Turismo de Portugal, CMVM e IAPMEI assinam protocolo de colaboração
O Turismo de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., assinaram um protocolo de colaboração com vista a alcançar objetivos comuns respeitantes ao desenvolvimento empresarial.

Publituris
Nova edição: Portugal Trade Awards, Travel Experts, Embratur, VisitPortugal Conference e BTL
Edição Digital: Portugal Trade Awards, Travel Experts, Embratur, VisitPortugal Conference e BTL
Rui Ventura é o novo presidente da Turismo Centro de Portugal
Lisboa, Roma e Porto lideram preferências dos franceses para férias de primavera
Ryanair chega pela primeira vez aos 200M de passageiros transportados num ano
Turismo de Portugal lança novos apoios à inovação no setor
Reuniões Regionais da Airmet vão chegar a quatro cidades
Faturação do alojamento turístico português soma 6,7MM€ em 2024
In Sure Broker lança novo seguro para garantia dos incumprimentos das companhias aéreas
Emirates acrescenta mais sete destinos à rede dos A350
A assinatura deste protocolo representa um marco significativo para o reforço da cooperação entre instituições com contacto relevante junto das empresas, contribuindo para um empreendedorismo ativo e conhecedor das oportunidades e desafios, promovendo o crescimento sustentável da economia portuguesa.
Neste âmbito, a CMVM, o IAPMEI e o Turismo de Portugal comprometem-se a desenvolver iniciativas conjuntas, nomeadamente para a promoção do recurso a opções alternativas de financiamento, incluindo o mercado de capitais, e para incentivar a adoção pelas empresas de boas práticas ambientais, sociais e de governance.
O conjunto de iniciativas planeadas incluem a realização de encontros com empresas para partilhar informação sobre o financiamento através do mercado de capitais, nomeadamente através da organização de encontros no âmbito do “Roteiro de Financiamento em Mercado” e da colaboração da CMVM em iniciativas e eventos do IAPMEI e do Turismo de Portugal nos quais a sua participação se justifique.
O protocolo prevê ainda o desenvolvimento de projetos de apoio às empresas que visam a respetiva capacitação e o reforço da governance bem como a divulgação de iniciativas relevantes conjuntas ou de cada uma das instituições, através dos seus canais de comunicação.
De forma a estimular a partilha de conhecimentos entre as três instituições, serão promovidas ações de capacitação, entre as quais sessões dedicadas ao processo de entrada e as vantagens do mercado de capitais para as empresas portuguesas.
Esta parceria vem na sequência do trabalho já desenvolvido nesta matéria e reflete o compromisso e a dedicação das instituições em identificar oportunidades para desenvolver mais ações de cooperação para o desenvolvimento empresarial.