Portos europeus recebem perto de 350 milhões de passageiros em 2022
O transporte marítimo de passageiros continuou a recuperar fortemente, em 2022, com os dados do Eurostat a indicar um crescimento de 30% face a 2021 e 51% relativamente a 2020. Contudo, a indústria dos cruzeiros está ainda 17% abaixo dos níveis de 2019. Portugal aparece, em 2022, com perto de 1,4 milhões de passageiros.
Victor Jorge
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No ano 2022, os portos da União Europeia (UE) receberam 348,6 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 30% face aos 267,9 milhões de passageiros de 2021 e mis 51% relativamente aos 230,1 milhões de 2020, mostram os dados do Eurostat.
Contudo, estes indicadores estão ainda 17% abaixo do registado em 2019, quando o número de passageiros nos portos da UE atingiu os 418,5 milhões de passageiros.
Após uma quebra constante entre 2008 e 2014, com exceção de 2013, o número total de passageiros que embarcaram e desembarcaram nos portos da UE aumentou entre 2014 e 2019. Após o pico em 2019, com 418,5 milhões de passageiros, registou-se um declínio acentuado (-45%) no ano de 2020 afetado pela COVID-19, tendo o número de passageiros recuperado em 2021 e 2022.
Grécia e Itália mantêm-se na liderança
Em 2022, Grécia, Itália e Dinamarca representavam quase metade do transporte marítimo de passageiros na UE. Os portos gregos registaram 70,1 milhões de passageiros (20% do total da UE), seguidos pela Itália com 53,8 milhões (15%) e pela Dinamarca com 41,2 milhões de passageiros (12%).
Croácia e Espanha também tiveram números substanciais, com 33,0 milhões (9%) e 31,3 milhões (9%) de passageiros, respetivamente.
Portugal aparece com 1,382 milhões de passageiros, em 2022, mais 322 mil que em 2021. Já em 2019 e 2020, os portos portugueses tiveram 822 mil e 846 mil passageiros a embarcarem e desembarcarem, respetivamente.
Ao comparar 2022 com 2021, o Eurostat mostra que o número de passageiros transportados por via marítima aumentou em 18 dos 21 países da UE com dados disponíveis. O maior aumento no número de passageiros foi registado na Grécia (+17,8 milhões de passageiros; +34%), Espanha (+12,4 milhões; +66%), Alemanha (+8,2 milhões; +42%) e França (+8 milhões; +73%).
Dois países que registaram maiores diminuições, destaque para Itália com menos 4 milhões de passageiros, ou seja, -7% quando comparado 2022 com 2021.
Apenas dois países ultrapassaram os valores de 2019, quando o transporte de passageiros atingiu o pico antes do revés da COVID-19: Eslovénia (+3.000, +12,2%) e Bulgária (+2.000, +37,2%).
Messina continuou a ser o maior porto de passageiros da UE em 2022
Os cinco portos de passageiros mais movimentados da UE incluíam quatro portos no Mediterrâneo e um no Mar Báltico. Messina, na Itália, continuou a ser o porto de passageiros da UE mais movimentado em 2022, com 9,4 milhões de passageiros. Seguiram-se Reggio di Calabria, também em Itália, (8,8 milhões de passageiros), Pireu na Grécia (8,3 milhões), Helsínquia na Finlândia (8 milhões) e Palma de Maiorca em Espanha (7,7 milhões).
Para todos os cinco portos, o tráfego de passageiros aumentou em 2022 em comparação com 2021. O porto de Helsínquia registou o maior aumento, com um crescimento significativo de 112,8%. O Pireu registou um aumento de 38,5%, seguido de Palma de Maiorca, com uma evolução de 32%, Messina (+14,1%) e Reggio di Calabria (+9%).
De acordo com os dados agora disponibilizados pelo Eurostat, o tráfego de passageiros permaneceu abaixo dos níveis pré-pandemia de 2019 para todos os cinco principais portos: Helsínquia (-31,5%), Messina (-19,3%), Reggio di Calabria (-18,8%), Pireu (-11,4%) e Palma de Maiorca (-2,1%).