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Velsen, the Netherlands – April, 20 2018: MSC Magnifica in North Sea Cana, operated by MSC Cruises.

Transportes

Amesterdão quer levar terminal de cruzeiros para fora da cidade até 2035

A capital dos Países Baixos está a repensar a sua política relativamente aos navios de cruzeiro e, até 2035, pretende mudar o terminal de cruzeiros da cidade para fora da área urbana, adotando também uma redução do número de navios que vão poder atracar na cidade em simultâneo.

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Amesterdão quer levar terminal de cruzeiros para fora da cidade até 2035

A capital dos Países Baixos está a repensar a sua política relativamente aos navios de cruzeiro e, até 2035, pretende mudar o terminal de cruzeiros da cidade para fora da área urbana, adotando também uma redução do número de navios que vão poder atracar na cidade em simultâneo.

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A capital dos Países Baixos está a repensar a sua política relativamente aos navios de cruzeiro e, até 2035, pretende mudar o terminal de cruzeiros da cidade para fora da área urbana, adotando também uma redução do número de navios que vão poder atracar na cidade em simultâneo.

De acordo com a publicação britânica Travel Weekly, a Câmara Municipal de Amesterdão está a estudar a possibilidade do terminal de cruzeiros passar para fora da área urbana, sendo que, até lá, o número de navios que vão poder atracar na cidade deverá ser reduzido de 190 para um máximo de 100, a partir de 2026.

As autoridades locais defendem que parte dos navios que deixam de poder parar em Amesterdão vão poder atracar em Roterdão, outra das principais cidades dos Países Baixos, que deverá passar a receber mais 40 cruzeiros a partir de 2026.

“A proibição dos navios de cruzeiro também faz parte de um amplo pacote de medidas para limitar o crescimento do turismo e combater os excessos”, avança a autarquia de Amesterdão, explicando que, além da limitação do número de navios e da deslocalização do terminal para fora da cidade, está também previsto que estes navios passem a ter de se ligar à eletricidade em terra, reduzindo, desta forma, as emissões poluentes.

As medidas visam reduzir o excesso de turismo e a poluição associada aos navios de cruzeiro, no entanto, as autoridades locais admitem que estas restrições vão levar a uma perda de receita, “principalmente devido aos menores gastos dos turistas, por exemplo, em museus, restauração, lojas e excursões, mas também devido ao menor consumo de combustível”.

Quem já reagiu às novas medidas foi a CLIA – Associação Internacional de Companhias de Cruzeiros, que diz compreender as preocupações das autoridades locais, motivo pelo qual a deslocalização do terminal de cruzeiros foi um tema tratado, desde 2016, em parceria entre a indústria dos cruzeiros e o Porto de Amesterdão.

“Amesterdão é e continuará a ser um destino popular para cruzeiros, e o turismo de cruzeiros continuará a proporcionar importantes benefícios económicos à cidade”, refere um porta-voz da CLIA, citado pela publicação britânica.

 

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Férias de verão 2024 dos franceses: orçamento reforçado, reservas antecipadas e estadias mais longas

Com a descida da inflação, os orçamentos familiares franceses estão a recuperar um pouco de flexibilidade para as férias de verão de 2024. Apesar de uma situação económica incerta, os franceses estão interessados em manter as férias de verão, mesmo que isso signifique ajustar certas despesas. É o que diz um novo estudo realizado pela Younited, uma solução de crédito instantâneo.

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Como avança notícia publica no “Le Quotidien du Tourisme.com”, entre os franceses que poderão tirar férias, a inflação afeta menos os orçamentos familiares este ano: apenas 53% dos entrevistados reduziram o seu orçamento de férias, em comparação com 66% em 2023. Além disso, 8% aumentaram o seu orçamento, em comparação com 3% o ano passado. Embora queiram aproveitar as férias de verão, permanecem vigilantes quanto aos seus gastos.

Em linha com as conclusões do ano passado, 56% deles gastam mais de mil euros nas suas férias, com mais de 30% a planear orçamentar entre mil e dois mil euros em 2024. Estas tendências indicam uma estabilização dos orçamentos médios.

Por outro lado, para financiar as férias de verão deste ano, 52% dos entrevistados pretendem utilizar o seu salário, enquanto 30% pensa mexer nas suas poupanças. Além disso, mais de três em cada dez adotam uma abordagem flexível na gestão das suas despesas: 15% consideram contrair um empréstimo e 16% preferem opções de pagamento a prestações.

A antecipação desempenha um papel crucial este ano para minimizar os impactos financeiros ligados às Olimpíadas: 33% reservaram as férias com seis meses de antecedência em 2024, um aumento de 6 pontos em relação a 2023. As reservas de última hora, menos populares, preocupam apenas 23% dos possíveis viajantes este ano, registando uma queda significativa de 5 pontos face ao ano anterior.

Agosto continua a ser o mês preferido para ir, com 51% dos inquiridos a optar por este período. As estadias de duas semanas também estão em voga, registando um aumento notável de 6 pontos em 2024 para atingir 46%.

No que diz respeito ao alojamento e escolha do destino, os franceses estão a fazer ajustes para otimizar o seu orçamento: 50% escolhem alojamentos mais acessíveis, contra 41% em 2023. No entanto, as estadias com amigos ou familiares são menos frequentes, passando de 33% para 25. % este ano.

O transporte também é um item de custo importante. Para poupar dinheiro, os franceses continuam a privilegiar destinos perto de casa: em 2024, 26% escolheram esta opção, contra 21% em 2023.

No entanto, apesar do entusiasmo mediático associado aos Jogos Olímpicos de Verão de 2024, é claro que este evento desperta pouco entusiasmo entre os franceses entrevistados. Pouco mais da metade disseram ser indiferentes às Olimpíadas, enquanto apenas 4% planeavam comparecer pessoalmente. É possível que a maioria acompanhe os Jogos remotamente. Além disso, este evento não tem impacto significativo no calendário de saídas ou no orçamento de férias para a maioria dos que planeiam partir, ou seja, 86% e 85% respetivamente.

Este estudo foi realizado numa amostra de 756 entrevistados franceses, com 18 anos ou mais, via online, de 27 a 31 de maio de 2024.

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Top Atlântico com nova loja na Margem Sul

A Top Atlântico reforçou a sua presença na Margem Sul com a abertura da segunda agência em Almada.

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A Top Atlântico abriu a segunda segundo agência em Almada, mais concretamente no centro comercial Almada Forum, reforçando ainda mais a sua presença na margem sul do Tejo.

Situada numa das áreas comerciais mais movimentadas da região, a nova loja no Almada Forum reflete o “compromisso de proximidade” da Top Atlântico com os seus clientes, oferecendo um espaço moderno e acolhedor, concebido para proporcionar uma experiência de atendimento personalizado e de excelência.

“As novas agências Top Atlântico fazem parte do contínuo processo de expansão da rede, visando estreitar a relação e comunicação com os clientes, dado que o atendimento em loja e o contacto direto continuam a ser elementos muito valorizados no planeamento e reserva de viagens”, refere a marca nascida em janeiro de 2003, em comunicado.

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Ryanair com novo recorde no transporte de passageiros num único mês

A Ryanair ultrapassou os 19 milhões de passageiros transportados num único mês. Em junho foram mais 1,9 milhões de passageiros que em igual mês de 2023.

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A Ryanair transportou, em junho de 2024, 19,3 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 11% face aos 17,4 milhões transportados no mês homólogo de 2023.

Esta foi a primeira vez que a companhia lowcost irlandesa ultrapassou a fasquia dos 19 milhões de passageiros transportado num único mês, suplantando o máximo até agora atingido que foi de 18,9 milhões, em agosto de 2023.

Em comunicado, a companhia aérea revela que o load factor se manteve inalterado nos 95%, indicando que operou mais de 106 mil voos no sexto mês de 2024, registando 400 cancelamentos devido atrasos no controlo de tráfego aéreo.

No acumulado dos primeiros seis meses de 2024, a Ryanair já transportou 188,8 milhões de passageiros, o que equivale a uma subida de 9% face aos 173,4 milhões de passageiros transportados no primeiro semestre de 2023.

Também aqui, o load factor manteve-se inalterados nos 94%.

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Operação exclusiva da Soltour para Samaná já levantou voo

A operação de verão do operador turístico Soltour para Samaná, na República Dominicana, com um voo direto todas as semanas, já começou e vai decorrer até 30 de agosto.

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Samaná é o grande protagonista do catálogo de destinos da Soltour, e a operação de verão para aquele destino contou com o voo inaugural no passado dia 28 de junho. A ligação é realizada semanalmente com uma aeronave Iberojet, a partir de Lisboa, até 30 de agosto. Refira-se que a Soltour é o único operador a voar de Portugal para Samaná neste verão.

“A nossa aposta em Samaná tem sido guiada por indicadores muito positivos no mercado nacional, em que registamos níveis de procura interessantes ano após ano”, comenta Luís Santos, diretor Comercial da Soltour para Portugal e Espanha.

O responsável lembra que, apesar de ser um destino de sol e praia, “Samaná não deixa de oferecer uma grande abrangência de experiências – desde cultura a biodiversidade – e continua com uma exploração turística baixa, o que lhe confere um caráter muito especial no contexto das Caraíbas”. É, por isso, aponta, “um produto bastante apelativo e que agrega muito valor para as agências de viagens”.

Luís Santos indica ainda que “estamos otimistas quanto à operação deste verão e muito satisfeitos por voltar a disponibilizar este destino único aos viajantes portugueses”.

Situada no nordeste da República Dominicana, Samaná representa umas Caraíbas diferentes. Sendo um destino costeiro, acolhe algumas das melhores praias da região e do mundo, como a célebre Playa Rincón.

Mas o verdadeiro trunfo deste destino é a natureza. Samaná é uma referência a nível de biodiversidade e de preservação da sua fauna e flora endógena. O Parque Nacional de Los Haitises é o exemplo maior dessa riqueza: considerado “Reserva da Biosfera” pela UNESCO, estende-se ao longo de mais de 1.600 Km2 numa grande abundância de vida natural. Neste local podem ser encontradas as mais diferentes espécies de aves – como pelicanos, fragatas e falcões –, bem como uma cadeia montanhosa de 40 metros de altitude.

Esta conjugação de sol e praia com natureza faz de Samaná um destino caribenho muito especial, oferecendo um conjunto diversificado de atividades para todos os gostos. Seja relaxar à beira-mar rodeado de águas cristalinas e palmeiras, seja praticar desportos aquáticos ou fazer tirolesa sobre a floresta, há uma imensidão de coisas para ver e fazer. Por isso, Samaná é uma escolha ideal para vários tipos de viajantes, como casais, famílias ou grupos – contando também com um panorama hoteleiro versátil, incluindo opções adults only.

Samaná dispõe de uma oferta turística de elevada qualidade, num local autêntico e pouco explorado que tem na relação com a comunidade local um grande eixo de valor. O destino é um embaixador da cultura dominicana, oferecendo uma experiência genuína da gastronomia e das tradições locais.

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Alentejo une cultura ao turismo para oferecer no verão

O Alentejo é destino de visita durante todo o ano, mas no verão ganha nova dimensão e novos atrativos para receber ainda melhor quem está de férias ou para quem regressa à terra de origem. Multiplicam-se as atividades culturais e musicais que trazem ainda mais animação às aldeias e às cidades do Alentejo.

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No Alentejo, este verão, há festivais para todos os gostos musicais e sobejamente conhecidos dentro e fora de Portugal. É o caso do Festival Músicas do Mundo de Sines, mas também do Festival Internacional de Música de Marvão com os seus concertos ao final da tarde, no cenário do Pátio do Castelo de Marvão. Num outro castelo, o do Alandroal também há música, diferente, mas igualmente bem interpretada para receber o Festival Fora da Casca. O festival é um pretexto para mostrar várias iguarias gastronómicas com casca como o caracol, a caracoleta e o lagostim.

Ainda a propósito de festivais, Campo Maior agarra em vários géneros musicais para levar a efeito o Raya 2024 e Évora, Mora e Arraiolos recebem o X Ciclo de Concertos Musicando. Do ponto de vista cultural, o mês de julho também vai ser igualmente intenso com destaque para a Festa da Arte em Rede, em Elvas, o Festival Internacional de Fotografia de Arronches, a Feira de Artes e Cultura de Almodôvar e Monsaraz Museu Aberto.

Outros municípios aproveitam o mês para valorizar as atividades económicas do concelho, apelando igualmente ao lado musical e cultural. É o caso de Odemira que promove a Feira das Atividades Culturais e Económicas do concelho, ou de Gavião que realiza uma Mostra de Artesanato, Gastronomia e Atividades Económicas ou ainda Arronches que realiza a Feira das Atividades Económicas.

Todos estes eventos são momentos para conhecer melhor a região. É aliás o que está a acontecer na FIA – Feira Internacional do Artesanato, que decorre em Lisboa, onde os concelhos representados arregaçam as mangas e trabalham com afinco para dar a conhecer o que de melhor se faz no Alentejo nesta matéria.

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Transportes

TAAG retoma voos para a capital da República do Congo em agosto

A companhia aérea angolana TAAG anunciou que vai retomar as ligações de Luanda para a República do Congo através da capital, Brazzaville, que substituirá a rota Luanda-Ponta Negra a partir de 2 de agosto.

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O último voo no itinerário Luanda-Ponta Negra está programado para dia 26 de julho.

As ligações de Luanda-Brazzaville serão feitas das vezes por semana, com saídas à sexta-feira e domingo, numa aeronave modelo Dash-8 400, com capacidade para 74 passageiros.

“No âmbito do planeamento e gestão da rede TAAG, a ligação Angola – República do Congo, através de Brazzaville, vai proporcionar à companhia, uma maior conectividade e tráfego com a região da África Austral”, refere-se no comunicado da transportadora aérea.

Brazzaville é a maior cidade da República do Congo, com uma forte concentração de atividade económica, industrial e serviços, que tornam o destino atrativo para o segmento corporativo e particular, acrescenta a TAAG que disponibiliza atualmente 11 destinos domésticos e 12 destinos internacionais.

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Enoturismo

Melhores sommeliers do mundo partem à descoberta do Douro

Promovida pela Symington, a terceira edição da Douro Somm Camp 2024, que decorre até 4 de julho, conta com a participação de 18 sommeliers de diferentes países.

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Pelo terceiro ano consecutivo, o desafio foi lançado a sommeliers dos quatro cantos do mundo: explorar o Douro num bootcamp educacional imersivo. Assim, até quinta-feira, , o Douro Somm Camp está de regresso, com uma programação distribuída por algumas das mais importantes propriedades da família Symington, na região do Douro e em Vila Nova de Gaia.

A iniciativa, organizada pela School of Port – a plataforma educativa da Symington Family Estates –, pretende educar sobre o vale do Douro e os seus vinhos, contribuindo para a valorização da região, bem como promover o vinho do Porto junto dos canais on-trade.

Os participantes – alguns dos melhores sommeliers do mundo – têm, desta forma, a oportunidade de visitar quintas e adegas, conhecer produtores e provar o que de melhor se produz no Douro vinhateiro.

Na edição deste ano, o Douro Somm Camp conta com a presença de sommeliers de 18 nacionalidades, oriundos de três continentes, reunindo players dos mercados europeu, asiático e norte-americano que desejam saber mais sobre a região. Rob Symington, membro da quinta geração e diretor da Symington Family Estates, refere que “o Douro Somm Camp é uma iniciativa de sucesso que nos tem permitido elevar o nome do Douro e mostrar a profissionais aclamados aquilo que de melhor se faz na região. Mais do que conhecedores dos nossos vinhos, os convidados saem desta incrível experiência como verdadeiros embaixadores do Douro para toda a vida”.

 

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Conteúdo NDC da Emirates já está disponível na Travelport+

A solução de conteúdo e serviços de NDC da Travelport para a Emirates foi lançada, inicialmente, para os clientes da Travelport+ na Austrália, Indonésia, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido mas, nas próximas semanas, vai passar a estar disponível noutros países.

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A Travelport anunciou que o conteúdo do New Distribution Capability (NDC) da Emirates e os recursos aprimorados de atendimento NDC já estão disponíveis na plataforma Travelport+, permitindo que os agentes de viagens que usam esta plataforma tenham acesso a “um conteúdo melhor e mais detalhado” da companhia aérea.

“Com esse lançamento, os clientes das agências da Travelport poderão facilmente visualizar e comparar ofertas NDC mais dinâmicas e complementos disponíveis da Emirates e criar uma experiência mais simplificada e personalizada para os viajantes. A solução NDC completa da Travelport para a Emirates também permite que os agentes façam a manutenção das reservas NDC, inclusive modificações e cancelamentos”, explica a Travelport, em comunicado.

Segundo Jason Clarke, Chief Commercial Officer, Travel Partners da Travelport, este “marco fundamental do NDC com a Emirates prova que a Travelport está na vanguarda do varejo moderno com a sua capacidade de fornecer o melhor conteúdo e ferramentas de última geração que os agentes precisam para criar experiências excepcionais de reserva e atendimento para seus clientes”.

A solução de conteúdo e serviços de NDC da Travelport para a Emirates foi lançada, inicialmente, para os clientes da Travelport+ na Austrália, Indonésia, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido e, nas próximas semanas, vai passar também a estar disponível para agências de outros países.

“O conteúdo NDC será disponibilizado imediatamente apenas para os agentes que já têm acesso ao conteúdo sem sobretaxa NDC, de acordo com os termos do contrato entre a Travelport e a Emirates”, explica ainda a Travelport.

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Emprego e Formação

Fórum Turismo organiza mais uma edição da Academia de Formadores

O evento que reúne professores e formadores nacionais do turismo decorre este ano em Fátima sob o mote “Criatividade para a Liderança”. Os vários pacotes para a academia com a duração de dois dias variam entre os 75 e os 265 euros.

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A Associação Fórum Turismo, em colaboração com o Turismo de Portugal, volta a organizar a Academia de Formadores de 8 a 9 de julho, em Fátima.

O encontro, que este ano terá lugar no Hotel SDivine, reúne professores e formadores nacionais do turismo “para atualizarem conhecimentos e competências”, como a associação refere em comunicado.
Os dois dias serão marcados por debates e atividades “desenhados para adquirir ferramentas práticas e fazer face às transformações do setor”, sendo que a edição deste ano terá como mote “Criatividade para a Liderança”.

O programa do evento conta com painéis e workshops apresentados por um conjunto de oradores que inclui Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo; Martim Sousa Tavares, maestro e diretor artístico e Ricardo Costa, chef-executivo do The Yeatman. Entre os temas em debate estarão o sucesso escolar, a inteligência artificial e a saúde e bem-estar em sala de aula.

As inscrições para a Academia de Formadores já estão abertas através de um formulário de inscrição no website do evento, cujos pacotes variam entre os 75 e os 265 euros.

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traveling luggage in airport terminal building with passenger plane flying over runway

Análise

Viagens e turismo serão uma indústria de biliões de dólares até 2027

Embora tenham demorado três anos para o setor global de viagens e turismo recuperar totalmente após a COVID-19, todo o mercado acelerou o ritmo de crescimento sólido e está a caminho de atingir um novo marco.

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De acordo com dados apresentados pela Stocklytics.com, a indústria global de viagens e turismo deverá faturar 927 mil milhões de dólares em receitas este ano, 8,3% mais do que em 2023. Este número crescerá 14% e atingirá mais de um bilião de dólares em 2027.

Quatro anos após a chegada da COVID-19, parece que o setor das viagens e do turismo nunca caiu de joelhos, com pessoas em todo o mundo a gastar milhares de milhões de dólares em viagens e férias. Embora a inflação tenha aumentado significativamente os preços do alojamento e dos serviços turísticos, mais de dois mil milhões de pessoas gastarão o seu dinheiro em hotéis, cruzeiros e pacotes de férias este ano, mais 200 milhões do que antes da pandemia.

Com o aumento dos preços e o número crescente de utilizadores, espera-se que todo o mercado registe receitas brutas de 927 mil milhões de dólares em 2024, ou 8,3% mais do que no ano passado. Embora a taxa de crescimento anual caia para menos de 4% nos próximos anos, as viagens e o turismo ainda atingirão um novo marco e tornar-se-ão uma indústria de biliões de dólares.

De acordo com o Statista Market Insights, as pessoas em todo o mundo gastarão 1,03 biliões de dólares em férias e viagens em 2027, ou 14% mais do que este ano. Quase metade desse valor, ou seja, 494 mil milhões de dólares, virá dos hotéis, o maior segmento do mercado. As férias organizadas representarão outros 30% da receita total, o que corresponde 331 bilhões de dólares. Embora os dois setores representem quase 80% da receita total do mercado em 2027, o campismo e os cruzeiros continuarão a ser os segmentos de crescimento mais rápido.

Dados do Statista mostram que o mercado global de camping continuará a crescer ao ritmo de 7,28%, o dobro da indústria hoteleira, e atingirá 60 biliões de dólares em receitas até 2027, acima dos 48 biliões de dólares deste ano. A indústria de cruzeiros segue com uma subida de 5% anualmente, correspondendo a 35 biliões de dólares em receitas em 2027, mais 5 biliões de dólares do que se estima para este ano.

Numa comparação global, a Europa continuará a ser o maior mercado mundial de viagens e turismo, gerando 303 mil milhões de dólares, ou quase um terço da receita total em 2027. A China e os Estados Unidos seguem-se com 223 mil milhões e 217 mil milhões de dólares, respetivamente.

A pesquisa Statista também revelou que todos os segmentos da indústria de viagens e turismo assistirão a um crescimento substancial de utilizadores nos próximos três anos.  Os hotéis alcançarão mais de 1,36 mil milhões de utilizadores em 2027, acima dos 1,26 mil milhões deste ano, segundo as previsões.

O número de pessoas que utilizam alugueres por temporada deverá crescer em 63 milhões e atingir 921 milhões nos próximos três anos. Seguem-se férias organizadas com 580 milhões de utilizadores em 2027, contra 557 milhões este ano. As estatísticas mostram que o mercado de camping verá cerca de 90 milhões de novos consumidores neste período, elevando a contagem total para mais de 371 milhões, enquanto os cruzeiros seguem com um aumento de 32 milhões de utilizadores até 2027.

No geral, espera-se que o mercado de viagens e turismo registe mais de meio milhar de milhões de novos consumidores nos próximos três anos, elevando o seu número total para 2,25 mil milhões.

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