As melhores vilas turísticas portuguesas 2024 são Óbidos e Santa Cruz da Graciosa
As portuguesas Óbidos e Santa Cruz da Graciosa juntam-se à lista das 55 novas Melhores Vilas Turísticas pela ONU Turismo 2024. Estas Best Tourism Villages by UN Tourism consolidam a sua posição como atores-chave no turismo sustentável e no desenvolvimento comunitário.

Publituris
“Vinho da Casa” vai apresentar 100 vinhos, 20 produtores, durante 3 dias, em Lisboa
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
Nesta quarta edição, 55 vilas de todas as regiões do mundo receberam o reconhecimento, escolhidas entre mais de 260 inscrições de mais de 60 Estados-Membros do Turismo da ONU. Outras 20 vilas foram escolhidas para se juntar ao programa de atualização. A iniciativa não só reconhece as realizações notáveis destas aldeias, como também destaca o poder transformador do turismo
“O turismo é uma ferramenta vital para inclusão, capacitando comunidades rurais a proteger e valorizar a sua rica herança cultural, enquanto impulsiona o desenvolvimento sustentável”, afirmou o Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, para defender que “a iniciativa Best Tourism Villages não apenas reconhece as realizações notáveis dessas vilas, mas também destaca o poder transformador do turismo. Ao alavancar os seus ativos únicos, essas comunidades podem promover o crescimento económico, promover tradições locais e melhorar a qualidade de vida dos seus moradores”.
Neste sentido, segundo o dirigente, “celebramos as vilas que adotaram o turismo como um caminho para o empoderamento e o bem-estar da comunidade, demonstrando que práticas sustentáveis podem levar a um futuro mais brilhante para todos.”
A iniciativa Best Tourism Villages by UN Tourism foi lançada em 2021 para promover o papel do turismo em áreas rurais, preservando paisagens, diversidade cultural, valores locais e tradições culinárias. Faz parte do Programa de Turismo para o Desenvolvimento Rural da ONU, que trabalha para promover o desenvolvimento e a inclusão em áreas rurais, combater o despovoamento, promover a inovação e a integração da cadeia de valor através do turismo e incentivar práticas sustentáveis.
Tal como nas edições anteriores, as aldeias foram avaliadas em nove áreas principais: Recursos Culturais e Naturais; Promoção e Conservação de Recursos Culturais; Sustentabilidade Económica; Sustentabilidade Social; Sustentabilidade Ambiental; Desenvolvimento do Turismo e Integração da Cadeia de Valor; Governança e Priorização do Turismo; Infraestrutura e Conectividade; e Saúde, Segurança e Proteção.
Por sua vez, a Best Tourism Villages (BTV) Network cresce a cada ano e, com o anúncio de seus 75 novos membros, 254 vilas agora fazem parte da maior comunidade de destinos rurais do mundo.
A chamada para inscrições para a quinta edição ocorrerá no início de 2025, abrindo uma nova oportunidade para destinos rurais partilharem as suas iniciativas inspiradoras e obterem reconhecimento global como campeões do desenvolvimento rural.