“Turismo, Competitividade e Destino Portugal” em livro
O livro, além da interpretação dos eventos que influenciaram o bom momento vivido no turismo em Portugal (pré-pandemia), propõe ainda novas rotas de atuação para o turismo nacional.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
“Turismo, Competitividade e Destino Portugal. Fatores de Sucesso e Imagem Internacional” é o primeiro livro da especialista em comunicação, Vânia Sousa, que analisa os eventos recentes e marcantes do turismo nacional e internacional.
Como lançamento marcado para esta terça-feira, 29 de novembro, na FNAC de Santa Catarina, no Porto, o livro, além da interpretação dos eventos que influenciaram o bom momento vivido no turismo em Portugal (pré-pandemia), propõe ainda novas rotas de atuação para o turismo nacional, como recurso ao marketing digital, às operadoras low-cost, à inovação, às experiências integradas e à cocriação são alguns dos aspetos valorizados.
Para tal, a obra abrange a visão e recomendações de diversos especialistas de renome internacional, que identificam aspetos positivos e de melhoria no turismo português. Entre os entrevistados encontram-se personalidades de renome das áreas do turismo, do marketing e do jornalismo, como Edson Athayde, Álvaro Covões, Francisco Jaime Quesado, Ricardo Jorge Pinto, Carlos Costa, Antónia Correia, Dimitrius Buhalis, Ricardo Fonseca de Almeida, Manuel Pinto Teixeira, Joana Neves, Marta Sá Lemos ou Jorge Pedro Sousa.
O livro engloba também perspetivas diferenciadoras sobre a imagem internacional de Portugal nos média e a opinião dos estrangeiros, bem como políticas públicas e de marketing e comunicação e a influência da Troika na notoriedade do Destino Portugal.
Reflete ainda sobre acontecimentos recentes que marcaram o turismo nacional e identifica direções a tomar para superar os desafios do mercado.
Segundo Vânia Sousa, “é fundamental que os profissionais do turismo comuniquem de forma estratégica, para que se possam tornar mais competitivos”.
A apresentação do livro “Turismo, Competitividade e Destino Portugal. Fatores de Sucesso e Imagem Internacional” conta com a participação de Mário Augusto (jornalista), Luís Pedro Martins (Presidente do Turismo Porto e Norte), Francisco Jaime Quesado (economista e gestor, especialista em Inovação e Competitividade) e Paulo Faustino (Diretor do mestrado em comunicação e gestão de indústrias criativas, da Universidade do Porto).
A obra conta com o posfácio de Filipa Maria Cardoso, diretora de Comunicação e Marketing Digital do Turismo de Portugal I.P.; com o epílogo de Francisco Jaime Quesado, economista e gestor, especialista em Inovação e Competitividade; e com o preâmbulo assinado por Paulo Faustino, diretor do mestrado Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.