Porto assinala Dia Nacional dos Centros Históricos
A Câmara Municipal do Porto vai assinalar o Dia Nacional dos Centros Históricos, que se comemora a 28 de março, com um programa repleto de atividades que se prolongam até dia 30 e que vão levar a festa ao centro histórico da Invicta.

Publituris
A Câmara Municipal do Porto vai assinalar o Dia Nacional dos Centros Históricos, que se comemora a 28 de março, com um programa repleto de atividades que se prolongam até dia 30 e que vão levar a festa ao centro histórico da Invicta.
Visitas guiadas, exposições, workshops, música, teatro, dança, batismos a cavalo e oficinas diversas para celebrar a riqueza, a história, a cultura e a tradição da cidade do Porto são algumas das iniciativas previstas, num cartaz que propõe mais de meia centena de atividades.
“Classificado como Património Mundial pela UNESCO desde 1996, o Centro Histórico do Porto celebra, uma vez mais, a data com uma vasta oferta cultural e recreativa. A grande maioria das atividades é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. O programa engloba iniciativas para todos os públicos, incluindo crianças e famílias”, lê-se num comunicado da Câmara Municipal do Porto.
Nos museus, monumentos, igrejas e outros espaços do Porto, há ainda iniciativas promovidas por 27 entidades, numa programação coordenada pelo munícipio, em colaboração da empresa municipal Ágora.
A programação arranca com um concerto no dia 28 de março, pelas 19hoo, na Praça Parada Leitão (em frente ao Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto), com a atuação de Ricardo Ribeiro, que vai prestar homenagem a Carlos Paredes.
No programa de iniciativas, destaque ainda para a visita guiada “Miragaia e a Cerâmica: passado e presente”, que vai ter lugar dia 30 de março, entre as 10h00 e as 12h00, numa organização do Museu da Alfândega do Porto e Museu e Bibliotecas do Porto, que requer inscrição obrigatória até 27 de março, pelo e-mail museu@amtc.pt.
Prevista está ainda uma visita comentada ao interior da Torre e Museu dos Clérigos, entre as 10h00 e as 11h00, com repetição das 16h00 às 17h00, cuja inscrição deve ser feita aqui.
Destaque também para a participação do Quartel do Carmo, sede do Comando Territorial do Porto da GNR, que vai estar aberto nos dias 29 e 30 de março, das 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00, onde vai ser possível realizar batismos a cavalo e assistir à atuação da Charanga a Cavalo da GNR.
“Toda a festa faz-se com música e o Centro Histórico não é exceção. Estão previstos vários concertos que prometem ser a banda sonora de um fim de semana (incluindo sexta-feira) dedicado à cultura e história. No dia 29, entre as 16 e as 17 horas, o Coro do Centro Histórico do Porto sobe ao palco do Palácio das Artes, na Rua das Flores”, refere também a autarquia.
Já a empresa municipal de reabilitação urbana Porto Vivo, SRU organiza uma conferência no dia 29 de março, na Casa do Infante, entre as 11h30 e as 12h30, subordinada ao tema “O que é uma casa?” e, no mesmo dia, das 10h30 às 16h00, na Viela de S. Lourenço (junto à igreja com o mesmo nome), a Porto Vivo, SRU apresenta a intervenção ali realizada. parcelas.
O programa completo do Dia Nacional dos Centros Histórico no Porto pode ser consultado aqui.