Taxa turística de Lisboa vai pagar reabilitação da Tapada das Necessidades
Viagens dos residentes invertem trajetória de quebra e crescem 2,6% no 3.º trimestre de 2024
Comissário Europeu do Turismo quer combinar atratividade e sustentabilidade
Tunísia: Sidi Bou Said avança com candidatura a Património Mundial da Humanidade
O turismo brasileiro iniciou o ano a superar mais um recorde. Em janeiro de 2025, foram 1.483.669 turistas internacionais desembarcados no país. Os dados do Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal dão conta de um aumento de 55% em relação ao mesmo período de 2024, quando o destino registou de 956.737 visitantes estrangeiros.
O volume registado em janeiro deste ano também superou o recorde anterior, que pertencia ao primeiro mês de 2017, quando o Brasil recebeu 1.107.628 turistas internacionais. O crescimento representa um avanço de 34%, consolidando janeiro de 2025 como o mais movimentado para o turismo internacional.
Ao comentar estes resultados, o ministro do Turismo, Celso Sabino, enfatiza que é um excelente ponto de partida para que o Brasil supere os números excecionais de 2024.
A Argentina destacou-se como o principal país emissor de turistas para o Brasil. O número de visitantes do país vizinho praticamente dobrou em relação a janeiro de 2024. No primeiro mês do ano passado, 452.136 argentinos visitaram o Brasil, enquanto, em 2025, esse número saltou para 870.318.
A presença dos chilenos também representa um aumento expressivo. Em janeiro deste, 103.620 turistas do Chile estiveram no Brasil, um crescimento de 34% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
O recorde já no início do ano representa um passo importante para que o Brasil atinja as metas do Plano Nacional de Turismo (PNT), cujo foco é consolidar o país como o principal destino turístico da América do Sul, alcançando 8,1 milhões de turistas internacionais por ano e gerando mais de 8,1 mil milhões de dólares em receitas até 2027.
Refira-se que o Brasil tem apostado na promoção internacional para atrair cada vez mais turistas estrangeiros. Este ano, o país estreou-se como homenageado na Fitur 2025, que aconteceu em Madrid. Com um público de cerca de 250 mil participantes, o Ministério do Turismo apresentou a diversidade da oferta turística brasileira.
Outra grande feira internacional voltada para o setor na América Latina foi a FIT, realizada em Buenos Aires, na Argentina, onde o Brasil também foi o país homenageado na edição de 2024. No stand brasileiro, os visitantes tiveram a oportunidade de entrar em contato com a cultura, a gastronomia e a natureza do país.