No outono 2024: Alemães trocam destinos do Mediterrâneo por viagens de longo curso
Como mostra a Mabrian, a Ásia, Médio Oriente e países nórdicos são alguns dos destinos de outono de 2024 para os viajantes alemães, que estão gradualmente a inclinar-se para alternativas aos destinos do Mediterrâneo, tradicionalmente ainda muito procurados para escapadas. As exceções a essa tendência são Portugal e Tunísia, já que a procura sazonal da Alemanha aumenta 5% e 52%, respetivamente, face ao outono de 2023.

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Experiências que combinam cultura, atividades ao ar livre e paisagens são as principais motivações dos planos de viagem dos alemães, entre setembro e novembro.
Enquanto os países do Mediterrâneo continuam a atrair viajantes alemães, destinos de longa distância, particularmente no Médio Oriente e na Ásia estão a tornar-se cada vez mais populares para o outono de 2024. Esta tendência é destacada por uma análise recente da Mabrian, a plataforma global de inteligência de viagens e turismo que faz parte da The Data Appeal Company.
Para esta análise, o Share of Searches Index da Mabrian rastreou pesquisas de voos na Alemanha, feitas com pelo menos três meses de antecedência, para viagens entre setembro e novembro de 2024, com foco nos destinos de melhor desempenho para o mercado de viagens alemão. “Ao contrário das reservas confirmadas, esta proporção mostra o grau de interesse do mercado em determinados destinos”, diz Carlos Cendra, sócio e diretor de Marketing e Comunicação da Mabrian. “Se as reservas são confirmadas depende de muitos fatores, desde a conectividade disponível, preços de voos e alojamento, ou outros fenómenos que podem influenciar a disposição dos viajantes de comprar ou gastar.”
Os dados também indicam que os planos de viagem entre setembro e novembro de 2024 refletem uma tendência de mudança, um ligeiro reajuste da procura ainda forte por destinos no Mediterrâneo e um aumento na procura por destinos alternativos de médio curso no Cáucaso e na Ásia Central, alguns países nórdicos e também na Península Balcânica.
Vários países asiáticos estão entre os 20 destinos mais procurados pelos alemães para o outono de 2024, sendo a Índia (+41% em comparação com o outono de 2023), Vietname (+35% ano a ano) e Singapura (+26%), os que apresentam o maior crescimento na procura, seguidos pelo Japão (+15% em comparação com o outono de 2023), Indonésia (+11%) e Tailândia (+10%).
À semelhança da Ásia, o aumento da procura por destinos do Médio Oriente para viagens de outono entre os alemães é alimentado pela conectividade aérea direta. A procura dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita cresceu +23% e +57% em comparação ao outono de 2023, assim como o Egito (+ 41%). Como indicam os dados da Mabrian, o Egito, e particularmente a Arábia Saudita, são considerados pelos alemães como os destinos culturais por excelência, também adequados para viagens ativas e ao ar livre, enquanto os Emirados Árabes Unidos são um turismo ativo e de compras de classe mundial.
Outros destinos de longo curso que estão a registar um aumento na procura neste outono são a Austrália (+21% em relação ao ano anterior), e destinos exóticos de sol e praia, como Maldivas (+23%), Maurícias e República Dominicana (+85% e +25%, respetivamente), bem como o Sri Lanka (+9% em relação ao outono de 2023).
Quanto ao médio curso, os viajantes alemães ainda mostram uma forte preferência por destinos tradicionais do Mediterrâneo para viagens de outono, como a Turquia em particular, além de Espanha, Itália, França ou Grécia), mas, à medida que a procura se estabiliza ou diminui ligeiramente este ano, em comparação com o mesmo período em 2023, a Península Balcânica, o Cáucaso e a Ásia Central, e alguns países nórdicos estão a tornar-se mais atraentes para este mercado.
Como explica Carlos Cendra, “essa mudança responde a um apetite por visitar destinos menos conhecidos e encontrar opções e experiências com melhor custo-benefício que ofereçam um equilíbrio entre atrações culturais, gastronomia e turismo ativo. Na verdade, as exceções a essa tendência são Portugal e Tunísia, já que a procura sazonal da Alemanha aumenta 5% e 52%, respetivamente, em comparação ao outono de 2023.
A procura alemã por viagens aos países nórdicos mostra tendências mistas: Dinamarca e Finlândia caem, enquanto Suécia e Noruega registam aumentos de +12% e +18%, impulsionados por atrações naturais e ao ar livre, particularmente atraentes para o mercado de Munique, com crescimento significativo da demanda.
Na península dos Bálcãs, Croácia (+45%), Sérvia (+25%) e Albânia (+73%) estão a tornar-se destinos populares de outono para os alemães, assim como o Cáucaso e a Ásia Central, com a Geórgia a registar +9% face o outono de 2023, juntamente com o interesse crescente no Uzbequistão, Azerbaijão e Cazaquistão, que ainda são destinos de nicho, mas a crescer significativamente.