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Aviação

Qatar Airways apresenta lucro mais elevado em 27 anos de história

A Qatar Airways reportou esta terça-feira, 2 de julho, um lucro de 1,7 mil milhões de dólares no ano fiscal 2023/2024, o valor mais elevado nos 27 anos de história da companhia aérea de bandeira do Qatar, que também viu o número de passageiros transportados aumentar 26%.

Inês de Matos
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Qatar Airways apresenta lucro mais elevado em 27 anos de história

A Qatar Airways reportou esta terça-feira, 2 de julho, um lucro de 1,7 mil milhões de dólares no ano fiscal 2023/2024, o valor mais elevado nos 27 anos de história da companhia aérea de bandeira do Qatar, que também viu o número de passageiros transportados aumentar 26%.

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A Qatar Airways reportou esta terça-feira, 2 de julho, um lucro de 1,7 mil milhões de dólares no ano fiscal 2023/2024, o valor mais elevado nos 27 anos de história da companhia aérea de bandeira do Qatar.

Num comunicado enviado à imprensa, a Qatar Airways indica que, no último ano fiscal, contabilizou 22,2 mil milhões de dólares em receitas totais, indicador que ficou 1,3 mil milhões de dólares ou 6% acima do registado no anterior ano fiscal.

Já o EBITDA da Qatar Airways foi de 5,2 mil milhões de dólares, crescendo cerca de 0,3 mil milhões de dólares face ao ano passado, o que, explica a companhia aérea em comunicado, reflete “o foco contínuo do negócio na experiência do cliente, inovação, digitalização e sustentabilidade, resultando em operações simplificadas, ágeis e adequadas em todas as áreas”.

No ano fiscal de 2023/2024, a Qatar Airways transportou mais de 40 milhões de passageiros, o que traduz uma subida de 26% face ao ano anterior e gerou maiores receitas por passageiro, num indicador que cresceu ainda 19%, enquanto a capacidade subiu 21% e o load factor se situou nos 83%, valor que foi também o mais elevado da história da companhia aérea e permitiu “um aumento sustentável da quota de mercado”.

“Este último desempenho anual notável demonstra a flexibilidade e resiliência do Grupo Qatar Airways em navegar com sucesso em uma indústria de viagens global em constante evolução e indica uma recuperação forte e sustentada dos desafios enfrentados pelo setor nos últimos anos”, congratula-se Saad Bin Sharida Al-Kaabi, ministro de Estado da Energia do Qatar e presidente do Grupo Qatar Airways.

Já Badr Mohammed Al-Meer, CEO do Grupo Qatar Airways, considera que estes “resultados financeiros muito fortes são uma prova da ambição e da direção clara” que a Qatar Airways tem tomado, com foco no “lucro, eficiência e experiência do cliente”.

“Esta incrível conquista deve-se, em grande parte, ao esforço coletivo de toda a família do Grupo Qatar Airways, que trabalhou incansavelmente para alcançar resultados tão estelares. Devemos agora usar isto como uma base sobre a qual construiremos o nosso sucesso contínuo”, acrescentou o responsável.

No ano passado, a rede da Qatar Airways também cresceu para mais de 170 destinos, passando a contar com ligações para Al Ula, Neom e Tabuk, na Arábia Saudita; Lyon e Toulouse, França; Medan, Indonésia; e Trabzon, na Turquia, durante todo o ano.

Além destes novos destinos, a Qatar Airways retomou ainda, no ano fiscal de 2023/2024, os voos para o Bahrein; Birmingham, Reino Unido; Pequim, Chengdu e Chongqing, China; Davao, Filipinas; Tóquio Haneda e Osaka, Japão; Marraquexe, Marrocos; Nice, França; Penang, Malásia; Phnom Penh, Camboja; Ras Al Khaimah, Emirados Árabes Unidos; e Yanbu, Arábia Saudita.

 

 

 

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Meeting Industry

Jantar dos Eventos volta a reunir profissionais da indústria a 9 de julho

Porto volta a receber mais uma edição do Jantar dos Eventos, que é já um dos momentos de networking mais importantes do ano para os profissionais desta indústria. O local do evento mantém-se secreto, mas estão garantidas muitas surpresas para todos os participantes.

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O Jantar dos Eventos é uma das datas mais aguardadas pelos profissionais da indústria. Este ano, o encontro realiza-se a 9 de julho. O local, como habitualmente, será revelado apenas no próprio dia, sendo certo que acontecerá na cidade do Porto.

No ano passado, o evento realizou-se nos jardins do ISAG, no Porto, contando com mais de 600 participantes e a representação de mais de 20 áreas que atuam no setor, tais como catering, agências de comunicação e eventos, audiovisuais, artistas, hotéis e transportes.

À semelhança do que aconteceu em 2023, Filipe Trindade, um dos fundadores do Jantar dos Eventos e do Clube dos Eventos, estima que a edição deste ano registe “uma forte adesão de profissionais do setor”, a avaliar “pelo número de inscritos até ao momento”. As inscrições são limitadas e podem ser feitas em www.clubedoseventos.pt.

Estão já confirmadas as presenças de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal e Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

O Jantar de Eventos é organizado pelo Clube dos Eventos. Networking e partilha de experiências são os ingredientes principais desde o início, em 2008, num encontro informal de profissionais da área, impulsionado por Filipe Trindade, do Centro de Congressos da Alfândega do Porto, Jorge Ferreira, da empresa Best Events, Francisco Viana Brito, dos hotéis NH, e João Cardoso, da New Audiovisuais.

 

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Destinos

Portugal ganha Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade

A Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade foi formalizada esta terça-feira, 2 de julho, numa cerimónia na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, por iniciativa do Turismo de Portugal.

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Portugal vai passar a contar com uma Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade, iniciativa que foi formalizada esta terça-feira, 2 de julho, numa cerimónia na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, por iniciativa do Turismo de Portugal.

A Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade é constituída pelo Turismo de Portugal, que esteve representado no evento pelo presidente, Carlos Abade, assim como pelas Secretarias Regionais do Turismo dos Açores e da Madeira e pelas cinco entidades regionais de turismo do continente, concretamente Turismo do Porto e Norte, Turismo Centro de Portugal, Turismo de Lisboa, Turismo do Alentejo e Turismo do Algarve.

“No protocolo, os parceiros comprometem-se a desenvolver os Observatórios Regionais de Turismo Sustentável, alocando os recursos necessários para a sua atividade, desenvolvendo projetos de investigação conjuntos e partilhando os resultados das investigações. Entre as medidas acordadas, destaca-se também a definição de métricas padrão para monitorizar a sustentabilidade no turismo”, lê-se num comunicado divulgado pela Turismo Centro de Portugal, cujo Observatório do Turismo Sustentável (OSTCP) é um dos fundadores da nova rede.

Os parceiros da Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade contam vir a “colaborar ativamente com a Rede de Observatórios da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (INSTO), promovendo a troca de conhecimentos e boas práticas com observatórios internacionais congéneres e participando em projetos da UNWTO relacionados com turismo sustentável”.

Segundo a informação divulgada, a rede INSTO é “uma iniciativa da UNWTO, criada para apoiar a monitorização e a avaliação do turismo sustentável em vários destinos em todo o mundo” e que tem como objetivo “auxiliar os destinos a tomar decisões informadas para minimizar os impactos negativos do turismo e, ao mesmo tempo, maximizar os benefícios para as comunidades locais, o meio ambiente e a economia”.

Durante a cerimónia de lançamento da rede, Francisco Dias, coordenador do OSTCP, apresentou o projeto do Centro de Portugal aos restantes parceiros da rede, explicando que este organismo constitui um “apoio fundamental à tomada de decisão dos protagonistas da atividade turística no território”.

“A Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade é uma iniciativa muito positiva, que vai possibilitar uma integração maior das informações sobre a atividade turística no país, permitindo colmatar lacunas que existem a esse nível. É difícil gerir e tomar decisões quando a informação é escassa. O conhecimento resultante desta colaboração irá, seguramente, ser uma mais-valia para os empresários e para as instituições públicas ligadas ao turismo. Assim, poderemos promover um turismo mais sustentável e resiliente, beneficiando as comunidades locais e preservando os nossos recursos naturais”, acrescenta Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal.

Recorde-se que o OTSCP – Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal foi criado pela Turismo Centro de Portugal, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, através do CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo do Politécnico de Leiria, contando com um Conselho Técnico-Científico composto por 30 investigadores de várias instituições de ensino superior no Centro de Portugal, designadamente as Universidades de Aveiro, Coimbra e Beira Interior e os Institutos Politécnicos de Leiria, Tomar, Coimbra, Guarda, Viseu e Castelo Branco.

 

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Enoturismo

AdegaMãe conquista prémios no enoturismo

A qualidade e excelência do enoturismo da AdegaMãe foi alvo de duplo reconhecimento. O seu restaurante, o Sal na Adega, acaba de ser eleito o Melhor Restaurante de Portugal nos prémios nacionais atribuídos pela associação do setor, a APENO. Agora, a AdegaMãe arrecadou o prémio “Melhor Enoturismo” no Concurso Vinhos de Lisboa, promovido pela CVR Lisboa.

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O enoturismo da AdegaMãe tem sido uma forte aposta desde o arranque do projeto, em 2011, configurando-se na oferta especializada de experiências em torno da vinha e do vinho. Em 2020, os serviços foram reforçados com a abertura do Sal na Adega, um restaurante que apenas quatro anos depois veio alcançar a distinção de Melhor Restaurante de Portugal nos prémios APENO, confirmando assim toda a diferenciação e consistência do espaço de 56 lugares, palco de interpretação da cozinha tradicional portuguesa, em harmonização com os vinhos elegantes, frescos e minerais, nascidos no terroir atlântico da AdegaMãe.

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O restaurante Sal na Adega surge em pleno rooftop do edifício da AdegaMãe, numa área funcional e requintada, desenhada com o objetivo de proporcionar as melhores experiências em torno da gastronomia e do vinho. O espaço é complementado com um winebar e uma loja, orientado para a paisagem de vinhas que domina a região, e onde culminam as experiências de enoturismo (visitas e provas, para grupos privados ou clientes corporate).

“A nossa visão sempre foi olhar o enoturismo como muito mais do que um produto: é o melhor embaixador da nossa marca, do nosso vinho e da nossa região, considera Bernardo Alves, diretor-geral da AdegaMãe, que avança que “não concebemos uma adega sem que esta esteja disponível 365 dias por ano, aberta às pessoas, às experiências de visita, de provas e de harmonizações gastronómicas”, prometendo que “vamos continuar a fazer o máximo, para oferecer o melhor serviço a quem nos visita”.

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Aviação

World2Fly já abriu voos entre Madrid e Zanzibar

A nova rota da World2Fly para Zanzibar vai decorrer até 30 de agosto, contando com um voo por semana desde Madrid, às sextas-feiras, num avião A330-300, totalizando 4000 lugares no total da operação.

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A World2Fly, companhia aérea do Grupo World2Meet (W2M), inaugurou sexta-feira, 28 de abriu, a nova rota que passou a ligar Madrid, em Espanha, a Zanzibar, na Tanzânia, numa operação que vai decorrer até 30 de agosto, com um voo por semana.

De acordo com o jornal espanhol Hosteltur, a nova operação da World2Fly para Zanzibar conta com voos às sextas-feiras, operados num avião A330-300, o que contabiliza cerca de 4000 lugares no total da operação.

A World2Fly mantém um acordo de interline com a Iberia desde Lisboa e Porto, o que permite que os passageiros portugueses viajem para Madrid para apanhar os voos da World2Fly para Zanzibar, com a bagagem a seguir diretamente para o destino.

“Graça à aliança de interline com a Iberia, contribuímos para melhorar a conectividade aérea e o acesso a este destino paradisíaco para um maior número de passageiros”, congratulou-se Guillermo González Vallina, diretor-geral de Distribuição da W2M, explicando que a nova rota cumpre ainda o objetivo de diversificar os destinos oferecidos.

Os voos da World2Fly para Zanzibar estão disponíveis através dos canais oficiais da companhia aérea, assim como através dos pacotes turísticos da Newblue.

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Análise

Viagens empresariais ressurgiram acompanhadas de novas tendências e exigências

As viagens empresariais ressurgiram mais fortes do que nunca, mas acompanhadas de novas tendências e exigências por parte das empresas e dos colaboradores que viajam. Isto é confirmado pelos dados registados pela Consultia Business Travel, empresa especializada na gestão integrada e no aconselhamento das viagens empresariais.

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A Consultia Business Travel, que apresenta uma radiografia das viagens empresariais, revela novas necessidades por parte das empresas e preferências na experiência de viagem por parte do colaborador. Bleisure, digitalização e controlo são as novas tendências.

Se por um lado, 82% dos trabalhadores querem combinar trabalho e lazer devido a uma necessidade de equilibrar a vida profissional e pessoal, a gestão de despesas de viagens empresariais é prioridade número um para as empresas, enquanto estas exigem, cada vez mais, soluções que permitam aos seus funcionários uma maior escolha e controlo sobre as suas viagens, garantindo simultaneamente uma maior segurança durante as mesmas.

De acordo com os dados da Consultia Business Travel, uma das principais tendências entre os viajantes de negócios é a viagem bleisure, ou seja, viagens que combinam elementos de negócios e lazer, com 82% dos colaboradores a valorizar este tipo de viagem. A razão reside na necessidade crescente de um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. De facto, quando se trata de atrair e reter os melhores talentos, cada vez mais colaboradores valorizam outros atributos para além do salário. É por isso que o bleisure não é apenas uma tendência, mas sim uma estratégia vencedora, pois permite que os funcionários tenham algum tempo livre durante uma viagem empresarial, fazendo com que se aumente a produtividade, a motivação e a lealdade dos colaboradores.

Para este caso, refira-se que o Destinux permite o carregamento de diferentes políticas de viagem para a mesma pessoa, possibilitando a implementação de uma política de bleisure para viagens empresariais. Desta forma, o colaborador que viaja pode prolongar a sua viagem empresarial e ter algum tempo de lazer. Assim, a empresa garante que as políticas corporativas são cumpridas e, ao mesmo tempo, o colaborador obtém o benefício da flexibilidade pessoal.

De facto, a gestão de despesas voltou a surgir como uma prioridade das empresas. Os custos ocultos (como a falta de integração com os sistemas empresariais; a aprovação manual de viagens e a recolha manual de recibos) podem ter um impacto significativo na rentabilidade e produtividade de uma empresa. Por este motivo, as empresas estão a recorrer cada vez mais a soluções tecnológicas integradas, à automatização de processos e à otimização das políticas de viagem, a fim de obterem um maior controlo sobre as despesas totais.

Neste sentido, com o lançamento do Destinux, a solução SaaS da Consultia Business Travel, as empresas têm oportunidade de resolver todos os problemas administrativos, financeiros e de serviço relacionados com a gestão das viagens de negócios das empresas.

Finalmente, as empresas exigem um serviço que permita aos seus colaboradores uma maior variedade de escolha e controlo sobre as suas viagens, garantindo-lhes ao mesmo tempo uma maior segurança durante as mesmas. Perante esta necessidade, a solução integral Destinux, da Consultia Business Travel, oferece um serviço de atenção humana através de um Personal Travel Assistant, um profissional com nome e apelido que permite aos colaboradores resolver possíveis dificuldades ou qualquer incidente durante a sua viagem. Para a empresa, esta solução oferece conetividade com sistemas e empresas de segurança internacionais, como a SOS International, o que proporciona à empresa a tranquilidade de poder atuar em caso de necessidade.

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Genebra, Tóquio e Bruxelas recebem primeiros B777 renovados da Emirates

O primeiro destino servido por um destes renovados aparelhos será a cidade de Genebra, na Suíça, a partir de 11 de agosto, seguindo-se, a 1 de setembro, Tóquio-Haneda, no Japão. Já a capital belga é o terceiro destino a receber estes renovados aviões, a partir de 11 de setembro.

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Os primeiros aviões Boeing777 da Emirates que foram renovados e que contam agora com os mais recentes interiores de cabine da companhia aérea vão começar a voar para Genebra, na Suíça; Tóquio-Haneda, no Japão; e Bruxelas, na Bélgica, informou a companhia aérea do Dubai, em comunicado.

“A companhia aérea planeia introduzir os seus B777 remodelados em Genebra, Tóquio Haneda e Bruxelas, proporcionando aos passageiros mais oportunidades para experimentar a classe Premium Economy, característica nesta aeronave, além dos novos lugares de Classe Executiva de última geração, dispostos numa nova configuração 1-2-1”, explica a Emirates, na informação divulgada.

O primeiro destino servido por um destes renovados aparelhos será a cidade de Genebra, na Suíça, para onde a Emirates conta começar a voar com um B777 renovado a partir de 11 de agosto, seguindo-se, a 1 de setembro, o destino de Tóquio-Haneda, no Japão. Já a capital belga é o terceiro destino a receber estes renovados aviões, a partir de 11 de setembro.

Segundo a Emirates, o processo de renovação destes aparelhos demora, aproximadamente, duas semanas por avião, uma vez que está prevista a “remodelação da cabine de Primeira Classe, a instalação de 38 novos lugares em Classe Executiva numa configuração atualizada de lugares 1-2-1, além de 24 dos mais recentes lugares Premium Economy, juntamente com 256 lugares em Classe Económica”.

No total, a Emirates conta renovar 81 aparelhos Boeing 777 como parte do seu programa de modernização de frota, esperando-se, por isso, que a transportadora aérea do Dubai anuncie os outros destinos que vão receber estes aviões renovados.

“A Emirates reservou 191 aviões para uma renovação completa, assegurando o maior programa de modernização da indústria da aviação, com um investimento de mais de 3 mil milhões de dólares, para oferecer os melhores produtos e experiências aos seus passageiros”, acrescenta a informação divulgada pela companhia aérea.

De acordo com Adnan Kazim, vice-presidente e diretor Comercial da Emirates Airline, a companhia aérea está a aproveitar este processo de renovação de aviões para aumentar alguns serviços, a exemplo da classe Premium Economy, que passa a estar disponível nos voos para um maior número de cidades.

“Inspirados no nosso emblemático A380 em cada cabine, os Boeing 777 com interiores renovados oferecem o que há de melhor em conforto para os passageiros e apresentam detalhes de design moderno e acabamentos característicos, com uma nova cabine de Classe Executiva que proporciona mais privacidade para todos os passageiros, além de outros toques que destacam a nossa proposta de valor excecional. Estamos comprometidos e dedicados em garantir a melhor experiência possível em cada classe de cabine, tanto nos Boeing 777 quanto nos A380”, acrescenta o responsável.

Os voos para Genebra, Tóquio-Haneda e Bruxelas nos aviões renovados já estão disponíveis para aquisição através dos canais oficiais da companhia aérea, assim como das agências de viagens.

Recorde-se que, atualmente, a Emirates opera os aviões A380s renovados e que contam com Premium Economy para Nova Iorque, Los Angeles, São Francisco, Houston, Londres Heathrow, Sydney, Auckland, Christchurch, Melbourne, Singapura, Mumbai, Bangalore, São Paulo, Tóquio Narita, Osaka e Dubai.

“A companhia aérea pretende servir mais de 36 cidades com Premium Economy até fevereiro de 2025, com a entrada do A350 na sua frota em setembro deste ano, além dos A380 e Boeing 777 remodelados que entrarão em serviço e voarão para mais cidades nos próximos meses”, lê-se ainda no comunicado da Emirates.

 

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CEO da TAP declara-se otimista para o verão e resultados do 2.º trimestre

À margem da 27.ª conferência mundial da Air Transport Research Society, Luís Rodrigues disse esperar que o segundo trimestre da TAP seja “muito melhor do que o primeiro” e mostrou-se também otimista de que a operação de verão nos aeroportos nacionais decorra sem problemas.

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O CEO da TAP, Luís Rodrigues, mostrou-se esta terça-feira, 2 de julho, otimista em relação aos resultados da companhia aérea no segundo trimestre do ano, assim como em relação ao verão, esperando que a operação nos aeroportos nacionais decorra “o mais tranquilamente possível”.

Em declarações aos jornalistas à margem da 27.ª conferência mundial da Air Transport Research Society, que decorreu em Lisboa, Luís Rodrigues disse esperar que o segundo trimestre da TAP seja “muito melhor do que o primeiro”.

Segundo a Lusa, o CEO da TAP não quis, no entanto, adiantar mais pormenores sobre os resultados que a companhia aérea deverá apresentar em relação ao segundo trimestre de 2024, remetendo mais informações para o “devido tempo”.

Recorde-se que, nos três primeiros meses de 2024, a TAP apresentou um prejuízo de 71,9 milhões de euros, resultado que representou um agravamento face ao resultado líquido negativo de 57,4 milhões registados no mesmo período do ano passado.

Luís Rodrigues mostrou-se ainda otimista em relação à operação de verão nos aeroportos nacionais, afirmando que espera que esta decorra sem problemas, “dentro dos constrangimentos” que existem no aeroporto de Lisboa.

O CEO da TAP foi ainda questionado sobre o processo de privatização da companhia aérea nacional e, apesar de frisar que não tem de falar com o Governo sobre este processo, garantiu que a transportadora “está preparada para qualquer cenário”.

“O senhor ministro das Infraestruturas tornou público há pouco tempo que em setembro haveria novidades sobre a TAP”, acrescentou ainda o CEO da TAP.

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Segurança é fator crucial para os portugueses na escolha dos destinos de viagem

A segurança é um fator determinante para a esmagadora maioria dos portugueses na escolha dos seus destinos de viagem, com 96% a considerar este aspeto crucial. 62% dos inquiridos afirma mesmo ter evitado viajar para certos destinos devido a preocupações com a sua segurança, revela um estudo da ConsumerChoice (Centro de Avaliação da Satisfação com Consumidor).

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A ConsumerChoice avaliou as preferências e preocupações dos portugueses sobre as suas viagens durante o verão, num estudo que acaba de divulgar. Esta análise destaca ainda as preocupações e as estratégias de adaptação dos consumidores face aos desafios atuais, como a segurança e a inteligência artificial.

Segundo os dados obtidos, a maioria viaja entre duas a três vezes durante essa altura (48%), com um número significativo a optar por viajar apenas uma vez (37%). Questionados sobre qual a principal motivação para viajar, 49% afirma descansar e relaxar, 15% refere visitar familiares e amigos e 14% diz que quer conhecer novas culturas.

Em relação ao planeamento das férias, 38% dos cidadãos nacionais começam a planear as mesmas com aproximadamente um a três meses de antecedência e 26% com menos de um mês ou entre quatro e seis meses. O estudo revelou ainda que os destinos nacionais, sobretudo as praias, são os mais populares (33%), enquanto os internacionais como praias e cidades também são mencionados por alguns dos consumidores (17% e 15%, respetivamente).

De acordo com o estudo, a segurança é um fator determinante para a esmagadora maioria dos portugueses na escolha dos seus destinos de viagem, com 96% a considerar este aspeto crucial, enquanto 62% afirma mesmo ter evitado viajar para certos destinos devido a preocupações com a sua segurança. Os principais destinos evitados estão relacionados com regiões em conflito, áreas com altos índices de criminalidade e locais recentemente afetados por desastres naturais, sendo que os mais citados foram: o Brasil, Egito, Israel, Marrocos, Rússia e Ucrânia.

Entretanto, no geral, os entrevistados demonstram uma opinião positiva no que toca à utilização de inteligência artificial para personalizar a experiência de viagem, 46% são favoráveis e 18% são muito favoráveis. Apenas 4% mostra-se desfavorável ou muito desfavorável (1%). Apesar da opinião favorável, apenas 21% dos inquiridos já usaram ferramentas de IA, como o Chat GPT para planear as suas viagens.

O estudo destaca, ainda, que a preocupação com a sustentabilidade está a crescer entre os cidadãos nacionais, com 79% dos participantes a considerarem o comboio uma alternativa prática ao avião para reduzirem a sua pegada carbónica. Contudo, só 28% optaram por viagens de comboio em vez de voos para destinos europeus, enquanto 72% preferem o avião.

Quanto à importância das agências de viagens na criação de uma experiência turística de qualidade, mais de 50% considera estas empresas relevantes e 20% muito importantes. Inclusive, 68% utiliza ou já utilizou uma agência de viagens para planear as suas férias, em contraste com os 32% que nunca recorreram a estes serviços. A diminuição de preocupações (22%), o apoio durante as viagens (16%) e o acesso a ofertas exclusivas (13%) são os principais benefícios identificados, pelos portugueses, ao utilizarem agências de viagens.

 

 

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Governo espera que setor do turismo represente 20% do PIB em 2033

O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, disse, no arranque do QSP Summit, esperar que em 2033 o turismo possa representar 20% do PIB, arrecadando mais de 56 mil milhões de euros de receitas e empregando mais de 1,2 milhões de pessoas.

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“Portugal recebeu em 2023 praticamente 30 milhões de turistas que geraram uma economia turística de cerca de 25 mil milhões de euros de receitas. A nossa expectativa é que em 2033 Portugal possa arrecadar globalmente mais de 56 mil milhões de euros de receitas, possa empregar mais de 1,2 milhões de pessoas e isto possa significar praticamente 20% do PIB” (Produto Interno Bruto), afirmou Pedro Machado, na cerimónia de abertura da 17.ª edição do QSP Summit, no Porto.

Saudando a escolha do tema, que considerou “muito oportuna”, o secretário de Estado do Turismo defendeu, contudo, que para o país alcançar essa expectativa persistem desafios, sobretudo externos, com a alteração dos modelos de negócio e competitividade, com o domínio da Inteligência Artificial e a premência da sustentabilidade.

Defendendo que estes são desafios para o Estado, organizações públicas e privadas, Pedro Machado notou que a capacidade das organizações se ajustarem se repercutirá também na área do turismo, onde disse existir “uma equação complexa e desafiante” entre a sustentabilidade, qualidade e coesão territorial.

“Este triângulo tem de ter uma avaliação, ajustamento e dinâmica permanente. É o nosso desafio quando projetamos um crescimento exponencial em matéria de entrada de turistas estrangeiros. A forma, o modo e a resposta que somos capazes de dar”, referiu, acrescentando que à coesão territorial se soma a transversalidade do território e diversidade de produtos.

Sob o tema ‘Rethinking Organizations’, esta edição da QSP Summit conta com a participação de mais de 3.500 participantes de 30 países e de mais de 100 oradores.

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Madeira adapta campanha de promoção a viajantes com mais de 55 anos

A campanha de promoção da Madeira vai agora mais longe ao considerar as necessidades dos seus diversos públicos, alargando a segmentação com conteúdos específicos e adaptando-a as viajantes com idades compreendidas entre os 55 e os 65 anos, com vista a responder às necessidades e preferências deste grupo etário.

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Em 2023, a Madeira lançou a campanha “Vive a Madeira por inteiro”, para o mercado nacional, e a derivação “Experience Madeira for yourself” para os mercados internacionais. Esta campanha, ainda ativa, assenta no pressuposto de que a Madeira tem tudo – montanha, mar, cultura – e é um destino para todos, durante todo o ano. Consciente da dificuldade de demonstrar tudo isto num anúncio, a Associação de Promoção decidiu criar uma campanha com um conceito disruptivo, subvertendo os princípios da promoção turística, ao admitir que nenhuma experiência que não seja a de estar na Madeira e no Porto Santo na primeira pessoa é verdadeira.

Agora, o destino vai mais longe ao considerar as necessidades dos seus diversos públicos, alargando a segmentação com conteúdos específicos no âmbito da campanha, decidindo, assim, segmentar as mensagens de acordo com os diferentes públicos, nomeadamente para as pessoas acima dos 55 anos.

A adaptação desta campanha sublinha o compromisso do destino e da sua estratégia de comunicação em reforçar aquela que é a assinatura da marca Madeira, assente no sentimento de pertença – “Madeira. Tão tua”, “Madeira. Belongs to all”.

Esta abordagem e segmentação pretende impactar diretamente o target em questão, considerando as suas necessidades e aspirações, e destacando as experiências que vão de acordo com os seus interesses.

 

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