Vai ser preciso pagar taxa turística para ficar alojado em Câmara de Lobos
Quem quiser ficar alojado em unidades hoteleiras na Câmara de Lobos, na Madeira, vai ter de pagar taxa turística. A autarquia, conforme foi aprovado, vai dar início ao processo de recolha de contributos para a elaboração do projeto de regulamento municipal da taxa turística.
Publituris
Estamos de regresso em 2025
Holiday Inn Porto Gaia entra no ano novo inspirado na Era Disco dos anos 70 e 80
Etihad Airways anuncia mudanças nos pedidos de grupos
China Airlines compra 24 aviões à Boeing e Airbus
Sesimbra Oceanfront Hotel convida a celebrar a passagem de ano com vista deslumbrante sobre o mar
Ilha Terceira recebe 13.º Congresso da APECATE em abril de 2025
Turkish Airlines arrecada novo recorde e torna-se na companhia aérea que voa para mais países
Crescimento do PIB em Portugal abre boas perspetivas para 2025, diz Outlook da Mastercard
Tascaria São Rafael é o spot perfeito com clássicos modernos portugueses para um fim de ano inesquecível
Flixbus reforça operações doméstica e internacional para o Natal
Na mais recente reunião da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, foi aprovado pelos vereadores representantes das diferentes forças políticas, o início do procedimento para a criação do projeto de regulamento municipal que regerá a aplicação da taxa turística do município, refere uma nota enviada aos meios de comunicação madeirenses.
O comunicado diz ainda que os interessados em contribuir para a elaboração do regulamento podem manifestar a sua intenção por escrito, através de um requerimento dirigido ao presidente da Câmara Municipal, num processo de participação que estará aberto por um período de 10 dias. Finda esta fase, os contributos recolhidos serão a analisados e será criado o referido projeto que a autarquia diz que será colocado a discussão pública.
Refira-se que o aumento significativo nos indicadores da atividade turística nos últimos anos no município é um dos motivos que fundamentam a iniciativa. Durante os primeiros dez meses do ano de 2023, a média mensal de estadias nos meios de alojamento turístico no município de Câmara de Lobos atingiu 22.462 pernoitas.
Assim, o município prevê que a implementação da taxa resultará numa receita anual estimada entre 320 mil e 430 mil euros, sem, no entanto, revelar a quantia a pagar por pessoa e por noite.
O principal propósito da criação da taxa é, segundo a autarquia, “mitigar o impacto social e ambiental sobre as infraestruturas do concelho causado pelos visitantes, garantindo uma abordagem equilibrada e sustentável que permita melhorar os espaços e serviços prestados, quer a quem nos visita, quer aos munícipes”.26