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Alojamento

AHP e hoteleiros de Coimbra manifestam-se contra taxa turística

Os hoteleiros da cidade mostram-se contra a aplicação da taxa turística em Coimbra prevista para janeiro de 2023, tendo reunido esta quinta-feira, 20 de outubro, com o presidente do município para debater a sua implementação.

Carla Nunes
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AHP e hoteleiros de Coimbra manifestam-se contra taxa turística

Os hoteleiros da cidade mostram-se contra a aplicação da taxa turística em Coimbra prevista para janeiro de 2023, tendo reunido esta quinta-feira, 20 de outubro, com o presidente do município para debater a sua implementação.

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A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e os hoteleiros de Coimbra estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira, 20 de outubro, com o presidente da câmara municipal da cidade, com o objetivo de “justificarem a sua posição contrária à da câmara sobre a implementação da taxa turística”, como indicado em comunicado pela associação.

Na nota enviada à comunicação social, a AHP expressa que “só em destinos turísticos considerados ‘maduros’ é que se justifica a criação deste tipo de taxas”, considerando que “não é o que acontece neste caso”.

“A performance da cidade está muito longe de outros destinos portugueses onde a ‘pegada turística’ é evidente”, opina a AHP.

A associação prossegue a apontar que “há muito tempo que defende que as taxas turísticas não devem incidir exclusivamente sobre o alojamento turístico”, devendo, na sua opinião, ser também aplicadas “a todos os agentes económicos do concelho”.

Salienta ainda que a criação desta taxa neste momento “é totalmente importuna”, não só devido ao “período conturbado que o setor viveu nos últimos dois anos” devido à pandemia – que levou a quebras nas receitas da hotelaria de 66% em 2020 e 46% em 2021 – mas também devido à conjetura económica “presente e futura” proporcionada pela inflação e a guerra na Ucrânia – “com a interrupção da utilização do espaço aéreo russo, tão propenso aos mercados emissores do Sudoeste Asiático, e interrupção dos circuitos de abastecimento, bem como com graves problemas de mão-de-obra”.

A associação considera que a hotelaria de Coimbra “ainda não recuperou” das quebras decorrentes da pandemia, “o que deixou os operadores económicos deste setor numa situação extremamente fragilizada, apesar da recuperação de 2022” – que aponta ter sido “bem mais tímida em Coimbra, muito dependente do mercado nacional e dos segmentos de congressos e reuniões”.

“Estamos contra a criação da taxa, mais ainda agora, mas disponíveis para trabalhar em conjunto com o município de Coimbra para, em conjunto, encontrarmos um caminho que satisfaça todas as partes”, declarou Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, em comunicado.

No mesmo documento, manifestou “outra preocupação”.

“A operação hoteleira não pára, há já contratos celebrados para o próximo ano e seguintes com diversos operadores turísticos que têm de ser salvaguardados, em razão dos princípios da boa-fé e do cumprimento pontual dos contratos. Os preços estão fechados e teme-se que, se a taxa avançar, quem terá de suportar esses custos, direta ou indiretamente, sejam os hoteleiros e não os hóspedes ou os operadores” alerta a vice-presidente executiva.

Câmara assegurou reaplicação da taxa na promoção da atividade económica e turística

Recorde-se que o vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Veiga, manifestou no último Congresso da AHRESP, em representação do autarca da cidade, que “toda a receita gerada pela aplicação da taxa turística no setor de hotelaria e alojamento local será integralmente aplicada para promover o desenvolvimento da atividade económica e turística numa vertente social e sustentável, criando mais e melhores condições”.

“Não há nenhuma intenção deliberada de prejudicar o sector, muito pelo contrário”, assegurou.

Tendo em conta estas declarações, a AHP manifesta em comunicado que “acredita que o compromisso assumido pode vir a ser concretizado de acordo com a proposta apresentada pela associação”.

“Temos a expectativa de que a nossa intervenção permita uma melhor reflexão e pelo menos que possamos afinar a proposta de regulamento, sobretudo em dois pontos essenciais: assegurando que haja dilação temporal suficiente entre a publicação e a entrada em vigor do mesmo, para que os operadores económicos se possam preparar; e consagrar um modelo de governança semelhante ao que já é aplicado noutros destinos, e que inclusivamente propusemos quando nos pronunciámos sobre o tema”, declarou Cristina Siza Vieira.

A vice-presidente executiva explica que esse modelo de governança passaria por “alocar a taxa a um Fundo de Desenvolvimento Turístico, com uma gestão partilhada e articulada entre a câmara municipal e os vários agentes contribuintes envolvidos do setor do Turismo – especificamente a hotelaria, que é quem de facto vai contribuir para esta receita adicional, para financiamento de investimentos e ações que promovam de forma sustentável o destino”, conclui a responsável.

Numa nota final, a AHP lembra que esteve reunida em setembro “com a maioria dos hoteleiros da cidade de Coimbra, associados e não associados, que se manifestaram unanimemente contra a referida taxa e partilharam diversas preocupações com o estado da cidade”.

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Foto: Depositphotos.com

Alojamento

Aumento de preços não afeta escolha de hotéis para alojamento entre europeus

Os dados da Stocklytics.com indicam que mais de 60% dos viajantes das principais economias da Europa escolhem hotéis para alojamento e prevê que, este ano, a indústria hoteleira europeia venha a alcançar um “novo recorde de receitas e de utilizadores”.

Inês de Matos

Apesar do aumento de preços na hotelaria ao longo dos últimos três anos, os viajantes continuam a preferir a hotelaria para alojamento, apurou a Stocklytics.com, que diz que mais de 60% dos viajantes das principais economias da Europa escolhem hotéis para alojamento.

“Embora os preços dos hotéis tenham disparado cerca de 40-50% nos últimos três anos, com algumas regiões e áreas de alta procura a registarem aumentos ainda maiores, isso não afetou os viajantes europeus que ainda preferem hotéis a outros alojamentos”, indica a Stocklytics.com, num comunicado divulgado esta quinta-feira, 5 de setembro.

Os dados, que têm por base um inquérito da Booking.com, mostram que é entre os viajantes espanhóis e britânicos que a preferência por hotéis para alojamento é mais elevada, com 70% e 62% dos viajantes destas nacionalidades, respetivamente, a afirmarem que preferem hotéis para pernoitar nas suas viagens.

A Stocklytics.com diz que, atualmente, o alojamento em hotelaria custa, em média, 50% mais do que há três anos, sendo que também as outras despesas de viagem aumentaram devido à inflação. No entanto, apesar de se prever que esses aumentos de custos pudessem levar a uma redução da procura e dos gastos, a verdade é que “as pessoas estão viajando e gastando mais do que nunca em hotéis”.

“De acordo com um inquérito recente da Booking.com, isto aplica-se principalmente aos europeus, que preferem muito mais hotéis do que qualquer outro alojamento”, explica a Stocklytics.com.

Nas cinco principais economias da Europa, concretamente Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Espanha, cerca de 60% dos viajantes escolhe hotéis para alojamento, ainda que existam diferenças entre estas nacionalidades que ajudam a explicar a escolha.

No caso dos espanhóis, por exemplo, a Stocklytics.com diz que a preferência de 70% dos viajantes por hotéis se pode dever ao facto de “os preços de alojamento em Espanha serem geralmente mais baixos do que noutros países da Europa Ocidental”. Já entre os britânicos, são 64% os viajantes que preferem o alojamento na hotelaria, seguindo-se os alemães, com 62%, assim como os italianos e os franceses.

Já os apartamentos são a segunda opção para alemães, espanhóis e para a maioria das outras nacionalidades analisadas, “com uma média de 25% dos inquiridos a escolher este tipo de alojamento”, segundo a Stocklytics.com.

Já entre os italianos, a segunda opção mais popular são as unidades de Bed&Breakfast, enquanto as casas de férias registaram uma popularidade menor, registando uma quota média de 14% entre os entrevistados dos cinco países.

Gastos em hotéis chegam aos 114 mil milhões de dólares em 2024

Os resultados apurados levam a Stocklytics.com a prever que, em 2024, a indústria hoteleira europeia venha a alcançar um “novo recorde de receitas e de utilizadores”, com o inquérito Statista Market Insights a adiantar que os europeus devem gastar, este ano, 114 mil milhões de dólares em hotéis, o que representa um aumento de 14 mil milhões de dólares face ao ano passado.

“Com o número de utilizadores hoteleiros a aumentar constantemente, espera-se que o segmento hoteleiro europeu conte mais de 287 milhões de utilizadores este ano, quase 15 milhões a mais do que em 2023. Até ao final da década, prevê-se que este número suba para quase 340 milhões”, refere ainda a Stocklytics.com.

 

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Airbnb gerou 2,4MM€ de receitas e apoiou 55 mil postos de trabalho em Portugal

As viagens através da Airbnb geraram mais de 2,4 mil milhões de euros de receitas e quase 1,1 mil milhões de euros de impostos em Portugal. A plataforma de reservas de alojamento apoiou mais de 55 mil postos de trabalho no nosso país, 60% dos quais na restauração, negócios e lojas locais, entretenimento e eventos.

Publituris

Este relatório da Airbnb utiliza insights do IMPLAN Cloud, um software que combina dados e analítica, para melhor compreender como o home sharing apoia a atividade económica nas comunidades locais em Portugal. A análise avaliou os gastos diretos dos hóspedes na plataforma, bem como os efeitos indiretos e induzidos do consumo das despesas dos visitantes em 2023.

Assim, os hóspedes na Airbnb gastaram cerca de mil milhões de euros em restaurantes em Portugal, representando 40% do total de despesas destes visitantes.

Os rendimentos obtidos pelos anfitriões e os gastos efetuados pelos hóspedes na Airbnb estão a impulsionar a economia de centenas de aldeias e destinos tradicionalmente populares em Portugal e a dispersar os benefícios das viagens por milhares de comunidades locais em todo o país.

A análise económica da Airbnb estima que em 2023 o impacto económico das viagens na plataforma gerou cerca de 2,4 mil milhões de euros de receitas nos 308 municípios do continente e das regiões autónomas. As despesas dos hóspedes também geraram mais de 1,1 mil milhões de euros em impostos, de acordo com a metodologia utilizada, incluindo mais de 63,3 milhões de euros em taxas turísticas recolhidas e remetidas pela plataforma em nome dos anfitriões nas cidades de Lisboa e do Porto.

A atividade de partilhar casa (home sharing) é um contribuinte líquido para as comunidades locais em Portugal e, por cada 100 euros gastos numa estadia num espaço listado na Airbnb, os hóspedes gastam, em média, mais 250 euros noutros bens e serviços na comunidade envolvente. As receitas dos anfitriões e as despesas dos visitantes nestes destinos apoiaram cerca de 55 mil empregos em todo o país, mais de 60% dos quais foram criados em bares e restaurantes, negócios e lojas locais, entretenimento e eventos.

Os restaurantes, em particular, encontram-se entre os mais beneficiados em Portugal, representando quase 40% do total de despesa dos visitantes. No total, foram gastos cerca de 984 milhões de euros em restaurantes, ou cerca de 177 euros por visitante por estadia. Os eventos e as atividades recreativas representaram 14% das despesas dos hóspedes e 17% dos empregos apoiados.

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Turismo de Portugal e AHP esclarecem alojamentos sobre acessibilidade digital

O Turismo de Portugal e Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) juntaram-se para organizar uma sessão dedicada à acessibilidade digital nos websites dos alojamentos turísticos.

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A ação, que decorre em ambiente digital, tem lugar a 10 de setembro das 15h00 às 17h00 e pretende “divulgar ferramentas e recursos técnicos, visando uma comunicação digital mais inclusiva e acessível, permitindo que um maior número de pessoas possa usufruir da oferta turística nacional”, como se pode ler no website do Turismo de Portugal.

A sessão conta com uma intervenção de abertura de Cristina Siza-Vieira, vice-presidente executiva da AHP, e Leonor Picão, do Turismo de Portugal, seguida pela temática “Turismo Acessível: conceitos e ferramentas de apoio”, liderada por Helena Ribeiro, gestora de projeto na mesma entidade de turismo.

O tema “Acessibilidade Digital: ações para a sua implementação” ficará a cargo de Jorge Fernandes, da Agência para a Modernização Administrativa, enquanto “A importância da informação sobre acessibilidade nos canais de promoção” será demonstrada por Ana Garcia, presidente da Accessible Portugal.

Por fim, a Associação Salvador, através da sua embaixadora Catarina Oliveira, contribuirá com “A experiência de planeamento da viagem por um turista com mobilidade condicionada”.

A sessão, aberta a todos os interessados, decorre na plataforma Teams e será moderada por Teresa Ferreira, diretora do Departamento de Desenvolvimento e Inovação do Turismo de Portugal.

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Alojamento

AHETA lança novo website

Segundo a AHETA, o novo website passa a ter uma vertente comercial, disponibilizando informação sobre todos os associados, de forma a que seja possível “efetuar reservas ou outros negócios”.

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A Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) vai lançar quinta-feira, 5 de setembro, um novo website que passa a disponibilizar uma componente institucional mas também comercial.

“A principal alteração pretende-se com a filosofia do novo site que substituirá o anteriormente em uso e que tinha uma vertente essencialmente institucional, sendo que o novo site terá duas componentes, uma institucional, apenas ao serviços dos seus associados e uma comercial”, indica a associação em comunicado.

Segundo a AHETA, o novo website vai contar com informação sobre todos os associados, nomeadamente contactos e outras informações, de forma a que seja possível “efetuar reservas ou outros negócios”.

“Esta será uma ferramenta, ao dispor do setor e que procura aproximar os interessados em conhecer melhor a oferta da região e as empresas. Procuraremos, sem qualquer interesse económico, por parte da associação, e com recurso às novas tecnologias, proporcionar mais negócios aos nossos associados”, afirma Helder Martins, presidente da direção da AHETA.

A associação explica ainda que o novo website resulta de uma parceria com a empresa DIGIPIV – Digital Solutions, sob a responsabilidade de Daniel dos Reis, contando ainda com a colaboração na área da fotografia e imagem de Marco Santos Photography.

Todos os conteúdos foram produzidos e coordenados pela equipa da AHETA, estando também integrados no novo website alguns conteúdos de imagem da região, disponibilizados, quer pela Região de Turismo do Algarve quer pela Associação de Turismo do Algarve.

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Grupo Terras & Terroir amplia portefólio com novo 5 estrelas no Douro

Denomina-se Douro Wine Hotel & SPA o novo cinco estrelas do Grupo Terras e Terroir que acaba de abrir portas na Quinta São José do Barrilário, em Armadar. A nova unidade, aberta para o rio e para os socalcos durienses, insere-se em projeto que englobou a recuperação da casa principal e da capela da propriedade.

O hotel do Barrilário conta com 31 unidades de alojamento (27 quartos e quatro suites, com áreas entre os 28 e os 50 metros quadrados), infinity pool exterior, Spa panorâmico, restaurante, loja de vinhos e espaço para eventos, inserindo-se num projeto que reflete o compromisso do grupo detido pelos empresários Maria do Céu Gonçalves, Álvaro Lopes e Paulo Pereira.

O respeito pela história da Quinta São José do Barrilário, que começou oficialmente em 1747, é comprovado com a recuperação da casa senhorial, convertida em palco privilegiado para a realização de eventos, e, também, da capela dedicada a São José.

A revitalização dos espaços existentes e a edificação do hotel têm a assinatura do arquiteto Henrique Gouveia Pinto, com uma cuidadosa seleção de materiais que refletem a autenticidade, a tradição e a profunda ligação com a região do Douro.

As intervenções realizadas nas estruturas já existentes, nomeadamente a casa senhorial e a capela, foram orientadas pela necessidade de preservar a autenticidade histórica, ao mesmo tempo que se modernizava e ampliava o espaço para acomodar uma unidade hoteleira de 5 estrelas.

A Administração do Grupo Terras & Terroir acredita que o Douro ainda tem muito para crescer e tem potencial para desenvolver a sua proposta de valor. Neste sentido, o grupo pretende contribuir para essa evolução com uma oferta de qualidade superior, dentro do segmento de luxo, apostando num hotel de cinco estrelas que tem uma excelente vista sobre o rio, e na revitalização das estruturas já existentes na Quinta, cumprindo a sua missão de valorizar o património de Portugal.

Situado a escassos quilómetros do famoso troço da estrada N222 entre a Régua e o Pinhão, no meio das colinas e vinhas do Vale do Douro, o Douro Wine Hotel & SPA reforça a capacidade de alojamento do grupo na região duriense, acrescentando uma nova unidade de cinco estrelas a um portefólio que conta com The Wine House Hotel da Quinta da Pacheca, igualmente classificado com cinco estrelas, o Folgosa Douro Hotel e as Vila Marim Country Houses, com perfis distintos.

Os hóspedes do Douro Wine Hotel & SPA têm à sua disposição um conjunto de experiências, como visitas à quinta, piqueniques, provas de vinhos com a marca São José do Barrilário, cooking classes, workshops de cocktails, caminhadas pelas vinhas, passeios de bicicleta elétrica, stand up paddle, canoagem e passeios de barco.

Podem ainda usufruir do Terroir Vineyard SPA, com duas salas de tratamento, sauna, jacuzzi e circuito de relaxamento, assim como do Restaurante Panorâmico, onde o chef Luís Guedes, que conta com passagens anteriores pela Quinta da Pacheca e pela Quinta Dona Adelaide, propõe uma cozinha de conforto, confecionada com respeito pelo produto, aliados a técnicas modernas. O restaurante está aberto ao almoço e jantar para hóspedes e para passantes.

Os serviços do hotel incluem bar, vallet parking, concierge, receção 24 horas e serviço de lavandaria. Os 31 quartos têm vista para as vinhas ou o rio, apresentando comodidades como ar condicionado, minibar, varanda, casa de banho, televisão com ecrã plano ou acesso à internet sem fios.

As camas das unidades de alojamento são um dos elementos em destaque, com a recriação das formas de barris, remetendo para a caricata origem do nome da propriedade de 26 hectares. Esse foi, aliás, o mote para a conceção e decoração do hotel.

Reza a lenda que, há muitos anos, um dos trabalhadores da quinta, ao lavar um dos barris, acidentalmente caiu dentro dele e rolou até ao ribeiro. Quando finalmente parou, agradeceu a São José, o santo padroeiro da capela. Assim nasceu a Quinta São José do Barrilário.

Além das camas, onde são recriadas as formas de barris, os candeeiros do restaurante também evocam este tema, representando as aduelas dos barris, reforçando assim a ligação do hotel com a rica tradição vinícola da região.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Hotelaria

Hotéis independentes atingem ocupação de 86% no feriado de agosto

A taxa de ocupação hoteleira em Portugal atingiu os 86% no dia 15 de agosto. As contas da RoomRaccoon indicam, igualmente, que a tarifa média diária (ADR) foi 17 euros superior à média no verão, fixando-se nos 149 euros.

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De acordo com a análise da RoomRaccoon, as taxas de ocupação hoteleira em Portugal dispararam para o valor mais alto do ano no feriado do Dia da Assunção, atingindo 86% no dia 15 de agosto, mantendo-se elevadas nos dias 16 e 17, depois de analisadas reservas de mais de 3.800 quartos em hotéis boutique, casas de hóspedes e alojamentos locais por todo o país.

As taxas de ocupação durante o período do feriado (15 a 18 de agosto) representam uma subida significativa face à média da época alta no verão, que foi de 70% entre 1 de junho e 18 de agosto. Além disso, a tarifa média diária (ADR) foi 17 euros superior à média no verão, fixando-se nos 149 euros, enquanto a receita por quarto disponível (RevPAR) subiu 33%, alcançando os 124 euros.

Os dados da RoomRaccoon também revelam que os hotéis independentes geraram um valor adicional de 113,773 euros em receitas complementares durante o fim de semana. Os extras mais populares incluíram tratamentos de spa, pequeno-almoço, provas de vinho e transferes, com outras compras relevantes como aluguer de bicicletas, check-out tardio, estacionamento e aulas de surf também a contribuírem.

Maria Gouveia, Market Head da RoomRaccoon Portugal, diz ser “impressionante ver o feriado do Dia da Assunção a gerar resultados superiores à média da temporada de verão. Isto destaca não só a força do setor turístico em Portugal, mas também a capacidade dos hotéis independentes de aproveitarem os períodos de pico para impulsionar tanto a ocupação como a receita a novos patamares.”

Para aumentar a receita além de simplesmente subir a ADR, Maria Gouveia aconselha os hotéis a diversificarem as fontes de rendimento e implementarem estratégias inteligentes de upselling. Segundo a Market Head da RoomRaccoon Portugal, os “hotéis independentes com capacidade limitada em termos de alojamento não podem depender apenas das reservas para crescer. Ao oferecer serviços adicionais durante a jornada de reserva, os hotéis que utilizam RoomRaccoon não só estão a preencher quartos, como também a melhorar os seus resultados e a alcançar ganhos substanciais.”

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The Lince Santa Clara e Estela Golf Club unem-se para promover turismo de luxo para amantes de golfe

O The Lince Santa Clara Historic Hotel – hotel de luxo inaugurado este ano após a reabilitação do Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde – acrescenta o golfe ao conjunto de experiências exclusivas que oferece aos seus hóspedes, ao celebrar uma parceria com o Estela Golf Club, na Póvoa de Varzim.

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A pensar nos entusiastas de golfe, esta colaboração pretende conjugar duas ofertas premium que se encontram a poucos minutos do Porto e proporcionar momentos inesquecíveis a todos aqueles que valorizam a tranquilidade, a sofisticação e um contacto privilegiado com a natureza.

Esta parceria surge num momento-chave, antecipando a chegada de uma das épocas altas para a prática desta modalidade em Portugal. Combinando a elegância e o conforto do The Lince Santa Clara com a envolvente única do Estela Golf Club – um dos campos de golfe mais icónicos do país, situado junto ao Atlântico –, esta colaboração assenta no compromisso conjunto da oferta de uma experiência de luxo, que evidencia as potencialidades desta região como destino privilegiado para os amantes de desporto, lazer e de um turismo mais exclusivo.

O programa especial de golfe, desenvolvido no âmbito desta parceria, inclui estadia de noites num quarto Heritage ou Mansard, com vista para o rio/mar (possibilidade de upgrade mediante disponibilidade), duas voltas de golfe por pessoa no Estela Golf Club (18 buracos e 6.148 metros de comprimento), transporte do hotel para o campo de golfe (ida e volta) em transfere privado, cocktail de boas-vindas para duas pessoas, bem como pequeno-almoço.

Este programa, com um valor a partir de 706€ por pessoa, em quarto duplo, e está já disponível para reservas, oferece ainda acesso ao exclusivo circuito Aqueduto Wellness & Spa do The Lince Santa Clara, um espaço inteiramente dedicado ao bem-estar, composto por piscina interior aquecida, hidroterapia, sauna, banho turco, duche sensorial aromático, fonte de gelo, ginásio e áreas de relaxamento.

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Torel Quinta da Vacaria abre portas do Douro com categoria 5 estrelas

A Quinta da Vacaria, em parceria com o grupo Torel Boutiques, acaba de abrir um novo boutique hotel de luxo de 5 estrelas, na sua propriedade no Douro, projeto que engloba 33 quartos e suites, dois restaurantes, um Spa e vistas para o Rio Douro, sob a temática “A Way of Silence”.

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Inserido na Quinta da Vacaria, uma das propriedades mais antigas da região, este projeto localizado nas margens do Rio Corgo e do Rio Douro, no Peso da Régua, engloba 33 quartos e suites, – a maioria com vistas diretas sobre o Rio Douro e banheiras privadas -, dois restaurantes de conceitos distintos – uma proposta de fine dining e outra mais descontraída -, dois bares, áreas comuns, duas piscinas e um dos maiores Spas da região, com cerca de 1000 metros quadrados, estando totalmente integrado nesta propriedade datada de 1616, também produtora de vinhos DOC e do Porto sob a sua própria marca. Esses vinhos poderão ser saboreados tanto na nova unidade hoteleira como na adega totalmente renovada, que abrirá portas ainda este ano e será palco de provas de vinhos e experiências gastronómicas.

O Torel Quinta da Vacaria conta com a assinatura do gabinete de arquitetura de Luís Miguel Oliveira e do Studio Astolfi, este último responsável pela conceção dos interiores e curadoria artística do hotel.

“Sendo a temática do projeto “A Way of Silence”, queremos convidar os hóspedes a tirarem um pouco do seu tempo para explorarem a Quinta da Vacaria e os seus vinhos, a natureza, ouvirem a sua quietude e beberem da beleza que esta quinta e a região do Douro têm para oferecer”, explica Ingrid Koeck, sócia e porta-voz do grupo Torel Boutiques.

Caracterizados por materialidades sóbrias e naturais, como a madeira, pedra, terracota, azulejo, tecido e outras texturas orgânicas que refletem a simplicidade e honestidade do Douro, os quartos da nova unidade quartos pretendem captar um estado de espírito distinto inspirado na região e nos seus elementos locais, apresentando, assim, nomes como “Calma”, “Pureza” e “Paz”, mas também em outras designações como o “Vinho do Porto”, “Andorinha” ou “Sobreiro”. Dando preferência a tonalidades etéreas e objetos decorativos que prestam tributo às raízes portuguesas, o hotel boutique acolhe ainda uma seleção de obras da Galeria Filomena Soares, uma colaboração que já havia arrancado em abril deste ano no Torel Palace Lisbon, e que continua bem presente neste novo boutique hotel de 5 estrelas no Douro.

Entretanto, o Torel Quinta da Vacaria contará com múltiplas experiências exclusivas que incluirão provas de vinhos, passeios de barco, caminhadas, observação de estrelas e serões musicais, mas também outras sugestões ligadas ao bem-estar, como sessões de sound healing na natureza ou tratamentos com vinoterapia e hidroterapia realizados num dos maiores spas da região.

Refira-se que o grupo Torel Boutiques é uma pequena coleção composta por cinco hotéis em zonas distintas de Portugal: o Torel Palace Lisbon, em Lisboa, três hotéis no Porto, o Torel Avantgarde, o Torel 1884 – Suites & Apartments e o Torel Palace Porto, e agora no Douro, com o Torel Quinta da Vacaria.

 

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Concluídas as renovações de 1M€ no Água Hotels Mondim de Basto

Após seis meses de renovações significativas, o Água Hotels Mondim de Basto apresenta agora instalações ainda mais modernas e acolhedoras, num investimento de um milhão de euros.

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As obras no Água Hotels Mondim de Basto incluíram uma renovação completa das casas de montanha, com novo isolamento, pavimento, mobiliário interior e exterior, sistema de climatização e novos layouts nos quartos principais. Agora, também é possível desfrutar de um jacuzzi exterior.

A uma cozinha nova e totalmente equipada, junta-se o espaço da sala que foi ampliado, proporcionando maior luminosidade e conforto, com a adição de um recuperador de calor e novo mobiliário.

Igualmente, no edifício principal, o bar do hotel foi alvo de alterações no mobiliário, iluminação, climatização e decoração, criando uma divisão clara entre a zona de bar e a zona de snacks e refeições ligeiras. O restaurante também foi renovado, com novo mobiliário e a implementação de uma garrafeira com uma seleção com mais de 75 referencias de vinhos com especial incidência nas regiões mais próximas, como as dos vinhos verdes e do Douro.

Adriano Martins, administrador do Água Hotels SPA & Resorts, explica que “o investimento agora realizado, é parte de um plano maior de requalificação do Água Hotels Mondim de Basto, reforçando a experiência de conforto e de qualidade superior junto dos nossos hóspedes”, para avançar que “está ainda prevista uma segunda fase que incidirá sobre algumas tipologias de quartos e que remodelará a sala de reuniões”.

Refira-se que, atualmente, o grupo Água Hotels possui várias unidades hoteleiras, incluindo o Água Hotels Riverside (Parchal), Água Hotels Alvor Jardim, Água Hotels Vila Branca (Lagos), Água Hotels Mondim de Basto, e Água Hotels Sal Vila Verde (Cabo Verde), estando também em construção mais duas unidades, uma em Bragança e outra em Lagos.

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Hotelaria

Portugal terá mais 114 hotéis até 2026

A Europa contará, até 2026, com mais 1.100 novos hotéis, segundo cálculos da Lodging Econometrics. Portugal será responsável por 114 dessas novas unidades, destacando-se Lisboa com 36 hotéis novos.

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1.100 novos hotéis serão inaugurados na Europa até 2026, avança o mais recente relatório da Lodging Econometrics (LE), “Europe Hotel Construction Pipeline Trend Report Q2 2024”. Os analistas relatam, contudo, que o pipeline total da região é de 1.680 projetos, correspondendo a 249.454 quartos no final do segundo trimestre deste ano.

A análise coloca em Portugal mais 114 novos hotéis a abrir até 2026, correspondendo a 14.247 quartos. Estes números fazem com que Portugal seja o quinto país na Europa com mais aberturas previstas até 2026, ficando atrás do Reino Unido (306 projetos/43.515 quartos), Alemanha (178 projetos/28.637 quartos), França (120 projetos/12.831 quartos), a Turquia (117 projetos/17.856 quartos).

Já no que toca às cidades, é Lisboa que aparece destacada, aparecendo em 3.º lugar, com 36 projetos, correspondendo a 4.425 quartos. Isto faz com que a capital de Portugal fique somente atrás de Londres, Reino Unido (76 projetos/14.954 quartos) e Istambul, Turquia (50 projetos/8.397 quartos), mas à frente de Dublin, Irlanda (26 projetos/5.012 quartos) e Düsseldorf, Alemanha (24 projetos/4.448 quartos).

Existiam, no final do segundo trimestre de 2024, 755 projetos/117.908 quartos em construção na Europa, representando 45% dos projetos e 47% dos quartos no total do plano previsto. Os projetos com início de construção previsto para os próximos 12 meses representam 412 projetos/59.850 quartos, ou seja, 25% dos projetos e 24% dos quartos. Os projetos na fase inicial de planeamento compreendem 513 projetos/71.696 quartos, representando 31% dos projetos e 29% dos quartos no total da reserva.

Os dados da LE indicam, também, que no segundo trimestre, a maior parte dos projetos em carteira na Europa concentra-se nas cadeias de hotéis de gama alta de qualidade superior (upper upscale), gama alta (upscale) e gama média alta (upper midscale). O segmento de upscale lidera com 358 projetos/55.936 quartos, representando 21% da carteira de projetos. O segmento upper midscale vem logo a seguir com 335 projetos/50.566 quartos, representando 20% da carteira de projetos. Os projetos do segmento upper upscale representam 16% do total de projetos, atingindo um recorde de 268 projetos com 43.417 quartos e apresentando um aumento de 9% nos projetos em relação ao ano anterior. De salientar que os projetos de renovação e conversão na Europa atingiram um máximo histórico de 825 projetos com 95.519 quartos no segundo trimestre.

De resto, a Europa registou um crescimento significativo na abertura de novos hotéis durante o segundo trimestre, com 81 novos hotéis e 10.569 quartos, um aumento de 72% em comparação com o primeiro trimestre. No total, 128 novos hotéis com 16.829 quartos abriram em toda a Europa no primeiro e segundo trimestres.

Os analistas da LE preveem a abertura de mais 202 novos hotéis com 27.106 quartos no terceiro e quarto trimestres deste ano, elevando o número total previsto para novas aberturas em 2024 para 330 hotéis com 43.935 quartos.

Como resultado do número de projetos hoteleiros atualmente em construção na Europa, a previsão da LE para novas aberturas de hotéis continuará a subir nos próximos anos. Assim, estima-se um crescimento contínuo nas aberturas de novos hotéis, com 368 novos hotéis/52.760 quartos programados para abrir em 2025 e 427 novos hotéis/59.606 quartos previstos para 2026.

Foto: Depositphotos.com
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