Vila Foz Hotel & Spa distinguido com o certificado Biosphere
O Vila Foz Hotel & SPA, no Porto, acaba de ser distinguido com o certificado Biosphere, o primeiro que segue os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, e que visa promover um turismo sustentável e criar um equilíbrio ambiental, económico e sociocultural nos diferentes destinos.
Carolina Morgado
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Susana Tavares, Chief Commercial Officer do Vila Foz Hotel & SPA, lembra que “são várias as ações que temos desenvolvido no âmbito do nosso compromisso com as práticas sustentáveis, desde a utilização de painéis solares para aquecimento da água, sensores de movimento e temporizadores de regulação da iluminação nas áreas públicas e utilização de gás natural, de forma a evitar o recurso a fontes mais poluentes, ao uso de materiais recicláveis, redução do plástico e mobilidade sustentável, com pontos de carregamento para viaturas elétricas e disponibilização de bicicletas”.
Desde a sua abertura, em 2019, que o Vila Foz Hotel & SPA tem na sua estratégia de negócio práticas de sustentabilidade, que além da eficiência energética e hídrica e da mobilidade sustentável, incluem o consumo e produção responsável, tanto no hotel como nos seus dois restaurantes. A unidade desenvolve ainda uma política de compras sustentável, dando primazia a produtores da região e com denominação de origem, contribuindo para a economia local e, consequentemente, para a redução da pegada de carbono associada ao transporte de bens.
Com mais de 25 anos de existência, o sistema Biosphere foi criado pelo Instituto de Turismo Responsável (RTI), com o objetivo de transmitir as diretrizes das Nações Unidas de forma fácil e adaptada para ensinar às sociedades como alcançar estilos de vida e modelos alinhados com os princípios e objetivos globais de sustentabilidade. Além dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a certificação baseia-se nos critérios da UNESCO e da Organização Mundial de Turismo, respeitando o Acordo de Paris, sobre as alterações climáticas.
A metodologia e sistema de gestão Biosphere foi reconhecido em 2021 como a melhor ferramenta de certificação de sustentabilidade no mundo, e representa um caminho de melhoria contínua rumo ao “Horizonte 2030”.