Catai Tours promove Uzbequistão em Portugal
O operador organizou, esta segunda-feira, um pequeno-almoço com operadores e agentes portugueses, de forma a promover o destino.

Marta Barradas
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo
Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas
Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro
Arranca parceria entre Ryanair e Expedia
Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão
A Catai Tours organizou, esta segunda-feira, um pequeno-almoço com mais de 20 operadores e agentes de viagens portugueses, de forma a apresentar e promover o destino Uzbequistão em Portugal.
O operador, que disponibiliza dois programas para o destino, de oito e 15 dias, com o nome ‘Rota de Samarcanda’, contou, no passado ano de 2014, com 269 clientes que viajaram para este país da Ásia Central, dos quais 63 de nacionalidade portuguesa.
Ricardo Vasconcelos, Delegado da Catai Tours em Portugal, explicou aos presentes que este destino “é ainda muito desconhecido no País” e que se destina, sobretudo, “a turistas com ‘advanced knowledge’”, isto é, turistas que viajam frequentemente e que têm curiosidade em conhecer novas e diferentes culturas.
Para o responsável, “o turista português não quer só Sol e Praia, também quer conhecer novas culturas” e o Uzbequistão destaca-se por ser um destino seguro, repleto de património, história e com um povo bastante acolhedor.
A ‘Rota de Samarcanda’, o programa disponibilizado pela Catai Tours em Portugal, passa por regiões como Tashkent, a capital do país, o centro económico e financeiro do destino, com um total de 2,5 milhões de habitantes; Khiva, conhecida pela ‘Cidade das mil e uma noites’ e pelo seu Museu ao ar livre; Bukhara, considerada a Cidade Sagrada da Ásia Central; e Samarkanda, com mais de cinco mil anos de história.
De notar que a Catai Tours opera o destino Uzbequistão há 10 anos, tendo implementado este produto em Portugal no mesmo ano. A ligação aérea para o destino apresentado é realizada via Istambul, na Turquia.
O encontro, que teve lugar no hotel Porto Bay Liberdade, em Lisboa, contou também com a presença do Council do Uzebequistão em Espanha.
Catai Tours cresce nos últimos dois anos
Ainda durante o encontro, Ricardo Vasconcelos afirmou que os últimos dois anos foram de crescimento para o operador.
Deste crescimento, o responsável destacou o segmento Luas-de-mel: “Já crescemos 20% nas Luas-de-mel em relação ao ano passado, o que é sinal que estamos a chegar a este segmento.”
Para o ano de 2015/16, o operador turístico apresenta um catálogo com um maior número de programação em relação ao ano anterior, com um total de 92 itinerários e programas.
Das novidades, foram destacados os seguintes produtos: Barberes e Tuaregues; Melhor do Borneo; Botswana Espectacular; Tribos do Rio Omo (Etiópia); Maravilhas do Japão (contando com guias portugueses); Oeste do Canadá e Alaska; Parques Naturais; Porto Rico – Ilha Dourada; Ecuador e Galápagos; Chile, Lagos e Patagónia; e Maravilhas do Brasil.