As propostas do candidato Desidério Silva (MIPA) para o turismo em Albufeira
Que importância possui o turismo para Albufeira? O Turismo é o principal fator de crescimento e desenvolvimento de Albufeira. Desde os anos 60 que o turismo foi a principal alavanca […]
Victor Jorge
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Que importância possui o turismo para Albufeira?
O Turismo é o principal fator de crescimento e desenvolvimento de Albufeira. Desde os anos 60 que o turismo foi a principal alavanca para todas as mudanças que aconteceram em Albufeira. Passou de uma pequena vila piscatória para uma cidade cosmopolita. Verdade que nem sempre pela positiva, já que alguns dos erros urbanísticos dos anos 80/90 se mantêm. Também o PDM de 1996 em nada veio ajudar. Mesmo assim, a imagem turística de Albufeira tem sido um valor acrescentado. Infelizmente, os últimos anos foram muito deficitários na Marca Albufeira bem como na qualidade da promoção turística de Albufeira.
Que medidas merecem a sua aprovação e o que foi feito que, sob a sua liderança, não seria realizado? O que teria feito de diferente durante este período pandémico e como antevê o regresso à tão desejada “normalidade” do turismo em Albufeira?
Todas as medidas que valorizem a marca “Albufeira”, bem como os apoios às pessoas e às empresas, terão sempre a minha aprovação. Albufeira precisa de captar investidores, criar dinâmicas de futuro, fixar quadros e novos modelos de negócio. Isso faz-se com a revisão do PDM e dando respostas rápidas e objetivas no processo de licenciamento e criando um grande gabinete de apoio ao investidor, acompanhando todos os procedimentos dos processos.
Albufeira precisa de apostar na qualidade e na diversidade de oferta.
Questões como a sustentabilidade, overtourism, segurança, digitalização e mobilidade estão na ordem do dia no turismo. Que propostas tem para estes pontos (e outros) em concreto?
Todas estas áreas são fundamentais no turismo do futuro. A sustentabilidade passa por ter uma política de equilíbrio, onde todas as questões relacionadas com o meio ambiente, as alterações climáticas, a política da água e do saneamento devem ser prioritárias. Só assim, criando e estando atentos a estes fatores, podemos promover um turismo de qualidade, diversificado, e assim criar uma perceção mais positiva nos nossos mercados emissores. A segurança e a saúde são dois pontos importantes no caso de Albufeira, que chega a receber 400.000 pessoas por dia no mês de agosto.
Digitalização é um meio fundamental que vem dar celeridade às decisões dos processos e agiliza a resposta aos munícipes.
Mobilidade está associada a todas as dinâmicas económicas quer pelas acessibilidades aos locais de trabalho e às escolas. Optar por meios que visem a sua utilização verde colaborando para a melhoria da qualidade do ar.
O que falta fazer em Albufeira no que diz respeito ao turismo e que já deveria estar ou ter sido feito?
Faz falta uma política dinâmica e de atenção à falta de qualidade da oferta. Ou seja, uma política agressiva de promoção turística. Procurar nos mercados ao mesmo tempo que se devem tratar áreas como a requalificação, mais espaços verdes e zonas ambientalmente floridas, limpeza e recolha de resíduos a tempo e horas.
Uma Albufeira todo o ano e não só 6 meses, reforçando a cultura, e as atividades em particular de outubro a março. Só assim teremos uma Albufeira a liderar novamente o turismo no contexto regional e nacional.
Eleito presidente, quais as primeiras e principais medidas a tomar em benefício do e para o turismo em Albufeira?
Reorganizar a APAL (torná-la mais dinâmica e dotar de mais meios para a promoção); promover parcerias com empresários de modo a termos uma cidade mais organizada e com mais qualidade na oferta e durante todo o ano. É necessário diversificar a oferta tirando partido de outros produtos para além do sol e praia, apostando na gastronomia, cycling, passeios pedestres, artesanato, cultura e na valorização do interior. Convidar especialistas e líderes de opinião para ajudarem a tornar Albufeira num destino de topo no turismo.