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O que propõem os operadores turísticos e agências de viagens

As viagens para visitar os Mercados de Natal na Europa entrou na lista de preferências dos portugueses, produto que tem vindo a crescer significativamente de ano para ano. Nesse sentido, a programação disponível no mercado é diversificada.

Carolina Morgado
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O que propõem os operadores turísticos e agências de viagens

As viagens para visitar os Mercados de Natal na Europa entrou na lista de preferências dos portugueses, produto que tem vindo a crescer significativamente de ano para ano. Nesse sentido, a programação disponível no mercado é diversificada.

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Operadores turísticos e agências de viagens oferecem, todos os anos, a possibilidade de os portugueses vivenciarem a Magia do Natal em algumas das mais belas cidades da Europa.

Pinto Lopes Viagens: 20 destinos diferentes para 2024
Os Mercados de Natal estão geralmente associados à tradição germânica (Alemanha, Suíça, Áustria, Alsácia e Leste Europeu), mas este ano, a Pinto Lopes Viagens, de acordo com o seu CEO, Rui Pinto Lopes, “diversificou as suas propostas para os Mercados de Natal, introduzindo mercados italianos que refletem o espírito festivo e a influência da cultura germânica”. Destinos como Trento, Bolzano e Bassano del Grappa, além de Piacenza, Cremona e Pavia, aos quais se juntam também Arezzo e Cortona, trazem a autenticidade das tradições natalícias italianas. Lembra que os viajantes poderão experimentar produtos típicos da Toscânia, como o “vin brulè”, e os famosos bolos de Natal italianos, como o Panettone e o Pandoro.

Também, Rui Pinto Lopes evidenciou que “temos nova oferta para os Mercados de Natal em Cracóvia e Zakopane, combinando a grandiosidade histórica da primeira com o charme montanhoso da segunda”.

Em 2023, cerca de 1.500 pessoas viajaram connosco para os Mercados de Natal. Para 2024, temos 20 destinos diferentes, com os mais populares a serem a Suíça, os Bálticos e Estrasburgo, que continuam a atrair o maior número de viajantes, Rui Pinto Lopes, CEO da Pinto Lopes Viagens

A Pinto Lopes Viagens tem observado um crescimento significativo na adesão dos portugueses aos Mercados de Natal. Assim, “comparando 2023 a 2019, um ano antes da pandemia, passámos de 10 partidas para 40”, declarou o CEO da empresa, reforçando que “este aumento expressivo mostra não apenas a ampliação da nossa oferta, mas também a receção entusiástica do público”. Daí que “em 2023, cerca de 1.500 pessoas viajaram connosco para os Mercados de Natal. Para 2024, temos 20 destinos diferentes, com os mais populares a serem a Suíça, os Bálticos e Estrasburgo, que continuam a atrair o maior número de viajantes”, disse ainda Rui Pinto Lopes.

É neste sentido que o executivo aponta que os Mercados de Natal “são um produto muito específico e que nos é muito querido”. Deslumbrados pelas decorações de Natal das grandes cidades, o CEO da Pinto Lopes Viagens assegura que “acabámos rendidos aos encantos dos mercadinhos de Natal de Dresden, de Estrasburgo ou de Viena”, recordando que, na altura, ainda no século passado, esta era uma tradição praticamente desconhecida do público português, mas que foi muito bem acolhida”. E porquê? “A atmosfera destes mercados é única e festiva, com decorações de Natal, luzes brilhantes e tradições locais. Não há como resistir à prova da gastronomia natalícia – o vinho tinto aquecido com especiarias, os biscoitos de gengibre, os grandes e macios pretzels (doces ou salgados). Cada região tem a sua especialidade”.

Experiente nestas andanças, Rui Pinto Lopes explica: “A magia dos Mercados de Natal só é completa com os enfeites artesanais da árvore de Natal. Não são meros enfeites. São peças carregadas de tradição, que representam a habilidade e o artesanato locais. Há histórias e lendas natalícias, como o Quebra-Nozes na Alemanha, anjos e estrelas, Pais Natais, presépios, bolas decorativas. Podem incluir vidro soprado, madeira esculpida à mão, cerâmica pintada ou tecidos bordados – cada peça é única e o seu fabrico é uma arte centenária que passa de geração em geração”.

Autenticidade, sustentabilidade, tradição – são, na opinião do CEO da empresa, “algumas boas razões para que cada viajante coloque na sua árvore de Natal estas pequenas recordações. Carregam memórias de uma experiência especial, ligada à viagem, ao clima festivo e às tradições de Natal”. Por isso, a singularidade dos Mercados de Natal, em comparação a outros produtos, “reside na sua capacidade de criar conexões emocionais e experiências memoráveis”.

Agência Abreu: Procura aumenta todos os anos
Os Mercados de Natal na Abreu têm, sobretudo, procura para as cidades europeias que assim se promovem, como Berlim, Praga, Viena, Basileia, Varsóvia, Munique, Manchester, Londres, Paris, Bruxelas e Bruges, para dar alguns exemplos.  Este ano, de acordo com Pedro Quintela, diretor geral de vendas da Agência Abreu, “a nossa oferta tem em destaque um cruzeiro no Reno com os Mercados de Natal de Colmar e Estrasburgo, além dos programas para a Aldeia no Pai Natal na Lapónia”.

A nossa oferta tem em destaque um cruzeiro no Reno com os Mercados de Natal de Colmar e Estrasburgo, além dos programas para a Aldeia no Pai Natal na Lapónia, Pedro Quintela, diretor geral de Vendas da Agência Abreu

Na opinião do responsável, apesar de os Mercados de Natal poder ser considerado um produto de nicho, “é também um produto que agrada, e apesar de os feriados de dezembro deste ano coincidirem com fins-de-semana, a verdade é que, todos os anos, os portugueses já reservam, antecipadamente, alguns dias de férias para viver a intensidade da magia natalícia nestes mercados”. Daí que, apontou Pedro Quintela, “todos os anos verificamos um ligeiro aumento da procura por este tipo de produto, pelo que acreditamos que os portugueses já se deixaram encantar pela temática”, realçando que “as cidades europeias tendem a ser os destinos preferidos, pelo ambiente de sonho e a animação que promovem”.

Lusanova: Parte importante da programação
Os mercados de Natal “são um produto estratégico para a Lusanova, com um crescimento visível no interesse dos clientes que procuram experiências culturais e festivas de outros países”. Por isso, “investir neste segmento permite diversificar a nossa programação de inverno”, destacou Tiago Encarnação, diretor operacional do operador turístico.

Em relação à programação do ano passado, a maior novidade da Lusanova, conforme disse, é o novo programa Mercados de Natal na Escandinávia, onde sugere o cliente a explorar Copenhaga, cujo centro está repleto de mercados de Natal, como o de Nyhavn e Kongens Nyrtov. Este programa tem a duração de quatro dias e propõe também uma visita panorâmica às principais atrações da capital da Dinamarca. O roteiro continua para Estocolmo, a capital sueca, onde é proposta uma visita panorâmica à cidade velha, com destaque para as igrejas, o Palácio Real, a Catedral, e aos mercados de Natal, onde se pode experimentar o glogg, o tradicional vinho sueco.

A restante programação de Mercados de Natal da Lusanova inclui estadas de três, seis ou sete noites, com preços a partir de 630 euros, focando-se na Alemanha, Áustria, Suíça e Países Bálticos (Riga, Tallin e Vilnius).

Os Mercados de Natal são um produto estratégico para a Lusanova, com um crescimento visível no interesse dos clientes que procuram experiências culturais e festivas de outros países, Tiago Encarnação, diretor operacional da Lusanova

Tiago Encarnação revela ainda que os Mercados de Natal “têm sido uma parte importante da programação da Lusanova ao longo dos anos, e notamos um crescimento gradual na recetividade deste produto junto do cliente final”. Considera, por outro lado que, embora os mercados de Natal não sejam uma tradição enraizada em Portugal, “há um crescente interesse por parte dos portugueses em explorar estas experiências em destinos europeus onde estas tradições são fortes, como a Alemanha, Áustria, Suíça e os países nórdicos”.

Em relação ao número de passageiros transportados, o responsável não precisa, frisando apenas que “varia muito, dependendo da oferta de cada ano”. No entanto, em 2024, “estamos a crescer em relação ao ano anterior e os destinos continuam a ser a Europa Central”.

4TOURS: Produto a manter no portefólio
Uma das novidades da 4TOURS – Your Travel Partner para este ano e ainda com lugares disponíveis é o Mercado de Natal em Viena e Budapeste. Este circuito combina três das capitais Imperiais e destaca as tradições natalícias da Europa Central, nomeadamente: Viena, Budapeste e Bratislava, com tempos livres nos mercados de Natal e ainda a possibilidade de visitar os locais mais icónicos, revelou Mafalda Moura, Leisure Groups Reservations do operador turístico.

A 4TOURS apresenta seis circuitos para os Mercados de Natal na Europa com partidas desde Lisboa e acompanhamento dos seus guias desde o aeroporto. A seleção de circuitos com duração variável entre quatro e cinco dias, inclui opções como as cidades históricas de Munique e Nuremberga, desde 1.195€, ou Bruges e Bruxelas desde 1.240€, ou Viena & Budapeste desde 1.495€, Alpes da Baviera e Tirol desde 1.380€ ou ainda o Norte da Alemanha desde 1.250€.

Notamos que são viagens fáceis de serem comercializadas, principalmente quando os feriados do mês de dezembro permitem aos clientes usufruir de fins de semana prolongados, Mafalda Moura, Leisure Groups Reservations da 4Tours

A responsável reconhece que é um produto muito procurado pelos portugueses, e acredita que o principal fator será o ambiente único “que carateriza este tipo de eventos, quer pela gastronomia, pela música, pelo comércio e até mesmo pelas condições meteorológicas favoráveis para provar um vinho quente ou deliciar-se com os biscoitos natalícios”.

Apesar de ser um operador turístico novo no mercado, “ainda assim sentimos o crescimento da procura de ano para ano, principalmente o Mercado de Natal Estrasburgo & Colmar e o Mercado de Natal Bruges e Bruxelas”, indicou Mafalda Moura, para avançar que em relação às vendas deste ano “ainda temos lugares disponíveis pelo que ainda não conseguimos precisar o número de passageiros ou grupos fechados, mas podemos já adiantar o nosso top 3 de procura: Estrasburgo e Colmar, Nuremberga e Munique e Bruges e Bruxelas.

Uma certeza a 4TOURS tem: “Este será um tipo de produto constante no nosso portefólio, porque a procura assim o justifica. Notamos que são viagens fáceis de serem comercializadas, principalmente quando os feriados do mês de dezembro permitem aos clientes usufruir de fins de semana prolongados”.

Para além disso, continuou a Leisure Groups Reservations do operador turístico, “as experiências positivas ajudam no word of mouth e temos clientes que fazem connosco um mercado de Natal e escolhem o mercado de Natal para o ano seguinte”.

Em busca do Pai-Natal

“Em busca do Pai-Natal” é apenas uma das várias sugestões do operador turístico Nordictur com partidas diárias para a Aldeia do Pai-Natal, possíveis de adaptar ao gosto dos clientes.
“Mercados de Natal nas Capitais Nórdicas”, “Mercados de Natal nos Bálticos”, “Riga e o Mercado de Natal”, “Vilnius e o Mercado de Natal”, “Escapadinha na Terra do Pai-Natal”, “Antecipe o Natal na Aldeia do Pai-Natal – Rovaniemi”, “Lapónia e as Auroras”, “Magia da Lapónia”, “Natal na Terra do Pai Natal”, e “O melhor do Natal”, completam a oferta da Nordictur para esta altura festiva.
O pacote “Em busca do Pai-Natal” (quatro dias), que destacamos, é para estadias de 01 de novembro a 18 de dezembro, não inclui as passagens aéreas e respetivas taxas, e custa 1.915 € por pessoa (adulto) em quarto duplo no Santa’s Hotel Santa Claus. O preço para criança com menos de 12 anos em cama extra é de 805 €, e entre os 12 e os 14 anos, fica por 1.125 €.
Estes valores incluem sim os transferes in/out, três noites de alojamento em quarto standard no Hotel mencionado com pequeno-almoço, dois jantares, transporte para Santa Claus Village com almoço, tour das Auroras Boreais, Esconderijo ou Fábrica do Pai Natal, Santa Park com almoço e seguro multiviagens.
O programa completo com chegada e saída por
Rovaniemi (Aldeia do Pai-Natal) oferece visitas à famosa Aldeia do Pai Natal mesmo na linha do Círculo Polar Ártico, com tempo livre no espaço para compras de artigos regionais e recordações, e possibilidade de encontrar o próprio Pai Natal finlandês, enviar uma carta a amigos ou simplesmente tomar um reconfortante café; passeio de autocarro para tentativa de observação das famosas luzes do Norte (Auroras Boreais); e um dia é dedicado à temática natalícia com um tour que irá ao Esconderijo do Pai Natal ou à Fábrica do Pai Natal (dependendo do dia) e visita ao Santa Park.
Haverá ainda oportunidade de visitar a floresta dos sonhos, terra onde vivem os famosos duendes, ou fábrica de brinquedos. Os ajudantes especiais do Pai Natal irão partilhar os segredos e as suas tarefas natalícias, podendo o cliente da Nordictur participar em algumas atividades. Já no Santa Park, um mundo fascinante no interior de uma montanha, é possível visitar várias galerias e sentir o aroma dos famosos gingerbread.
Este convite do operador turístico permite a miúdos e graúdos descobrir uma terra encantada, que o Pai Natal escolheu para sua casa, e desfrutar de umas férias de Natal numa bonita localidade e numa atmosfera única, uma terra ainda natural, com um cenário coberto de neve branca e uma luz mágica, uma terra de passeios de trenó, puxado por renas ou huskies. Esta terra é Rovaniemi, a capital da Lapónia finlandesa no Círculo Polar Ártico. Aqui, as crianças poderão experimentar uma verdadeira fantasia de Natal, que se manterá para sempre na memória, aqui os seus olhos brilhar com encanto e alegria quando conhecem o verdadeiro Pai Natal e as suas renas.
No entanto, para além de toda a magia da terra do Pai Natal, a Lapónia terá ainda muito mais para oferecer com vários aldeamentos e estâncias de esqui espalhadas por todo o norte da Finlândia, Noruega e Suécia.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Forte de São João Batista, Berlengas

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Forte das Berlengas vai ser requalificado e transformado em Centro Interpretativo Ambiental

O Governo lembra que a ilha das Berlengas, que está classificada como Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO, “não dispõe de um centro de receção e de interpretação ambiental que possa contribuir para uma visita mais informada dos turistas”.

O Governo quer requalificar o Forte de São João Batista, na ilha das Berlengas, em Peniche, e transformá-lo em centro interpretativo ambiental desta reserva natural, avança a Lusa, que cita um despacho publicado em Diário da República.

“O Ministério do Ambiente e da Energia pondera a requalificação do Forte de São João Batista e a sua adaptação a centro de interpretação ambiental, tendo por base financiamento proveniente da taxa turística e do Fundo Ambiental”, lê-se no despacho.

O Forte de São João Batista é considerado monumento nacional mas “está degradado e muito aquém do potencial histórico e arquitetónico que possui”, sendo utilizado há décadas como “estrutura provisória de alojamento, dispondo de poucas condições”.

O Governo lembra que a ilha das Berlengas, que está classificada como Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO, “não dispõe de um centro de receção e de interpretação ambiental que possa contribuir para uma visita mais informada dos turistas”.

Por isso, o objetivo é “recuperar um forte degradado e transformá-lo num polo de conhecimento sobre a biodiversidade”, de forma a enriquecer a experiência dos visitantes que afluem às Berlengas e proporcionar uma estrutura de apoio a atividades científicas, especialmente fora de época turística”, refere o Ministério do Ambiente e da Energia.

A comissão de cogestão da Reserva Natural das Berlengas tem agora um prazo de seis meses para realizar um estudo que analise a viabilidade do projeto e de que modo pode contribuir para uma “gestão mais efetiva” da lotação da ilha.

O estudo deverá também contemplar os custos e fontes de financiamento, assim como soluções de autossuficiência hídrica e energética do espaço.

O projeto poderá ainda considerar “um espaço adequado de alojamento vocacionado para atividades prioritárias de índole educativa e científica, inclusivamente com valências laboratoriais que possam apoiar trabalhos de investigação”, admite o despacho.

A medida consta do Plano de Cogestão da Reserva Natural das Berlengas, que foi aprovado em dezembro de 2023.

Recorde-se que, desde 2022, que os visitantes das Berlengas pagam uma taxa turística de três euros por dia (crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos; metade para maiores de 65 nos), cujo valor arrecadado visa contribuir para a autossustentabilidade, procurando estabelecer o equilíbrio entre a conservação da natureza e a pressão turística.

Em 2023, as Berlengas receberam 77.586 visitantes, o que rendeu uma receita de 207 mil euros da taxa turística, sendo que desde 2019 que existe um limite máximo diário de 550 visitas à ilha em simultâneo, numa medida que visa minimizar os efeitos do turismo sobre as espécies e habitats naturais sensíveis, tendo em conta a pequena dimensão terrestre do arquipélago.

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Ryanair retoma ‘Painel de Clientes’ a 24 de abril

Os interessados em participar no ‘Painel de Clientes’ da Ryanair devem inscrever-se no website da companhia aérea, até dia 28 de fevereiro, sendo os candidatos selecionados contactados até 12 de março.

A Ryanair anunciou que, a 24 de abril, vai voltar a reunir os seus clientes europeus nos escritórios de Dublin, na Irlanda, para recolher a sua opinião sobre o futuro da aviação, em mais uma edição do ‘Painel de Clientes’ da transportadora low cost.

“Os candidatos selecionados vão aprender sobre os novos projetos interessantes e darão a sua opinião sobre o que a Ryanair pode fazer para melhorar a jornada do cliente enquanto a principal companhia aérea da Europa”, explica a companhia aérea, em comunicado.

Os clientes da Ryanair que participarem nesta iniciativa vão poder ainda conversar com Eddie Wilson, CEO da Ryanair, sobre o futuro da aviação, sendo que o melhor discurso ganha um vale-presente de 100 euros para usar na companhia aérea.

“Os selecionados serão levados ao escritório da Ryanair em Dublin para participar do ‘Painel de Clientes’, onde podem partilhar as suas ideias e recomendações para melhorar a experiência do cliente da Ryanair em 2025 e nos próximos anos. A Ryanair está comprometida em melhorar a experiência do cliente e espera crescer para 300 milhões de passageiros até 2034”, acrescenta a companhia aérea.

Os interessados em participar no ‘Painel de Clientes’ da Ryanair devem inscrever-se aqui, até dia 28 de fevereiro, sendo os candidatos selecionados contactados até 12 de março.

Como cortesia, a Ryanair oferece duas noites de alojamento para duas pessoas aos candidatos selecionados, assim como voos de ida e volta até Dublin e jantar a 24 de abril.

“Estamos muito satisfeitos põr trazer de volta nosso ‘Painel de Clientes Future Flyer’, dando aos clientes um papel direto na melhoria do serviço da Ryanair. Como esperamos atingir 300 milhões de passageiros até 2034, continuamos comprometidos em ouvir os nossos clientes e melhorar a sua experiência com a Ryanair”, refere Dara Brady, diretor de Marketing da companhia aérea.

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Foto: CP – Comboios de Portugal

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Governo confirma recondução do presidente da CP – Comboios de Portugal

Pedro Moreira ocupa a presidência da CP – Comboios de Portugal desde 2021, tendo sido o único membro do Conselho de Administração da empresa a ser reconduzido no cargo.

O Governo aprovou a resolução do Conselho de Ministros que reconduz Pedro Moreira como presidente do Conselho de Administração da CP – Comboios de Portugal, informa o comunicado do Conselho de Ministros desta quinta-feira, 13 de fevereiro.

Além de Pedro Moreira, foram também designados para o Conselho de Administração da CP – Comboios de Portugal Sara Maria Pereira do Nascimento como vice-presidente, assim como os vogais Ana Filipa Mendes Martins Pintado Ribeiro, Ana Maria Vicente da Silva Horta e João António Gomes Claro.

“Com exceção do presidente, uma vez que é reconduzido, foi ouvida a CReSAP que se pronunciou favoravelmente sobre as restantes designações”, refere ainda o comunicado do Conselho de Ministros.

Os novos membros do Conselho de Administração da empresa ferroviária não são, no entanto, desconhecidos da CP – Comboio de Portugal, uma vez que Filipa Ribeiro era, até aqui, responsável comercial da empresa, sendo que também Sara Nascimento já era um quadro da CP – Comboios de Portugal.

Recorde-se que a informação de que Pedro Moreira seria reconduzido no cargo já era conhecida desde o final do ano passado, na altura em que se soube que seria o único membro do Conselho de Administração a manter-se na CP – Comboios de Portugal.

Pedro Moreira assumiu a presidência interina da CP – Comboios de Portugal em 2021, substituindo Nuno Freitas, que tinha renunciado ao cargo. Em 2022, Pedro Moreira foi oficialmente designado pelo Governo para o cargo de presidente do Conselho de Administração, que agora é renovado por mais um triénio.

Formado em Engenharia Eletrotécnica, Pedro Moreira já tinha sido também diretor da unidade de manutenção de Alta Velocidade da EMEF, responsável pela manutenção dos comboios Alfa Pendular e vice-presidente CP – Comboios de Portugal desde julho de 2019, até à sua nomeação para presidente interino da empresa.

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Grupo Wine Tourism in Portugal de olho no mercado corporativo de luxo

Grupo Wine Tourism in Portugal, com sede no Porto, quer consolidar-se no mercado nacional com oferta de serviços de luxo ao universo corporativo, com o lançamento da ExperienceA, direcionada para as empresas. O consultor internacional de vinhos, Cláudio Martins, é embaixador das duas marcas de luxo do grupo.

Com um volume de negócios centrado quase totalmente no mercado internacional (97,5%), o Grupo Wine Tourism in Portugal quer agora consolidar o mercado nacional com a oferta de serviços de luxo ao universo corporativo, no chapéu da nova ExperienceA.

Detentora da Luxury Tours, a empresa aposta na experiência no segmento de luxo para avançar com uma aposta especializada no segmento de eventos e experiências corporativas de alto nível em Portugal. A nova marca está orientada para a organização de eventos que vão desde convenções e conferências a ações de team building, lançamentos de produtos e experiências imersivas focadas no networking e na integração, sempre com a chancela do luxo que carateriza o trabalho e o posicionamento do grupo.

Para sublinhar esta posição no mercado, o grupo desafiou o consultor internacional de vinhos, Cláudio Martins, CEO da Martins Wine Advisor, a assumir o papel de embaixador da Luxury Tours Portugal e da nova marca ExperienceA, com forma de redefinir “a arte de criar experiências corporativas únicas e transformando eventos em autênticas obras-primas, com a missão de trazer uma visão singular à curadoria de vinhos e experiências imersivas” diz  Sílvia Ferreira, fundadora e CEO do grupo Wine Tourism in Portugal.

A parceria com a Quinta da Vacaria, situada no Peso da Régua, uma das mais antigas quintas do vale do Douro, datada de 1616, representa isso mesmo, segundo o grupo, e dá o mote para as próximas sinergias que pretende criar com a Luxury Tours Portugal e ExperienceA.

“Vamos continuar a surpreender os nossos clientes com experiências novas e promissoras. O objetivo é continuarmos a redefinir o conceito de experiências de luxo no mercado e transformar sonhos em realidade”, completa Sílvia Ferreira.

A este grupo estão associadas mais três marcas: WINTP – Wine Tourism in Portugal, lançada em 2014, com o mesmo nome da empresa, que oferece um portal de reservas cômodo e seguro, incluindo diversas experiências vínicas e gastronômicas, cruzeiros vínicos, Spa e bem-estar, arte e cultura, golfe, aventura e natureza, abrangendo todo o território português, incluindo as ilhas.  Organiza também viagens personalizadas que envolvem os clientes no charme e na autenticidade da rica cultura do vinho e da gastronomia em Portugal. As experiências são feitas à medida e captam a essência dessa tradição, com itinerários personalizados que combinam as quintas e herdades – desde as mais antigas às mais modernas – situadas em paisagens onde a tradição e a inovação se cruzam.

 

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Reservar com antecedência é o novo ‘last minute’ da Soltour

O operador turístico Soltour comunicou ao mercado que reservar com antecedência é o seu novo ‘last minute”, campanha disponível até 18 de fevereiro, e que oferece descontos adicionais aos já existentes, além de benefícios como estadias gratuitas para crianças em hotéis selecionados.

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O operador turístico facilita o planeamento das férias de verão com descontos extra e vantagens especiais, incentivando a reserva antecipada, para lembrar que, perante os elevados níveis de ocupação em hotéis e voos, reservar férias com antecedência tornou-se uma prioridade para os viajantes que procuram os melhores preços e maior disponibilidade nos destinos mais procurados.

Esta iniciativa permite planear as férias com preços exclusivos e vantagens especiais, incluindo estadias gratuitas para crianças em hotéis selecionados. Além disso, a campanha incentiva a cultura de planeamento antecipado, assegurando maior disponibilidade de lugares nos destinos mais procurados e promovendo um turismo mais organizado e sustentável.

María José Vallejo, Head of Product Department para o mercado português defende que, num contexto de elevada procura e ocupação, “reservar com tempo não só garante as melhores condições, como também permite um planeamento tranquilo das férias, para adiantar que a proposta do operador turístico “facilita esta transição, oferecendo vantagens económicas e operacionais a partir dos dois principais aeroportos de Portugal”.

Para quem deseja explorar as ilhas espanholas, a Soltour disponibiliza voos diretos de Lisboa e do Porto para Ibiza, Menorca, Maiorca e Tenerife, garantindo ligações regulares para alguns dos destinos balneares mais procurados pelos portugueses. Além disso, os passageiros que partem do Porto terão ainda voos diretos para Almería e para a Costa Dourada (Reus), uma nova operação da Soltour para 2025.

No Mediterrâneo, o operador turístico reforça a sua oferta com operações estratégicas para a Tunísia, incluindo Djerba e Monastir a partir do Porto e Enfidha a partir de Lisboa. O norte de África contará ainda com voos diretos do Porto para Saïdia.

Na Europa Central, a Soltour aposta em dois destinos emergentes: Albânia e Eslovénia, com operações diretas a partir de Lisboa e do Porto, enquanto Cabo Verde mantém-se como uma das grandes apostas, com voos diretos de Lisboa e do Porto para a Ilha do Sal e Boa Vista.

Nas Caraíbas, um dos destinos de eleição da Soltour, os passageiros poderão contar com voos diretos a partir de Lisboa para Punta Cana (abril a outubro), La Romana (junho a setembro), Cayo Santa María, em Cuba (abril a setembro), e Varadero, em Cuba (maio a setembro). Além disso, o operador continuará a deter a operação exclusiva para Samaná, com voos diretos entre junho e agosto.

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Nova Edição: Entrevista a Catarina Paiva (Turismo de Portugal), Dakhla, Euroairlines e dossier Companhias Aéreas

A próxima edição do Publituris faz capa com a entrevista a Catarina Paiva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal. Além disso, viajámos até Dakhla, entrevistámos o CEO da Euroairlines e dedicamos o dossier às Companhias Aéreas.

Publituris

A entrevista a Catarina Paiva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, faz capa da nova edição do Publituris. A responsável pela área da formação do Turismo de Portugal faz o ponto da situação dos projetos que estão a ser desenvolvidos nas 12 Escolas de Hotelaria e Turismo, iniciativas que, conforme afirmou, “refletem o compromisso em preprar os profissionais para os desafios atuais e futuros, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade do setor. Catarina Paiva avança ainda que “estamos permanentemente atentos às necessidades de mercado para poder dar respostas alinhadas com o que os profissionais e empresas precisam”.

Prémios
Esta edição do Publituris divulga, novamente, a 13.ª edição dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025”.

Com 89 nomeados, as 15 categorias são: Melhor Operador Turístico, Melhor Agência Corporativa, Melhor Consolidador, Melhor DMC, Melhor Distribuidor B2B, Melhor GSA Aviação, Melhor Sistema Global de Distribuição, Melhor Empresa de Gestão Hoteleira, Melhor Empresa de Software de Gestão Hoteleira, Melhor Startup, Melhor Consultoria e Assessoria em Turismo, Melhor Formação Turismo, Melhor Parceiro Segurador, Melhor Empresa de Organização de Eventos, Melhor Venue para Eventos e Congressos, existindo ainda a categoria de Personalidade do Ano, prémio atribuído diretamente pela redação do Publituris.

Os vencedores serão conhecidos no primeiro dia da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, a 12 de março, a partir das 11h00.

Dakhla
Situada no sul de Marrocos, Dakhla é onde o mar beija o deserto, numa dança mágica, revelando-se como um destino de sonho para os amantes da natureza, da aventura e do bem-estar. O Publituris foi visitar a região a convite do Turismo de Marrocos.

Euroairlines
No ano em que celebra o 25.º aniversário, a Euroairlines registou um incremento de 150% na faturação, ultrapassando os 12 milhões de euros. Na FITUR, o Publituris conversou com Antonio López-Lázaro, CEO da companhia, que revelou que o objetivo é duplicar as receitas já em 2025.

Dossier: Companhias Aéreas
Em 2024, a procura por transporte aéreo manteve-se em alta e assim deve continuar no próximo verão IATA, esperam as companhias aéreas que operam em Portugal e que anteveem um verão de oportunidades, apesar das incertezas económicas e outros desafios que devem marcar a próxima época alta da aviação, que vigora entre 30 de março e 25 de outubro.

O próximo verão IATA vai, de resto, ficar marcado pela abertura de várias rotas e pelo aumento de capacidade de muitas das companhias aéreas que operam em Portugal. O Publituris conta tudo.

Pulse Report
O Publituris PULSE Portugal, uma parceria entre o Publituris e a Guestcentric, mostra que a evolução da procura no mês de janeiro de 2025 apresenta-se como a maior de sempre em termos de reservas em noites, com +7% face a janeiro de 2024.

Com a estrutura de mercado a ser igual a 2024, os EUA lideram com 29%, seguidos do mercado nacional (19%) e Reino Unido.

No que diz respeito ao desempenho por regiões, é a Madeira que lidera, com um crescimento de 29%, em janeiro de 2025 face ao mesmo mês de 2024, seguindo-se o Porto (+16%) e o Norte (+14%).

Já nas expectativas de fevereiro, é o Norte que lidera, com um crescimento de 51% face a fevereiro de 2024, seguindo-se o Algarve (+37%) e o Alentejo (+19%).

Opiniões
As opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) – “A agenda da sustentabilidade”; Ana Jacinto (secretária-geral da AHRESP) – “Turismo: O melhor ‘destino’ para o amor”; Tiago Afonso Pais (NAU São Rafael Suites) – “Como combater a sazonalidade e manter a qualidade da oferta?”; e Pedro Castro (SkyExpert) – “Não nos SAFamos”.

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Sevenair retoma voos Bragança-Portimão a 19 de fevereiro

Os voos da Sevenair na rota Bragança/Vila Real/Viseu/Portimão/Cascais vão contar com uma frequência diária, entre segunda-feira e sábado, até março, passando a duas ligações aéreas por dia entre abril e outubro.

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A Sevenair vai retomar, a 19 de fevereiro, os voos entre Bragança e Portimão, com escala em Cascais, informou a empresa que realiza os voos, após o Tribunal de Conta ter dado visto prévio ao contrato assinado entre o Estado e a Sevenair.

Os voos Bragança/Vila Real/Viseu/Portimão/Cascais vão contar com uma frequência diária, entre segunda-feira e sábado, até março, passando a duas ligações aéreas por dia entre abril e e outubro.

“Decorrente do contrato de concessão, válido por quatro anos, a Sevenair vai retomar os voos diários de segunda a sábado até março, duplicando a frequência entre abril e outubro, reforçando assim a oferta de operação num período de maior procura”, lê-se num comunicado enviado à imprensa pela Sevenair.

Na informação divulgada, a empresa explica que “o Governo viu-se na obrigação de recorrer a um novo ajuste direto com vista a garantir a continuidade da rota”, uma vez que houve vários atrasos após o lançamento do concurso público.

“Uma vez que ainda era necessário regularizar a dívida financeira, a Sevenair decidiu suspender as ligações entre Bragança e Portimão a partir de 1 outubro, data em que terminou o segundo ajuste direto realizado com a companhia para que pudesse assegurar a rota”, explica ainda a Sevenair.

Recorde-se que o anterior contrato entre o Estado e a Sevenair decorreu entre março de 2019 e fevereiro de 2022, tendo sido prorrogado até fevereiro de 2024.

 

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Edição Digital

Edição Digital: Entrevista a Catarina Paiva (Turismo de Portugal) Dakhla, Euroairlines e dossier companhias aéreas

A próxima edição do Publituris faz capa com a entrevista a Catarina Paiva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal. Além disso, viajámos até Dakhla, entrevistámos o CEO da Euroairlines e dedicamos o dossier às Companhias Aéreas.

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A entrevista a Catarina Paiva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, faz capa da nova edição do Publituris. A responsável pela área da formação do Turismo de Portugal faz o ponto da situação dos projetos que estão a ser desenvolvidos nas 12 Escolas de Hotelaria e Turismo, iniciativas que, conforme afirmou, “refletem o compromisso em preprar os profissionais para os desafios atuais e futuros, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade do setor. Catarina Paiva avança ainda que “estamos permanentemente atentos às necessidades de mercado para poder dar respostas alinhadas com o que os profissionais e empresas precisam”.

Prémios
Esta edição do Publituris divulga, novamente, a 13.ª edição dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025”.

Com 89 nomeados, as 15 categorias são: Melhor Operador Turístico, Melhor Agência Corporativa, Melhor Consolidador, Melhor DMC, Melhor Distribuidor B2B, Melhor GSA Aviação, Melhor Sistema Global de Distribuição, Melhor Empresa de Gestão Hoteleira, Melhor Empresa de Software de Gestão Hoteleira, Melhor Startup, Melhor Consultoria e Assessoria em Turismo, Melhor Formação Turismo, Melhor Parceiro Segurador, Melhor Empresa de Organização de Eventos, Melhor Venue para Eventos e Congressos, existindo ainda a categoria de Personalidade do Ano, prémio atribuído diretamente pela redação do Publituris.

Os vencedores serão conhecidos no primeiro dia da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, a 12 de março, a partir das 11h00.

Dakhla
Situada no sul de Marrocos, Dakhla é onde o mar beija o deserto, numa dança mágica, revelando-se como um destino de sonho para os amantes da natureza, da aventura e do bem-estar. O Publituris foi visitar a região a convite do Turismo de Marrocos.

Euroairlines
No ano em que celebra o 25.º aniversário, a Euroairlines registou um incremento de 150% na faturação, ultrapassando os 12 milhões de euros. Na FITUR, o Publituris conversou com Antonio López-Lázaro, CEO da companhia, que revelou que o objetivo é duplicar as receitas já em 2025.

Dossier: Companhias Aéreas
Em 2024, a procura por transporte aéreo manteve-se em alta e assim deve continuar no próximo verão IATA, esperam as companhias aéreas que operam em Portugal e que anteveem um verão de oportunidades, apesar das incertezas económicas e outros desafios que devem marcar a próxima época alta da aviação, que vigora entre 30 de março e 25 de outubro.

O próximo verão IATA vai, de resto, ficar marcado pela abertura de várias rotas e pelo aumento de capacidade de muitas das companhias aéreas que operam em Portugal. O Publituris conta tudo.

Pulse Report
O Publituris PULSE Portugal, uma parceria entre o Publituris e a Guestcentric, mostra que a evolução da procura no mês de janeiro de 2025 apresenta-se como a maior de sempre em termos de reservas em noites, com +7% face a janeiro de 2024.

Com a estrutura de mercado a ser igual a 2024, os EUA lideram com 29%, seguidos do mercado nacional (19%) e Reino Unido.

No que diz respeito ao desempenho por regiões, é a Madeira que lidera, com um crescimento de 29%, em janeiro de 2025 face ao mesmo mês de 2024, seguindo-se o Porto (+16%) e o Norte (+14%).

Já nas expectativas de fevereiro, é o Norte que lidera, com um crescimento de 51% face a fevereiro de 2024, seguindo-se o Algarve (+37%) e o Alentejo (+19%).

Opiniões
As opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) – “A agenda da sustentabilidade”; Ana Jacinto (secretária-geral da AHRESP) – “Turismo: O melhor ‘destino’ para o amor”; Tiago Afonso Pais (NAU São Rafael Suites) – “Como combater a sazonalidade e manter a qualidade da oferta?”; e Pedro Castro (SkyExpert) – “Não nos SAFamos”.

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Meeting Industry

XII Workshops Internacionais do Turismo Religioso a 6 e 7 de março em Fátima e Guarda

Os Workshops Internacionais do Turismo Religioso, que regressam a Fátima e à Guarda, na sua 12ª edição, nos dias 6 e 7 de março, começam com uma conferência, cuja abertura contará com intervenções do padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, Purificação Reis, presidente da ACISO, Francisco Calheiros, presidente da CTP, Luís Albuquerque, presidente da CM de Ourém, e Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo.

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O IWRT – International Workshops on Religious Tourism é o evento de referência para profissionais do setor do Turismo Religioso que pretendam reforçar a internacionalização do seu negócio. Estes workshops internacionais são uma plataforma que reúne operadores turísticos internacionais, dos diferentes continentes, com empresários do setor, e que anualmente, decorrem em Fátima e na Guarda.

Para além dos encontros B2B, os workshops contam, habitualmente, com uma conferência. Nesta edição, terá lugar uma conferência inter-religiosa cujo tema central será “Turismo Religioso como Caminho de Paz e Fraternidade Humana”, que contará com a participação dos representantes: da Igreja Católica, Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima; do Judaísmo, Isaac Assor, Ex -vice -presidente da Comunidade Judaica de Lisboa, desenvolve atividade no setor do turismo; do Budismo, Paulo Borges, ex-presidente da União Budista Portuguesa e professor de Filosofia da Religião na Universidade de Lisboa; do Hinduísmo, Shiv Kumar Singh, presidente da Associação Casa da Índia e diretor do Centro de Estudos Indianos; da Igreja Evangélica, Sandra Reis, presidente da Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal; e do Islão,  Abdullah Seedat, imã da Comunidade Islâmica de Palmela.

O IWRT reúne em Fátima e na Guarda, cerca de 130 operadores turísticos internacionais especializados em outgoing, de mais de 30 diferentes países, daí que, de acordo com a ACISO, entidade que os promove, participar oferece a oportunidade de realizar dois dias de reuniões de contactos de negócio, criar conexões valiosas, estabelecer parcerias e ampliar a rede de contactos.

O programa do evento conta com a realização de conferências / painéis de discussão com especialistas que darão insights sobre as últimas tendências, inovações e desafios no turismo religioso, ferramentas consideradas valiosas para atualizar estratégias de negócio, e uma oportunidade de gerar novas oportunidades de negócio e aumentar a visibilidade das marcas presentes.

Continuando o Turismo Religioso a ser um dos segmentos com grande potencial de crescimento dentro da indústria do turismo, participar no IWRT permite explorar novas oportunidades do mercado de forma a que se adapte às necessidades dos atuais viajantes que procuram experiências espirituais e culturais autênticas.

Os objetivos são: fomentar uma bolsa de contactos de negócios entre os participantes; promover Portugal, a nível internacional, como destino privilegiado em Turismo Religioso; e reforçar a relevância do Turismo Religioso no contexto do setor turístico mundial.

Destina-se a operadores turísticos internacionais e nacionais, empresários do setor da Hotelaria e Turismo, bem como a líderes de opinião e outros profissionais do trade.

 

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MSC World America

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MSC Cruzeiros soma 52.699 passageiros em 2024 e atinge quota de mercado de 64,8% em Portugal

A MSC Cruzeiros terminou o ano de 2024 com um total de 52.699 passageiros em cruzeiros regulares, o que corresponde a um aumento de 5,4% face ao ano de 2023 e a uma quota de mercado de 64,8% em Portugal, segundo comunicado da companhia.

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A MSC Cruzeiros terminou o ano de 2024 com um total de 52.699 passageiros em cruzeiros regulares, o que corresponde a um aumento de 5,4% face ao ano de 2023 e a uma quota de mercado de 64,8% em Portugal.

“Este resultado demonstra a forte preferência dos portugueses pelos cruzeiros da MSC, que oferece uma variedade de destinos e experiências a bordo de seus navios modernos e luxuosos”, congratula-se a companhia de cruzeiros, num comunicado enviado à imprensa.

Segundo Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros em Portugal, os resultados superaram as expectativas da companhia de cruzeiros, que atingiu “todos os objetivos previstos para este ano”.

“É com grande satisfação que temos vindo a ter um crescimento consistente no número de passageiros, superando as expetativas e consolidando a nossa posição como líderes de mercado. O ano de 2024 não foi exceção e voltámos a atingir todos os objetivos previstos para este ano e continuámos a inovar e a apresentar cada vez mais novidades”, afirma o responsável.

Eduardo Cabrita destaca os cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa no verão como um dos pontos altos da MSC Cruzeiros em 2024, assim como os cruzeiros com partida e chegada ao Funchal no inverno, além das escalas inaugurais do MSC Euribia em Lisboa e no Funchal e do MSC Virtuosa em Ponta Delgada.

Os cruzeiros portugueses, acrescenta o responsável, estiveram entre os mais procurados no mercado nacional, com destaque para os itinerários Lisboa-Lisboa, assim como para os itinerários no Mediterrâneo, o que, atribui Eduardo Cabrita, se deve à “proximidade geográfica”.

“Os cruzeiros com embarque e desembarque no Funchal têm vindo a apresentar números muito positivos e tem sido um produto muito apreciado especialmente pelos madeirenses. Ainda assim, nos últimos anos temos assistido a um crescimento acentuado na procura por regiões como o Norte da Europa e as Caraíbas que têm vindo a representar uma fatia cada vez maior nas nossas vendas”, refere ainda o diretor-geral da MSC Cruzeiros em Portugal.

Além disso, o responsável considera que também os eventos comerciais, como a BTL, o MSC All-Stars at the Sea e o roadshow da companhia, foram importantes para os resultados alcançados.

Otimismo em alta para 2025

Os bons resultados de 2024 dão otimismo à MSC Cruzeiros quanto a 2025, com Eduardo Cabrita a admitir que a companhia de cruzeiros quer “continuar a crescer”, de forma a consolidar a sua posição no mercado.

“As expetativas são sempre muito elevadas e queremos continuar a crescer, consolidando a nossa posição no mercado, pelo que esperamos que 2025 seja um ano ainda melhor em termos de número de passageiros e a chegada do MSC World America irá certamente ajudar nessa tendência de crescimento”, avança o responsável.

Para 2025, garante o diretor-geral da MSC Cruzeiros Portugal, a companhia de cruzeiros vai voltar a contar com “cruzeiros imperdíveis para todos os gostos”, seja “embarcando à porta de casa com os cruzeiros portugueses, descobrindo a beleza das ensolaradas Caraíbas e do cativante Mediterrâneo ou do deslumbrante Norte da Europa”.

 

 

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