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Vila Nova de Gaia vai ter complexo ‘World of Wine’

O investimento será de 80 a 100 milhões de euros e tem abertura prevista para Junho de 2020.

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Vila Nova de Gaia vai ter complexo ‘World of Wine’

O investimento será de 80 a 100 milhões de euros e tem abertura prevista para Junho de 2020.

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O grupo The Fladgate Partnership, proprietária das casas de vinho do Porto Taylor’s, Fonseca, Croft e Krohn, assim como dos hotéis The Yeatman, Infante Sagres e Vintage House, vai converter parte do seu património num novo Mundo do Vinho, o World of Wine.

Este novo irá aumentar o número de espaços, que podem ser conhecidos e explorados pelos turistas, oferecendo-lhes cinco experiências diferentes: Wine Experience, Cork Experience, Porto Through the Ages,  Fashion & Design Museum e  The History of Drinking Vessels. A par das experiências, o espaço vai contar com uma Escola de Vinho, 12 espaços de restauração, espaço para eventos e exposições, um conjunto de pequenas lojas artesanais e estacionamento.

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Adrian Bridge, director-geral da The Fladgate Partnership, refere, que “é nossa intenção criar um catalisador, que estimule o investimento e o desenvolvimento, que transformará e beneficiará a cidade inteira.” E acrescenta: “As empresas de turismo e hospitalidade vão beneficiar do aumento da procura gerado pelo World of Wine, através do aumento da estadia média dos hóspedes e da redução do efeito da sazonalidade, associado aos períodos de ocupação mais baixa, entre Novembro e Março.”

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Numa área de mais de 30.000 m2, ocupada pelos antigos armazéns de vinho do Porto, nascerá um grande complexo cultural, de retalho e restauração, que pretende ser “um importante centro para a expansão do Turismo”.

O investimento será de 80 a 100 milhões de euros, criando, no processo de construção, mais de 150 postos de trabalho. Aquando da abertura, em Junho de 2020, criará 350 empregos diretos, permanentes. Inicialmente o projeto servirá 560.000 visitantes, que realizarão no World of Wine mais de 1 milhão de visitas culturais.

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Algarve e Andaluzia estreitam relações empresariais e turísticas

O XIII Encontro Luso-Andaluz, evento considerado estratégico, que visa estreitar as relações e fomentar novas oportunidades entre os setores empresarial e turístico do Algarve e da Andaluzia, acaba de ter lugar em Albufeira.

O encontro reuniu cerca de uma centena de empresários, gestores e dirigentes, que participaram nas várias atividades do programa. A agenda incluiu apresentações temáticas, uma sessão de networking e uma exposição de produtos regionais, promovendo o diálogo e a troca de experiências entre os dois lados da fronteira.

Organizado pela Prodetur – Promoción del Desarrollo Económico y del Turismo da Diputación de Sevilla, em parceria com a Confederação de Empresários de Sevilha, o Município de Albufeira e a APAL – Agência de Promoção de Albufeira, o evento reafirmou o compromisso de fortalecer a cooperação entre estas regiões vizinhas.

A sessão de networking destacou-se pela participação de mais de 30 empresas, que aproveitaram a oportunidade para estabelecer contactos e planear futuras parcerias comerciais.

Para a APAL, o Encontro Luso-Andaluz, realizado em Albufeira, pelo segundo ano consecutivo, representa um fórum de grande relevância, que assume uma importância crescente para o fortalecimento das relações bilaterais num mercado de proximidade com grande potencial de crescimento.

 

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Ribatejo convida a “todos os tipos de descanso” em nova campanha promocional

A Entidade Regional de Turismo convida a descobrir a região do Ribatejo com uma nova campanha promocional.

A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo convida a descobrir a região ribatejana neste Outono/Inverno com o lançamento de uma nova campanha promocional.

“Para todos os tipos de descanso” é o mote que promove as características do Ribatejo, como o destino perfeito para uma escapadinha de fim-de-semana ou para umas férias, em família ou com amigos.

“Para quem gosta de descansar de casta em casta”, “Para quem gosta de descansar à rédea solta” e “Para quem gosta de descansar com terra à vista” são os temas inspiradores desta nova campanha, desenvolvida pela McCann.

A Reserva Natural do Paul do Boquilobo, o EVOA – espaço de visitação e observação de aves –, os passeios no Rio Tejo organizados pelos operadores especializados são algumas das inúmeras atrações turísticas deste ‘novo’ destino de Portugal.

José Santos, presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, salienta que o Ribatejo “tem muito para oferecer durante esta época, em que as suas tradições e as paisagens ganham novas cores e os sabores locais proporcionam uma experiência acolhedora e única. Este é, sem dúvida, um destino a explorar, que beneficia de uma privilegiada localização geográfica, com uma centralidade ímpar e a menos de uma hora de Lisboa”.

Já Miguel Pinto Gonçalves, diretor de Contas da McCann, refere que a campanha pretende destacar “as características do Ribatejo como um destino rico em diferentes experiências e que se adapta ao ritmo de cada visitante. A campanha pretende também fortalecer a identidade da região, destacando a sua ligação às tradições e ao património natural, oferecendo a quem a visita uma viagem autêntica”.

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Arrábida entre os melhores lugares na Europa para visitar em 2025 para a imprensa internacional

A Arrábida é descrita pela Condé Nast Traveller como “um dos melhores lugares na Europa para visitar em 2025”, enquanto a Forbes realça que o destino oferece “uma paisagem costeira deslumbrante com amplas atividades”.

A Condé Nast Traveller e a Forbes colocaram em destaque a Arrábida enquanto destino turístico, com a publicação dedicada às viagens a considerar mesmo que este é “um dos melhores lugares na Europa para visitar em 2025”.

De acordo com a Câmara Municipal de Setúbal, a Condé Nast Traveller publicou, em novembro, o artigo “The best places to go in Europe in 2025”, no qual incluiu o destino português, que considera “uma joia escondida”, com a “natureza no seu estado mais puro”, castelos e “excelentes vinhos”, sendo que também o Moscatel e o queijo de Azeitão merecem referência.

“O artigo salienta que, entre outras atrações, a Arrábida tem uma linha costeira “dramática”, com encostas calcárias, vegetação mediterrânica e praias de areia dourada, com enseadas isoladas, apontando ainda locais onde é possível participar em oficinas de produção de queijo de Azeitão, comer peixe fresco ou ficar alojado”, indica a informação divulgada pela autarquia.

Já o Parque Natural da Arrábida é descrito como “o sonho dos entusiastas da Natureza”, que ali têm a possibilidade de fazer mergulho no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, caminhadas pela Serra da Arrábida, ver os golfinhos no estuário do Sado ou observar os pássaros no Moinho de Maré da Mourisca.

Além da Arrábida, a Condé Nast Traveller colocou também Marselha (França), Albânia, Ilhas Faroé, Riviera de Atenas (Grécia), Genebra (Suíça), Viena (Áustria), Sussex (Reino Unido), Vale do Ahr (Alemanha), Matarraña (Espanha) e County Clare (Irlanda) entre os melhores destinos para visitar em 2025.

Tal como a Condé Nast Traveller, também a Forbes destacou a Arrábida, no artigo  “Enjoy A Blend Of Nature And Culture In Portugal’s Arrábida Nature Park”, no qual considera que a Arrábida tem “uma paisagem costeira deslumbrante com amplas atividades”.

Esta revista norte-americana especializada em assuntos económicos sublinha que a Arrábida “fica a 30 minutos de carro de Lisboa, o que torna fácil a sua adição a qualquer viagem a Portugal”, e recorda que o Parque Natural é candidato ao estatuto de Reserva da Biosfera da UNESCO.

“Oferece aos visitantes acesso a praias de areia cristalina, águas azul-turquesa, florestas exuberantes e experiências culturais autênticas. Surpreendentemente, apesar da sua grandeza de imponentes falésias calcárias, enseadas secretas e estradas montanhosas, a sua acessibilidade é o seu maior trunfo – num único dia pode-se facilmente gerir uma viagem de meio dia à praia, aulas de produção de queijos e provas de vinhos (para não mencionar uma caminhada matinal para os mais ambiciosos)”, lê-se no artigo da Forbes, publicado já este mês de dezembro.

Segundo a Câmara Municipal de Setúbal, a revista dá, igualmente, dicas sobre hotéis, produtores de vinhos e de queijos, pintura de azulejos e de outros locais a visitar, como o Mercado do Livramento, em Setúbal.

O artigo da Condé Nast Traveller pode ser lido aqui, enquanto o da Forbes está disponível aqui.

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Paris volta a liderar preferências dos portugueses para viagens na quadra festiva

Segundo a eDreams, Paris continua a liderar as preferências dos portugueses para viagens nesta quadra festiva, seguindo-se destinos como Amesterdão, Genebra, Zurique, Luxemburgo, Barcelona, Londres, Funchal e Madrid.

A capital francesa volta a estar no topo das preferências dos turistas portugueses para viagens nesta quadra festiva, apurou a eDreams, que analisou os dados da sua plataforma relativos a viagens na quadra festiva de 2024-25.

De acordo com a agência de viagens online, “Paris continua a ser o destino favorito para celebrar tanto o Natal como a Passagem de Ano”, seguindo-se destinos como Amesterdão, Genebra, Zurique, Luxemburgo, Barcelona, Londres, Funchal e Madrid.

“Algumas destas cidades têm comunidades significativas de emigrantes portugueses, o que pode justificar as escolhas de viagem, especialmente num período especial em que muitas famílias procuram reunir-se para celebrar”, justifica a eDreams.

Já os destinos com maiores aumentos de reservas face ao mesmo período do ano passado são o Luxemburgo (+92%) e Roma (+88%), seguindo-se Genebra (+75%), Paris (+49%) e Zurique (+44%).

Além das viagens dos portugueses, a eDreams apurou que Portugal também continua a ser “uma escolha popular para os viajantes internacionais durante esta época”, esperando-se que o país receba, maioritariamente, viajantes provenientes de França (33%), Alemanha (14%), Suíça (12%), Espanha (+9%) e Holanda (+6%).

Lisboa, Porto e Funchal são, segundo a análise da eDreams, as cidades portuguesas mais procuradas por viajantes internacionais para a quadra festiva do Natal e Passagem de Ano.

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Turismo egípcio testemunha recuperação significativa

De acordo com o barómetro da ONU Turismo, o Egito registou um aumento notável no número de turistas internacionais em 2024, uma subida de mais de 5% em relação ao ano anterior. Este crescimento ocorreu apesar das tensões geopolíticas em curso na região.

Este aumento deve-se principalmente à retoma dos fluxos turísticos dos principais mercados, incluindo Europa, Ásia e Estados Unidos, bem como ao aumento significativo de visitantes dos países árabes vizinhos.

De acordo com dados da ONU Turismo, o Egito registou uma recuperação significativa no setor do turismo, gerando cerca de 14 mil milhões de dólares em receitas em 2023, tornando-o o país líder em termos de receitas do turismo africano. Vários operadores turísticos apostaram com sucesso naquele destino.

Além disso, os dados indicam que o Egito ocupa o terceiro lugar entre os países árabes em número de turistas, com aproximadamente 14,9 milhões de visitantes. Os Emirados Árabes Unidos ocupam o primeiro lugar com cerca de 28 milhões de turistas, seguidos pela Arábia Saudita com 27 milhões. O Egito é seguido por Marrocos, que acolheu cerca de 14,5 milhões de turistas, Tunísia com 9,4 milhões, Jordânia com 5,4 milhões, Qatar com 4,5 milhões, e Argélia com 2,2 milhões.

Amr El-Kady, presidente da Organização Geral para a Promoção do Turismo (ETA), informou que mais de 8 milhões de turistas visitaram o Egito nos primeiros sete meses de 2024. Com base em indicadores de fluxo turístico de mercados-alvo, o Ministério do Turismo e Antiguidades também projetou que o número total de turistas no ano poderá atingir cerca de 15,3 milhões até o final de 2024, representando um aumento de 5% em comparação com o ano anterior.

O relatório afirma que o aumento do número de visitantes e a consequência subida de receitas em divisas, levou à criação de empregos nos setores da hotelaria, transportes e restauração. O Ministério do Turismo e Antiguidades está a formar intensivamente a mão-de-obra para satisfazer a crescente procura de serviços de alta qualidade na indústria do turismo. A melhoria dos padrões de acolhimento e das opções de transporte aéreo e terrestre permitem responder melhor às expectativas de uma clientela cada vez mais exigente.

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Museu do Fado vai ser ampliado e renovado

A intervenção prevista para 2025 pretende dar uma nova vida ao equipamento e ao Fado, considerado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A Egeac/LISBOA CULTURA acaba de anunciar um ambicioso projeto de ampliação e renovação do Museu do Fado, inaugurado em 1998, no bairro de Alfama, em pleno coração de Lisboa, para homenagear um dos maiores símbolos da identidade nacional.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, salienta “a importância deste ambicioso projeto de ampliação e renovação para a cidade e para o Fado, património vivo com visibilidade crescente na vida cultural da cidade e presença marcante nas salas de concerto mais prestigiadas do mundo”, para destacar que “a cultura é uma prioridade central do projeto para Lisboa e a beneficiação do património museológico da cidade é uma medida fundamental para fazer a cultura chegar aos lisboetas e a todos aqueles que nos visitam”.

Por sua vez, Pedro Moreira, presidente do Conselho de Administração da Egeac/LISBOA CULTURA, entidade que gere o espaço realça “uma intervenção muito aguardada e que permitirá ao Museu do Fado dar mais um passo significativo no seu projeto evolutivo, numa altura em que está prestes a atingir as três décadas em funcionamento”.

Este projeto, segundo Sara Pereira, diretora do museu, “consubstanciar-se-á no aumento da área de exposição, na ampliação dos espaços destinados ao acondicionamento e gestão de coleções museológicas, na ampliação do espaço consagrado à oferta educativa destinada a distintos públicos/faixas etárias, na capacitação dos espaços exteriores para a programação regular de concertos e na reformulação dos espaços de bilheteira/loja”. São estas as principais mudanças, previstas no projeto para o Museu do Fado, que arranca em 2025 com projeto do Atelier Santa-Rita Arquitetos.

Recorde-se que o Museu do Fado abriu ao público pela primeira vez no dia 25 de setembro de 1998. Nessa data, o Fado, um dos maiores patrimónios imateriais da humanidade, uma tradição enraizada na cultura portuguesa e no seu ADN, viu nascer uma casa só para si. Desde então, o Museu do Fado não tem parado de abrir as suas portas aos lisboetas, mas também a portugueses de todo o país e a visitantes de todo o mundo.

Um dos pontos altos deste percurso foi a consagração do Fado na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO), a 27 de novembro de 2011, reconhecimento que partiu de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Lisboa, liderada pelo Museu do Fado e desenvolvida em estreita articulação com a comunidade artística, com o envolvimento de inúmeras instituições arquivísticas e museológicas da sociedade civil.

Exposições, concertos, festivais internacionais, edições discográficas, um centro de documentação, workshops, uma escola, uma oficina de construção de guitarra, um arquivo online de gravações históricas, um arquivo visual para a comunidade surda, um auditório em atividade constante, parcerias diversificadas com as grandes salas de concerto do país, tudo isto e muito mais foi sendo construído ao longo de mais de duas décadas de existência do museu.

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A magia dos Mercados de Natal chega à Europa

Dentro de poucos dias as ruas das cidades europeias estarão engalanadas com luzes festivas, decorações alusivas à data, e árvores de Natal cintilantes. É quando chegam os Mercados de Natal com os seus cheiros a especiarias, biscoitos de mel e vinho quente, mas onde também se junta a tradição mostrada nos souvenirs, e muito entretenimento. Uma excelente ocasião para férias em família. Ficam aqui alguns exemplos de cidades da Europa onde a magia volta a acontecer.

Todas as cidades europeias que organizam os Mercados de Natal reivindicam o título dos “mais famosos”. A European Best Destinations (EBD) acaba de apresentar o ranking dos Melhores Mercados de Natal na Europa para 2024, uma classificação baseada em mais de 590 mil votos de viajantes do mundo todo). O Mercado de Natal da Basílica do Advento, em Budapeste é, pela quarta vez eleito o Melhor da Europa, título que já ganhou em 2019, 2021 e 2023, mas os da Alemanha, Reino Unido, França, Polónia, Suíça, Itália, Bélgica, Chéquia, Holanda, Roménia ou Áustria, têm sempre muitas surpresas para os visitantes.

O site não se fica por aqui, e tem uma lista dos melhores para quase tudo: Os mais lindos, os mais ensolarados, as árvores de Natal mais lindas, as melhores luzes de Natal, para famílias, os mais românticos, as melhores pistas de patinagem no gelo, ou os melhores desfiles de Natal.

As cidades da Europa transformam-se num conto de fadas com as seus Mercados de Natal. As praças e os locais mais emblemáticos ficam repletos de barracas decoradas, onde podemos encontrar desde artesanato típico até delícias como chocolate quente, vinho quente ou gastronomia local.  Além disso, o clima festivo é contagiante, com música ao vivo, luzes brilhantes e o clima natalício que encanta a todos.

Difícil escolher o melhor
É difícil escolher os melhores, porque cada Mercado de Natal mercado tem sua própria magia. No entanto, alguns destacam-se pela sua história, tamanho e atrações. Os mais populares atraem entre dois e três milhões de pessoas por ano durante a época festiva anterior ao Natal. Estes Mercados começam normalmente entre meados e finais de novembro, estendendo-se, em alguns casos, até às vésperas de Natal, ou muitas vezes até aos primeiros dias de janeiro.

Quem visitar um dos Mercados durante a época festiva de 2024, não poderá deixar de experimentar algumas das melhores especialidades locais. Em Nuremberga, pode-se experimentar as Rostbratwürste; e que pensar de uma waffle belga, com chocolate, em Bruxelas? Como os mercados são ao ar livre, e porque o tempo pode estar frio em dezembro, os adultos podem aquecer-se com um copo de Glühwein, ou vinho quente com especiarias, e as crianças com um chocolate quente com natas.

Para além dos Mercados de Natal de Berlim, que tiveram direito a caixa à parte, destacamos o Dresdner Striezelmarkt, um dos mais antigos do mundo, e data de 1434. Funciona todos os dias até às 21h, entre 23 de novembro a 24 de dezembro de 2024, e situa-se no Altmarkt. Mais de 250 expositores apresentam artesanato, brinquedos e decorações populares. Entre outras coisas deliciosas como o vinho quente, a não perder o famoso Dresdner Stollen, o Pulsnitzer Pfefferkuchen ou os frutos secos torrados.

Em Munique existem também muitos Mercados de Natal. Digno de nota é o Mercado da Marienplatz, mesmo no centro da cidade de Munique, que data do século XIV, e que acolhe anualmente cerca de três milhões de visitantes. Um pouco mais pequeno é o Christkindlmarkt, na Sendlinger Tor, onde uns meros 40 expositores proporcionam uma experiência algo mais tradicional. Na Wittelsbacher Platz, recomenda-se o Mercado de Natal medieval, que nos transporta àquela época.

O Christkindlmarket de Viena decorre entre 19 de novembro e 26 de dezembro de 2024 na Rathausplatz, e funciona todos os dias até às 21:30h (sextas e sábados até às 22:00h). Combina a tradição com atrações e entretenimento impressionantes, como patinagem no gelo, canto, música e outros programas complementares. Mais de 150 expositores vendem doces, guloseimas e aromáticos vinhos quentes, além de ideias criativas para prendas.

Praga é especialmente encantadora durante a temporada de Natal, e o seu charme ganha vida nos Mercados de Natal (vánoční trhy) em locais como a Praça da Cidade Velha, Praça da República e Praça Venceslau. Os visitantes podem passear por vielas iluminadas e desfrutar de bolos de Natal checos tradicionais, cristais boémios, brinquedos de madeira e outras iguarias festivas. Os mercados estão abertos diariamente das 10h às 22h, funcionando de dezembro até 6 de janeiro, incluindo a véspera de Natal, o dia de Natal e o dia de Ano Novo.

O mercado de Natal na Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí) em Praga é o maior do país, situado entre edifícios góticos, renascentistas e barrocos. Apresentações ao vivo e concertos diários aumentam a atmosfera festiva. O mercado está aberto das 10h às 22h, com entrada gratuita.

Os viajantes consideram o Mercado de Natal da Basílica do Advento, em Budapeste, um dos mais encantadores da Europa e percebe-se porquê.

Verdadeiros contos de fadas
Com o lema “Onde o amor te guia”, a bonita festa frente à Basílica de Santo Estevão, situada numa das praças mais impressionantes da capital húngara, regressa para a sua 14.ª edição. Mantendo a tradição, promete uma atmosfera inigualável, com cerca de 100 expositores de artesanato local, delícias gastronómicas com muitos pratos típicos, uma pista de patinagem no gelo, programas musicais e muitas outras surpresas.

Embora os Mercados de Natal de Cracóvia e Wroclaw sejam reconhecidos como os maiores, o da cidade romântica de Gdańsk é considerado o mais da Polónia. Existem mais de 120 bancas a vender joias originais, cerâmica, roupa de moda, como chapéus, malhas e guloseimas, incluindo pratos regionais como “pierogi”. Os gourmets serão tentados por panquecas alsatianas, bugatsa grega e churros espanhóis. Para aquecer: uma caneca de chocolate quente ou vinho aromático.

O inverno é uma das melhores alturas para visitar Copenhaga e principalmente a sua principal atração, os Jardins do Tivoli. No Natal, o histórico parque de diversões no centro da capital dinamarquesa transforma-se num país das maravilhas dos contos de fadas. Da patinagem no gelo ao trenó do Pai Natal, aos mercados de vinho quente e canela, conhecidos como gløgg e æbleskiver em dinamarquês, e aos doces, há tudo o que é preciso para um dia de férias perfeito. Os turistas que aqui ficam por alguns dias podem facilmente atravessar a ponte para Malmö para experienciar também o Natal sueco.

Situado entre as impressionantes montanhas dos Alpes, o Mercado de Natal de Trento (de 22 de novembro a 6 de janeiro), no coração do Trentino, é um dos mais encantadores da Itália. As suas principais praças, Piazza Fiera e Piazza Cesare Battisti, onde dezenas de casinhas de madeira oferecem produtos artesanais, decorações natalícias e delícias gastronómicas típicas da região. O mercado de Trento é conhecido pela sua atmosfera mágica, com luzes cintilantes, músicas festivas e o aroma de vin brulé (vinho quente) e doces tradicionais. Para as crianças, há atividades especiais e um presépio vivo que encanta visitantes de todas as idades.

Uma Alsácia vestida de luz
“Last but not the least”. Nenhum amante dos Mercados de Natal pode deixar de visitar Estrasburgo, capital da Alsácia e do Natal. O “Christkindelsmärik” (Mercado do Menino Jesus), que se realiza desde 1570, está novamente de volta em 2024 com uma programação que promete superar todas as expectativas. Cerca de 300 bancas estarão presentes nas praças centrais da cidade, com muitas belas decorações de Natal em madeira pintadas à mão. Vale a pena provar os enchidos e outras iguarias locais. Destacam-se as bonitas decorações e iluminações, a árvore de Natal gigante na Place Kléber, os coros natalícios e uma grande variedade de vinhos quentes.

Quem vai a Estrasburgo não pode perder o Mercado de Natal de Colmar. É uma pitoresca cidade também na região da Alsácia que parece ter saído diretamente de um conto de fadas. As suas ruas estreitas, fachadas coloridas e arquitetura medieval criam um cenário idílico para o Mercado de Natal que se apresenta todos os anos. Tudo o que se escreve sobre o afamado Marché de Noël de Colmar é real. E é mesmo! Principalmente porque não estamos a falar apenas de um Mercado de Natal, mas de uma cidade que se veste de Natal e Luz.

Fotos: Depositphotos.com

Berlim é rainha dos Mercados de Natal

“Berlim é a cidade com maior oferta de Mercados de Natal na Alemanha e penso que também na Europa, uma época em que muitos turistas visitam a cidade devido à atmosfera especial que se vive”, declarou ao Publituris, Christian Tänzler, porta-voz do visitBerlin, que nos deu conta ainda que existem da capital alemã mais de 60 Mercados de Natal (em alguns anos são mais de 80), “e o que é fantástico é que são todos diferentes, para todos os gostos e até necessidades”.
O responsável esclareceu que as temáticas são tão diversas que, por exemplo, “temos Mercados de Natal para animais de estimação, onde é possível comprar presentes de Natal para os nossos adorados animais de estimação. Temos também Mercados de Natal dedicados à Escandinávia, que têm, por exemplo, opções gastronómicas e bebidas típicas dos países escandinavos, como o vinho quente”.
Essa diversidade não se fica por aqui, segundo Christian Tänzler. “Temos Mercados de Natal para o segmento LGBTI, que costumam ser muito animados, e temos também Mercados de Natal só para artigos em segunda mão ou artesanato”.
A maior parte dos Mercados de Natal de Berlim começa no final de novembro e decorre até ao início de janeiro, mas alguns têm lugar apenas durante um fim-de-semana. Observou ainda que
os maiores oferecem espetáculos musicais e programação especial para as crianças, enquanto os mais pequenos são dedicados a algumas subculturas, em que as pessoas vendem aquilo que produzem, seja roupa, pastelaria, artesanato, doces ou compotas. “Temos, por exemplo, um Mercado de Natal dedicado ao vestuário sustentável”, indicou o porta-voz do visitBerlin.
É, na opinião do responsável, a variedade de Mercados de Natal na Alemanha e o facto de ser considerado algo único na Europa, que ajuda a atrair tantos turistas a Berlim, nesta época do ano.
Christian Tänzler revelou que entre 2002 e 2005, “tivemos mesmo uma campanha de publicidade, no outono, para dar a conhecer os Mercados de Natal, e que pretendia atrair os turistas para Berlim durante o período do Natal e Fim do Ano, porque as festas de passagem do ano também são muito fortes na cidade”, acrescentando que “o que fizemos foi compilar toda a oferta que existia e que não estava organizada, sobre as festas, sobre os restaurantes e os seus menus porque percebemos que esta era uma oferta fantástica. Essa campanha foi um grande sucesso e mostrou que Berlim é realmente a cidade com maior oferta de Mercados de Natal na Alemanha e penso que também na Europa”.
Realçou que a cidade fica toda iluminada, está frio, mas é um frio seco, pelo que basta vestir um casaco para aproveitar esses Mercados, que dão à cidade um ar mais acolhedor, onde se pode beber vinho quente e conviver, ao mesmo tempo que se compram os presentes de Natal e assiste-se a um espetáculo musical”.
Para o porta-voz do visitBerlin, “é uma forma muito germânica de celebrar a época natalícia, é uma tradição que, em Berlim, mistura o tradicional com o moderno e com as novas tecnologias que temos atualmente”.
Não há dúvida que há Mercados de Natal muito tradicionais na Alemanha, como os de Dresden ou Munique, mas em Berlim “são mais contemporâneos, podem, por exemplo, acontecer em antigas fábricas ou armazéns industriais. Temos, por exemplo, um mercado muito conhecido que decorre numa antiga fábrica de comboios, rodeada de um agradável parque verde. É algo muito especial, que só se pode viver em Berlim”, concluiu.

Mercado Medieval de Natal de Provins: Artesanato e animação num cenário intemporal

O Mercado Medieval de Natal de Provins (pequena cidade medieval situada a apenas 90Km de Paris) regressa para a sua 13ᵉ edição nos dias 14 e 15 de dezembro de 2024. Situado na cidade medieval de Provins, Património Mundial da UNESCO, este evento gratuito e de acesso livre mergulha-nos numa atmosfera de conto de fadas, com demonstrações de artesanato tradicional e entretenimento imersivo, convidando o visitante a viajar no tempo para uma época em que os artesãos recuperavam técnicas quase esquecidas. Podem-se admirar demonstrações de olaria, de ferraria e de tecelagem, realizadas por entusiastas que mantiveram vivas estas tradições. Estas demonstrações dão aos visitantes uma melhor compreensão do trabalho meticuloso por detrás dos objetos de outrora, e talvez até a oportunidade de levar para casa uma peça artesanal única.
Este mercado distingue-se dos outros pelo seu ambiente autêntico e divertido. O inverno em Provins ganha um rosto diferente graças à animação medieval, que nos transporta para o passado. O programa inclui espetáculos de malabarismo, combates de cavaleiros e músicos ambulantes que tocam músicas medievais. À noite, o mercado ilumina-se, criando uma atmosfera mágica e calorosa que encanta miúdos e graúdos.
Para a ocasião, as tabernas instaladas no local servem pratos típicos da época, combinando especiarias e produtos locais, perfeitos para nos transportar para outra era. Vale a pena apreciar os trajes de época usados pelos artesãos e animadores, que dão um toque extra de magia a este evento.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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O que propõem os operadores turísticos e agências de viagens

As viagens para visitar os Mercados de Natal na Europa entrou na lista de preferências dos portugueses, produto que tem vindo a crescer significativamente de ano para ano. Nesse sentido, a programação disponível no mercado é diversificada.

Operadores turísticos e agências de viagens oferecem, todos os anos, a possibilidade de os portugueses vivenciarem a Magia do Natal em algumas das mais belas cidades da Europa.

Pinto Lopes Viagens: 20 destinos diferentes para 2024
Os Mercados de Natal estão geralmente associados à tradição germânica (Alemanha, Suíça, Áustria, Alsácia e Leste Europeu), mas este ano, a Pinto Lopes Viagens, de acordo com o seu CEO, Rui Pinto Lopes, “diversificou as suas propostas para os Mercados de Natal, introduzindo mercados italianos que refletem o espírito festivo e a influência da cultura germânica”. Destinos como Trento, Bolzano e Bassano del Grappa, além de Piacenza, Cremona e Pavia, aos quais se juntam também Arezzo e Cortona, trazem a autenticidade das tradições natalícias italianas. Lembra que os viajantes poderão experimentar produtos típicos da Toscânia, como o “vin brulè”, e os famosos bolos de Natal italianos, como o Panettone e o Pandoro.

Também, Rui Pinto Lopes evidenciou que “temos nova oferta para os Mercados de Natal em Cracóvia e Zakopane, combinando a grandiosidade histórica da primeira com o charme montanhoso da segunda”.

Em 2023, cerca de 1.500 pessoas viajaram connosco para os Mercados de Natal. Para 2024, temos 20 destinos diferentes, com os mais populares a serem a Suíça, os Bálticos e Estrasburgo, que continuam a atrair o maior número de viajantes, Rui Pinto Lopes, CEO da Pinto Lopes Viagens

A Pinto Lopes Viagens tem observado um crescimento significativo na adesão dos portugueses aos Mercados de Natal. Assim, “comparando 2023 a 2019, um ano antes da pandemia, passámos de 10 partidas para 40”, declarou o CEO da empresa, reforçando que “este aumento expressivo mostra não apenas a ampliação da nossa oferta, mas também a receção entusiástica do público”. Daí que “em 2023, cerca de 1.500 pessoas viajaram connosco para os Mercados de Natal. Para 2024, temos 20 destinos diferentes, com os mais populares a serem a Suíça, os Bálticos e Estrasburgo, que continuam a atrair o maior número de viajantes”, disse ainda Rui Pinto Lopes.

É neste sentido que o executivo aponta que os Mercados de Natal “são um produto muito específico e que nos é muito querido”. Deslumbrados pelas decorações de Natal das grandes cidades, o CEO da Pinto Lopes Viagens assegura que “acabámos rendidos aos encantos dos mercadinhos de Natal de Dresden, de Estrasburgo ou de Viena”, recordando que, na altura, ainda no século passado, esta era uma tradição praticamente desconhecida do público português, mas que foi muito bem acolhida”. E porquê? “A atmosfera destes mercados é única e festiva, com decorações de Natal, luzes brilhantes e tradições locais. Não há como resistir à prova da gastronomia natalícia – o vinho tinto aquecido com especiarias, os biscoitos de gengibre, os grandes e macios pretzels (doces ou salgados). Cada região tem a sua especialidade”.

Experiente nestas andanças, Rui Pinto Lopes explica: “A magia dos Mercados de Natal só é completa com os enfeites artesanais da árvore de Natal. Não são meros enfeites. São peças carregadas de tradição, que representam a habilidade e o artesanato locais. Há histórias e lendas natalícias, como o Quebra-Nozes na Alemanha, anjos e estrelas, Pais Natais, presépios, bolas decorativas. Podem incluir vidro soprado, madeira esculpida à mão, cerâmica pintada ou tecidos bordados – cada peça é única e o seu fabrico é uma arte centenária que passa de geração em geração”.

Autenticidade, sustentabilidade, tradição – são, na opinião do CEO da empresa, “algumas boas razões para que cada viajante coloque na sua árvore de Natal estas pequenas recordações. Carregam memórias de uma experiência especial, ligada à viagem, ao clima festivo e às tradições de Natal”. Por isso, a singularidade dos Mercados de Natal, em comparação a outros produtos, “reside na sua capacidade de criar conexões emocionais e experiências memoráveis”.

Agência Abreu: Procura aumenta todos os anos
Os Mercados de Natal na Abreu têm, sobretudo, procura para as cidades europeias que assim se promovem, como Berlim, Praga, Viena, Basileia, Varsóvia, Munique, Manchester, Londres, Paris, Bruxelas e Bruges, para dar alguns exemplos.  Este ano, de acordo com Pedro Quintela, diretor geral de vendas da Agência Abreu, “a nossa oferta tem em destaque um cruzeiro no Reno com os Mercados de Natal de Colmar e Estrasburgo, além dos programas para a Aldeia no Pai Natal na Lapónia”.

A nossa oferta tem em destaque um cruzeiro no Reno com os Mercados de Natal de Colmar e Estrasburgo, além dos programas para a Aldeia no Pai Natal na Lapónia, Pedro Quintela, diretor geral de Vendas da Agência Abreu

Na opinião do responsável, apesar de os Mercados de Natal poder ser considerado um produto de nicho, “é também um produto que agrada, e apesar de os feriados de dezembro deste ano coincidirem com fins-de-semana, a verdade é que, todos os anos, os portugueses já reservam, antecipadamente, alguns dias de férias para viver a intensidade da magia natalícia nestes mercados”. Daí que, apontou Pedro Quintela, “todos os anos verificamos um ligeiro aumento da procura por este tipo de produto, pelo que acreditamos que os portugueses já se deixaram encantar pela temática”, realçando que “as cidades europeias tendem a ser os destinos preferidos, pelo ambiente de sonho e a animação que promovem”.

Lusanova: Parte importante da programação
Os mercados de Natal “são um produto estratégico para a Lusanova, com um crescimento visível no interesse dos clientes que procuram experiências culturais e festivas de outros países”. Por isso, “investir neste segmento permite diversificar a nossa programação de inverno”, destacou Tiago Encarnação, diretor operacional do operador turístico.

Em relação à programação do ano passado, a maior novidade da Lusanova, conforme disse, é o novo programa Mercados de Natal na Escandinávia, onde sugere o cliente a explorar Copenhaga, cujo centro está repleto de mercados de Natal, como o de Nyhavn e Kongens Nyrtov. Este programa tem a duração de quatro dias e propõe também uma visita panorâmica às principais atrações da capital da Dinamarca. O roteiro continua para Estocolmo, a capital sueca, onde é proposta uma visita panorâmica à cidade velha, com destaque para as igrejas, o Palácio Real, a Catedral, e aos mercados de Natal, onde se pode experimentar o glogg, o tradicional vinho sueco.

A restante programação de Mercados de Natal da Lusanova inclui estadas de três, seis ou sete noites, com preços a partir de 630 euros, focando-se na Alemanha, Áustria, Suíça e Países Bálticos (Riga, Tallin e Vilnius).

Os Mercados de Natal são um produto estratégico para a Lusanova, com um crescimento visível no interesse dos clientes que procuram experiências culturais e festivas de outros países, Tiago Encarnação, diretor operacional da Lusanova

Tiago Encarnação revela ainda que os Mercados de Natal “têm sido uma parte importante da programação da Lusanova ao longo dos anos, e notamos um crescimento gradual na recetividade deste produto junto do cliente final”. Considera, por outro lado que, embora os mercados de Natal não sejam uma tradição enraizada em Portugal, “há um crescente interesse por parte dos portugueses em explorar estas experiências em destinos europeus onde estas tradições são fortes, como a Alemanha, Áustria, Suíça e os países nórdicos”.

Em relação ao número de passageiros transportados, o responsável não precisa, frisando apenas que “varia muito, dependendo da oferta de cada ano”. No entanto, em 2024, “estamos a crescer em relação ao ano anterior e os destinos continuam a ser a Europa Central”.

4TOURS: Produto a manter no portefólio
Uma das novidades da 4TOURS – Your Travel Partner para este ano e ainda com lugares disponíveis é o Mercado de Natal em Viena e Budapeste. Este circuito combina três das capitais Imperiais e destaca as tradições natalícias da Europa Central, nomeadamente: Viena, Budapeste e Bratislava, com tempos livres nos mercados de Natal e ainda a possibilidade de visitar os locais mais icónicos, revelou Mafalda Moura, Leisure Groups Reservations do operador turístico.

A 4TOURS apresenta seis circuitos para os Mercados de Natal na Europa com partidas desde Lisboa e acompanhamento dos seus guias desde o aeroporto. A seleção de circuitos com duração variável entre quatro e cinco dias, inclui opções como as cidades históricas de Munique e Nuremberga, desde 1.195€, ou Bruges e Bruxelas desde 1.240€, ou Viena & Budapeste desde 1.495€, Alpes da Baviera e Tirol desde 1.380€ ou ainda o Norte da Alemanha desde 1.250€.

Notamos que são viagens fáceis de serem comercializadas, principalmente quando os feriados do mês de dezembro permitem aos clientes usufruir de fins de semana prolongados, Mafalda Moura, Leisure Groups Reservations da 4Tours

A responsável reconhece que é um produto muito procurado pelos portugueses, e acredita que o principal fator será o ambiente único “que carateriza este tipo de eventos, quer pela gastronomia, pela música, pelo comércio e até mesmo pelas condições meteorológicas favoráveis para provar um vinho quente ou deliciar-se com os biscoitos natalícios”.

Apesar de ser um operador turístico novo no mercado, “ainda assim sentimos o crescimento da procura de ano para ano, principalmente o Mercado de Natal Estrasburgo & Colmar e o Mercado de Natal Bruges e Bruxelas”, indicou Mafalda Moura, para avançar que em relação às vendas deste ano “ainda temos lugares disponíveis pelo que ainda não conseguimos precisar o número de passageiros ou grupos fechados, mas podemos já adiantar o nosso top 3 de procura: Estrasburgo e Colmar, Nuremberga e Munique e Bruges e Bruxelas.

Uma certeza a 4TOURS tem: “Este será um tipo de produto constante no nosso portefólio, porque a procura assim o justifica. Notamos que são viagens fáceis de serem comercializadas, principalmente quando os feriados do mês de dezembro permitem aos clientes usufruir de fins de semana prolongados”.

Para além disso, continuou a Leisure Groups Reservations do operador turístico, “as experiências positivas ajudam no word of mouth e temos clientes que fazem connosco um mercado de Natal e escolhem o mercado de Natal para o ano seguinte”.

Em busca do Pai-Natal

“Em busca do Pai-Natal” é apenas uma das várias sugestões do operador turístico Nordictur com partidas diárias para a Aldeia do Pai-Natal, possíveis de adaptar ao gosto dos clientes.
“Mercados de Natal nas Capitais Nórdicas”, “Mercados de Natal nos Bálticos”, “Riga e o Mercado de Natal”, “Vilnius e o Mercado de Natal”, “Escapadinha na Terra do Pai-Natal”, “Antecipe o Natal na Aldeia do Pai-Natal – Rovaniemi”, “Lapónia e as Auroras”, “Magia da Lapónia”, “Natal na Terra do Pai Natal”, e “O melhor do Natal”, completam a oferta da Nordictur para esta altura festiva.
O pacote “Em busca do Pai-Natal” (quatro dias), que destacamos, é para estadias de 01 de novembro a 18 de dezembro, não inclui as passagens aéreas e respetivas taxas, e custa 1.915 € por pessoa (adulto) em quarto duplo no Santa’s Hotel Santa Claus. O preço para criança com menos de 12 anos em cama extra é de 805 €, e entre os 12 e os 14 anos, fica por 1.125 €.
Estes valores incluem sim os transferes in/out, três noites de alojamento em quarto standard no Hotel mencionado com pequeno-almoço, dois jantares, transporte para Santa Claus Village com almoço, tour das Auroras Boreais, Esconderijo ou Fábrica do Pai Natal, Santa Park com almoço e seguro multiviagens.
O programa completo com chegada e saída por
Rovaniemi (Aldeia do Pai-Natal) oferece visitas à famosa Aldeia do Pai Natal mesmo na linha do Círculo Polar Ártico, com tempo livre no espaço para compras de artigos regionais e recordações, e possibilidade de encontrar o próprio Pai Natal finlandês, enviar uma carta a amigos ou simplesmente tomar um reconfortante café; passeio de autocarro para tentativa de observação das famosas luzes do Norte (Auroras Boreais); e um dia é dedicado à temática natalícia com um tour que irá ao Esconderijo do Pai Natal ou à Fábrica do Pai Natal (dependendo do dia) e visita ao Santa Park.
Haverá ainda oportunidade de visitar a floresta dos sonhos, terra onde vivem os famosos duendes, ou fábrica de brinquedos. Os ajudantes especiais do Pai Natal irão partilhar os segredos e as suas tarefas natalícias, podendo o cliente da Nordictur participar em algumas atividades. Já no Santa Park, um mundo fascinante no interior de uma montanha, é possível visitar várias galerias e sentir o aroma dos famosos gingerbread.
Este convite do operador turístico permite a miúdos e graúdos descobrir uma terra encantada, que o Pai Natal escolheu para sua casa, e desfrutar de umas férias de Natal numa bonita localidade e numa atmosfera única, uma terra ainda natural, com um cenário coberto de neve branca e uma luz mágica, uma terra de passeios de trenó, puxado por renas ou huskies. Esta terra é Rovaniemi, a capital da Lapónia finlandesa no Círculo Polar Ártico. Aqui, as crianças poderão experimentar uma verdadeira fantasia de Natal, que se manterá para sempre na memória, aqui os seus olhos brilhar com encanto e alegria quando conhecem o verdadeiro Pai Natal e as suas renas.
No entanto, para além de toda a magia da terra do Pai Natal, a Lapónia terá ainda muito mais para oferecer com vários aldeamentos e estâncias de esqui espalhadas por todo o norte da Finlândia, Noruega e Suécia.

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Foto: Depositphotos.com

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Nortravel investe mais este ano

Ângelo Grilo, Tours Coordinator, e a guia Aida Ablum, da Nortravel, deram a conhecer aos agentes de viagens, os pormenores da programação dos Mercados de Natal do operador turístico, composta que circuitos exclusivos em algumas cidades e regiões europeias. Se no dia do webinar, a oferta era composta por seis circuitos de quatro dias na Europa, com partidas a 30 de novembro e 5 de dezembro, em voos da TAP Air Portugal, neste momento estão disponíveis no mercado apenas três: “Suíça Autêntica”, “Berlim e Saxónia”, e “Viena Imperial e Bratislava”.

Conhecedores deste produto que é tão querido, desejado e muito apreciado na Europa, principalmente na região Central, mas que aos poucos, os europeus do Sul começam também a apreciar, os dois profissionais da Nortravel, lembraram que, apesar de não ser produto novo na programação do operador turístico, “este ano investimos um pouco mais, e decidimos criar pacotes com um paradigma bem específico e que assenta em vários pilares”. Um deles, é que os voos são todos diretos e na TAP, “algo que pode fazer a diferença”. Será, por isso que os outros três circuitos lançados no mercado em meados de agosto: “O Melhor de Amesterdão e Países Baixos”, “Baviera Completa”, e “Alsácia e Floresta Negra”, se tenham esgotado.

Para além dos voos serem em horários que Ângelo Grilo considera “extremamente interessantes, a saírem cedo de manhã de Lisboa, a chegarem ao destino à hora do almoço, e no regresso, todos eles, a saírem ao final do dia para chegar a Lisboa à noite. Temos uma hotelaria central, algo muito importante porque permite aos clientes saírem do hotel e estarem praticamente nos Mercados de Natal, e em alguns casos estão mesmo no meio do local dos festejos”.

Por outro lado, “os autocarros com que trabalhamos em toda a Europa são muito bons e confortáveis. De salientar também que o acompanhamento de um guia de língua portuguesa é fundamental, experientes, e que sabem lidar com as várias situações, porque, não é propriamente muito fácil lidar com este tipo de produto numa altura em que faz muito frio”, destacou ainda o profissional.

De realçar também que os circuitos de Mercados de Natal da Nortravel incluem os transferes ao hotel e vice-versa, três ou quatro refeições, bem como taxas de aviação e o seguro multiviagens. Estes são os restantes “pilares do nosso paradigma”, reforçou o Tours Coordinator do operador turístico.

“Suíça Autêntica”
O programa do circuito “Suíça Autêntica” inclui alojamento hotel Mercure Plaza Biel, de quatro estrelas, três refeições (as bebidas não estão incluídas), todos os pequenos-almoços buffet, bem como visita panorâmica de Zurique, passeio a pé ao centro histórico de Berna, passeio de barco no lago de Thun, visita panorâmica de Lucerna, subida em teleférico ao Monte Pilatus, e obviamente, os Mercados de Natal de Zurique e Berna.

A partida para este circuito está agendada para 30 de novembro. O voo deixa Lisboa às 08:50 e chega a Zurique às 12:40 e o regresso será às 18:00, com chegada a Lisboa às 20:00.

O responsável explicou que o hotel é muito central, está a 300 metros da parte mais antiga da lindíssima localidade de Biel, encostada entre os dois cantões que falam francês e alemão, mas centro da indústria relojoeira da Suíça.

Aida Ablum alertou que como o euro não é moeda oficial da Suíça, em alguns locais o euro não é aceite, pelo que os clientes devem fazer-se acompanhar de alguns francos suíços, cujo câmbio pode ser feito no aeroporto, no hotel ou numa casa de câmbio.

“Berlim e Saxónia”
Com saída de Lisboa ou do Porto no dia 5 de dezembro, o circuito “Berlim e Saxónia” inclui alojamento hotel Berlin Zentrum, de três estrelas, três refeições, todos os pequenos-almoços buffet, visitas às cidades de Dresden, Potsdam, e uma panorâmica de Berlim. Os Mercados de Natal a descobrir nesta viagem são de Dresden e Berlim.

Ângelo Grilo deu alguns pormenores: “O nosso hotel fica a 600 metros da Igreja da Memória, uma zona de lojas e também com um Mercado de Natal. Neste circuito decidimos ficar três noites em Berlim, o permite às pessoas, ao final do dia aproveitarem bem, saírem do hotel com todo o conforto e passear.

Viena Imperial e Bratislava
Quem explica os pormenores deste pacote aos agentes de viagens á a guia Aida Ablum, que há muitos anos acompanha os circuitos que passam por Viena.

O voo para o circuito “Viena Imperial e Bratislava” deixa Lisboa no dia 5 de dezembro às 07:05 e regressa quatro dias depois, com partida da capital austríaca às 19:40 com hora de chegar a Lisboa às 22:20, num pacote que inclui alojamento hotel Lindner Belvedere, de quatro estrelas, três refeições (bebidas não incluídas), todos os pequenos-almoços buffet, bem como visitas no centro histórico de Viena, centro histórico de Bratislava, bairro

com edifícios do arquiteto Hundertwasser, Palácio Belvedere e Palácio de Hofburg, e ainda o Mercado de Natal de Viena.

”Este pacote começa por Viena, capital do Império Austro-Húngaro, e uma cidade muito bonita. O hotel onde vamos ficar localiza-se perto do Palácio Belvedere, a sensivelmente um quilómetro da Ringstraße, uma avenida circular que rodeia o centro de Viena, que se faz bem a pé. Para além de uma visita mais específica de Viena, com destaque para o Palácio Imperial de Hofburg, e aos Mercados de Natal, haverá tempo livre para as pessoas verem outras coisas do seu interesse”.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Porto Business School reuniu especialistas para explorar potencial de crescimento do turismo de saúde e bem-estar

Promovido pelo Tourism Futures Center do Innovation X Hub da Porto Business School, o seminário “O Futuro do Turismo de Saúde e Bem-Estar” reuniu especialistas nacionais e internacionais para explorar o potencial de crescimento acelerado deste setor.

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No evento, a Porto Business School (PBS) destacou o turismo de saúde e bem-estar como uma prioridade estratégica para Portugal. Rita Marques, diretora do Tourism Futures Center da Porto Business School, sublinhou o posicionamento único de Portugal no mercado global, afirmando que “o turismo de saúde é mais do que uma tendência, é uma oportunidade real de diferenciação para Portugal”, até porque, conforme disse, “temos tudo: excelência médica, infraestruturas de qualidade e um posicionamento competitivo no turismo mundial.”

O seminário iniciou-se com uma apresentação de David Vequist, fundador e diretor do Medical Tourism Research Center (EUA), que partilhou tendências globais do setor e reforçou o potencial de Portugal neste mercado. Em seguida, um painel de debate reuniu figuras como Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal; Óscar Gaspar, presidente da APHP – Associação Portuguesa de Hospitalização Privada; António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto e presidente da Associação Health and Leisure Portugal; Joaquim Cunha, diretor executivo do Health Cluster Portugal; além de Carlos Brito, docente da Porto Business School e moderador da sessão.

Os participantes enfatizaram a importância de colaboração entre os setores da saúde e do turismo para consolidar Portugal como destino de referência. Além disso, destacaram a necessidade de inovação e sustentabilidade, com soluções como a telemedicina, o desenvolvimento de centros de excelência regionais e a criação de pacotes integrados que combinem tratamentos médicos, terapias e experiências culturais.

O seminário lembrou dados recentes da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde, Turismo de Portugal e APHP, que demonstram o crescimento deste segmento. Neste âmbito, foi sublinhado que, em 2023, mais de 102 mil estrangeiros foram atendidos pelo SNS, incluindo 43 mil sem seguros ou acordos internacionais. Nos hospitais privados, a procura internacional registou um aumento de 27% em diagnósticos e internamentos, e de 22,7% em consultas externas. Já no segmento do termalismo, 13,4 mil turistas estrangeiros recorreram a termas portuguesas, com 80% provenientes de mercados estratégicos como Espanha, França, EUA, Alemanha e Austrália.

Para que Portugal assuma um papel de liderança global no turismo de saúde e bem-estar, foi realçada a necessidade de um plano de ação abrangente. Sugeriram-se parcerias público-privadas para integrar os setores médico e turístico, a criação de centros de excelência em regiões estratégicas como Lisboa, Porto e Algarve, e campanhas dirigidas a mercados-chave, como Europa do Norte, Estados Unidos, Canadá e países do Golfo. Além disso, considerou-se essencial o investimento em tecnologia, como a telemedicina, e em infraestruturas sustentáveis para posicionar o país na vanguarda do setor.

O seminário reafirma o compromisso da Porto Business School em liderar o debate sobre os grandes desafios e oportunidades do turismo, alinhando-se com a Estratégia de Turismo 2035.

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