Turismo mundial atinge recorde de 1,184 milhões de viajantes internacionais
Dados da Organização Mundial de Turismo revelam crescimento em praticamente todos os países. Europa domina no crescimento.
Inês Pereira
Turismo mundial recupera nível pré-pandemia e manterá crescimento em 2025, indica Turismo da ONU
Air Europa passa a ligar Madrid a Istambul
Campanha Festa Mágica da Disneyland Paris chega à Agência Abreu
IATA critica proposta de aumento do preço dos vistos eletrónicos de viagem para o Reino Unido
Turismo no Reino Unido arrisca perder 60 mil milhões de libras na próxima década
Hamilton Jair Fernandes passa a liderar o Instituto do Turismo de Cabo Verde
Estratégia de promoção turística vai passar pelo alargamento a mercados emergentes para que possam crescer, diz o SET
TAAG transfere mais voos regionais e domésticos para novo aeroporto
Receitas turísticas sobem 6,2% em novembro e aproximam-se da meta para 2024
Viking Cruises confirma presença na Feira de Emprego e Carreiras Azuis
O número de turistas internacionais cresceu 4,4% em 2015, um total de 1,184 milhões, de acordo com o mais recente Barómetro UNWTO World Tourism. Cerca de 50 milhões de turistas (visitantes durante a noite) viajou para destinos internacionais em todo o mundo no ano passado, em comparação a 2014.
“O turismo internacional chegou a novos máximos em 2015. O desempenho robusto do sector está a contribuir para o crescimento económico e a criação de emprego em muitas partes do mundo. É, portanto, fundamental para os países promover políticas que promovam o crescimento contínuo do turismo, incluindo a facilitação de viagens, desenvolvimento de recursos humanos e sustentabilidade “, disse o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.
A procura foi forte em termos gerais, embora com resultados mistos em todos os destinos devido às fortes flutuações cambiais, a queda dos preços do petróleo e de outras condicionantes que aumentaram a receita nos países importadores, mas enfraqueceu a procura nos exportadores, bem como aumento das preocupações de segurança.
“Os resultados de 2015 foram influenciados pelas taxas de câmbio, preços do petróleo e as crises naturais e artificiais em muitas partes do mundo. À medida que o ambiente actual destaca de forma particular, as questões de protecção e segurança, devemos lembrar que o desenvolvimento do turismo depende muito da nossa capacidade colectiva para promover uma viagem segura e transparente. A este respeito, a UNWTO exorta os governos a incluir as administrações de turismo no seu planeamento de segurança nacional, estruturas e procedimentos, não só para garantir que a exposição do sector a ameaças é minimizado, mas também para maximizar a capacidade do sector para apoiar a segurança e a facilitação das viagens podem e devem andar de mãos dadas “, acrescentou Rifai.
O crescimento nos destinos da economia avançada (+ 5%) excedeu a das economias emergentes (+ 4%), impulsionados pelos resultados sólidos da Europa (+ 5%).
Por região, a Europa, as Américas e a Ásia e o Pacífico registaram um crescimento em torno de 5% em 2015. As chegadas para o Médio Oriente aumentaram 3%, enquanto na África, os dados disponíveis, apontam para uma redução estimada de 3%.
Perspectivas positivas para 2016
Os resultados do Índice de Confiança UNWTO permanecem largamente positivos para 2016, embora a um nível ligeiramente mais baixo, em comparação com os dois anos anteriores. Com base na tendência actual a OMT projecta as chegadas de turistas internacionais a crescer 4% em todo o mundo em 2016.
Por região, o crescimento deverá ser mais forte na Ásia e no Pacífico (+ 4% e + 5%) e Américas (+ 4% e + 5%), seguida pela Europa (+ 3,5% para + 4,5%). As projecções para a África (+ 2% a 5%) e Médio Oriente (+ 2% a + 5%) são positivas, embora com um maior grau de incerteza e volatilidade.
Resultados regionais
Europa (+ 5%) liderou o crescimento em termos absolutos e relativos suportados por um euro mais fraco contra o dólar americano e outras moedas principais. As chegadas atingiram 609 milhões, ou 29 milhões a mais que em 2014. Europa Oriental e Central (+ 6%) recuperou da queda do ano passado nas chegadas. Norte da Europa (+ 6%), Sul da Europa Mediterrâneo (+ 5%) e Europa Ocidental (+ 4%) também registou bons resultados.
China, EUA e Reino Unido lideram o crescimento de viagens para o exterior em 2015
Entre os mercados mundiais de topo de origem, a China, com um crescimento de dois dígitos nos gastos todos os anos desde 2004, continua a liderar a nível global as viagens de saída, beneficiando destinos asiáticos, como Japão e na Tailândia, assim como os Estados Unidos e vários destinos europeus.
Em contrapartida, as despesas dos mercados de origem anteriormente muito dinâmicos da Federação da Rússia e do Brasil diminuíram significativamente, reflectindo as restrições económicas de ambos os países e a desvalorização do rublo e do real contra praticamente todas as outras moedas.