Emirates realiza primeiro voo com combustível de aviação 100% sustentável
O voo de demonstração da Emirates sobrevoou a linha costeira do Dubai durante mais de uma hora e utilizou combustível 100% SAF num dos motores de um avião Boeing 777-300ER.
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A Emirates realizou o primeiro voo com combustível de aviação 100% sustentável (SAF) num dos motores de um avião Boeing 777-300ER, num voo de demonstração que sobrevoou a linha costeira do Dubai durante mais de uma hora.
Num comunicado enviado à imprensa, a Emirates explica que este voo teve um significado particular, uma vez que que os Emirados Árabes Unidos (EAU) declaram que 2023 era o “Ano da Sustentabilidade”.
“Assim, mostraram este ano o compromisso do país em procurar soluções inovadoras para desafios que afetam a atualidade, tais como a energia, as alterações climáticas e outras questões relacionadas com a sustentabilidade. O voo apoia os esforços coletivos da indústria para permitir um futuro de voo 100% SAF e, desta forma, avançar naqueles que são os objetivos de sustentabilidade dos EAU”, acrescenta a Emirates.
O voo de demonstração da Emirates foi o primeiro realizado no Médio Oriente e Norte de África a utilizar 100% SAF, um tipo de combustível para a aviação que é menos poluente.
De acordo com a Emirates, este tipo de voos vão ajudar “a aperfeiçoar futuras demonstrações de SAF, e também apoiarão a certificação futura, onde o combustível SAF 100% drop-in é aprovado para aviões”.
“Atualmente, o SAF é aprovado para utilização em todos os aviões, mas apenas em misturas de até 50% com combustível de aviação convencional”, explica a companhia aérea do Dubai, indicando que tem vindo a trabalhar com parceiros como a GE Aerospace, a Boeing, a Honeywell, a Neste e a Virent, com “o intuito de encontrar e desenvolver uma mistura de SAF que consiga replicar fielmente as propriedades do combustível de aviação convencional”.
Este voo utilizou dezoito toneladas de SAF misturadas e compostas de HEFA-SPK, fornecidas pela Neste, e HDO-SAK da Virent, tendo o combustível de aviação 100% sustentável (SAF) abastecido um motor GE90, com o combustível convencional a abastecer o outro motor.
“Este voo de ensaio demonstra ainda mais a compatibilidade do SAF, especialmente misturado, como uma fonte de combustível segura e fiável. O resultado promissor desta iniciativa também acrescenta ao conjunto de dados da indústria e da investigação em torno das misturas SAF em proporções mais elevadas, abrindo caminho para a normalização e aprovação futura de SAF 100% drop-in como substituto do combustível para jatos, bem acima do atual limite de 50% de mistura”, considera a companhia aérea.
Para Al Redha, Chefe de Operações da Emirates, este voo representa “um momento marcante para a Emirates e um passo positivo” para a indústria, que tem trabalhado em conjunto para reduzir a sua pegada ambiental.
“Foi uma longa jornada para finalmente ver esta demonstração de voo 100% SAF levantar voo. A Emirates é a primeira companhia aérea de passageiros no mundo a operar um Boeing 777, a abastecer um motor GE com 100% SAF. Tais iniciativas são contributos fundamentais para o conhecimento da indústria sobre SAF, e fornecem dados para demonstrar a utilização de misturas mais elevadas de SAF para futuras aprovações regulamentares”, considera o responsável, que espera que estes voos “ajudem a abrir a porta para aumentar a escala da cadeia de fornecimento de SAF e torná-la mais acessível”.
A Emirates está empenhada em apoiar iniciativas que ajudem a minimizar as suas emissões de CO2, e não só já fez grandes progressos na eficiência e conservação de combustível, como também em avanços operacionais em todas as suas ações.
A companhia aérea apoia ainda o compromisso coletivo da IATA para alcançar emissões líquidas zero até 2050, e está a explorar oportunidades para aumentar a eficiência operacional do combustível, SAF, combustíveis de aviação de baixo carbono (LCAF) e energia renovável.
Recorde-se que o primeiro voo da Emirates alimentado por SAF misturado com combustível de avião decorreu em 2017 e foi operado a partir do aeroporto de Chicago O’Hare, nos EUA, num Boeing 777.
Mais recentemente, a companhia aérea recebeu a sua primeira entrega de aviões A380 alimentado por SAF, que ocorreu em 2020, e também aumentou 32 toneladas de SAF para os seus voos a partir de Estocolmo nesse mesmo ano.