“MSC Cruzeiros vai crescer a dois dígitos”
Eduardo Cabrita, director-geral da MSC Portugal revelou alguns números da operação nacional, não se esqueceu do mercado global, apresentou itinerários, novos investimentos e traçou o perfil do cruzeirista português.

Ângelo Delgado
KLM celebra 85 anos em Portugal com oferta a crescer 23% este verão
CEAV Protour 2025 no Porto acentua relacionamento com a APAVT
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Arcos de Valdevez apresenta plano de posicionamento e desenvolvimento turístico sustentável
“Vinho da Casa” vai apresentar 100 vinhos, 20 produtores, durante 3 dias, em Lisboa
“Vamos crescer acima dos dois dígitos em 2016”. A declaração é de Eduardo Cabrita, director-geral da MSC Cruzeiros em Portugal, em resposta a uma questão sobre o mercado nacional, à margem do Roadshow e da apresentação da temporada de Inverno 2016-2017 e Verão/Inverno 2017-2018, no Hotel Real Palácio.
“O crescimento será, com toda a certeza, superior a 10%, mas ainda não temos números finais pois encontramo-nos a receber reservas que serão bastante importantes nos números finais, nomeadamente os itinerários do Dubai, Caraíbas e Mediterrâneo”.
Apesar de se escusar a apresentar o volume de vendas da MSC Cruzeiros em Portugal, Eduardo Cabrita afirmou que “por ter havido um aumento das vendas e por o preço médio das viagens ter subido, os números superaram os de 2015”.
O director-geral da MSC Cruzeiros abordou também o perfil dos passageiros que, hoje, viajam nestes navios , desmistificando a ideia da oferta estar direccionada para um público mais sénior. “De 2003 à actualidade, tem havido uma evolução muito grande nos passageiros: em 2003, a média de idades era de 58 anos, hoje estamos nos 41, onde pontificam casais maduros e famílias com um ou dois filhos”. “Esta franja representa 65 a 70% do nosso público mais fiel”, acrescenta. “Os cruzeiristas nacionais repetem uma viagem destas com um intervalo de dois anos e meio, sendo que os passageiros que viajam pela primeira vez também estão a aumentar imenso”.
Ainda sobre o mesmo tema, Eduardo Cabrita lembrou que “a oferta mudou imenso nos últimos 10/12 anos, pelo que novos serviços e experiências foram sendo adicionados aos cruzeiros e, com isso, um maior interesse por parte do público mais jovem”. “A tecnologia evoluiu de forma avassaladora nos últimos anos e os cruzeiros foram à boleia desse fenómeno. Actualmente, o navio tem toda a tecnologia disponível para que os passageiros se sintam confortáveis, como se estivessem em casa”.
Numa perspectiva mais global, Eduardo Cabrita anunciou o investimento de nove mil milhões de euros na construção de 11 navios até 2026, sendo que dois deles estarão operacionais em 2017 e, um deles, passará por Lisboa: o MSC Meraviglia.
Com este incremento, Cabrita adianta que, em 2026, a MSC Cruzeiros poderá transportar cerca de 80 mil passageiros, contra os 41 mil actuais. “O investimento é claro e prevê novas geografias: abrimos um escritório em Xangai e iremos apostar com muita força na Oceânia e na Ásia”, recorda.
Já a construção dos novos navios irá obedecer ao lançamento de três novas gerações: Meraviglia, Seaside e World.
Novidades? Muitas!
Apresentando itinerários através de alguns slides projectados na sala onde se realizou a conferência de imprensa, Eduardo Cabrita foi lançando as novidades para os próximos dois anos.
“O grande destaque desta nova brochura é a presença do MSC Opera em Cuba ao longo de todo o ano 2017, a realizar também no Verão cruzeiros de oito dias com partidas de Havana. Após a temporada de Inverno com a presença de dois navios, a MSC Cruzeiros terá o MSC Opera nos meses mais quentes – de Abril a Novembro de 2017 – a fazer cruzeiros com escala em Montego Bay, na Jamaica, George Town, nas ilhas Caimão e Cozumel, no México. Alternadamente o navio estará a realizar um itinerário diferente fazendo escalas na Cidade de Belize, em Belize, na Isla de Roatan, nas Honduras, na Costa Maia, México e ainda na Isla de La Juventud, em Cuba. Durante o Inverno – de Dezembro 2017 a Abril de 2018 – o MSC Opera e o MSC Armonia estarão a realizar novamente itinerários diferentes pelo Mar das Caraíbas com partidas de Havana”, divulgou.
Depois, Lisboa: um dos mais relevantes para o mercado português. “Outro dos destaques mais esperados deste novo catálogo vai para a série de cruzeiros com saída e chegada a Lisboa no Verão de 2017, entre Setembro e Outubro, a bordo do MSC Magnifica. Estarão disponíveis cruzeiros de dez dias pelo Mediterrâneo Ocidental, partindo de Lisboa e fazendo escala em países como Espanha, França, Itália e Marrocos. De salientar também o regresso dos transatlânticos com passagem por portos portugueses de e para a América do Sul, bem como a Grand Voyage do MSC Divina com partida de Miami e com destino a Lisboa realizando paragens em Nova Iorque e ainda em Ponta Delgada, nos Açores”.
Logo a seguir, mais novidades a bordo de cruzeiros novos. “Entre as mais maiores novidades, destacam-se os inovadores navios MSC Meraviglia e MSC Seaside, em que as reservas para as temporadas inaugurais encontram-se já disponíveis. O MSC Meraviglia, que estará a navegar pelo Mediterrâneo Ocidental a partir de Junho de 2017, com possibilidade de embarque em Barcelona, Marselha e Génova, contará com os espectáculos do Cirque du Soleil, criados em exclusivo para os viajantes da MSC Cruzeiros. Por outro lado, o MSC Seaside – o navio que segue o sol – terá partidas de Miami a partir de Dezembro de 2017, disponibilizando uma vasta gama de itinerários de oito dias para as Caraíbas Ocidentais e Orientais onde ficará a navegar ao longo de todo o ano”.
Também nos itinerários para o Mediterrâneo Ocidental e Oriental a aposta da MSC Cruzeiros vai manter-se forte com 10 navios a navegar pela região, incluindo alguns long cruises e mini cruises, na temporada de 2017-2018.
Igualmente relevante nas operações da MSC Cruzeiros, o Norte da Europa também apresenta novos paradigmas, segundo Eduardo Cabrita. “São muitas as novidades também para o Norte da Europa, onde estarão a navegar três navios na temporada 2017-2018. Pela primeira vez, a MSC Cruzeiros disponibiliza dois navios da classe Fantasia: MSC Fantasia e MSC Preziosa. E ainda o mais recente da classe Musica, MSC Magnifica, oferecendo aos viajantes o maior conforto e flexibilidade que poderão usufruir da piscina com magrodome”.
O MSC Lirica continuará ao longo de 2017 a realizar cruzeiros na China com experiências adaptadas e especialmente criadas para atender às necessidades do mercado interno Chinês.
Nas Caraíbas, a oferta é vasta e cheia de novidades. “Para este Inverno, temos também neste momento algumas novidades como por exemplo os novos itinerários em Cuba, a bordo do MSC Opera e MSC Armonia, a realizarem cruzeiros com embarque em Havana para as Caraíbas. O MSC Opera fará este ano a sua segunda temporada Cubana, oferecendo cruzeiros de Havana para Montego Bay, na Jamaica, Georgetown, nas ilhas Caimão, Cozumel, no México e regressando de seguida a Havana. Por outro lado, o MSC Armonia levará os viajantes alternadamente, num primeiro itinerário até à Cidade de Belize, Isla de Roatan nas Honduras, de seguida até à Costa Maia no México e finalmente até uma experiência única na praia das Caraíbas em Isla de la Juventud em Cuba, antes de regressar a Havana. No segundo itinerário o navio vai proporcionar aos passageiros uma viagem até aos magníficos cenários de Montego Bay, Ilhas Caimão e ainda em Cozumel”.
Quando já nada se esperava, mais uma novidade. “Teremos cruzeiros no Dubai, Abu Dhabi & Sir Bani Yas, pela primeira vez a bordo de um navio da classe Fantasia e com novos itinerários e destinos disponíveis pelos Emirados Árabes Unidos, como o Bahrain ou o Qatar e ainda a possibilidade de conhecer a ilha exclusiva da MSC Cruzeiros – Sir Bani Yas, um verdadeiro oásis de praia”, finalizou.