Aeroportos da Madeira e do Porto entre os melhores da Europa nos prémios ACI-Europe
Os vencedores do prémio anual de melhor aeroporto ACI-Europe foram anunciados esta terça-feira em Barcelona. Na categoria menos de cinco milhões de passageiros, o prémio foi para o Aeroporto da Madeira, juntamente com o de Menorca, enquanto, na categoria de 10-25 milhões de passageiros, o Aeroporto do Porto – Francisco Sá Carneiro também foi distinguido.
Carolina Morgado
Município de Albufeira retoma visitas guiadas ao centro antigo da cidade
Lusanova promove formação online sobre a Madeira
Grande evento de BTT nas Montanhas Mágicas adiado
Comboio Presidencial: Próxima paragem é no Museu do Vinho de São João da Pesqueira
Airmet e W2M reúnem 40 agências de viagens na República Dominicana em evento de formação
Dreams Madeira Resort, Spa & Marina da marca Inclusive Collection by Hyatt já abriu
Portugal tem 15 hotéis nomeados para os prémios de excelência da Condé Nast Johansens 2025
Hilton abre Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton nas próximas semanas
Redes sociais influenciam viagens dos portugueses, diz estudo da eDreams
Fly Angola muda horário dos voos para São Tomé
Durante o Jantar de Gala da ACI-Europe, que decorreu terça-feira, em Barcelona, no âmbito da Assembleia Geral Anual Mundial, Conferência e Exposição da organização, foram distinguidos os serviços aeroportuários e aeroportos que mais se destacam na Europa.
Os Best Airport Awards são uma oportunidade para reconhecer a excelência, as principais realizações e a liderança de pensamento em toda uma gama de atividades aeroportuárias e para aeroportos de todos os tamanhos e perfis. À medida que a indústria continua a moldar o seu futuro pós-pandémico, os prémios deste ano enfatizaram tópicos importantes como sustentabilidade, inovação, eficiência operacional e resiliência. Esses prémios são divididos em cinco grupos com base no tráfego de passageiros de 2019 (menos de 5 milhões, 5-10 milhões, 10-25 milhões, 25-40 milhões e mais de 40 milhões).
Cinco prémios adicionais de categoria especial também são concedidos para homenagear o desempenho excecional nas áreas de Acessibilidade, Transformação Digital, Ecoinovação, Recursos Humanos e Parceiro Mundial de Negócios. Os vencedores e os aeroportos distinguidos foram selecionados por um painel de juízes especializados.
O prémio para o aeroporto mais acessível para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida foi para o de Alicante, enquanto, o aeroporto de Praga venceu o prémio de transformação digital, e o aeroporto Fiumicino de Roma também foi muito elogiado nesta categoria.
O vencedor do prémio de ecoinovação foi o aeroporto de Gatwick, e coube a menção honrosa nesta categoria ao aeroporto internacional. Por sua vez a excelência em recursos humanos foi para o Aeroporto de Bolonha, com o aeroporto de Praga a receber também uma distinção nesta categoria.
A ACI-Europe reconhece, todos os anos, um parceiro de negócios mundial, seja pessoa física ou jurídica, que tenha feito contribuições significativas para a indústria. Nesta edição, o vencedor, Smiths Detection, foi selecionado pelo Conselho da ACI-Europe pela sua participação ativa no trabalho do Comité de Segurança da Aviação durante mais de uma década.
Na noite de prémios, e na categoria de menos de cinco milhões de passageiros os dois vencedores foram os aeroportos da Madeira e de Menorca.
Segundo a organização, tanto o aeroporto da Madeira como o aeroporto de Menorca apresentaram desempenhos excecionais, nomeadamente nas suas recuperações pós-pandemia; com o Aeroporto da Madeira a somar novas companhias aéreas e rotas.
O aeroporto da Madeira também foi elogiado pelos juízes por seu compromisso com a sustentabilidade, juntamente com os seus investimentos significativos para melhorar a acessibilidade e a experiência do passageiro, revela ainda a ACI-Europe em comunicado.
Na categoria de 5-10 milhões de passageiros o aeroporto vencedor foi o de Milão Linate, de 10-25 milhões de passageiros, o de Helsínquia, enquanto o do Porto – Francisco SA Carneiro também foi distinguido nesta categoria. O aeroporto internacional de Atenas foi o vencedor na categoria de 25-40 milhões de passageiros, e de mais de 40 milhões de passageiros o de Roma Fiumicino. Vários outros aeroportos europeus receberam também menções honrosas.