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O que propõem os operadores turísticos e agências de viagens

As viagens para visitar os Mercados de Natal na Europa entrou na lista de preferências dos portugueses, produto que tem vindo a crescer significativamente de ano para ano. Nesse sentido, a programação disponível no mercado é diversificada.

Carolina Morgado
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O que propõem os operadores turísticos e agências de viagens

As viagens para visitar os Mercados de Natal na Europa entrou na lista de preferências dos portugueses, produto que tem vindo a crescer significativamente de ano para ano. Nesse sentido, a programação disponível no mercado é diversificada.

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Operadores turísticos e agências de viagens oferecem, todos os anos, a possibilidade de os portugueses vivenciarem a Magia do Natal em algumas das mais belas cidades da Europa.

Pinto Lopes Viagens: 20 destinos diferentes para 2024
Os Mercados de Natal estão geralmente associados à tradição germânica (Alemanha, Suíça, Áustria, Alsácia e Leste Europeu), mas este ano, a Pinto Lopes Viagens, de acordo com o seu CEO, Rui Pinto Lopes, “diversificou as suas propostas para os Mercados de Natal, introduzindo mercados italianos que refletem o espírito festivo e a influência da cultura germânica”. Destinos como Trento, Bolzano e Bassano del Grappa, além de Piacenza, Cremona e Pavia, aos quais se juntam também Arezzo e Cortona, trazem a autenticidade das tradições natalícias italianas. Lembra que os viajantes poderão experimentar produtos típicos da Toscânia, como o “vin brulè”, e os famosos bolos de Natal italianos, como o Panettone e o Pandoro.

Também, Rui Pinto Lopes evidenciou que “temos nova oferta para os Mercados de Natal em Cracóvia e Zakopane, combinando a grandiosidade histórica da primeira com o charme montanhoso da segunda”.

Em 2023, cerca de 1.500 pessoas viajaram connosco para os Mercados de Natal. Para 2024, temos 20 destinos diferentes, com os mais populares a serem a Suíça, os Bálticos e Estrasburgo, que continuam a atrair o maior número de viajantes, Rui Pinto Lopes, CEO da Pinto Lopes Viagens

A Pinto Lopes Viagens tem observado um crescimento significativo na adesão dos portugueses aos Mercados de Natal. Assim, “comparando 2023 a 2019, um ano antes da pandemia, passámos de 10 partidas para 40”, declarou o CEO da empresa, reforçando que “este aumento expressivo mostra não apenas a ampliação da nossa oferta, mas também a receção entusiástica do público”. Daí que “em 2023, cerca de 1.500 pessoas viajaram connosco para os Mercados de Natal. Para 2024, temos 20 destinos diferentes, com os mais populares a serem a Suíça, os Bálticos e Estrasburgo, que continuam a atrair o maior número de viajantes”, disse ainda Rui Pinto Lopes.

É neste sentido que o executivo aponta que os Mercados de Natal “são um produto muito específico e que nos é muito querido”. Deslumbrados pelas decorações de Natal das grandes cidades, o CEO da Pinto Lopes Viagens assegura que “acabámos rendidos aos encantos dos mercadinhos de Natal de Dresden, de Estrasburgo ou de Viena”, recordando que, na altura, ainda no século passado, esta era uma tradição praticamente desconhecida do público português, mas que foi muito bem acolhida”. E porquê? “A atmosfera destes mercados é única e festiva, com decorações de Natal, luzes brilhantes e tradições locais. Não há como resistir à prova da gastronomia natalícia – o vinho tinto aquecido com especiarias, os biscoitos de gengibre, os grandes e macios pretzels (doces ou salgados). Cada região tem a sua especialidade”.

Experiente nestas andanças, Rui Pinto Lopes explica: “A magia dos Mercados de Natal só é completa com os enfeites artesanais da árvore de Natal. Não são meros enfeites. São peças carregadas de tradição, que representam a habilidade e o artesanato locais. Há histórias e lendas natalícias, como o Quebra-Nozes na Alemanha, anjos e estrelas, Pais Natais, presépios, bolas decorativas. Podem incluir vidro soprado, madeira esculpida à mão, cerâmica pintada ou tecidos bordados – cada peça é única e o seu fabrico é uma arte centenária que passa de geração em geração”.

Autenticidade, sustentabilidade, tradição – são, na opinião do CEO da empresa, “algumas boas razões para que cada viajante coloque na sua árvore de Natal estas pequenas recordações. Carregam memórias de uma experiência especial, ligada à viagem, ao clima festivo e às tradições de Natal”. Por isso, a singularidade dos Mercados de Natal, em comparação a outros produtos, “reside na sua capacidade de criar conexões emocionais e experiências memoráveis”.

Agência Abreu: Procura aumenta todos os anos
Os Mercados de Natal na Abreu têm, sobretudo, procura para as cidades europeias que assim se promovem, como Berlim, Praga, Viena, Basileia, Varsóvia, Munique, Manchester, Londres, Paris, Bruxelas e Bruges, para dar alguns exemplos.  Este ano, de acordo com Pedro Quintela, diretor geral de vendas da Agência Abreu, “a nossa oferta tem em destaque um cruzeiro no Reno com os Mercados de Natal de Colmar e Estrasburgo, além dos programas para a Aldeia no Pai Natal na Lapónia”.

A nossa oferta tem em destaque um cruzeiro no Reno com os Mercados de Natal de Colmar e Estrasburgo, além dos programas para a Aldeia no Pai Natal na Lapónia, Pedro Quintela, diretor geral de Vendas da Agência Abreu

Na opinião do responsável, apesar de os Mercados de Natal poder ser considerado um produto de nicho, “é também um produto que agrada, e apesar de os feriados de dezembro deste ano coincidirem com fins-de-semana, a verdade é que, todos os anos, os portugueses já reservam, antecipadamente, alguns dias de férias para viver a intensidade da magia natalícia nestes mercados”. Daí que, apontou Pedro Quintela, “todos os anos verificamos um ligeiro aumento da procura por este tipo de produto, pelo que acreditamos que os portugueses já se deixaram encantar pela temática”, realçando que “as cidades europeias tendem a ser os destinos preferidos, pelo ambiente de sonho e a animação que promovem”.

Lusanova: Parte importante da programação
Os mercados de Natal “são um produto estratégico para a Lusanova, com um crescimento visível no interesse dos clientes que procuram experiências culturais e festivas de outros países”. Por isso, “investir neste segmento permite diversificar a nossa programação de inverno”, destacou Tiago Encarnação, diretor operacional do operador turístico.

Em relação à programação do ano passado, a maior novidade da Lusanova, conforme disse, é o novo programa Mercados de Natal na Escandinávia, onde sugere o cliente a explorar Copenhaga, cujo centro está repleto de mercados de Natal, como o de Nyhavn e Kongens Nyrtov. Este programa tem a duração de quatro dias e propõe também uma visita panorâmica às principais atrações da capital da Dinamarca. O roteiro continua para Estocolmo, a capital sueca, onde é proposta uma visita panorâmica à cidade velha, com destaque para as igrejas, o Palácio Real, a Catedral, e aos mercados de Natal, onde se pode experimentar o glogg, o tradicional vinho sueco.

A restante programação de Mercados de Natal da Lusanova inclui estadas de três, seis ou sete noites, com preços a partir de 630 euros, focando-se na Alemanha, Áustria, Suíça e Países Bálticos (Riga, Tallin e Vilnius).

Os Mercados de Natal são um produto estratégico para a Lusanova, com um crescimento visível no interesse dos clientes que procuram experiências culturais e festivas de outros países, Tiago Encarnação, diretor operacional da Lusanova

Tiago Encarnação revela ainda que os Mercados de Natal “têm sido uma parte importante da programação da Lusanova ao longo dos anos, e notamos um crescimento gradual na recetividade deste produto junto do cliente final”. Considera, por outro lado que, embora os mercados de Natal não sejam uma tradição enraizada em Portugal, “há um crescente interesse por parte dos portugueses em explorar estas experiências em destinos europeus onde estas tradições são fortes, como a Alemanha, Áustria, Suíça e os países nórdicos”.

Em relação ao número de passageiros transportados, o responsável não precisa, frisando apenas que “varia muito, dependendo da oferta de cada ano”. No entanto, em 2024, “estamos a crescer em relação ao ano anterior e os destinos continuam a ser a Europa Central”.

4TOURS: Produto a manter no portefólio
Uma das novidades da 4TOURS – Your Travel Partner para este ano e ainda com lugares disponíveis é o Mercado de Natal em Viena e Budapeste. Este circuito combina três das capitais Imperiais e destaca as tradições natalícias da Europa Central, nomeadamente: Viena, Budapeste e Bratislava, com tempos livres nos mercados de Natal e ainda a possibilidade de visitar os locais mais icónicos, revelou Mafalda Moura, Leisure Groups Reservations do operador turístico.

A 4TOURS apresenta seis circuitos para os Mercados de Natal na Europa com partidas desde Lisboa e acompanhamento dos seus guias desde o aeroporto. A seleção de circuitos com duração variável entre quatro e cinco dias, inclui opções como as cidades históricas de Munique e Nuremberga, desde 1.195€, ou Bruges e Bruxelas desde 1.240€, ou Viena & Budapeste desde 1.495€, Alpes da Baviera e Tirol desde 1.380€ ou ainda o Norte da Alemanha desde 1.250€.

Notamos que são viagens fáceis de serem comercializadas, principalmente quando os feriados do mês de dezembro permitem aos clientes usufruir de fins de semana prolongados, Mafalda Moura, Leisure Groups Reservations da 4Tours

A responsável reconhece que é um produto muito procurado pelos portugueses, e acredita que o principal fator será o ambiente único “que carateriza este tipo de eventos, quer pela gastronomia, pela música, pelo comércio e até mesmo pelas condições meteorológicas favoráveis para provar um vinho quente ou deliciar-se com os biscoitos natalícios”.

Apesar de ser um operador turístico novo no mercado, “ainda assim sentimos o crescimento da procura de ano para ano, principalmente o Mercado de Natal Estrasburgo & Colmar e o Mercado de Natal Bruges e Bruxelas”, indicou Mafalda Moura, para avançar que em relação às vendas deste ano “ainda temos lugares disponíveis pelo que ainda não conseguimos precisar o número de passageiros ou grupos fechados, mas podemos já adiantar o nosso top 3 de procura: Estrasburgo e Colmar, Nuremberga e Munique e Bruges e Bruxelas.

Uma certeza a 4TOURS tem: “Este será um tipo de produto constante no nosso portefólio, porque a procura assim o justifica. Notamos que são viagens fáceis de serem comercializadas, principalmente quando os feriados do mês de dezembro permitem aos clientes usufruir de fins de semana prolongados”.

Para além disso, continuou a Leisure Groups Reservations do operador turístico, “as experiências positivas ajudam no word of mouth e temos clientes que fazem connosco um mercado de Natal e escolhem o mercado de Natal para o ano seguinte”.

Em busca do Pai-Natal

“Em busca do Pai-Natal” é apenas uma das várias sugestões do operador turístico Nordictur com partidas diárias para a Aldeia do Pai-Natal, possíveis de adaptar ao gosto dos clientes.
“Mercados de Natal nas Capitais Nórdicas”, “Mercados de Natal nos Bálticos”, “Riga e o Mercado de Natal”, “Vilnius e o Mercado de Natal”, “Escapadinha na Terra do Pai-Natal”, “Antecipe o Natal na Aldeia do Pai-Natal – Rovaniemi”, “Lapónia e as Auroras”, “Magia da Lapónia”, “Natal na Terra do Pai Natal”, e “O melhor do Natal”, completam a oferta da Nordictur para esta altura festiva.
O pacote “Em busca do Pai-Natal” (quatro dias), que destacamos, é para estadias de 01 de novembro a 18 de dezembro, não inclui as passagens aéreas e respetivas taxas, e custa 1.915 € por pessoa (adulto) em quarto duplo no Santa’s Hotel Santa Claus. O preço para criança com menos de 12 anos em cama extra é de 805 €, e entre os 12 e os 14 anos, fica por 1.125 €.
Estes valores incluem sim os transferes in/out, três noites de alojamento em quarto standard no Hotel mencionado com pequeno-almoço, dois jantares, transporte para Santa Claus Village com almoço, tour das Auroras Boreais, Esconderijo ou Fábrica do Pai Natal, Santa Park com almoço e seguro multiviagens.
O programa completo com chegada e saída por
Rovaniemi (Aldeia do Pai-Natal) oferece visitas à famosa Aldeia do Pai Natal mesmo na linha do Círculo Polar Ártico, com tempo livre no espaço para compras de artigos regionais e recordações, e possibilidade de encontrar o próprio Pai Natal finlandês, enviar uma carta a amigos ou simplesmente tomar um reconfortante café; passeio de autocarro para tentativa de observação das famosas luzes do Norte (Auroras Boreais); e um dia é dedicado à temática natalícia com um tour que irá ao Esconderijo do Pai Natal ou à Fábrica do Pai Natal (dependendo do dia) e visita ao Santa Park.
Haverá ainda oportunidade de visitar a floresta dos sonhos, terra onde vivem os famosos duendes, ou fábrica de brinquedos. Os ajudantes especiais do Pai Natal irão partilhar os segredos e as suas tarefas natalícias, podendo o cliente da Nordictur participar em algumas atividades. Já no Santa Park, um mundo fascinante no interior de uma montanha, é possível visitar várias galerias e sentir o aroma dos famosos gingerbread.
Este convite do operador turístico permite a miúdos e graúdos descobrir uma terra encantada, que o Pai Natal escolheu para sua casa, e desfrutar de umas férias de Natal numa bonita localidade e numa atmosfera única, uma terra ainda natural, com um cenário coberto de neve branca e uma luz mágica, uma terra de passeios de trenó, puxado por renas ou huskies. Esta terra é Rovaniemi, a capital da Lapónia finlandesa no Círculo Polar Ártico. Aqui, as crianças poderão experimentar uma verdadeira fantasia de Natal, que se manterá para sempre na memória, aqui os seus olhos brilhar com encanto e alegria quando conhecem o verdadeiro Pai Natal e as suas renas.
No entanto, para além de toda a magia da terra do Pai Natal, a Lapónia terá ainda muito mais para oferecer com vários aldeamentos e estâncias de esqui espalhadas por todo o norte da Finlândia, Noruega e Suécia.

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AHP aponta para aumento de preço médio nos hotéis em 2025

Com a generalidade dos hoteleiros inquiridos pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) a concordar com o aumento do preço médio por quarto em 2025, a associação refere que, mesmo assim, as perspectivas dos profissionais para este ano “revelam um otimismo moderado”. Antecipa-se que o mercado nacional continue a manter-se como um dos três principais mercados emissores para o setor, seguido por Espanha e pelo Reino Unido.

Carla Nunes

A generalidade dos hoteleiros inquiridos pela AHP para o estudo “Balanço 2024 / Perspetivas 2025” concorda que o preço médio por quarto (ARR, na sua sigla em inglês) será “melhor” este ano quando comparado com o de 2024, antecipando, por isso, crescer em receitas.

Tendo em conta a totalidade do ano de 2025, tanto os hoteleiros do Alentejo (87% dos inquiridos), como da Madeira (81%), Península de Setúbal (78%), da região Norte e Grande Lisboa (70%), Algarve e Açores (64%), Oeste e Vale do Tejo (57%) e da região Centro (55%) antecipam que o preço médio seja “melhor” este ano do que em 2024.

Por outro lado, quanto à taxa de ocupação, as opiniões dividem-se.

Os hoteleiros do Algarve (48%), Península de Setúbal (47%), Alentejo (45%) e Grande Lisboa (43%) antecipam uma taxa de ocupação “melhor” para a generalidade de 2025, face ao ano passado.

Já os inquiridos da Madeira e do Oeste e Vale do Tejo (50%), da região Centro (48%), dos Açores (44%) e do Norte (42%) antecipam uma taxa de ocupação “igual” a 2024.

Ainda quanto a este indicador, 48% dos hoteleiros apontam que a taxa de ocupação hoteleira será melhor no quarto trimestre de 2025, levando Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, a afirmar que o terceiro e quarto trimestre de 2025 estão “em ascensão, sobretudo o quarto trimestre” por “força da organização de eventos e das alterações climáticas”, estas últimas com “impacto nas regiões de sol e mar”.

Eventos como o MotoGP e o European Le Mans Series, ambos a decorrer no Autódromo do Algarve entre outubro e novembro, são apontados como os que terão maior impacto na região, com a previsão de 200.000 e 10.000 participantes, respectivamente, de acordo com as entidades promotoras.

A vice-presidente da AHP refere ainda que haverá um aumento da procura senior no quarto trimestre de 2025, “com um crescimento interessante noutras regiões do país, e não apenas nos destinos de sol e mar”.

Mercados e principais desafios

Dos principais mercados para 2025, 83% dos hoteleiros esperam que Portugal se mantenha no seu Top 3 de mercados emissores. Segue-se Espanha, referido por 54% dos inquiridos como um dos seus principais três mercados, Reino Unido (39%), Estados Unidos da América (34%) e Brasil (32%).

A concorrência de outros destinos internacionais é vista como um dos principais desafios em 2025 para 68% dos hoteleiros, a par do aumento generalizado dos custos e da instabilidade política, ambos referidos por 52% dos inquiridos.

A escassez de mão-de-obra constitui um constrangimento em 2025 para 49% dos profissionais, seguida pela regulamentação europeia e obrigações de reporte (23%) e a capacidade do aeroporto de Lisboa (14%).

O inquérito “Balanço 2024 / Perspetivas 2025” foi realizado entre 2 e 31 de janeiro pelo Gabinete de Estudos e Estatísticas da AHP junto dos empreendimentos turísticos associados.

O estudo contou com uma amostra de 328 empreendimentos situados em Lisboa (21% dos inquiridos), Algarve (18%), região Norte (14%), Região Autónoma da Madeira (11%), Alentejo (10%), região Centro (9%), Oeste e Vale do Tejo (8%), Região Autónoma dos Açores (6%) e Península de Setúbal (3%).

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Tunísia vai incluir circuito turístico de Manouba no da cidade de Tunes

A introdução da cidade de Manouba (norte da Tunísia) no circuito turístico e cultural de Tunes, integrando o Museu do Bardo e uma passagem pelos seus principais locais, como o Palácio Kobbet Enhas, o Palácio das Rosas e a Vila de Artesanato de Denden, foi anunciada durante uma cerimónia de lançamento de uma campanha publicitária nacional voltada para os mercados turísticos europeus.

O ministro do Turismo da Tunísia, Sofiane Tekaya, indicou, na ocasião, que seu departamento vai introduzir o circuito turístico da província de Manouba no da cidade de Tunes. “Todos os recursos logísticos serão mobilizados para conscientizar as agências de viagens e todas as partes interessadas no setor sobre a importância de promover ainda mais os ativos da região, os seus monumentos históricos e a vila de artesanato de Denden.”

Por sua vez, o governador de Manouba, Mahmoud Chouaïb, destacou que a primeira etapa da implementação deste projeto inicia-se já no próximo mês de abril, e acrescentou que a integração de outros componentes do circuito turístico de Manouba no circuito turístico da capital tunisina será o tema da segunda fase deste projeto.

De acordo com a imprensa local, o projeto do circuito turístico de Manouba, cuja implementação está suspensa há vários anos, é muito aguardado pelos habitantes da região, dado o património material e imaterial e o potencial cultural da região, incluindo, entre outros, o Palácio Kobbet Enhas, o museu militar no Palácio das Rosas, o sítio arqueológico de Sidi Ghrib, a barragem de Al Aroussia em El Battan, os aquedutos romanos de Oued Ellil, além dos recursos naturais da região.

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Hotelaria de Lisboa e da Madeira mantém liderança em taxa de ocupação e RevPAR em 2024

Os hotéis situados na Grande Lisboa e na Região Autónoma da Madeira mantiveram a liderança em termos de taxa de ocupação e receita por quarto disponível (RevPAR) em 2024. Os resultados pertencem à Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que aponta o mercado nacional como o principal mercado no top 3 dos hoteleiros. Por outro lado, tem-se registado um “declínio da importância” do mercado francês em todas as regiões do país.

Carla Nunes

De acordo com o mais recente inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), os hotéis de Lisboa registaram uma taxa de ocupação média de 73% em 2024 (um aumento de 2% face a 2023), um preço médio de 199 euros (mais 18 euros em relação ao ano passado) e um RevPAR de 145 euros, ou seja, mais 16 euros que em 2023.

Já a hotelaria da Madeira registou em 2024 uma taxa de ocupação de 79%, um valor igual ao verificado no ano anterior, sendo que o preço médio situou-se nos 145 euros (um aumento de quatro euros em relação a 2023) e o RevPAR nos 115 euros, mais quatro euros que em 2023.

O balanço nacional feito pela AHP aponta para uma taxa de ocupação média hoteleira em 2024 de 65% (o mesmo valor de 2023), um preço médio de 146 euros (mais quatro euros face ao ano anterior) e um RevPAR de 95 euros (três euros acima do registado em 2023).

“Se a taxa de ocupação se manteve basicamente idêntica, sabemos que o RevPAR cresceu por força do preço médio, tendo sido puxado, no caso do preço médio, pela Grande Lisboa e Algarve. A Grande Lisboa e a Região Autónoma da Madeira foram os campeões nacionais em RevPAR”, apontou Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, na apresentação do balanço aos jornalistas.

Mercado francês em declínio em todas as regiões

Relativamente aos principais mercados de 2024, 89% dos hoteleiros inquiridos pela AHP apontou Portugal como fazendo parte do seu Top 3 de mercados. Seguiu-se o Reino Unido, indicado por 55% dos inquiridos como parte do seu Top 3 de mercados, e os Estados Unidos da América, apontado por 39% dos inquiridos.

Mercados como Espanha e Alemanha foram referidos por 37% e 31% dos inquiridos, respectivamente.

Neste ponto, Cristina Siza Vieira aponta para o posicionamento de França em sétimo lugar, tendo sido apontada apenas por 15% dos hoteleiros como um do seu Top 3 de mercados.

“Ainda que suave, tem havido um declínio da importância relativa do mercado francês em todas as regiões”, refere Cristina Siza Vieira, que aponta para a economia e instabilidade política em França como dois dos fatores responsáveis por esta quebra, a par de um possível desvio de hóspedes para o Alojamento Local (AL), um segmento não avaliado pelo estudo da AHP.

No que diz respeito aos canais de reserva, a plataforma Booking “voltou a ganhar terreno”, tendo sido indicada por 95% dos hoteleiros inquiridos como o seu principal canal de distribuição em 2024. Seguiu-se o website próprio, referido por 91% dos inquiridos.

Do lado oposto, a Expedia perde terreno nos principais canais de reserva no ano passado. Indicada em 2023 por 61% dos hoteleiros como o seu principal canal de distribuição, em 2024 foi referenciada apenas por 36% dos inquiridos.

Alentejo com “procura expressiva” para o Natal e Revéillon de 2024

O balanço hoteleiro de 2024 da AHP isolou ainda os resultados verificados durante o período de Natal e Revéillon, nos quais é dado conta de que o período do Natal “não tem a expressão na hotelaria que tem o Ano Novo”.

A média nacional do ano passado aponta para uma taxa de ocupação no período de Natal de 47% e um preço médio de 124 euros (mais 1 euro face a 2023).

Já no período de Revéillon de 2024, a taxa de ocupação média a nível nacional situou-se nos 67%, com o preço médio a cifrar-se nos 160 euros (menos 2 euros em relação a 2023).

Com a Grande Lisboa e a Região Autónoma da Madeira a registarem as taxas de ocupação e preço médio mais elevados para ambas as festividades, Cristina Siza Vieira não deixa de apontar para a “procura muito expressiva” pelo Alentejo, quer no Natal, quer no Ano Novo.

Nesta região em concreto, a taxa de ocupação no Natal foi de 45% (mais 12% face a 2023) e, no Revéillon, de 70% (um aumento de 8% em relação a 2023).

O inquérito “Balanço 2024 / Perspetivas 2025” foi realizado entre 2 e 31 de janeiro pelo Gabinete de Estudos e Estatísticas da AHP junto dos empreendimentos turísticos associados.

O estudo contou com uma amostra de 328 empreendimentos situados em Lisboa (21% dos inquiridos), Algarve (18%), região Norte (14%), Região Autónoma da Madeira (11%), Alentejo (10%), região Centro (9%), Oeste e Vale do Tejo (8%), Região Autónoma dos Açores (6%) e Península de Setúbal (3%).

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Aeroporto de Munique entra na temporada de verão com mais de 214.000 voos para 216 destinos em 68 países, incluindo Portugal

Entre as novidades para o verão de 2025, o Aeroporto de Munique destaca a nova rota que a Discover Airlines vai abrir para o Funchal, na ilha da Madeira, em Portugal.

Inês de Matos

O Aeroporto de Munique está a preparar-se para a temporada de verão IATA, que arranca no próximo domingo, 30 de março, e que decorre até 26 de outubro, ao longo da qual a infraestrutura vai contar com a operação de 73 companhias aéreas, que vão disponibilizar mais de 214.000 voos para 216 destinos em 68 países, incluindo uma nova operação para a Madeira, em Portugal.

“As companhias aéreas do Aeroporto de Munique estão a aumentar os seus serviços para incluir vários novos destinos”, lê-se num comunicado divulgado pela infraestrutura esta quarta-feira, 26 de março.

Entre as novidades, o Aeroporto de Munique destaca que a Cathay Pacific conta com quatro voos por semana entre Munique e Hong Kong, ligações que vão ser realizadas em aparelhos Airbus A350, enquanto a Discover Airlines abriu uma nova base de longo curso na infraestrutura, passando a realizar voos para Orlando, Windhoek e Calgary três vezes por semana com aeronaves Airbus A330 durante o período de verão.

Já a Lufthansa vai ter baseados em Munique os seus oito A380, passando a realizar nestes aparelhos os voos diários para Boston, Nova York/JFK, Los Angeles, Washington e Déli, enquanto Denver passa a contar com ligações neste avião a partir de 30 de abril.

“A maior companhia aérea da Alemanha também vai aumentar a frequência para Bangalore de três para cinco voos por semana e para San Diego de cinco vezes por semana para uma conexão diária. Tromsø, no norte da Noruega, que é servida todos os sábados, à hora do almoço, também será oferecida na programação de voos de verão pela primeira vez”, acrescenta o Aeroporto de Munique, na informação divulgada.

Na Europa, também a easyJet passa a voar duas vezes por dia desde Munique para  Roma-Fiumicino, a mesma frequência que, a partir de 30 de março de 2025, também a ITA passa a voar para Milão-Linate a partir do Terminal 2.

No final de maio, o Aeroportos de Munique vai ainda assistir à abertura dos voos da companhias aéreas charter Lumiwings e Universal Air para Foggia e Rimini, enquanto a italiana SkyAlps passa a ligar Munique a Mostar, na Bósnia-Herzegovina, duas vezes por semana.

Já a Transavia France vai abrir voos para Paris-Orly três vezes por semana a partir do início de abril e a escandinava SAS aumenta os seus voos para Copenhaga de um para dois voos diários.

No caso da Turquia, a Pegasus Airlines vai aumentar as suas frequências para Istambul-Sabiha Gökçen de 14 para até 25 voos semanais, enquanto a Discover Airlines passa a oferecer conexões para Bodø, na Noruega; Keflavik, na Islândia; Marraquexe, em Marrocos; e para o Funchal,  na ilha da Madeira, Portugal.

A partir de 30 de maio, Condor passa também a oferecer mais flexibilidade para viajantes corporativos, uma vez que vai disponibilizar voos diários de manhã e à noite entre Munique e Frankfurt, num total de até 120 partidas por semana, especialmente para destinos populares de férias de praia, como as ilhas gregas e as Ilhas Canárias.

Além da Europa e EUA, o Aeroporto de Munique vai também aumentar o número de ligações aéreas para o Extremo Oriente, uma vez que a Vietnam Airlines vai aumentar as frequências para Hanói de dois para três voos por semana a partir de julho, continuando a oferecer duas conexões por semana para Ho Chi Minh.

Já a EVA Air, que está a modernizar a frota de aviões Boeing 787, vai passar a voar sem escalas entre Munique e Taipei, em Taiwan, a partir de 17 de maio, disponibilizando três classe de bordo, concretamente Executiva, Económica e Económica Premium, inaugurando os voos de longa distância com esta configuração.

Já a Etihad Airways passa a voar duas vezes por dia para Abu Dhabi com a aeronave mais moderna da família Boeing na nova programação a partir de maio, enquanto a SCAT Airlines passa a voar três vezes por semana para Shymkent, no sul do Cazaquistão, tornando-se na “terceira companhia aérea a conectar o Aeroporto de Munique com a Ásia Central”.

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

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Emprego e Formação

Jovens formados na ESHTE cobiçados em todo o mundo

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) continua a receber manifestações de interesse de dezenas de organizações em relação aos estudantes da instituição, confrontados com diversas possibilidades de estágios.

Publituris

Nas últimas semanas, mais de 60 empresas e organizações de nove países, incluindo Portugal, mas também Espanha, Grécia, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Marrocos, Estados Unidos e Dubai, manifestaram disponibilidade para receber os jovens que frequentam os vários cursos de turismo da ESHTE.

O Grupo ‘Jumeirah Hotels and Resorts’, que detém – entre outros – o mundialmente conhecido ‘Burj Al Arab’, realizou uma sessão de apresentação online a 6 de março, oferecendo estágios remunerados no Dubai a finalistas das licenciaturas e estudantes de mestrados da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Recorde-se que a instituição colocou 754 estagiários no ano letivo 2023/24, dos quais 112 fora do país, aumentando em 25% o número de estágios internacionais, com a Grécia (principalmente os grupos ‘Sani/Ikos’ e ‘Nana Hotels’), Espanha e Dubai (‘Jumeirah Hotels and Resorts’) no pódio de destinos.

Também os grupos ‘Sani/Ikos’ e ‘Nana Hotels’ marcaram presença na mais recente edição do Fórum Estágios e Carreiras da ESHTE, evento que atingiu novamente o limite máximo de participações, com mais de 60 organizações turísticas nacionais e internacionais, incluindo Placement International (Estados Unidos da América), Oásis Atlântico Hotel Management (Brasil, Cabo Verde de Marrocos) e Litanga Travel & Services, Lda (Moçambique).

Entre os participantes estiveram igualmente empresas com representação em Portugal e no estrangeiro – Accor International Hospitality, MGM Muthu Hotels, Pestana Hotel Group e Sana Hotels -, assim como os principais empregadores nacionais no setor da hotelaria.

O evento integrou igualmente as Alumni Talks, no âmbito do projeto StudentWell-Be — Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, da Direção-Geral do Ensino Superior. O encontro teve lugar no auditório e reuniu estudantes finalistas e diplomados da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, que partilharam as suas experiências e percursos profissionais, servindo de inspiração aos futuros profissionais do setor.

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Distribuição

Teldar Travel entra em nova fase de desenvolvimento

Considerado um dos principais players em soluções de reservas para profissionais do turismo, a Teldar Travel está a entrar numa nova fase de desenvolvimento estratégico em 2025, marcada por uma forte expansão internacional e uma grande transformação digital.

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Para além da expansão para novos mercados, incluindo Itália, países nórdicos, Estados Unidos e, em breve, Oriente Médio a empresa vai fazer uma reformulação completa da sua oferta e identidade de marca, com um novo branding e três produtos distintos: Teldar Plus, Teldar Biz e Teldar Connect.

Este ano representa um momento chave na história da Teldar Travel. A empresa persegue dois objetivos complementares: consolidar a sua posição nos seus mercados históricos (França, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Espanha, Portugal, Reino Unido, Irlanda) e acelerar o seu desenvolvimento internacional.

Já no primeiro semestre de 2025, a Teldar Travel retoma as suas operações em Itália, após uma pausa devido à pandemia. A empresa também se estabelece em quatro novos países nórdicos (Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca) e dá um passo decisivo ao entrar no mercado norte-americano, expandindo-se para os Estados Unidos. A expansão continuará no final do ano com a abertura de novos mercados no Oriente Médio.

Para acompanhar este crescimento, a Teldar Travel reforça as suas equipas e estabelece parcerias-chave. A empresa recrutou nomes de referência no setor de viagens: Adam McKnight, nomeado International Growth Director, será responsável por liderar a aceleração do desenvolvimento internacional da empresa, enquanto Tom Bell, Sales Director for Northern Europe, Spain & Portugal, irá liderar a estratégia comercial nestes mercados estratégicos, e  Christophe Buvot, nomeado diretor de Desenvolvimento de Negócios para os mercados francófonos, será responsável por acelerar o crescimento comercial da Teldar Travel e do grupo Gekko.

No âmbito desta transformação, a Teldar Travel reformula profundamente a sua oferta e imagem, através de diversas iniciativas como um novo branding, mais moderno e premium, refletindo a diversidade da oferta e o seu compromisso com a inovação tecnológica para atender às necessidades da indústria do turismo, ao mesmo tempo que se divide agora em três produtos distintos: Teldar Plus,  plataforma de reserva de acomodação, transfers e atividades para agências de viagens de lazer; Teldar Biz, solução de reserva de alojamento dedicada às agências de viagens corporativas para atender às necessidades de PME; e Teldar Connect , solução de distribuição de alojamento via API para profissionais de viagens, operadores turísticos, empresas de cruzeiros e bed banks.

De destacar também novos sites de reserva e distribuição via API. Inspirados nas melhores práticas B2C, estas novas plataformas oferecem funcionalidades projetadas especificamente para os profissionais do turismo, aumentando a produtividade.

Há igualmente novas funcionalidades: Um módulo de IA para uma experiência do utilizador aprimorada, disponível na V2; Um comparador de ofertas para facilitar a tomada de decisão; Novos filtros de pesquisa ainda mais precisos; Atualização das comissões das agências diretamente no carrinho de compras; e um programa de fidelidade mais exclusivo, o Miles Attack, que permite aos agentes de viagens converter os seus MILES em dinheiro transferido diretamente para suas contas bancárias.

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Aviação

Air Serbia abre nova rota entre Belgrado e Tiblissi

A partir de 15 de junho, a Air Serbia abre uma nova rota que vai ligar as capitais da Sérvia e da Geórgia, numa operação com três voos por semana em cada sentido.

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A Air Serbia vai abrir, a 15 de junho, uma nova rota que vai ligar as capitais da Sérvia e da Geórgia, numa operação com três voos por semana, informou a companhia aérea de bandeira da Sérvia.

A nova rota da Air Serbia conta com partidas de Belgrado às segundas, quintas e domingos, enquanto as partidas da capital da Geórgia decorrem às terças, sextas e domingos, estando os bilhetes já a serem comercializados aqui, assim como através da APP e lojas da companhia aérea.

As partidas de Belgrado decorrem às 13h20, às segundas e quintas-feiras, chegando a Tiblissi às 18h20, enquanto aos domingos estão agendadas para as 07h55, com chegada à capital da Geórgia às 12h55.

Em sentido contrário, as partidas de Tiblissi estão marcadas para as 03h35, às terças e sextas-feiras, chegando a Belgrado pelas 04h50, enquanto o voo de domingo tem saída da capital georgiana às 14h25, chegando à capital da Sérvia pelas 15h40.

Num comunicado enviado à imprensa, a Air Serbia lembra que a “Geórgia tem uma grande diáspora”, pelo que os novos voos esperam atrair também estes passageiros, uma vez que vão facilitar as conexões entre a Geórgia e destinos na América, Europa Ocidental e Balcãs Ocidentais, via Belgrado.

“Acreditamos que os passageiros da Geórgia constituirão uma parcela significativa dos passageiros em conexão nos voos da Air Serbia e que a própria Geórgia será um destino atraente para passageiros da Sérvia e da região”, afirma Boško Rupić, diretor-geral Comercial e de Estratégia da Air Serbia, citado no comunicado divulgado pela companhia aérea.

Recorde-se que, via Belgrado, a Air Serbia permite conexões para vários destinos na Europa, como Amesterdão, Barcelona, ​​Berlim, Bolonha, Zurique, Copenhaga, Cracóvia, Milão, Nice, Dusseldorf, Roma, Frankfurt, Hamburgo, Oslo, Paris, Podgorica, Praga, Estocolmo, Tivat, Valência e Zagreb.

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Hotelaria

Hotéis Onyria em Cascais passam a ostentar marcas de luxo da IHG Hotels & Resorts

Os hotéis do grupo Onyria em Cascais passam a integrar o IHG Hotels & Resorts, ao abrigo de um acordo em regime de franchising que implicará um investimento superior a cinco milhões de euros, que será aplicado em renovações e decoração, assim como a criação de novos espaços. As propriedades e gestão mantêm-se no Grupo Onyria e na família Pinto Coelho.

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O Grupo Onyria, que detém o Onyria Quinta da Marinha Hotel e o Onyria Marinha Boutique Hotel na Quinta da Marinha, em Cascais, acaba de celebrar uma parceria em regime de franchising com um dos principais grupos hoteleiros do mundo, a Intercontinental (IHG).

Esta parceria permite associar duas marcas de luxo da IHG às unidades hoteleiras do Grupo Onyria, em Cascais. Desta forma, O Onyria Quinta da Marinha Hotel passará a integrar a marca Kimpton Hotels & Restaurants, reconhecida pela sua hospitalidade e serviço personalizado, cujo rebranding será concluído no início de 2026, após obras de renovação. O Kimpton Quinta da Marinha Cascais contará com 198 quartos, dos quais 10 serão suites, e um spa com ginásio renovado. Os hóspedes poderão escolher entre dois restaurantes e dois bares, bem como uma piscina interior e outra exterior. O hotel contará ainda com o seu campo de golfe de 18 buracos, e terá ainda 12 salas de conferências e uma casa no lago, ideal para reuniões ou eventos.

Já o Onyria Marinha Boutique Hotel e as Villas (72 quartos & 40 villas) farão a transição para a Vignette Collection, uma marca que reúne hotéis de luxo independentes com uma identidade própria e experiências diferenciadas, passando a chamar-se Onyria Marinha Cascais – Vignette Collection. Esta mudança ocorrerá ainda antes deste verão.

A gestão e propriedade se manterão a cargo do Grupo Onyria e da família Pinto Coelho, que se mantém ativo no desenvolvimento e na procura de novas oportunidades de crescimento.

João Pinto Coelho, CCO do Grupo Onyria, está convicto que “as marcas da IHG se alinham perfeitamente com a nossa visão de reter a herança cultural do nosso destino e produto, ao mesmo tempo que oferecem experiências autênticas e únicas”, por isso, “faz todo o sentido esta parceria para o Grupo Onyria, que não só nos traz reconhecimento global, como o acesso aos mais de 145 milhões de membros do IHG One Rewards e uma experiência de luxo elevada para os todos os hóspedes”, realçou.

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Futuro do turismo de saúde e bem-estar a partir dos Spas vai ser debatido no Algarve

“O Spa do Futuro: Desafios e Oportunidades – Um Caminho que Começa Convosco” é tema de um evento que vai decorrer dia 31 de março, no auditório do Turismo do Algarve, para discutir o futuro do turismo de saúde e bem-estar a partir dos Spas.

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O evento intitulado “O Spa do Futuro: Desafios e Oportunidades – Um Caminho que Começa Convosco”, é promovido pelo KIPT CoLAB, pelo S2AQUAcoLAB, pelo GreenCoLab e pelo ABC CoLAB. A sessão tem como objetivo explorar os desafios e as oportunidades do turismo de saúde e de bem-estar, promovendo inovações tecnológicas e práticas sustentáveis.

O projeto “SPA do Futuro”, financiado pelo ALGARVE2030, visa transformar a experiência em Spas, utilizando novas tecnologias e práticas ecológicas para oferecer tratamentos personalizados e melhorar a sustentabilidade do setor. Este projeto surge como resposta à crescente procura por experiências mais sustentáveis, inovadoras e personalizadas.

O evento, que marca o início dos trabalhos do projeto, contará com várias sessões interativas, onde especialistas, investigadores e representantes de diferentes entidades partilharão conhecimentos e experiências, oferecendo uma análise detalhada do impacto das inovações e do papel da sustentabilidade no turismo de saúde e de bem-estar.

A sessão de abertura, marcada para as 15h00, contará com as intervenções de André Gomes, Turismo do Algarve, Antónia Correia, KIPT CoLAB, Clévio Nóbrega, ABC CoLAB Paula Guedes, Associação Portuguesa de Spas, bem como de representantes do S2AQUA CoLAB e GreenCoLab.

A apresentação do projeto “Spa do Futuro”, objetivos e plano de ação estará a cargo de Rui Mendonça-Pedro, KIPT CoLAB, Cátia Marques, S2AQUAcoLAB, Ana Ramos, GreenCoLab, Vânia Roberto, ABC CoLAB, e Beatriz Marques, KIPT CoLAB

Em seguida, especialistas e académicos discutirão os desafios que o setor enfrenta, bem como as novas oportunidades que surgem, com intervenções de Nuno Silva Gustavo, ESHTE, Cristina Valente Pedro, UAlg, Ana Galhardo e Vanda Janeiro, Wellness Academy.

Este evento, de acordo com o KIPT CoLab, tem uma importância estratégica para o futuro do turismo de bem-estar no Algarve, reunindo as principais entidades envolvidas na inovação e sustentabilidade do setor. O projeto “SpaA do Futuro” não só vai colocar o Algarve na vanguarda do turismo de saúde, mas também promover soluções que integram a tecnologia, a personalização e a sustentabilidade ambiental, alinhando-se com as tendências globais do setor.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

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Enoturismo

Enóphilo Wine Fest Lisboa celebra 10 anos com mais de 350 vinhos

O evento regressa dia 12 de abril a Lisboa para dar a conhecer os vinhos de diversos produtores nacionais, contando este ano com três provas especiais — uma delas, a reedição de uma das primeiras provas realizadas em 2015, dedicada aos vinhos de Carcavelos.

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O Enóphilo Wine Fest Lisboa chega no dia 12 de abril ao Hotel Marriott. Das 15h às 20h, será possível degustar mais de 350 vinhos de mais de 40 produtores em prova livre e, ainda, participar em três provas especiais, que assinalam os 10 anos do evento.

Em tom de celebração, as três provas especiais deste ano serão palco de muitas novidades e vinhos inéditos, mas também de redescobertas de clássicos. Haverá uma prova inteiramente dedicada a espumantes, conduzida pela Quinta das Bágeiras, uma casa de referência no panorama vínico nacional, uma prova vertical da Vinilourenço, onde se poderá apreciar várias colheitas do Pai Horácio, o considerado topo de gama deste produtor do Douro, e finalmente uma prova dedicada aos vinhos de Carcavelos com o projeto Villa Oeiras, que tem feito um grande trabalho de recuperação deste vinho generoso, preservando esta tradição.

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