Passaporte português permite visitar 191 destinos sem visto e está no Top5 dos mais valiosos do mundo
O passaporte português encontra-se na quarta posição do ranking Henley Passport Index, que é elaborado com base em dados da IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, permitindo visitar 191 destinos em todo o mundo, sem necessidade de visto turístico.
Publituris
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Encontro sobre Turismo Arqueológico dia 30 de novembro em Braga
Comboio Histórico do Vouga veste-se de Natal e promete espalhar magia
O passaporte português permite visitar 191 países sem necessidade de visto e, por isso, é considerado um dos mais valiosos do mundo, figurando na quarta posição do ranking Henley Passport Index, que é elaborado com base em dados da IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo.
O primeiro lugar deste ranking, que é considerado uma ferramenta de referência na avaliação dos passaportes mundiais em termos de mobilidade global, é partilhado por quatro países europeus, concretamente Espanha, França, Alemanha e Itália, e pelos asiáticos Japão e Singapura, uma vez que os passaportes destes países permitem visitar 194 em 227 destinos em todo o mundo.
A segunda posição é partilhada pela Finlândia e pela Coreia do Sul, com o passaporte destes países a permitirem visitar 193 países, seguindo-se, na terceira posição, a Áustria, a Dinamarca, a Irlanda e os Países Baixos, com 192 destinos possíveis.
O passaporte português encontra-se colocado na quarta posição, que é partilhada com a Bélgica, Luxemburgo, Noruega e Reino Unido, todos permitindo visitar 191 destinos, enquanto a Grécia, Malta e a Suíça encerram o Top5, ao permitirem a visita a 190 destinos sem necessidade de visto turístico.
A segunda metade do Top 10 deste ranking conta ainda com países como Austrália, República Checa, Nova Zelândia e Polónia na sexta posição e permitindo a visita a 189 países; Canadá, Hungria e EUA, no sétimo lugar e com visita a 188 destinos; Estónia e Lituânia, no oitavo lugar e a visita a 187 destinos; Letónia, Eslováquia e Eslovénia, na nona posição e visita a 186 países, enquanto o passaporte da Islândia fecha o Top10, permitindo a visita a 185 destinos.
“O número médio de destinos aos quais os viajantes podem aceder sem visto quase duplicou, passando de 58 em 2006, para 111 em 2024. No entanto, à medida que entramos no novo ano, os países mais bem classificados podem agora viajar para um número impressionante de países, enquanto o Afeganistão, no final da classificação, só tem acesso a 28 países isentos de visto”, afirma Christian H. Kaelin, presidente da Henley & Partners, que é responsável pela elaboração deste ranking.