Vila Foz Hotel & Spa distinguido com o certificado Biosphere
O Vila Foz Hotel & SPA, no Porto, acaba de ser distinguido com o certificado Biosphere, o primeiro que segue os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, e que visa promover um turismo sustentável e criar um equilíbrio ambiental, económico e sociocultural nos diferentes destinos.

Carolina Morgado
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Arcos de Valdevez apresenta plano de posicionamento e desenvolvimento turístico sustentável
“Vinho da Casa” vai apresentar 100 vinhos, 20 produtores, durante 3 dias, em Lisboa
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Susana Tavares, Chief Commercial Officer do Vila Foz Hotel & SPA, lembra que “são várias as ações que temos desenvolvido no âmbito do nosso compromisso com as práticas sustentáveis, desde a utilização de painéis solares para aquecimento da água, sensores de movimento e temporizadores de regulação da iluminação nas áreas públicas e utilização de gás natural, de forma a evitar o recurso a fontes mais poluentes, ao uso de materiais recicláveis, redução do plástico e mobilidade sustentável, com pontos de carregamento para viaturas elétricas e disponibilização de bicicletas”.
Desde a sua abertura, em 2019, que o Vila Foz Hotel & SPA tem na sua estratégia de negócio práticas de sustentabilidade, que além da eficiência energética e hídrica e da mobilidade sustentável, incluem o consumo e produção responsável, tanto no hotel como nos seus dois restaurantes. A unidade desenvolve ainda uma política de compras sustentável, dando primazia a produtores da região e com denominação de origem, contribuindo para a economia local e, consequentemente, para a redução da pegada de carbono associada ao transporte de bens.
Com mais de 25 anos de existência, o sistema Biosphere foi criado pelo Instituto de Turismo Responsável (RTI), com o objetivo de transmitir as diretrizes das Nações Unidas de forma fácil e adaptada para ensinar às sociedades como alcançar estilos de vida e modelos alinhados com os princípios e objetivos globais de sustentabilidade. Além dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a certificação baseia-se nos critérios da UNESCO e da Organização Mundial de Turismo, respeitando o Acordo de Paris, sobre as alterações climáticas.
A metodologia e sistema de gestão Biosphere foi reconhecido em 2021 como a melhor ferramenta de certificação de sustentabilidade no mundo, e representa um caminho de melhoria contínua rumo ao “Horizonte 2030”.