Aeroportos da Madeira e do Porto entre os melhores da Europa nos prémios ACI-Europe
Os vencedores do prémio anual de melhor aeroporto ACI-Europe foram anunciados esta terça-feira em Barcelona. Na categoria menos de cinco milhões de passageiros, o prémio foi para o Aeroporto da Madeira, juntamente com o de Menorca, enquanto, na categoria de 10-25 milhões de passageiros, o Aeroporto do Porto – Francisco Sá Carneiro também foi distinguido.
Carolina Morgado
Estamos de regresso em 2025
Holiday Inn Porto Gaia entra no ano novo inspirado na Era Disco dos anos 70 e 80
Etihad Airways anuncia mudanças nos pedidos de grupos
China Airlines compra 24 aviões à Boeing e Airbus
Sesimbra Oceanfront Hotel convida a celebrar a passagem de ano com vista deslumbrante sobre o mar
Ilha Terceira recebe 13.º Congresso da APECATE em abril de 2025
Turkish Airlines arrecada novo recorde e torna-se na companhia aérea que voa para mais países
Crescimento do PIB em Portugal abre boas perspetivas para 2025, diz Outlook da Mastercard
Tascaria São Rafael é o spot perfeito com clássicos modernos portugueses para um fim de ano inesquecível
Flixbus reforça operações doméstica e internacional para o Natal
Durante o Jantar de Gala da ACI-Europe, que decorreu terça-feira, em Barcelona, no âmbito da Assembleia Geral Anual Mundial, Conferência e Exposição da organização, foram distinguidos os serviços aeroportuários e aeroportos que mais se destacam na Europa.
Os Best Airport Awards são uma oportunidade para reconhecer a excelência, as principais realizações e a liderança de pensamento em toda uma gama de atividades aeroportuárias e para aeroportos de todos os tamanhos e perfis. À medida que a indústria continua a moldar o seu futuro pós-pandémico, os prémios deste ano enfatizaram tópicos importantes como sustentabilidade, inovação, eficiência operacional e resiliência. Esses prémios são divididos em cinco grupos com base no tráfego de passageiros de 2019 (menos de 5 milhões, 5-10 milhões, 10-25 milhões, 25-40 milhões e mais de 40 milhões).
Cinco prémios adicionais de categoria especial também são concedidos para homenagear o desempenho excecional nas áreas de Acessibilidade, Transformação Digital, Ecoinovação, Recursos Humanos e Parceiro Mundial de Negócios. Os vencedores e os aeroportos distinguidos foram selecionados por um painel de juízes especializados.
O prémio para o aeroporto mais acessível para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida foi para o de Alicante, enquanto, o aeroporto de Praga venceu o prémio de transformação digital, e o aeroporto Fiumicino de Roma também foi muito elogiado nesta categoria.
O vencedor do prémio de ecoinovação foi o aeroporto de Gatwick, e coube a menção honrosa nesta categoria ao aeroporto internacional. Por sua vez a excelência em recursos humanos foi para o Aeroporto de Bolonha, com o aeroporto de Praga a receber também uma distinção nesta categoria.
A ACI-Europe reconhece, todos os anos, um parceiro de negócios mundial, seja pessoa física ou jurídica, que tenha feito contribuições significativas para a indústria. Nesta edição, o vencedor, Smiths Detection, foi selecionado pelo Conselho da ACI-Europe pela sua participação ativa no trabalho do Comité de Segurança da Aviação durante mais de uma década.
Na noite de prémios, e na categoria de menos de cinco milhões de passageiros os dois vencedores foram os aeroportos da Madeira e de Menorca.
Segundo a organização, tanto o aeroporto da Madeira como o aeroporto de Menorca apresentaram desempenhos excecionais, nomeadamente nas suas recuperações pós-pandemia; com o Aeroporto da Madeira a somar novas companhias aéreas e rotas.
O aeroporto da Madeira também foi elogiado pelos juízes por seu compromisso com a sustentabilidade, juntamente com os seus investimentos significativos para melhorar a acessibilidade e a experiência do passageiro, revela ainda a ACI-Europe em comunicado.
Na categoria de 5-10 milhões de passageiros o aeroporto vencedor foi o de Milão Linate, de 10-25 milhões de passageiros, o de Helsínquia, enquanto o do Porto – Francisco SA Carneiro também foi distinguido nesta categoria. O aeroporto internacional de Atenas foi o vencedor na categoria de 25-40 milhões de passageiros, e de mais de 40 milhões de passageiros o de Roma Fiumicino. Vários outros aeroportos europeus receberam também menções honrosas.