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Air France melhora ‘exclusividade’ para clientes La Première

A Air France procedeu a uma melhoria dos serviços prestados aos clientes La Première, com a introdução de um percurso totalmente privativo e confidencial, desde a chegada ao aeroporto Paris-Charles de Gaulle até à acomodação do passageiro no seu assento no avião. Estes serviços estarão disponíveis a partir de julho a tempo dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024.

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A Air France procedeu a uma melhoria dos serviços prestados aos clientes La Première, com a introdução de um percurso totalmente privativo e confidencial, desde a chegada ao aeroporto Paris-Charles de Gaulle até à acomodação do passageiro no seu assento no avião. Estes serviços estarão disponíveis a partir de julho a tempo dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024.

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A Air France continua a elevar a La Première, a mais exclusiva classe de serviço da companhia. Enquanto se prepara para introduzir a sua nova cabine La Première no próximo inverno, a companhia francesa está prestes a inaugurar um percurso exclusivo no aeroporto Paris-Charles de Gaulle (Paris-CDG), com a criação de um novo vestíbulo e de suites espaçosas. O objetivo é proporcionar uma experiência de exceção, cada vez mais fluida e privada, a descobrir a partir do próximo mês de julho próximo, a tempo da abertura dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024, dos quais a Air France é parceira oficial.

Desde a chegada ao aeroporto, cada passageiro La Première é recebido por um concierge dedicado, que cuida imediatamente da sua bagagem. A partir deste verão, os clientes passarão a ser acompanhados até um novo vestíbulo, onde uma equipa dedicada da Air France tratará de todos os procedimentos relacionados com a partida, incluindo o check-in e a assistência de bagagem.

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Este espaço de 570 m2 disporá de 15 lugares sentados e dois salões privados com quatro lugares cada. O vestíbulo incluirá ainda uma zona dedicada ao acolhimento dos clientes La Première à chegada dos seus voos, onde estão disponíveis 14 lugares, três casas de banho, e recuperar a bagagem despachada antes de encontrarem o seu motorista privado.

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Uma vez concluídas as formalidades, cada cliente será acompanhado até ao salão La Première através de um acesso privado, incluindo a passagem por controlos de segurança longe da vista.

Projetado pelo arquiteto Didier Lefort, o salão La Première da Air France é um espaço exclusivo de 1.000 m2 que oferece um retiro de tranquilidade, serenidade e a promessa de uma experiência excecional. A gastronomia estará aí naturalmente em destaque, graças a um menu e a uma carta de vinhos e champanhes assinada por Alain Ducasse e as suas equipas.

No coração do salão, a Air France também oferece aos seus clientes um espaço de tratamentos Sisley, casa francesa pioneira na fitocosmetologia.

Para uma total privacidade antes de viajar ou durante uma ligação, em breve os clientes La Première poderão reservar verdadeiras suites de quase 45m2 cada, adjacentes ao salão La Première. Estarão assim disponíveis três suites e duas poderão ser interligadas mediante solicitação. Cada suite vai incluir uma ampla sala de estar, um quarto com cama de casal, uma casa de banho e um confortável pátio exterior.

Este novo percurso privado e o acesso ao salão La Première estão incluídos na oferta La Première da Air France. O acesso às suites do aeroporto Paris-CDG é oferecido como uma opção, a partir de 800 euros.

Na sequência da introdução do seu novo percurso no aeroporto Paris-CDG este verão, a Air France apresenta uma cabine La Première completamente redesenhada no inverno de 2024-25. Estabelecendo um novo padrão de comprimento, esta cabine terá a configuração mais longa do mercado, oferecendo cinco janelas aos passageiros. Serão oferecidos até três espaços modulares e privados: um assento, uma chaise-longue e uma cama totalmente plana. Com uma configuração inovadora, esta cabine La Première será estendida a um número maior de aparelhos face à sua implementação atual.

No verão de 2024, a Air France vai dispor de 19 Boeing 777-300 ER equipados com cabines La Première, que servem Abidjan, Dubai, Los Angeles, Miami, Nova Iorque-JFK, São Francisco, São Paulo, Singapura, Tóquio-Haneda e Washington.

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Aeroportos da Madeira aumentam ligações depois de ultrapassar os 5 milhões de passageiros em 2024

Os Aeroportos da Madeira contarão com 14 novas operações. A 8 de junho será inaugurada a ligação direta com a United Airlines.  

Os Aeroportos da Madeira – Funchal e Porto Santo – receberam mais de 5 milhões de passageiros em 2024, indicando a ANA – Aeroportos de Portugal um aumento de 4,6% face a 2023 e +50% relativamente a 2019.

Em comunicado, a ANA refere que os aeroportos da Madeira e Porto Santo “também consolidaram a sua operação ao longo do ano com um crescimento de 8% na atual temporada de inverno, garantindo um fluxo contínuo de tráfego para além da época alta”.

Com a inauguração a 8 de junho da nova rota Nova Iorque (Newark) – Madeira, a United Airlines passa a ser a única companhia americana a operar nos cinco aeroportos ANA, agora com as novas rotas para Faro e Madeira que iniciam no Verão de 2025.

Entre os novos destinos diretos contam-se voos para Nantes e Londres (Luton) com a easyJet (14 rotas diretas à Madeira da companhia aérea); Edimburgo (Escócia) com a Ryanair, marcando o regresso do segundo avião baseado na Madeira); Shannon (República da Irlanda) com a Ryanair; Milão ((Malpensa) com a Ryanair; o regresso de Bruxelas com a Brussels Airlines; Londres (Luton) com a Jet2.com; Nuremberga (Alemanha) com a Condor (operada pela Marabu); e Bournemouth (UK) com a Jet2.com.

Além disso, as rotas inauguradas durante o inverno de 2024, estendem-se para o verão de 2025 e incluem Reiquiavique com a Play; Amesterdão com a easyJet; Colónia com a Eurowings, e Estocolmo com a SAS.

Para suportar o crescimento sustentado do tráfego e garantir elevados padrões operacionais, a ANA diz estar a implementar um “programa robusto de investimentos em infraestrutura e tecnologia, abrangendo todos os aeroportos sob a sua gestão”.

Assim, estão a ser realizadas “significativas melhorias” no terminal, algumas já concluídas, como a criação de um novo lounge e do canal de fast lane na área de segurança, novas lojas e novos espaços que melhoram a experiência do passageiro nos aeroportos da Madeira.

Já no campo da sustentabilidade, a ANA está a implementar um conjunto de iniciativas “inovadoras” que vão desde a instalação de tecnologia biométrica nas portas de acesso e embarque, à instalação de centrais fotovoltaicas na Madeira e em Porto Santo e ao aproveitamento dos ventos com Micro Eólicas no perímetro aeroportuário.

Já no Aeroporto do Porto Santo, a ANA destaca o “grande investimento que será efetuado”, com o desenvolvimento de um novo terminal que permitirá duplicar a capacidade operacional, num investimento superior a 50 milhões de euros.

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Mais 50 Boeing para a Korean Air

A Korean Air encomendou 50 aviões de fuselagem larga à Boeing.

A Korean Air finalizou a encomenda de 50 aviões de fuselagem larga à Boeing, incluindo 20 unidades 777-9, 20 aviões 787-10 e opções para mais 10 unidades adicionais do 787 Dreamliner representando o maior acordo da companhia aérea com a Boeing, adiantando-se que “terá um papel fundamental na integração contínua das operações com a Asiana Airlines”.

“Durante mais de 50 anos, a Korean Air e a Boeing construíram uma relação baseada na confiança e no crescimento mútuo. Agora, fortalecemos ainda mais essa relação histórica com esta encomenda marcante”, afirmou Walter Cho, presidente e CEO da Korean Air e do Hanjin Group.

A Korean Air está a transformar-se numa das maiores companhias aéreas do mundo em termos de capacidade, após a sua fusão com a Asiana Airlines no ano passado. Recentemente, a transportadora revelou a sua nova identidade visual e pintura num 787-10 como primeiro passo para operar sob uma única entidade. Como parte desse processo, a empresa está a renovar a sua frota com novos aviões de fuselagem larga e eficiência energética para aumentar a capacidade da sua rede global.

“A combinação da eficiência económica e do alcance do 777X e do 787 Dreamliner posicionará a Korean Air para um crescimento contínuo e sucesso a longo prazo”, concluiu Dan Schull, vice-presidente de Vendas e Marketing Comercial da Boeing para o Nordeste Asiático.

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Turespaña prevê 11,1 milhões de assentos no mês de abril

A Turespaña estima um incremento de 7% no número de assentos para o mês de abril. Já a AENA avança com 320 milhões de passageiros nos aeroportos espanhóis em 2025.

A Turespaña estima em 11,1 milhões o número total de lugares previstos em voos internacionais para Espanha no mês de abril de 2025. Em comparação com o mesmo mês do ano 2024, quando foram oferecidos 10,4 milhões, o aumento anual é de 7,3%.

Comparando as previsões com os dados registados na mesma data de 2024, os aumentos mais significativos no mês de abril verificam-se no Reino Unido (+7,6%), Alemanha (+7,2%) e Itália (+7%), enquanto o crescimento mais moderado é o de França (+2%).

Entre os países nórdicos, a Noruega regista o maior crescimento de lugares disponíveis, com um aumento de 8,3%, seguindo-se a Finlândia (+4,2%) e a Suécia (+0,8%).

Pelo contrário, a Dinamarca reduz o número de lugares previstos para abril, com uma ligeira descida de 1%.

Destacam-se ainda a Irlanda, a Polónia e a Turquia, com uma projeção de crescimento superior a 15% cada.

Já os Estados Unidos recuperam dinamismo em abril (+1,4%). Entre os países ibero-americanos, a Colômbia e o México registam os maiores volumes de capacidade programada, com um aumento significativo de 13,5% no primeiro caso, e uma redução de 4% no segundo para o quarto mês do ano.

Para o ano 2025, a AENA estima que o crescimento do número de passageiros nos aeroportos em Espanha será de 3,4%, atingindo aproximadamente 320 milhões de passageiros.

Recorde-se que, em 2024, o tráfego de passageiros nos aeroportos espanhóis geridos pela AENA alcançou os 309,3 milhões, representando um crescimento de 9,2% face a 2023 e um recorde pelo segundo ano consecutivo.

Para a próxima temporada de verão, que começou a 30 de março e se prolongará até 25 de outubro, as companhias aéreas programaram em Espanha 246,8 milhões de lugares entre partidas e chegadas. Isto representa um aumento de 1,5% face aos lugares programados para a mesma temporada de 2024 e de 6,5% em comparação com o tráfego efetivamente operado no final da última temporada.

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Até 18 de julho: Abertas candidaturas aos cursos das Escolas do Turismo de Portugal

As candidaturas aos cursos das Escolas do Turismo de Portugal decorrem de 1 de abril a 18 de julho de 2025, exclusivas para alunos nacionais e residentes na União Europeia. São Cursos de Especialização Tecnológica (Nível 5), Cursos Profissionais (Nível 4) e Cursos on-the-job da rede de Escolas do Turismo de Portugal.

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De acordo com o Turismo de Portugal, os candidatos poderão especializar-se em áreas fundamentais do setor, como Cozinha, Pastelaria, Padaria, Restauração e Bebidas, Hotelaria / Alojamento, Informação e Animação Turística, Organização de Eventos, Património e Turismo de Natureza e Aventura, para reforçar que “esta é uma excelente oportunidade de ingressar numa formação reconhecida mundialmente, dando os primeiros passos numa carreira promissora no setor do turismo”.

​As candidaturas são para Cursos de Especialização Tecnológica (CET) – acesso com o 12.º ano – nível 5; Cursos Profissionais – acesso com o 9.º ano – nível 4; e Cursos de Dupla Certificação on the job – acesso com o 11.º ano, podendo candidatar-se cidadãos da União Europeia (UE)​, ou estudantes que não tenham cidadania europeia, residentes em Portugal (com autorização de residência), via online a partir do portal das Escolas.

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Local by Clube Viajar reflete proximidade e conhecimento profundo do destino Portugal

Na sequência do recente rebranding do departamento de incoming da Clube Viajar, que passou a designar-se Local DMC by Clube Viajar, o Publituris falou com a diretora Comercial, Mariana Morais, que nos deu conta dos motivos desta nova identidade. “Este projeto surge como uma evolução estratégica para criar uma marca mais alinhada com o que fazemos e com a forma como queremos posicionar-nos no mercado internacional”, revelou. Um nome e uma identidade visual que “refletem melhor a nossa missão de conectar os nossos clientes às pessoas e cultura de Portugal”.

A nova identidade do departamento de incoming da Clube Viajar, um grupo com mais de 30 anos de experiência no setor das viagens, reflete três pilares fundamentais, conforme avança Mariana Morais, diretora Comercial da Local by Clube Viajar. A proximidade, pois “criamos experiências à medida, desenhadas com base em conhecimento profundo e na relação de proximidade com clientes e parceiros”; a autenticidade, porque, “mais do que uma DMC, somos especialistas locais que proporcionam um verdadeiro mergulho na cultura portuguesa”; e a expertise e personalização, já que “cada programa é pensado ao detalhe, garantindo experiências únicas e inesquecíveis”.

“Já há algum tempo existia o desejo de fazer um freshen’up à marca, incluindo a sua componente visual, de forma a refletir melhor a nossa evolução, alinhar a nossa identidade com aquilo que somos e o nosso compromisso com a excelência”, expõe Mariana Morais.

Conforme explica a responsável, a Local é uma DMC 100% dedicada à gestão de eventos, incentivos e experiências Mariana Morais, diretora Comercial da Local by Clube Viajar exclusivas de luxo em Portugal, avançando que “o nosso trabalho vai além da organização logística – desenhamos programas que destacam os produtos locais, os costumes e a essência de cada região, criando ligações genuínas entre os viajantes e o destino”. Neste sentido, o rebranding da marca surge “como um passo natural na consolidação da nossa presença no mercado internacional”, sublinha Mariana Morais, realçando que, com o crescimento do setor MICE & Luxury Travel em Portugal, “sentimos a necessidade de reforçar a nossa identidade com um nome que representa melhor a nossa proposta de valor”.

Mesma equipa e mesmo nível de serviço de excelência
Por outro lado, este rebranding “mantém a mesma equipa, o mesmo nível de serviço de excelência e a mesma dedicação aos nossos clientes, agora sob uma marca que reflete ainda mais a nossa essência e compromisso com experiências autênticas e diferenciadoras em Portugal”, assegura. A Local DMC foca-se sobretudo no segmento corporate / incentivos, mas segundo a sua diretora Comercial, “tem vindo a crescer o número de pedidos no segmento de luxury leisure, organizando eventos de incentivo e reuniões para empresas internacionais assim como itinerários de experiências únicas em Portugal”, cujos mercados prioritários chegam da Alemanha, Benelux, Estados Unidos, Áustria, Espanha e os mercados emergentes da América Latina.

Assim, a Local, oferece serviços completos de gestão de eventos em todo Portugal, incluindo as ilhas. Quer esteja a organizar reuniões corporativas, programas de incentivos ou experiências de lazer exclusivas, cada programa “é meticulosamente elaborado para atingir os seus objetivos, combinando a cultura portuguesa com a nossa experiência local em cada detalhe”, acentua a marca na sua página oficial, para evidenciar que desde o design de itinerários personalizados até à gestão da execução no local, “tratamos de todos os aspetos com precisão e cuidado”.

Parte do Clube Viajar Travel Group, fundado em 1995, e afiliada à Lufthansa City Centre desde 2020, que amplia a sua visibilidade global e a conecta a mercados estratégicos, a marca desenvolve uma estratégia de promoção que inclui, feiras internacionais e networking, como IMEX Frankfurt, IBTM Barcelona, ou ILTM, entre outras, bem como parcerias estratégicas com agências e empresas de eventos internacionais e organização de famtrips no destino, além de manter uma presença digital ativa nas redes sociais, que lhe permite reforçar o seu posicionamento no setor.

Visibilidade global
Efetivamente, ser membro da Lufthansa City Centre (LCC) dá à Local DMC “vantagem competitiva”, permitindo-lhe “o acesso a uma rede global de mais de 500 agências especializadas, maior credibilidade e confiança no mercado internacional, e possibilidade de participar em ações de formação e eventos exclusivos”, observou. Refira-se que, fundada em 1991, a LCC sustenta que os seus parceiros DMC são verdadeiros especialistas em destinos dos países e regiões que representam e estão bem enraizados localmente, conhecendo todos os segredos e preciosidades escondidas para tornar a jornada do seu cliente uma experiência única na vida. Todas as agências de viagens do Lufthansa City Center têm um selo de aprovação da sede da LCC, sediada em Frankfurt, Alemanha. Este selo garante que as empresas tenham a expertise, o know-how e a infraestrutura para fornecer serviços recetivo nos países e regiões que representam.

Portugal bem posicionado no segmento MICE
Sendo o MICE o principal core business da Local DMC, Mariana Morais confirma que “tem vindo a crescer em Portugal, consolidando o país como um dos destinos mais procurados para eventos corporativos de alto nível”. No entanto, destacou que “a escassez de staff qualificado torna cada vez mais desafiante garantir um serviço premium e exemplar”, daí que “o papel de um DMC no terreno é mais essencial do que nunca, assegurando a qualidade e a excelência na execução de cada evento”.

E os clientes agradecem, referindo-se, de uma forma geral, três aspetos principais no seu feedback: “A diversidade e exclusividade das experiências oferecidas; A qualidade dos serviços e parceiros locais; O acompanhamento próximo e personalizado da nossa equipa”, esclareceu a responsável.

A Local DMC também não descora a questão da sustentabilidade, que considera “um compromisso central”, refletido em dois eixos principais, que passam, designadamente, por “sustentabilidade nas experiências que criamos, e dentro da própria empresa”, ressalvou Mariana Morais.

Por um lado, disse, “trabalhamos com parceiros e fornecedores sustentáveis, garantindo que os nossos programas apoiam a economia local e reduzem o impacto ambiental, promovemos atividades ecológicas e culturais, como tours de barco elétrico no Douro, workshops com produtores locais e experiências gastronómicas baseadas em produtos biológicos e sazonais, bem como o turismo responsável, incentivando os clientes a respeitar as tradições, apoiar negócios locais e reduzir o desperdício”, sublinhou.

Quanto à sustentabilidade dentro da própria empresa, a diretora Comercial enfatizou “políticas internas de reciclagem e redução de consumo de papel e plástico, uso de tecnologias digitais para diminuir o impacto ambiental na gestão dos programas, e ações de caráter social e comunitário, colaborando com instituições locais para apoiar causas sociais e promover um turismo mais inclusivo”, para concluir que, Portugal tem um potencial imenso para o turismo sustentável, e “queremos garantir que cada viagem que organizamos respeita e valoriza o meio ambiente e a cultura local”.

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Roma acolhe edição de 2025 da Cimeira Mundial do WTTC

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) leva este ano a Roma a sua cimeira global, entre os dias 28 e 30 de setembro, marcando um regresso significativo à Europa após seis anos. O 25º WTTC Global Summit pretende mostrar os últimos desenvolvimentos e compromissos que impulsionam o setor, garantindo que viagens e turismo continuem a ser um pilar fundamental da economia mundial.

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A capital italiana vai sediar a 25ª edição do WTTC Global Summit, no Auditório Parco della Musica, de 28 a 30 de setembro de 2025, acaba de anunciar a instituição.

Reconhecido como o principal evento anual no calendário global de Viagens e Turismo, a cimeira mundial do WTTC reúne líderes empresariais, representantes governamentais e profissionais da indústria para discutir os desafios e oportunidades mais urgentes que moldam o setor a nível mundial.

Com Roma como pano de fundo, o Global Summit 2025 promete ser um evento espetacular, com destaque para os últimos desenvolvimentos em transformação digital, turismo regenerativo e estratégias de investimento, além de discussões sobre a crescente importância da tecnologia para impulsionar o setor.

Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, acredita que “Roma fornecerá o cenário perfeito para os nossos membros, representantes governamentais e convidados ilustres, que viajarão de todos os cantos do globo”.

Já Daniela Santanchè, ministra do Turismo da Itália, destacou que, o seu país está pronto “para aproveitar a oportunidade de fortalecer a sua posição de liderança no setor de turismo promovendo sustentabilidade, inovação digital e turismo experiencial”, para avançar que “acreditamos firmemente que eventos como este são essenciais para fomentar o diálogo entre os setores público e privado, estimulando novos investimentos e garantindo um futuro próspero para nosso setor, que é um dos principais motores da economia do nosso país”.

Ao longo dos anos, o Global Summit recebeu uma lista impressionante de palestrantes influentes que moldaram políticas globais e inspiraram mudanças.

De recordar que a cimeira de 2024, em Perth, contou com palestras de John Kerry, 68º Secretário de Estado dos EUA, que abordou preocupações climáticas urgentes e o papel do turismo sustentável, e do conservacionista Robert Irwin, que cativou o público com seus insights sobre a conservação da vida selvagem e a responsabilidade do setor de turismo na proteção de habitats naturais.

Em anos anteriores, os participantes tiveram o privilégio de ouvir palestrantes poderosos, como os ex-presidentes dos EUA, Barack Obama e Bill Clinton, os ex-primeiros-ministros do Reino Unido Theresa May, David Cameron e Tony Blair, e o ex-secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon.

 

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Uganda: A Pérola de África quer desenvolver turismo e convida empresas portuguesas a investir no país

Conhecido como a “Pérola de África” pela sua diversidade, o Uganda veio à Europa dar a conhecer uma oferta turística única e atrair investimento estrangeiro que ajude a desenvolver um setor que tem um vasto potencial e que é visto como estratégico para o crescimento económico do país. Em contrapartida, há vários benefícios fiscais e um mar de oportunidades.

Inês de Matos

O setor do turismo é um dos quatro considerados estratégicos para o desenvolvimento económico do Uganda, que lançou recentemente a Uganda’s Vision 2040, uma estratégia que pretende “transformar” o país em 15 anos, tornando o Uganda “num país próspero”, segundo Bagiire Vincent Waiswa, secretário permanente do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Uganda.

A nova estratégia de desenvolvimento económico do Uganda foi o tema central do 1.º Fórum Económico Uganda-França, que decorreu em Paris, França, num evento promovido pela Embaixada do Uganda em França e que, além das empresas francesas, procurou atrair também investimento português e espanhol.

“Estamos a fazer esforços para que as empresas francesas, espanholas e portuguesas invistam no Uganda”, resumiu o responsável, que apresentou os principais objetivos da nova estratégia de desenvolvimento económico do país.

Turismo; Agricultura; Mineração, incluindo petróleo e gás; assim como Ciência, Tecnologia e Inovação são as áreas previstas na nova estratégia do Uganda e nas quais o país pretende atrair investimento estrangeiro, oferecendo em contrapartida um mar de oportunidades e diversos benefícios fiscais e não fiscais. “Isenção de impostos, garantias de proteção ao investimento, facilidade de repatriação de interesses e uma zona económica especial para apoiar o crescimento dos negócios” são, segundo Doreen Ruth Amule, embaixadora do Uganda para França, Espanha e Portugal, alguns dos atrativos que o Uganda tem para oferecer às empresas estrangeiras que queiram investir no país. Logo na sessão de abertura do evento, a embaixadora lembrou que, “ao longo dos anos, o Uganda posicionou-se como um destino para o investimento estratégico em África”, o que se deve à sua “economia estável, vastos recursos naturais e uma força de trabalho abundante e dinâmica”.

Por isso, o país “oferece muitas oportunidades”, com destaque para o turismo, uma vez que, acrescentou Doreen Ruth Amule, o Uganda é considerado “a Pérola de África” e é “capaz de oferecer uma experiência turística inesquecível”. “O Uganda oferece uma experiência turística inesquecível para os turistas franceses, espanhóis e portugueses que procuram aventura, natureza e cultura. E o Governo do Uganda continua a apostar no desenvolvimento do turismo, através do aumento das infraestruturas, do trabalho de conservação e de parcerias estratégicas”, explicou a embaixadora.

Uganda tem tudo o que existe em África
A oferta turística do Uganda esteve em destaque logo de seguida, num painel dedicado às oportunidades que o país oferece no setor do turismo e que contou com a participação de Lilly Ajarova, diretora do Uganda Tourism Board, que começou por lembrar que a marca do país é “Explore Uganda, the Pearl of Africa”, justamente pela “diversidade que o Uganda oferece”. “Somos conhecidos como a Pérola de África porque o Uganda tem tudo o que o continente africano tem para oferecer. Podemos não ter uma oferta muito vasta, mas temos um pouco de tudo o que os países africanos têm para oferecer”, resumiu a responsável.

O Uganda é, segundo Lilly Ajarova, “um dos 10 principais países no mundo com fauna e flora mais diversas”. E isso começa logo nos primatas, já que o país conta com 12 espécies distintas de primatas. Os mais conhecidos, acrescentou a responsável, são os gorilas de montanha, mas o país também tem chimpanzés e outros destes animais, numa oferta que “não se consegue encontrar em nenhum outro local do mundo”. “Existem cerca de mil gorilas no mundo que ainda vivem no seu habitat natural, e o Uganda tem 54% desses animais. Há apenas três países no mundo onde existem gorilas de montanha, que são o Uganda, Ruanda e a República Democrática do Congo”, referiu ainda a responsável, confessando que os gorilas são um dos principais cartões de visita do Uganda.

Além dos primatas, o Uganda tem também “1.080 espécies de aves e isso representa 50% das espécies de aves que existem no continente africano e 11% das espécies de aves do mundo” e “uma das culturas mais diversas do mundo”, assim como uma paisagem “que varia desde as montanhas, aos rios, à savana, às florestas impenetráveis” e que inclui, por exemplo, “as montanhas mais altas de África, o segundo lago mais profundo do continente ou a nascente do rio mais longo do mundo, o Nilo”.

O clima e a hospitalidade do povo, referiu ainda a responsável, ajudam a tornar o Uganda num país único. “É por isso que somos conhecidos pela Pérola de África, pela diversidade que o Uganda oferece”, concluiu Lilly Ajarova.

Um mar de oportunidades no turismo
Apesar da oferta diversa, o Uganda está ainda a dar os primeiros passos no desenvolvimento da sua oferta turística e, por isso, existem diversas oportunidades que podem ser exploradas pelas empresas portuguesas que estejam dispostas a investir no país.

“Temos muitas iniciativas para acelerar o desenvolvimento do turismo”, referiu Ramathan Ggoobi, secretário do Tesouro do Ministério das Finanças do Uganda, que veio a Paris dar a conhecer a estratégia Uganda’s Vision 2040, “um programa ambicioso para fazer crescer a economia nos próximos 15 anos”.

Depois de falar sobre as condições de investimento nos restantes setores, o responsável afirmou que o turismo é um dos setores estratégicos para o Uganda, uma vez que pode ajudar ao crescimento na economia, em cerca de 50 mil milhões de dólares até 2040”. Por isso, além de não haver qualquer “restrição no movimento de capital” e da isenção de impostos, há ainda terrenos gratuitos por uma década para quem investir no país, assim uma das mais elevadas taxas de retorno do investimento do mundo, na ordem dos 14%.

No setor do turismo, o país procura investimento principalmente na área da hotelaria, com vista à abertura de “hotéis de luxo de classe mundial nos locais de interesse turístico”. “Queremos receber o máximo de pessoas possível e, para isso, temos de construir hotéis de luxo de classe mundial.

Na zona sudoeste do Uganda, temos chimpanzés, mas não temos hotéis de luxo. Por isso, nesta zona, o investimento na hotelaria é muito importante para nós e quem investir, vai ganhar muito dinheiro”, exemplificou o responsável, garantindo que “o Uganda é um dos melhores destinos do mundo para o investimento estrangeiro e tem um dos maiores retornos”.

À hotelaria, Doreen Ruth Amule acrescentou a área da formação turística como outra oportunidade para universidades e instituições de ensino francesas, espanholas e portuguesas investirem no país. “70% da população do Uganda são jovens, o que também mostra que há um elevado potencial para investir na formação, incluindo na hotelaria e em diferentes campos do setor do turismo”, afirmou a embaixadora do Uganda, garantindo que “os ugandeses são fáceis de formar”.

Outra oportunidade trazida para o debate por Doreen Ruth Amule foi ainda o turismo náutico, uma vez que o Uganda conta com “muitos corpos de água, mas que ainda não têm um investimento consolidado, nomeadamente em passeios de barco e outras atividades aquáticas”. “Quem investir nesta área também vai ser bem-sucedido, tal como na área da hotelaria”, acrescentou, defendendo, tal como Ramathan Ggoobi, que “não há nada a temer sobre o investimento no Uganda”.

Uganda quer estar mais próximo da Europa
Apesar do país ainda ser relativamente desconhecido na Europa, Lilly Ajarova considera que o Uganda tem tudo para agradar aos turistas do Velho Continente, como provam as estatísticas ascendentes do mercado francês. “Em 2022, França foi o nono mercado estrangeiro para o Uganda. No ano seguinte, França subiu para a oitava posição, e, no ano passado, voltou a subir para a sétima posição. Esta estatística é clara e mostra que há interesse do mercado francês pelo Uganda”, defendeu a responsável.

No entanto, a diretora do Turismo do Uganda também considera que “são precisas mais infraestruturas para atender estes turistas, como hotéis ou restaurantes e outros itens que são importantes desenvolver”, motivo pelo qual o país incluiu o turismo na nova estratégia de desenvolvimento económico e tem vindo a apostar na promoção no mercado europeu.

“Estamos a recorrer a várias estratégias para promover o Uganda, e uma delas é estarmos presentes nos media internacionais. Já convidámos alguns jornalistas da Europa para visitar o Uganda e também temos estado a participar nas feiras internacionais de turismo, ainda em janeiro estivemos na FITUR, em Espanha”, revelou Lilly Ajarova.

Segundo a responsável, o Uganda está ainda a realizar “campanhas digitais” e a promover-se através dos filmes que passam nas companhias aéreas. Outra das estratégias, acrescentou a diretora do Turismo do Uganda, é ainda a promoção da oferta de MICE do país, uma vez que, em janeiro de 2023, o Governo do Uganda lançou “um novo centro de convenções, que tem capacidade para receber quatro mil pessoas sentadas” e que é “o maior centro de convenção do leste de África”. “

Temos infraestrutura, temos feito formação das empresas que organizam estes eventos, que é outra área-chave, e temos também unidades de alojamento para os participantes nas conferências”, explicou Lilly Ajarova, lembrando que esta aposta permitiu já que o Uganda subisse da 12.ª para a sexta posição do ranking da ICCA em África. “Temos feito promoção desta oferta e temos recebido algumas conferências internacionais, por isso, continuamos a promover esta oferta junto dos media especializados”, concluiu a responsável.

Recorde-se que a estratégia Uganda’s Vision 2040 prevê um forte crescimento país e estima que, até 2040, a economia do Uganda cresça de 49,5 mil milhões de dólares para 500 mil milhões de dólares.

*O Publituris viajou para França a convite da embaixada do Uganda em Paris
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Mercado das Viagens abre 2º balcão em Braga

O Mercado das Viagens acaba de abrir o seu segundo balcão na cidade de Braga, na senda do seu crescimento sustentado, seguindo a filosofia estabelecida pelos responsáveis da rede de agências de viagens.

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Na opinião de Adriano Portugal, diretor geral da rede e dos seus administradores, esta abertura, representa mais um passo no plano de crescimento do Mercado das Viagens previsto para o corrente ano, seguindo as premissas de sustentabilidade que foram instituídas como política da rede.

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ForwardKeys coloca mais de 150 mil americanos a viajarem para Lisboa em julho e agosto

Lisboa surge entre os 10 destinos para onde os americanos mais viajarão nos meses de julho e agosto deste ano. Mas também o Porto e Faro aparecem entre os destinos que mais crescem.

Victor Jorge

De acordo com uma recente análise da ForwardKeys, a cidade de Lisboa receberá 153.000 turistas americanos em julho e agosto deste ano, representando uma quota de 3,1% das viagens totais a realizar pelos viajantes dos EUA, estimadas em 4.960.000, para os 27 Estados-Membros da Europa, incluindo o Reino Unido.

Não aparecendo no Top 10, a cidade do Porto, no entanto, é destacada devido ao crescimento de 9% face a 2024 (uma subida de três posições), enquanto Faro também registará uma forte subida, calculada numa melhoria de 15 posições.

A liderar este ranking da ForwardKeys aparece a cidade de Londres, estimando-se que receba 826 mil turistas americanos nos meses de julho e agosto (quota de 16,6%), sendo que os 2.º e 3.º lugares pertencem a Paris (405 mil turistas americanos e uma quota de 8,2%) e Roma (376 mil turistas e uma quota de 7,6%), respetivamente.

A cidade de Londres, contudo, deverá registar uma descida de 2% na receção de turistas americanos, face a igual período de 2024, com uma das maiores descidas a pertencer à Islândia (-12%), apesar do programa de stopover que ganhou popularidade junto dos viajantes americanos.

Entre as maiores subidas está a Helsínquia (+16%) que atrai mais turistas americanos este verão, possivelmente devido ao aumento da concorrência e à melhoria das ligações de longo curso, com a capacidade de voos diretos entre os EUA e Helsínquia a ter aumentado 59%.

“Com os turistas americanos a representarem a segunda maior despesa em turismo internacional a nível global — 158,7 mil milhões de dólares em 2023, segundo a Statista — ficando atrás apenas dos viajantes chineses, “compreender as suas intenções de viagem e as tendências emergentes é de enorme importância económica para destinos em todo o mundo. Prever essas tendências com precisão permite que os destinos otimizem as suas estratégias de marketing, infraestruturas e alocação de recursos, de modo a capitalizar oportunidades e mitigar possíveis descidas”, conclui a ForwardKeys.

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Destinos

Xclusive Xisto oferece conjunto de experiências nas Aldeias do Xisto

“Só se vive uma vez, de cada vez” é o mote do programa Xclusive Xisto, lançado pelas Aldeias do Xisto, que oferece um conjunto de experiências exclusivas e imersivas, concebidas para pequenos grupos, com o objetivo de promover um contacto profundo com a natureza, a cultura e a população local.

Publituris

O “Xclusive Xisto” convida os viajantes a valorizarem cada momento, explorando as Aldeias do Xisto de forma autêntica e personalizada. As experiências oferecidas incluem opções tão distintas como workshops de cerâmica ou observação de estrelas, passando por degustações gastronómicas com chefs de referência e atividades de educação ambiental em família.

O programa caracteriza-se pela diversidade de opções (abrange uma ampla gama de atividades, sem perder o toque cuidado e pessoal de cada experiência), pelo reduzido número de participantes (as experiências são desenhadas para pequenos grupos, garantindo um ambiente íntimo e personalizado), pelas parcerias locais (as Aldeias do Xisto trabalham com artesãos, chefs, astrónomos e outros artesão locais para criar experiências autênticas e de alta qualidade) e pela acessibilidade, graças a uma plataforma dedicada que agiliza e facilita o acesso a estas experiências exclusivas (todas as reservas podem ser feitas através da secção Xclusive na plataforma Bookinxisto).

Para Rui Simão, diretor Executivo da ADXTUR, “o programa ‘Xclusive Xisto’ representa um novo ciclo para as Aldeias do Xisto. Com a mesma filosofia de sempre, queremos posicionar as Aldeias do Xisto como uma marca referência da exclusividade, onde o autêntico e o irrepetível se juntam em experiências que só se vivem uma vez, de cada vez.”

 

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