O muito que há de novo nos parques temáticos e de diversões nacionais
Com o verão à porta, os parques temáticos e de diversões nacionais apostaram em novas atrações e novos espaços para receber os visitantes, que se espera que regressem em força depois de mais de dois anos de pandemia.
Inês de Matos
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Novas atrações e espaços para receber os visitantes, assim como animais provenientes de outras paragens ou até já extintos são algumas das novidades que prometem marcar o verão de 2023 nos parques temáticos e de diversões existentes em território nacional, que estão a investir para atrair um número ainda maior de visitantes.
Saiba que novidades vão estar disponíveis, este verão, nos vários parques existentes de Norte a Sul de Portugal.
Dino Parque
O parque da Lourinhã dedicado aos dinossauros oferece, como diz Luís Rocha, diretor-geral do parque, “uma experiência de “edutaiment” em família”, na qual os modelos à escala real, com um elevado realismo e carácter científico, são um dos aspetos mais apreciados.
Mas há muito mais que agrada aos visitantes e que motiva a visita ao parque. O “Paleo Camp”, onde é possível descobrir tudo sobre Paleontologia, é uma das experiências mais solicitadas. Apreciado é também o espaço museológico, que conta com uma exposição de fósseis reais e réplicas de dinossauros que viveram no território onde hoje está o concelho da Lourinhã.
Recentemente, o Dino Parque passou ainda a contar com outro motivo de interesse, uma vez que, a 17 de março, inaugurou um novo trilho e exposição museológica dedicados ao período Cenozoico, que se iniciou após a extinção dos dinossauros, há cerca de 65 milhões de anos e que também é conhecido como “Idade do Gelo”. Este novo trilho conta com 14 modelos à escala real, ao longo de 800 metros, destacando-se os mamutes e os tigres de dentes de sabre.
Com este novo trilho, o Dino Parque passa a contar com quase 200 modelos de dinossauros e outros animais à escala real.
Jardim Zoológico de Lisboa
O bilhete para visitar o Jardim Zoológico de Lisboa dá acesso a todos os espaços do recinto, incluindo o teleférico, o reptilário e as várias apresentações decorrem neste parque dedicado aos animais. No entanto, o parque admite que, quando chegam ao recinto, os visitantes imediatamente procuram os animais mais emblemáticos. Além da visita aos animais, também as apresentações diárias costumam ser apreciadas pelos visitantes.
Paralelamente, o Jardim Zoológico de Lisboa promove ainda atividades pontuais em datas comemorativas, que contribuem para “enriquecer a visita”.
Para este ano, o Jardim Zoológico de Lisboa conta ainda com um conjunto de projetos que visa “reforçar o papel do Jardim Zoológico na conservação das espécies”.
Além destes projetos, o Jardim Zoológico de Lisboa pretende ainda retomar as festas de aniversário, iniciativas que vão contar com “um departamento renovado e com novas propostas que prometem superar as expectativas dos aniversariantes”.
Monkey Park
Ambos os recintos do Monkey Park, seja em Esposende ou em Braga, contam com uma “grande variedade de atividades”, com a casa na árvore com os escorregas, o arborismo e o slide, assim como o snowtubbing, a escalada além dos trampolins, insufláveis e pedal karts a registarem a preferência dos clientes de ambos os parques.
Para 2023, o Monkey Park também prevê algumas novidades e, na calha, está já o alargamento das zonas de animação do parque de Esposende e também do de Braga.
Pena Aventura Park
Dedicado à aventura em contacto com a natureza, o Pena Aventura Park, localizado em Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real, disponibiliza diversas atrações e atividades num recinto com uma área total de 16 hectares, junto ao Parque Natural do Alvão.
E, porque este é um parque dedicado à aventura, não admira que grande parte das atividades apelem à adrenalina, a exemplo do Fantasticable, um dos maiores do mundo e que é uma das atividades mais populares do Pena Aventura Park. Consistindo num cabo com uma extensão de 1.538 metros e a uma altura de 150 metros, o Fantasticable leva os visitantes do parque a voar entre os lugares de Lamelas e Bustelo, atingindo uma velocidade máxima de 130km/h.
Além do Fantasticable, também a montanha-russa Alpine Coaster, o canyoning e as atividades para crianças estão entre os ex-libris do Pena Aventura Park, que está ainda a preparar algumas novidades para 2023, a exemplo de um Canyoning Park.
Slide&Splash
O Slide&Splash, parque aquático em Lagoa, Algarve, é conhecido pelos escorregas aquáticos que permitem animados momentos em família. O parque, que está atualmente em expansão, inaugurou, em 2022, as novas atrações Boomerang, Race e Big Fall, escorregas que estão inseridos numa nova área e que marcaram a primeira fase do projeto de expansão do parque.
Os novos escorregas estiveram, como refere Cláudia Correia, diretora de Comunicação & Relações Públicas do parque, entre as mais concorridas em 2022, à semelhança da área Tropical Paradise, dedicada às crianças, e do The Big Wave, para adeptos da adrenalina.
A nova área conta também com um serviço exclusivo, denominado as Cabanas, que consiste num espaço com áreas reservadas para grupos até quatro, seis ou 10 pessoas. O aluguer inclui a utilização de cofre, frigorífico e desconto em restaurantes e lojas.
Este ano, o Slide&Splash vai estear, já na reabertura, uma nova entrada, que foi ampliada em cerca de 500m2, passando a contar com uma “praça de acolhimento” que, segundo Cláudia Correia, “tornará a chegada e saída do parque mais agradável”.
Zoomarine
No Zoomarine, parque algarvio que mistura entretenimento, atrações aquáticas e a temática dos animais marinhos, a visita também dá acesso às várias áreas. No entanto, o espetáculo dos golfinhos continua a ser o mais requisitado e aquele que faz as delícias de miúdos e graúdos.
Em 2022, o Zoomarine inaugurou o Butterfly Garden, nova atração combina jardim botânico e borboletário, que foi a “mais comentada e a que recebeu os mais rasgados elogios”.
Para este ano, o Zoomarine também preparou novidades e estão já “em curso vários investimentos no sentido de dar continuidade à estratégia de crescimento sustentado”. Entre as principais novidades, destaque para o Quetzal, ave da América Latina que agora também está presente no Zoomarine, sendo que, em junho, está ainda prevista a inauguração de um novo escorrega aquático que promete muita adrenalina ao longo dos 178 metros de percurso.
Em curso continua ainda a caminhada de descarbonização do parque, que está a instalar 2550 painéis de uma nova central fotovoltaica de autoconsumo, que, em conjunto com a antecessora, permitirá cobrir 50% das necessidades energéticas do parque temático.