Homepage

Descritivo dos nomeados dos Publituris Portugal Trade Awards’15

Conheça cada um dos nomeados.

Publituris
Homepage

Descritivo dos nomeados dos Publituris Portugal Trade Awards’15

Conheça cada um dos nomeados.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
Destinos
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Aviação
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Meeting Industry
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Enoturismo
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Análise
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Destinos
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Destinos
TAAG estreia novo B787 Dreamliner na rota de Joanesburgo
Aviação
WTTC saúda o comissário europeu do Turismo em reunião com a CE
Destinos

Melhor Empresa de Cruzeiros

 

PUB

Douro Azul

PUB

“O Grupo DouroAzul fechou o ano 2014 com a facturação mais elevada de sempre atingindo também um número recorde de passageiros. Durante o ano apresentou e começou a operar no Rio Douro mais dois navios-hotel, comprou o ferry Atlântida e iniciou a operação no rio Tejo com o Trafaria Praia. Anunciou a construção de um novo navio-hotel que entrará em operação em 2016. Ainda em 2014 venceu o prémio World Travel Awards na categoria Europe’s Leading River Cruise Company.”

MSC Cruzeiros

“Parte do grupo MSC, segunda maior companhia de porta-contentores do mundo com mais de 500 navios, a MSC Cruzeiros é líder no Mediterrâneo, África Sul e Brasil com crescimento de 800% entre 2004 e 2014. Em 45 países, navega todo o ano no Mediterrâneo e oferece uma vasta gama de itinerários no Norte Europa, Oceano Atlântico, Caraíbas e Antilhas Francesas, América do Sul, África do Sul, bem como no Dubai, Emirados Árabes Unidos e Omã, potenciado pela inédita Grand Voyage Ásia e Austrália. Reconhecida com prémios internacionais, disputando o 3º lugar de maior operador cruzeiros do mundo, opera em 1000 rotas por 72 países realizando as férias de sonho a mais de 1.7 milhões de pessoas. Aos 12 modernos navios, vão juntar-se 7 novos duplicando o número de camas para 80.000 até 2022, num investimento de 5 mil milhões euros, que inclui também a renovação de 4 navios (Programa Renaissance). Líder de mercado em Portugal pelo 2º ano consecutivo, a MSC Cruzeiros conseguiu um rápido crescimento desde a abertura em Lisboa, em 2010. Terminou ano 2014 com um total de 15.934 passageiros, aumentando 24% face a 2013 e atingindo cerca 40% quota de mercado em Portugal.”

Norwegian Cruises Lines

“2014 foi novamente um ano de sucesso para a Norwegian Cruise Line, começando pelo lançamento do nosso navio mais recente, o ‘Norwegian Getaway’, em Janeiro. Seguiu-se o anúncio do nosso programa de melhoramento ‘Norwegian NEXT’, que engloba, nomeadamente, a revitalização de navios,  melhoria das refeições e inovações tecnológicas. Em 2014, anunciámos, ainda, a aquisição da Prestige Cruises e, ao longo do ano, ganhámos diversos prémios World Travel Awards, como sejam o ‘Europe’s Leading Cruise Line’, pelo 7.º ano consecutivo: ‘Caribbean’s Leading Cruise Line’, pelo 2.º ano seguido; e ‘World’s Leading Large Ship Cruise Line’, pelo 3.º ano consecutivo.”

Portuscale Cruises

A Portuscale Cruises assinala em 2014 o seu primeiro ano de plena operação. Com Produto concebido para o Mercado Português e oferta de embarques em Lisboa, Portimão e Leixões. O paquete Funchal tem brilhado nos vários mercados onde opera. Navegámos pelo Mediterrâneo, Atlântico, Mar do Norte, Báltico e até pelo Círculo Polar Ártico. Em todos os mercados Suécia, Reino Unido, França, e Portugal, operamos de acordo com as mais exigentes regras internacionais entregando níveis de serviço e de fidelização que muito nos orgulham, superiores a 90%! Seja bem vindo a Bordo!”

Pullmantur

Informação ainda não disponibilizada

Royal Caribbean

“A Royal Caribbean teve 2 acontecimentos marcantes em 2014. O sucesso da 1ª vinda à Europa de um dos maiores e mais inovadores navios do mundo, o Oasis of the Seas®.  E a inauguração do 1º navio inteligente, o Quantum of the Seas®, que trouxe novidades e iniciou uma era tecnológica: wireless mais rápido, 1º bar robótico do mundo, simulador de paraquedismo, carrinhos de choque, entretenimento futurista e parcerias com chefes como Jamie Oliver. Nos World Travel Awards 2014, arrecadou vários prémios: Melhor Marca, Melhor Companhia de Cruzeiros, Melhor website e líder em África, Índia e Médio Oriente. A Royal Caribbean destaca-se pelo contínuo investimento para proporcionar aos seus hóspedes umas férias únicas com serviço, entretenimento e gastronomia de qualidade nos navios mais inovadores do mundo!”

Melhor GSA Aviação

 

APG

Informação ainda não disponibilizada

Asiawings

“A Asiawings é um GSA que iniciou a sua actividade em 2001, mas com uma experiência de actividade no mercado com mais de 20 anos. Representa em exclusivo as companhias aéreas de Hong Kong: Cathay Pacific Airways e Dragonair Airlines. O nosso trabalho no dia a dia consiste na divulgação e promoção da Cathay Pacific & Dragonair junto das Agências de Viagens, Operadores turísticos e Empresas. Devido ao facto de trabalharmos em exclusivo com estas Companhias Aéreas e de existir um escritório em Portugal, torna a comunicação muito fácil, somos duas pessoas e temos um rosto e um nome: Gracinda Bastos e Lidia Luis, o que permite uma maior confiança por parte de quem nos procura. Uma vez que somos a Cathay Pacific em Portugal, orgulhamo-nos de contribuir para o facto desta Cathay Pacific ter ganho em 2014 o prémio Skytrax de Melhor Companhia Aérea do Mundo. A Cathay Pacific foi a única Companhia Aérea (até ao momento) a ganhar este prémio por 4 vezes.”

ATR

“Consolidando o seu crescimento no mercado Português, a ATR aumentou o seu portfólio com a introdução dum departamento de Vistos em 2014 – Visa Travel Service.  No sector da aviação, demos as boas-vindas a mais uma companhia – South African Airwaysl. A nossa área de actuação é redefinida deixando a representação dos comboios e focando-se nas companhias de aviação, aluguer de automóveis e vistos. A nossa proactividade no mercado faz-se ainda notar com a participação assídua na BTL e como um dos membros fundadores dos “Especialistas”, que conta já com a sua 10ª edição. Temos sido patrocinadores das reuniões da GEA, Airmet, Ravt, Best Travel entre outros, bem como participante activo em workshops organizados pelos principais operadores turísticos. A nossa postura ética e idónea no mercado, aliada a uma equipa jovem, dinâmica e profissional é o nosso grande pilar de motivação. Por tudo isto, o reconhecimento chega-nos através da atribuição dos Prémios Publituris como Melhor GSA de Aviação desde 2008 até 2014.”

Aviareps Group

“Aviareps PLC, é um grupo de vendas e serviços gerais de companhias aéreas de maior sucesso no Reino Unido. Existe há mais de 25 anos , com sede em Londres. A Aviareps PLC  presta serviços profissionais, rentáveis  e de sucesso a clientes de companhias aéreas e de turismo de todo o mundo. Durante este tempo , temos tido um papel de liderança nas actividades comerciais dos nossos clientes e de planeamento estratégico – tanto para as companhias aéreas tradicionais como as de nova geração (lowcost) – como para os aeroportos , destinos e outras empresas de turismo. Somos especialistas no Reino Unido e Irlanda, Espanha / Portugal , com atividades em toda a Alemanha , Benelux e Escandinávia. Prestamos serviços específicos e personalizados em (todos os aspetos de vendas, marketing, distribuição , reservas e emissão de bilhetes) sempre adaptado às necessidades dos nossos clientes. As atividades de representação são normalmente contratadas em regime de serviço completo ou como projeto para processos de negócios específicos. Aviareps PLC estabeleceu uma das melhores taxas de fidelização de clientes no setor da representação , sendo o nosso primeiro cliente a companhia  aérea  transavia.com, com contrato válido quase há 28 anos. O nosso sucesso é construído sobre o estabelecimento de parcerias de longo prazo com os nossos clientes, com base nos princípios de confiança, compromisso e  objetivos comuns, conduzindo os nossos negócios de uma forma aberta e amigável e uma forte capacidade de adaptação à evolução das necessidades dos nossos clientes.”

Aviateam

Informação ainda não disponibilizada

Select Aviation

Informação ainda não disponibilizada

Summerwind 

“Em Portugal desde 2012, a Summerwind Portugal é GSA das companhias aéreas Singapore Airlines, Oman Air, LAM – Linhas Aéreas de Moçambique, Binter Canarias e Air Timor, a que se juntou já no início do ano a companhia grega Aegean. Para além de prestar serviços como GSA, com serviço integral nos departamentos de vendas, reservas e marketing, a Summerwind Portugal garante aos seus clientes, através da sua estrutura, uma perfeita integração no sector dos agentes de viagens, investindo num relacionamento mutuamente benéfico entre as companhias representadas e esse mesmo sector.”

Melhor PCO

 

Abreu – PCO

“A ABREU PCO é a divisão de negócios do Grupo Abreu, especializada na organização profissional de congressos, sob a mesma Direção da Abreu DMC. Em atividade desde 1978, a Abreu PCO assume-se claramente como líder de mercado neste setor, desenvolvendo a sua atividade em Portugal, desde os seus escritórios de Lisboa e do Porto, mas também cada vez mais assumindo-se como um PCO de abrangência global, correspondendo assim ao pedido dos seus clientes Nacionais e Internacionais, organizando já de forma regular congressos fora de Portugal. Dispondo de equipas dedicadas, tendo como suporte técnico um software específico, topo de gama, que permite a gestão de inscrição de congressistas, programa social, gestão de abstracts, rooming lists para os Hotéis e transportes vários, tem conseguido ao longo dos anos impor-se no mercado, como um parceiro fiável, eticamente responsável e com uma solida estrutura operacional. Em 2014, a Abreu PCO operou em Portugal mais de 100 congressos nacionais e Mundiais, dos quais 26 cumpriram para Lisboa as regras da I.C.C.A., destacando o congresso Mundial da Agua, com mais de 3.500 delegados, e 12 no Porto/Zona Norte, contribuindo assim de forma inequívoca para o ranking destas cidades a nível Mundial. Em 2014, e fora de Portugal, destacam-se congressos directamente organizados no Brasil, Espanha e Estados Unidos (Long Island).”

AIM

“A AIM Portugal continua a marcar posição  no mercado nacional e internacional na organização profissional de congressos. O ano de 2014 não foi excepção: continuámos o nosso trabalho na captação de congressos para o nosso destino, na consolidação de parcerias com pcos e agências internacionais bem como na fidelização junto das associações nacionais. O nosso foco na prestação de serviços de excelência com a certificação da IAPCO tem produzido resultados muito promissores continuando a alargar o nosso raio de acção do âmbito nacional para além fronteiras. Em 2014 a AIM Portugal liderou várias candidaturas ainda em curso de congressos internacionais para o nosso destino, recebemos congressos internacionais médicos e não médicos e assumimos o secretariado dum congresso médico nacional. As nossas parcerias com associações internacionais solidificaram-se através dos nossos contratos de core PCO contando com projectos a médio e longo prazo na Europa e América Latina.”

Forum D’Ideias

“Entre os grandes desafios que ocorreram em 2014 para a Forum d’Ideias destacou-se a necessidade em procurar novos clientes e mercados, reforçando assim, o investimento em novas ferramentas de comunicação, com o objectivo de dar a conhecer a empresa e o destino. O esforço foi compensado através de novas parcerias que trouxeram um maior volume de pedidos de propostas, a que a equipa respondeu de forma exemplar e com a convicção que serão frutíferas a médio e longo prazo. Mantivemos ainda, o constante desafio na fidelização dos nossos clientes através de soluções personalizadas e inovadoras, mas tendo sempre como objectivo o controle de custos imprescindível no actual panorama empresarial.”

Leading

“Em 2014 a Leading continuou a privilegiar essencialmente o mercado internacional tendo colaborado na organização de alguns dos mais importantes congressos realizados em Lisboa. Merecem particular destaque o 19º Congresso Europeu de Medicina Geral e Familiar com cerca de 4.000 participantes e o 5º Congresso da European Communication Reseearch and Education Association com mais de 1.200 participantes. Durante o ano de 2014 a Leading conquistou um novo cliente de referência – a Sociedade Portuguesa de Pediatria para quem organizou o 15ºCongresso Nacional.Desta forma a Leading consolida a sua presença no mercado nacional sendo nesta altura a agência oficial de 4 importantes associações e sociedades médicas.Em 2014 a Leading deu também continuidade ao seu processo de internacionalização com a realização de dois eventos em Angola com destaque para a co-organização da cimeira regional da world tourism organisation UNWTO Africa.”

Mundiconvenius

“Com 20 anos de experiência, a Mundiconvenius é uma referência incontestada no mercado nacional e a empresa responsável por trazer para Portugal alguns dos mais importantes congresssos internacionais dos últimos anos. Em 2014, o Congresso Internacional da European Society of Contraception, o Industry Days para a European Lotteries, entre outros. 2015 será um ano de grande actividade com grandes eventos internacionais, entre eles a reunião anual da  ESHRE que trará a Lisboa mais de 10 mil participantes de todo o mundo.”

The House of Events

Informação ainda não disponibilizada

Melhor Espaço para Eventos

 

Convento do Beato

Edifício histórico construído em finais do séc. XVI, recuperado como espaço para eventos após classificação de “ Património de Interesse Público” em 1984 e com uma óptima localização, acesso e excelentes infraestruturas o Convento do Beato é um dos Espaços mais procurados na Península Ibérica para a realização de Congressos, Seminários, Exposições, Espectáculos, Lançamentos de Produto, Jantares de Gala, Casamentos, etc. Com efeito, o Convento do Beato é passagem de mais de 60.000 pax/ano. No Convento do Beato realizam-se em média 80 eventos/ano, com cerca de 160 dias de ocupação/ano. Embora todos os eventos aqui realizados sejam da maior importância para nós, poderemos no entanto destacar, neste último ano, o Jantar de Gala Congresso “International Water Association”, 50º Aniversário da Kerastase/L’Oreal em Portugal, a 3ª Edição de “Le Reveillon 2014/2015”, para além das já habituais Convenção Anual da Sociedade Central de Cervejas e a Entrega de Prémio IRGA Deloitte.”

Estufa Fria

“A nave da Estufa Fria, inserida num dos mais emblemáticos espaços verdes de Lisboa, foi renovada e concessionada à Casa do Marquês em 2013, tornando-se numa das principais salas para eventos da capital. Este espaço com cerca de 900m2, acolheu em 2014 perto de 100 eventos, pelos quais passaram mais de 20 mil pessoas. Celebrados 25 anos, a Casa do Marquês continua a trilhar o caminho da inovação na área do catering e organização de eventos em Portugal. Da UEFA ao Rock in Rio, passando por iniciativas particulares, no ano transato a empresa esteve à frente de quase 900 eventos e serviu cerca de 150 mil pessoas.”

MEO Arena

“O MEO Arena é o espaço de referência para a realização de eventos. Nos seus dezasseis anos de atividade, recebeu mais de 7,4 milhões de visitantes de todo o mundo, em mais de 1800 eventos de todas as tipologias. Em 2014 o MEO Arena recebeu cerca de 80 eventos – alterando a média para um evento a cada 4 dias – com mais de 260 dias de ocupação, dos quais destacamos, SISAB 2014; a feira In Beauty Expocosmética, Mercado dos Sabores e Revlon Style Masters Show 2014. No segmento de espetáculos de público, 2014 trouxe grandes nomes ao MEO Arena: Michael Bublé, Beyoncé, Miley Cyrus, e OneRepublic.”

Montes Claros – Lisbon Secret Spot

“Esta nova nomeação representa um enorme orgulho para toda a equipa de Montes Claros e vem mais uma vez premiar a aposta do Grupo Carrilho de Almeida na requalificação de um espaço nobre e emblemático da cidade de Lisboa. Devolvemos Montes Claros a Lisboa e criámos um espaço único para eventos. A versatilidade do espaço, o equipamento, a centralidade, e a envolvência no parque de Monsanto fazem de Montes Claros um único Lisbon Secret Spot . No decorrer de 2014, recebemos mais de 20.000 pessoas, e realizámos ao longo do ano eventos com mais de 150 Empresas, com uma grande implementação na área, Corporate ,  Trade e Incomming.Montes Claros foi palco dos Prémios Marketeer, Gala Super Brands, Prémios Marcas de Confiança, Excellents Oeconomy, Mercado Maria Guedes, entre muitos eventos.”

Palácio da Bolsa

“O Palácio da Bolsa é um local obrigatório na organização de eventos no Porto. Este monumento nacional evoca um passado glorioso, imortalizado num valor artístico e simbólico feito à sua imagem, que faz dele um dos mais notáveis monumentos portuenses da arquitetura do Século XIX. Ao longo da sua história, tem sido palco de eventos de grande relevo e projeção internacional, como receções oficiais, festas, congressos ou exposições. Um espaço a ser utilizado por iniciativas que tenham a excelência por atributo.”

Pátio da Galé

“O Pátio da Galé é um dos venues mais emblemáticos de Lisboa situado na histórica Praça do Terreiro do Paço, a mais emblemática do nosso país. A versatilidade e localização de excelência fazem do Pátio da Galé o local de eleição para realização de eventos da mais variada natureza, nacionais e internacionais. Estas caraterísticas têm levado a um aumento significativo de eventos aí realizados. Um dos acontecimentos de maior prestígio internacional foi a realização pela  UEFA das celebrações da final da Liga dos Campeões neste espaço único. O Pátio da Galé é também palco de importantes eventos nacionais como a Moda Lisboa e o Peixe em Lisboa, projectando internacionalmente o venue e a cidade.”

 

Melhor Espaço para Congressos

 

Alfândega do Porto

“2014 Foi triunfante para a Alfândega do Porto, acolhemos importantes eventos nacionais e internacionais, preservámos os nossos clientes habituais, começamos a trabalhar com novos clientes de todo mundo e fomos reconhecidos com vários prémios. Conquistamos o título Best Meetings and Conference Centre Europe pela prestigiada Business Destinations e fomos eleitos Melhor Espaço para Congressos nos Publituris Trade Awards. Desenvolvemos parcerias com entidades dos sectores de turismo e eventos e continuamos a contribuir para o desenvolvimento do Turismo de Negócios em Portugal.”

Centro Cultural de Belém

Informação ainda não disponibilizada

Centro de Congressos de Lisboa

“O Centro de Congressos de Lisboa, localizado junto à zona histórica de Belém, diferencia-se pela qualidade das instalações, serviços prestados, know-how e profissionalismo da equipa. Com um espaço funcional e polivalente, dispõe de 8 Auditórios, 5 Pavilhões, 33 Salas de Reunião, 1 Restaurante e 2 parques de estacionamento, oferecendo as condições ideais para a realização de congressos, exposições, eventos corporativos, entre muitos outros! A qualidade da oferta e o sucesso dos eventos é uma prioridade! O CCL é certificado pela APCER, pela AIPC – Quality Standards e pelaPCMA – Certified Space, sendo membro das principais associações do sector. Com mais de 120 eventos realizados, o ano 2014 ficou marcado pela promoção em novos mercados e pela realização de vários congressos internacionais, entre os quais, o IWA – World Water Congress & Exhibition, o 13th Congress of the European Society of Contraception and Reproductive Health, o 19th WONCA Europe Conference ou o 16th Biennial Conference of ISAAC. Os eventos internacionais trouxeram a Lisboa mais de 18.000 pessoas, dando um importante contributo para o desenvolvimento do turismo de negócios na região e para a economia nacional.”

Centro de Congressos do Estoril

“Vencedor do “Prémio de Excelência em Inovação e de Qualidade de Arquitectura” e  “Melhor Desenvolvimento de Turismo”, o Centro de Congressos do Estoril apresenta uma vasta flexibilidade de uso, permitindo acolher todo o tipo de eventos e várias actividades em simultâneo. É o único espaço certificado em Portugal e Espanha como Green Venue (Silver Certification da EarthCheck ) pelas suas boas práticas, sendo destaque frequente na imprensa nacional e internacional como exemplo de Turismo Sustentável. Eventos em destaque em 2014: Biomarine Business Convention que contou com a presença do Príncipe Alberto II do Mónaco e mais de 300 CEO de 30 países, o Congresso Europeu de Ciências Planetárias que reuniu mais de 800 cientistas internacionais e o Football for Friendship Forum e que contou com mais 450 jovens, de 16 países europeus.”

Centro de Congressos Tivoli Marina de Vilamoura

Informação ainda não disponibilizada

EPIC SANA Lisboa

“Com uma localização privilegiada e estratégica em Lisboa, o EPIC SANA Lisboa oferece 311 quartos onde o conforto e serviço personalizado o transformam no Hotel ideal para qualquer visita à capital seja em lazer, seja num evento de negócios. Para reuniões e eventos, o Hotel oferece 1.760m2 distribuídos por 13 salas de reunião permitindo a realização de eventos até 1300 pessoas. Recebeu recentemente o prémio europeu de “Luxury Rooftop View Hotel” atribuído pelos World Luxury Hotel Awards, assim como o de Hotel Mais Popular pelo portal  Trivago e o Reader’s Award pela prestigiada Condé Nast.”

Salgados Palace & Congress Center

“É no Salgados Palace & Congress Center que se encontra o Palácio de Congressos do Algarve – o maior Centro de Congressos do Algarve e um dos maiores da Península Ibérica. Esta fantástica infraestrutura está equipada com tecnologia de ponta e das suas características destacam-se: auditório com 1650 lugares sentados; sala plana de 1000 m2 e 37 salas polivalentes; iluminação Cénica; 4 Cabines de Tradução para tradução simultânea; ar condicionado; cobertura wireless em todas as salas; pontos de ligação à internet; e espaço ao ar livre para eventos.”

Melhor Parque/Empresa de Animação Turística

 

Badoca Safari Park

“O Badoca Safari Park conta atualmente com 500 animais selvagens. Em 2014, além dos 100 mil visitantes, recebeu também a reunião anual da AIZA e no que diz respeito ao bem-estar animal, foi realizada uma operação a uma girafa, que contou com uma equipa de 20 pessoas, operação esta, nunca antes realizada no país. Em relação à conservação de espécies, recebeu um grupo de Mandris e um grupo de Lémures de barriga vermelha. A finalizar o ano, recebeu uma conhecida marca internacional, para que a mesma realizasse o lançamento de um carro em pleno Safari, onde as girafas adotaram o papel de figurantes.”

Geoparque Arouca

Informação ainda não disponibilizada

HIPPOtrip

“A Hippotrip é uma lufada de ar fresco! Inovadora pela sua singularidade e pela sua forma de estar e apresentar a cidade! Lisboa, por Terra e Água, surpreende até os de maior “gema” Alfacinha com mitos, lendas e curiosidades que já encantaram mais de 50 000 passageiros desde a sua inauguração, em Maio de 2013. A animação interactiva a bordo dos veículos, enche de energia passageiros e quem nos vê passar… e é tanta, que de vez em quando precisa ser libertada! E aí ouve-se: Hippo, hippo… Urraaaa!”

Oceanário de Lisboa

“Considerado pelos portugueses um dos principais motivos de orgulho nacional e pelo portal de viagens Tripadvisor como o segundo melhor aquário do mundo, o Oceanário de Lisboa cria emoções através da proximidade com o mundo marinho e dos seus anfitriões, 8000 animais e plantas. Entre estes, diversas espécies de tubarões, recifes de coral e as lontras marinhas. A excelência das suas exposições, aliada ao simbolismo da arquitetura dos edifícios, faz do Oceanário um local único e inesquecível que todos querem visitar.”

Picos de Aventura

“Criada em 2001 em Ponta Delgada, a Picos de Aventura disponibiliza actividades turísticas em mar e em terra que permitem conhecer todos os recantos da ilha de São Miguel. No seu portefólio incluem-se observação de baleias e golfinhos, mergulho, canoagem, escalada, canyoning, passeios a cavalo, de jipe, de bicicleta e a pé, programas aventura e de incentivos. Para além da sua certificação de qualidade, a empresa distingue-se pelos seus serviços personalizados, trabalhando com pequenos grupos de visitantes, e pelos esforços desenvolvidos em proteger os locais onde decorrem as actividades.”

Zoo de Lisboa

Informação ainda não disponibilizada

Zoomarine

“Em 2014 inaugurou o novo mega espaço de diversão aquática Zoomarine Beach, a Era T-Rex, e o novo ecrã gigante dos golfinhos. Como principais logros, bateu recordes de adesão dos últimos 10 anos. No âmbito mediático, chegou a 1 milhão de pessoas com o “Somos Portugal” da TVI e a mais de 59 países com o “Strongman” da Eurosport! Em 2014, o TripAdvisor distinguiu outra vez o Zoomarine como melhor parque de Portugal e 7º da Europa. Já o I.M.A.T.A. premiou a carreira do seu presidente e fundador Pedro Lavia.”

Melhor Agência Corporate

 

Abreu Corporate

“O ano de 2014 foi particularmente relevante para a Abreu Corporate, na afirmação da sua competitividade junto do universo de clientes institucionais e empresariais. Para isso, muito contribuiu a dinâmica de uma equipa que partilha com o cliente um conjunto de soluções que são referência no mercado, e que procura rendibilizar sempre o melhor das suas parcerias especializadas em Portugal e no Mundo. Esse será o compromisso renovado em 2015, ano em que a marca Abreu assinala os seus 175 anos, projectando o futuro como consultor de viagens de portefólio universal e serviço completo.”

Cosmos

“A Cosmos é uma empresa especialista no sector das agências de viagens e turismo, tendo consolidado um posicionamento diferenciado, marcado pelos elevados níveis de serviço e de proximidade com os clientes. Está presente em Portugal, Espanha e Angola, tendo iniciado em 2014 uma nova fase do seu percurso, com ambição renovada e audazes objectivos de crescimento nas geografias atuais e em novos mercados onde  pretende continuar a apoiar os seus clientes. Opera nos segmentos de viagens de negócio, turismo desportivo de alta competição, incentivos corporativos e viagens de lazer (private). Na área de Eventos e Viagens de Incentivo, adequa a componente de lazer e evasão ao cumprimento dos objectivos comerciais ou motivacionais dos clientes. Os serviços integram desde a concepção, orçamentação, imagem e comunicação com um forte enfoque nos detalhes que permitem momentos únicos. Virada para o futuro, a Cosmos está focada na construção de relações de longo prazo, sempre baseadas na confiança, respeito e excelência profissional.”

El Corte Inglés

“Ao longo do ano 2014, Viagens El Corte Ingles consolidou a sua posição entre as principais agências de viagens em Portugal registando um crescimento de 11% em termos de operações realizadas face a 2013. Ao nível do segmento corporate, Viagens El Corte Inglés dispõe da mais avançada tecnologia disponível no mercado permitindo optimizar recursos disponíveis de acordo com as necessidades de cada cliente, seja PME ou Grande Empresa. A nossa primordial prioridade é a satisfação do cliente, para esse efeito a par da tecnologia realizamos um investimento permanente na formação do nosso capital humano com objectivo de oferecer um elevado nível de profissionalismo e qualidade de atendimento dos nossos profissionais, visando uma assessoria e serviço de qualidade de forma clara e transparente.”

Geostar

Informação ainda não disponibilizada

Top Atlântico

Além de relações privilegiadas e de longa data com os melhores parceiros nacionais e internacionais, a Divisão Corporate da Top Atlântico está presente em Portugal, Itália, Espanha, Angola e Moçambique, como um auxiliar e apoio para as Empresas suas clientes em mercados e destinos internacionais. Apesar dos problemas atravessados pelo anterior accionista durante vários meses do ano de 2014 e que levaram à sua venda ao actual accionista, a Springwater Tourism, a Top Atlântico Corporate conseguiu manter durante todo esse período os seus standards de serviço e funcionamento sendo de salientar não só a manutenção mas até a aquisição de vários novos contratos com empresas durante o ano passado. O objectivo é oferecer aos nossos Clientes independentemente da sua dimensão uma correta e eficaz ‘Gestão de Viagens’, atendendo a requisitos como o serviço personalizado e de qualidade, garantindo processos de controlo de custos e funcionamento simples, transparentes e adaptados às necessidades de cada um, independentemente da sua dimensão.”

TQ Travel

“O Grupo TQ, criado em 2008,  fechou o ano de 2014 com um volume consolidado de facturação de 19,2 milhões de euros e uma extensa carteira de clientes corporate. Este ano irá apostar na consolidação do negócio nos seus principais mercados estratégicos. Constituído por três empresas: TQ – Travel Quality Viagens, a TQ – Travel Quality DMC e a TQ – Travel Quality – Eventos e Congressos, o Grupo é representante exclusivo para Portugal da ITP – International Travel Partnership e em 2014, trouxe a Portugal vários congressos e eventos internacionais”.

Travelstore American Express

“Os principais factos marcantes do ano foram os resultados económicos alcançados, a consolidação da parceria estratégica com a American Express Global Business Travel a nível internacional (mercados Africanos e plataforma online de serviço a PMEs, mobeetrip), a implementação de soluções tecnológicas inovadoras na relação com o cliente em matéria de Travel Management. Em matéria de relações institucionais, podemos referir o convite feito a Frédéric Frère para integrar o novo Conselho Consultivo Internacional da American Express e o prémio Amadeus Brighter Awards atribuído pelo segundo ano consecutivo  na categoria gestão mercado corporate.”

Melhor Site Operador Turístico

 

Exoticoonline.com

“Fundado por Miguel Ferreira, profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado, Exoticoonline é um operador turístico especialista no Brasil desde a sua abertura, em 2009. Em 2011 acrescentou Miami ao seu portfolio de destinos, dois anos depois São Tomé e Porto Santo e, no ano passado, passou também a oferecer uma vasta oferta no Panamá e na Colômbia. Em 2014 lançou a marca «Top Secret», vocacionada para clientes que procuram mais exclusividade, no segmento de luxo. Exclusivamente dedicado ao serviço dos agentes de viagens, Exoticoonline é um dos raros operadores que comercializa os seus produtos sem suplementos, logo assegurando melhores comissões. Ao longo dos seus seis anos de existência orgulha-se de não ter uma única reclamação incidente nos seus serviços bem como pelos prémios Aplauso que tem vindo a receber do Millennium BCP que atestam a sua solidez financeira.”

Lusanova.pt

“2014 foi o ano em que Lusanova completou os 55 anos de existência decorreu dentro do esperado, com um aumento em relação ao ano anterior dentro de dois dígitos, tendo contribuído para tal um aumento substancial no incoming  e uma maior procura do mercado interno  de lazer. Para o aumento do outgoing  foi determinante  o crescimento  verificado em  três produtos que foram os  Grandes Destinos, Circuitos Europeus e os Cruzeiros. Relativamente ao Incoming , para além de se manterem bastante activos os mercados tradicionais com quem trabalhamos, temos de destacar os do Médio Oriente e África como os   novos mercados onde conseguimos retorno do investimento efectuado e se apresentam com um potencial de evolução a médio prazo interessante.”

Nortravel.pt

“Sem prejudicar a simplicidade e eficácia na utilização pelos agentes de viagens que nos valeu o último galardão Publituris Trade Awards, a Nortravel apresenta uma nova página web totalmente reformulada: Nova imagem, nova dinâmica de conteúdos e novas características que facilitam a comunicação com os clientes. Estrutura simples, intuitiva, visual, organizada, com mais conteúdo e maior interatividade. As principais inovações: Pesquisa directa de todo o tipo de produtos Nortravel, integração com as redes sociais, inscrição directa nas newsletters da empresa, visualização das brochuras de forma interactiva, descrição dos produtos Nortravel de forma mais completa, todo o processo de reserva de qualquer produto Nortravel está mais simplificado, possibilidade de interagir com a nossa equipa especializada através de um chat online, para além de ferramentas que pretendem facilitar o trabalho dos agentes de viagens nos seus processos de reserva. Adaptado para a visualização em todos os dispositivos, a partir deste momento uma reserva pode ser efectuada através de um smartphone com toda a facilidade e comodidade. Nortravel: Sempre na vanguarda!”

Soltropico.pt

 

“A Soltrópico, em mais de 20 anos de atividade, sempre se mostrou uma alternativa inovadora e dinâmica na elaboração de pacotes turísticos. Em 2014 concretizou o seu maior desafio tecnológico ao mudar a sua plataforma online, criando uma ferramenta dinâmica, com integração de conectores para venda de diversos serviços globais e personalização das ofertas com a imagem de cada agência de viagens entre outras facilidades. Foi ainda um ano onde lançou pela primeira vez o destino Tunísia e reforçou a sua posição em Cabo Verde, Brasil, São Tomé, Marrocos, Açores e Madeira. Junto dos agentes de viagem, realizou em 2014 cerca de 70 eventos entre roadshows, ações de formação, fam trips e a sua apresentação anual que levou mais de 300 profissionais a Viseu.”

Solferias.pt

“2014 foi para a Solférias um ano de consolidação dos seus principais destinos programados (Cabo Verde, Disneyland@Paris, Brasil , Madeira e Algarve entre outros), tendo no total da sua programação registado crescimento de facturação.  No entanto, também se verificou uma aposta em novos destinos que tiveram boa aceitação no mercado e um peso importante na facturação final do operador . Destas novidades destacam-se as novas operações para Cuba e Porto Santo, e também os destinos Colômbia, Panamá e Isla Mágica®. De realçar também o facto do “Reveillon” de 2014/2015 ter sido o melhor de sempre do operador com um crescimento bem acima da média anual. Este resultado deve-se especialmente às fortes operações realizadas para o Brasil, Cabo Verde e Madeira. A Solférias continuou ainda o seu habitual processo de formação e contacto com os seus clientes no desenvolvimento de diversos workshops certificados dos seus principais destinos, em diversas viagens de familiarização onde se destacaram as viagens ao Panamá e Colômbia, bem como as já habituais Disneyland@Paris, Brasil e obviamente Cabo Verde. Em 2014, fomos agraciados com o prémio Travelport para o melhor Operador Turístico.”

Viajartours.pt

“A segunda nomeação consecutiva para “Melhor Site Operador Turístico” atesta bem o crescimento que a plataforma online do Viajar Tours tem vindo a registar e que nos permitiu em 2014 disponibilizar muito mais produto online, com a componente de pacote dinâmico a crescer bastante. Desta forma os Agentes de Viagens passaram a ter a nossa melhor contratação, em pacotes facilmente ajustáveis às reais necessidades dos seus clientes. Ao nível da programação consolidamos o crescimento na vertente Charter, e aumentamos a nossa presença de forma considerável ao nível da programação  em linha regular.”

Travelersoperadorturistico.pt

“2014 foi um ano positivo para a Travelers. O Operador Turístico aumentou o número de passageiros para os seus destinos, o que resultou num maior volume de vendas. Viu o seu trabalho recompensado com uma nomeação para “Melhor Operador” no Tunisia Awards. Em 2015, a Travelers vai continuar a apostar na disponibilização de um serviço de excelência, bem como na aposta de novos produtos.”

Melhor Marina

 

Marina de Albufeira

“Elogiada por todos aqueles que a visitam, esta marina ostenta o galardão de 5 âncoras de Ouro atribuído pela The Yacht Harbour Association, TYHA, que representa o nível máximo de qualidade das marinas a nível mundial e recentemente obteve também o prémio de 2ª melhor marina Internacional do Ano 2015.  Com uma ocupação média anual de 79%, a Marina de Albufeira regista uma das melhores ocupações das marinas nacionais constituindo-se como uma referência do Turismo náutico Nacional e Internacional. A minimização do impacte ambiental tem sido, desde o início, uma das prioridades, tendo obtido em 2008 a Certificação Ambiental pela Norma ISSO 14001 e ostenta a Bandeira Azul ininterruptamente desde o ano de 2004. De referir a presença de cerca de 20 empresas de actividades marítimo turísticas (com um total de 42 barcos) que fazem desta marina o seu porto principal de embarque, sendo actualmente a marina com mais actividade MT no País.”

Marina de Cascais

Informação ainda não disponibilizada

Marina da Horta

“A Marina da Horta é a mais importante dos Açores e constitui-se no quarto porto de recreio náutico mais procurado em todo o mundo por velejadores envolvidos em travessias oceânicas de mar alto. A sua localização geográfica torna-a em ponto de escala obrigatória para iates em viagem das Américas para a Europa, mas quem a frequenta enamora-se pelo cenário da enseada da Horta (incluída no restrito “Clube das Mais Belas Baías do Mundo”), pela vista da montanha do Pico (2351 m) e pelo acolhimento e simpatia dos habitantes locais. Depois… depois há, ainda, as pinturas nas muralhas dos cais, as grandes regatas internacionais e o mítico Peter – Café Sport, eleito em 2009 como o melhor bar do mundo para navegadores. Ali afirma-se uma forte… paixão pelo Atlântico!”

Marina de Lagos

“Em 2014 destaca-se a inauguração do Museu de Cera dos Descobrimentos, em parceria com a Marlagos, empresa concessionária da Marina de Lagos, que coloca na marina um equipamento dedicado aos navegadores portugueses e seus feitos e que funciona não só como um atractivo para turistas nacionais e estrangeiros mas também à população local e regional, pelo potencial educativo que garante. Além da oferta turística na própria marina, com o Marina Club Lagos Resort, restauração, museu de cera, parque infantil, escolas de desportos náuticos, passeios turísticos, e comércio variado, é das poucas marinas no país que oferece uma localização no centro da cidade e a poucos minutos da praia. Distinções recebidas – 5 Âncoras de Ouro da Yacht Harbour Association, 5 estrelas Blue Star Marina do International Marine Certification Institute, Bandeira Azul, Euromarina Anchor Award.”

Marina de Portimão

“A actividade da sociedade concessionária da Marina de Portimão tem sido caracterizada essencialmente na busca de soluções para resistir à grave crise financeira que afectou a Europa a qual criou um quadro negativo para as actividades empresariais. Como forma de combater este quadro negativo, a gestão da Marina foi orientada essencialmente em duas direcções. Por um lado, na manutenção da boa qualidade de serviço prestado aos utentes da Marina, quer no estacionamento na superfície aquática, quer no estacionamento a seco nos bens apetrechados 3 hectares de estaleiro pertencentes à sociedade. Por outro lado mediante a promoção da Marina e dos seus estaleiros nos mercados externos, particularmente nos países de maior tradição náutica, como são os países do norte da Europa. As boas condições oferecidas pela Marina para a invernagem das embarcações tem pesado bastante na captação de embarcações oriundas destes países. Estas acções têm permitido à sociedade ultrapassar o mau clima geral de negócios, manter a sua estabilidade financeira e manter o mesmo nível de preços para os serviços prestados.”

Marina de Vilamoura

“Recentemente viu reconhecido todo este esforço com a atribuição do prémio “Melhor Marina Internacional”, um galardão atribuído pela The Yacht Harbour Association, que premeia apenas a melhor de entre as melhores, na categoria de “Marinas Internacionais”, confirmando o que os Publituris Trade Awards já vem atestando desde 2011, com a atribuição do Prémio de Melhor Marina de Portugal.”

Tróia Marina

“Com capacidade para 184 embarcações, a Troia Marina tem vindo a afirmar-se como palco de importantes eventos náuticos que contribuem para a valorização do Estuário do Sado enquanto pólo turístico. Em 2014, as Regatas do Sado – evento mensal – mobilizaram cerca de 200 veleiros e 720 velejadores. Provas como o Troféu Conde Caria, o Cruzeiro da Páscoa da Associação Nacional de Cruzeiros e o Troféu D. Carlos I levaram a Tróia mais de duas centenas de participantes. Ao dispor dos seus visitantes, é possível encontrar aqui restaurantes, esplanadas e diversas lojas onde primam a hospitalidade, a segurança e a excelência do serviço. Perfeitamente enquadrada no magnífico cenário natural que a rodeia, a Troia Marina integra a lista de marinas em Portugal com Bandeira Azul e dispõe ainda de um Código de Conduta criado para sensibilizar os utentes sobre o comportamento a adoptar no caso de avistarem roazes do Sado.”

Melhor Projecto de Ecoturismo

Cocoon Ecodesign Lodges

“Com muito espaço e sossego absoluto, o Cocoon materializa um novo conceito de turismo rural. Arquitectura contemporânea, sustentabilidade, baixa densidade de ocupação e as melhores práticas ambientais permitiram criar um habitat muito diferente do usual. Um espaço de bem-estar em harmonia com a natureza que se revela nos mais pequenos detalhes. Na exclusiva e muito preservada zona da Comporta, o Cocoon conseguiu em 2014 consolidar a sua presença em segmentos “amigos do ambiente” de Espanha, bem como, posicionar-se e conquistar novos mercados (Estados Unidos e países escandinavos).”

Ecorkhotel Évora, Suites & Spa

“O Ecorkhotel, Évora Suites & SPA abriu ao público em Junho de 2013. Este eco-hotel tem uma oferta de alojamento de 56 suites privativas com uma área de cerca de 70m2 cada, rodeadas por sobreiros, azinheiras e oliveiras centenárias.  A utilização da cortiça no revestimento exterior torna-o um dos raros edifícios no mundo a ter esta utilização e o primeiro na área da hotelaria. Todo o hotel foi pensado e construído, com a máxima eficiência energética: foi utilizada a geotermia para aquecimento das piscinas e piso radiante; painéis solares para aquecimento das águas quentes de todo o hotel e para aquecimento da piscina exterior. O hotel dispõe ainda de uma central fotovoltaica, com capacidade para produzir no mínimo 50% da energia consumida no hotel. O Ecorkhotel – Évora, Suites & SPA, está certificado como ECO-Hotel pela Tüv Rheinland. Em 2014, recebeu o galardão Chave Verde (Green Key); Melhor Ecoturismo, atribuído pelo Guia Boa Cama Boa Mesa 2014 (Jornal Expresso); referenciado pela revista Money Week, como um dos 6 melhores Eco hotéis do Mundo;  e Top 10 dos melhores hotéis de 2014, pelo site de Arquitectura Designboom .”

Pedras Salgadas Spa & Nature Park

“O Pedras Salgadas Spa & Nature Park venceu, pelo segundo ano consecutivo, o prémio internacional de arquitetura ArchDaily 2013, na categoria “Hotéis e Restaurantes”; e foi também reconhecido como o melhor resort do ano de 2014 na categoria “Best resort” pela Travel & Leisure. A operação do Pedras Salgadas spa & Nature Park melhorou fruto de um aumento da tarifa média em cerca de 15%, aumento da capacidade instalada e aumento do número de casas vendidas em cerca de 45%. A taxa de ocupação atingiu cerca de 50% e a facturação cresceu cerca de 70%, suportado por um crescimento de todas as áreas de receita (Alojamento, F&B e SPA). 2014 ficou marcado pela construção da 15ª Eco house (tipologia T2). Os clientes internacionais representam 20% do total de clientes do Pedras Salgadas.”

Pestana Tróia Eco-Resort

“O Pestana Tróia Eco-Resort & Residences é um inovador projeto sustentável desenvolvido pelo Grupo Pestana ao longo de cinco fases. Com uma área total de cem hectares e actualmente na sua terceira etapa, o resort tem dois quilómetros de frente de praia protegida e fica numa das zonas mais preservadas da península de Troia. Desenhado para minimizar o impacto ambiental, o que lhe confere o selo Planet Guest, marca do programa da sustentabilidade ambiental do Grupo Pestana, o Pestana Tróia Eco-Resort & Residences foi pensado para estar em completa harmonia com a natureza. Com um índice de construção de ocupação bruta de 27ha em relação a um total de 100ha,  o Grupo optou por soluções de construção sustentável, de elevada qualidade e durabilidade e entre muitas medidas destacam-se a utilização racional dos recursos, como a água e a electricidade em todo o empreendimento, as soluções de arquitectura e o paisagismo.”

Reserva Dark Sky Alqueva

“Em 2014 o Dark Sky® Alqueva (DSA) foi distinguido com o Prémio Ulysses First Runner-Up atribuído pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas e registou um crescimento de 20,5% no mercado nacional e 24,9% no mercado estrangeiro. As imagens captadas pelo astrofógrafo oficial do DSA, Miguel Claro, têm chegado aos quatro cantos do mundo, e sido publicadas e distinguidas nas mais prestigiadas revistas e entidades ligadas à astronomia, como a NASA, a National Geographic, a revista Astronomy Magazine, a Ciel & Espace e a BBC Sky at Night.”

Rio do Prado

“O Rio do Prado vem há 2 anos e meio a afirmar um conceito de luxo ecológico de novo tipo apostando na sustentabilidade e seduzindo com o seu design verde bem patente em todos os interiores e em toda a decoração e com a criação de marca própria. O estilo rural chic e low tech, recupera madeiras usadas e dá vida nova usando o têxtil, vidro e ferro e cruza com peças icónicas do design do século XX. Em 2013, 8 meses depois de abrir, o reconhecimento externo verificou-se ganhando a chave de platina do guia Boa cama Boa mesa e em 2014, a chave de Ouro. Internacionalmente integrou a colecção de hotéis de luxo Conde Nast Johansen’s e foi destacado como um das 3 melhores unidades da Europa na categoria de Best Sustainable and Social Responsability. Com dezenas de publicações na imprensa nacional e estrangeira destaque para as reportagens em títulos de grande prestígio internacional como a Wallpaper, Conde Nast Traveller, Le Miami e a televisão francesa TF5. É um caso de estudo em universidades e foi escolhido como exemplo no âmbito da iniciativa governamental “Compromisso para o crescimento Verde”, no passado mês de Dezembro, no Conrad Algarve.”

Zmar

“O Zmar é um projecto hoteleiro diferenciado, quer pela multiplicidade de oferta de alojamento que dispõe, quer pela sua sustentabilidade turística (respeito integral pelas cargas económica, social e ecológica). Dispõe de ETA, ETAR, central de separação de lixos, e mais de 500 painéis solares. O Zmar cresceu, em 2014, 40% no Nº de clientes, e obteve um acréscimo importante de notoriedade, sobretudo patente no aumento do Nº de fãs das suas páginas das redes sociais. O Zmar ofereceu, em 2014, um programa de animação e lazer muito original, saudável e ecológico, reconhecido pelos milhares de “likes” e comentários que obteve através das suas páginas nas redes sociais. Distinções: Venere – Prémio Melhor Classificação 2013; Trip Advisor – Certificado de Excelência 2014; Trip Advisor – Green Leaders 2014; e Câmara Municipal de Odemira – Diploma de Mérito 2014.”

Melhor Alojamento de Enoturismo

 

Casa da Ínsua

“Unidade de charme cinco estrelas onde tradição e modernidade andam de mãos dadas, o hotel Casa da Ínsua viu 2014 confirmar as qualidades únicas de um espaço centenário e cheio de requinte. O Certificado de Excelência da Tripadvisor ou o Prémio de Excelência pelos comentários dos clientes do site Booking, certificaram um ano onde acções como o Queijo Serra da Estrela à Chef, que reuniu alguns dos mais reputados chefs da gastronomia portuguesa, a “festa das vindimas” ou a celebração do “Dia do Enoturismo”, fizeram do hotel Casa da Ínsua destino obrigatório do turismo nacional. 2014 foi também o ano da confirmação da excelência dos vinhos produzidos na quinta, onde a actividade vinícola remonta a 1852, com a conquista de vários prémios em certames nacionais e internacionais. O único Grande Reserva da Região Demarcada do Dão, produzido nas quintas da Casa da Ínsua, foi distinguido com medalha de ouro num concurso em França. Em 2014, foi destino preferencial do mercado belga e espanhol, que consideram o hotel Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, um espaço único para viver as melhores experiências sensoriais.”

Herdade da Malhadinha Nova – Country House & Spa

“O Country House & Spa, um hotel de charme construído a partir de uma ruína, que oferece o conforto e design, numa harmonia perfeita entre a Natureza e a Paisagem envolvente, razões que justificam as distinções obtidas nos últimos anos, como um dos melhores exemplos de Turismo Rural em Portugal. Mais que um Projecto de excelência, este conceito inovador pretende proporcionar experiências únicas a quem chega, numa uma viagem sensorial pelos sabores e tradições do Alentejo, a começar nos vinhos, pela gastronomia, pela natureza, aventura e, claro, pela arte de bem receber.”

Herdade dos Grous

“A HERDADE DOS GROUS em Albernoa estende-se por 760 ha de paisagem dominada por vinhas alinhadas, circundadas por caminhos e oliveiras seculares. Restaurante elogia a gastronomia alentejana, com um toque gourmet, e tal como os alojamentos têm uma elegante decoração regional, com lareira, vista lago e proporcionam o refúgio perfeito na Natureza. O ambiente rural convida a passeios, a pé ou a cavalo, pelas margens do lago para avistar ninhos de grous e cegonhas. Organizam-se visitas guiadas à adega, provas de degustação dos prestigiados vinhos e produtos próprios de produção orgânica.”

L’And Vineyards Resort

Informação ainda não disponibilizada

Quinta do Vallado

Confortável hotel que dispõe de 13 quartos: 5 no edifício histórico da Quinta – construído em 1733, e recentemente recuperado; e 8, num novo edifício, concluído em 2012, e projectado pelo Arq. Francisco Vieira de Campos, para cuja construção se utilizou essencialmente xisto; oferta de visita e prova de vinhos realizada por pessoal qualificado; loja de vinhos; oferta de inúmeras actividades vínicas, gastronómicas e lúdicas; – 9,2 pontos no Booking.com e certificado de excelência no TripAdvisor, entre outros prémios como o Best of Wine Tourism pela Great Wine Capitals; novo projecto enoturístico no Douro Superior – um espaço premium para turismo na natureza; e gastronomia portuguesa de grande qualidade.”

Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo

“No ano em que a empresa celebrou 250 anos de história e publicou um livro notável que a retrata, fechamos com o melhor resultado de sempre e o reconhecimento reforçado por vários prémios: Best Wine Centre – “Drinks International”; Melhor Enoturismo – “Boa Cama Boa Mesa”; Melhor Projecto Turismo Internacional – “Douro Empreendedor”; Best Wine Tourism Award Wine Restaurant – Great Wine Capitals; Certificado de Excelência – TripAdvisor; Melhor Enoturismo com Estadia – W Awards. Ao charme da casa, aos deliciosos vinhos e ao restaurante Conceitus que traz à mesa os melhores sabores do Douro, juntam-se detalhes que criam uma experiência única, ao que se junta o sorriso de uma equipa que recebe todos com paixão.”

The Yeatman

“O The Yeatman, para além da vista privilegiada sobre o Porto, proporciona uma gastronomia de excelência liderada pelo Chefe Estrela Michelin Ricardo Costa. Apresenta ainda uma Carta de Vinhos com mais de 1300 referências e a mais completa coleção de vinhos portugueses do mundo, dirigida por Beatriz Machado. Faculta ainda tratamentos de vinoterapia no Spa Caudalie. O reconhecimento tem sido traduzido em prémios, nomeadamente: “Most Excellent City Hotel” pela Condé Nast Johansens, “Best of Award of Excellence” pela Wine Spectator e “Best of Wine Tourism 2014” pela Rede de Capitais de Grandes Vinhedos.”

Melhor Hotel Independente

 

Casa da Calçada Relais & Châteaux

“2014 foi um ano de reconhecimento nacional e internacional para a Casa da Calçada Relais & Châteaux que pela excelência do hotel e do seu serviço alcançou o título de “Best Newcomer” da Condé Nast Johansens, o Certificado de Excelência 2014 da TripAdvisor, para além de integrar o Top 25 nacional dos TripAdvisor Travellers’ Choice Awards. Também o seu restaurante, Largo do Paço, liderado pelo chefe Vitor Matos, se destacou como uma das mais altas referências da gastronomia nacional, mantendo em 2014 a estrela Michelin e conquistando, entre outras distinções, Dois Sóis no Guia Repsol.”

Hotel Portugal

“O Hotel Portugal assumiu perante os seus clientes, o trade e a cidade um compromisso; tornar-se na sua categoria uma referência da melhor hotelaria que se pratica em Lisboa, pelo seu charme, elegância pelo profissionalismo de cada um dos seus colaboradores no serviço de atendimento e acolhimento e pela sua localização. O balanço do seu primeiro ano de actividade é a prova de que o conseguimos!  Todas as expectativas foram ultrapassadas e o feedback diário dos seus clientes demonstra-nos isso mesmo: “Simplesmente maravilhoso”; “Great Hotel”; “Gran Descubrimiento”; “Hôtel très beau”; “Ottimo”; “Everything is great about this Hotel”. Os principais mercados foram o Francês, o Alemão, o Espanhol, o Inglês e o Italiano, refletindo uma taxa de ocupação de 85%, com cerca de 15.000 room-nights, sendo a sua maioria clientes individuais que realizam as suas reservas através dos vários canais de distribuição de B2B e B2C.”

Palácio Estoril Hotel Golfe & Spa

“Ao longo de 85 anos o Hotel Palácio Estoril tem sido a escolha de reis, príncipes, chefes de estado, artistas, desportistas e muitas personalidades internacionais, tem sido palco de inúmeras reuniões e convenções, tem sido o local de eleição para as famílias tradicionais portuguesas celebrarem os momentos mais importantes das suas vidas e tem sido o destino de férias de quem exige o melhor e mais sofisticado em Portugal. Hoje, o Hotel Palácio Estoril está ainda mais completo com o Banyan Tree Spa, um dos mais prestigiados do mundo. Os salões do Palácio, o bar e os restaurantes, o Four Seasons Grill e o Bougainvillea Terrace, também recentemente inaugurado, o luxuriante jardim e a magnífica piscina, completam uma vasta opção de quartos e suites, todos renovados e actualizados, a confirmar que no culminar de 83 anos de actividade sem interrupção, o Hotel Palácio Estoril é o Hotel Grand & Cosy de que sempre se falou e continuará a falar no Estoril.”

Quinta da Casa Branca

“O ano de 2014 foi um marco para a Quinta da Casa Branca, no qual foram obtidos os melhores resultados de sempre, validando a estratégia adoptada nos últimos anos de manter o foco na excelência do seu serviço, na manutenção dos seus exuberantes jardins e no permanente reinvestimento nas suas instalações. O ano revelou-se um ano recorde em termos de dormidas e clientes e permitiu arrecadar o prémio de “Mediterranean’s Leading Boutique Hotel” nos World Travel Awards, seguindo-se quatro prémios “Travellers’ Choice” do TripAdvisor – nas categorias “Top 25 Hotels for Romance – Portugal”; “Top 25 Hotels – Portugal”; “ Top 25 Hotels for Service – Portugal” e “Top 25 Luxury Hotels – Portugal”. Para estes resultados contribuíram tanto a lealdade dos seus clientes como o empenho e dedicação por parte dos seus colaboradores.”

Torre de Palma Wine Hotel

“Um tesouro escondido no Alentejo genuíno”. Este é o mote do Torre de Palma Wine Hotel. Com 19 suites, simplesmente únicas, recebe hóspedes dos quatro cantos do globo, fazendo com que se sintam verdadeiramente em casa. Local mágico, há aqui muito para descobrir: dos sabores alentejanos no seu restaurante, o Basilii; ao vinho e à vinha; passando por várias experiências, com destaque para as atividades equestres. Antes de completar o primeiro ano, este projeto de arquitetura de João Mendes Ribeiro, foi já nomeado para galardões como o internacional Prémio Mies Van der Roe 2015.”

Vidago Palace Hotel

“Em 2014, o Vidago Palace Hotel foi sede de dois eventos de referência internacional: Cimeira Luso-Espanhola (em junho) e Sénior Open Portugal de Golfe (em setembro); e foi distinguido como “Most Prestigious Wedding Destination”; “Luxury SPA Hotel”; “Best hotel & resort”; e “Portugal’s Best Golf Hotel”. A operação do Vidago Palace Hotel melhorou fruto de um aumento da tarifa média praticada em cerca de 21%. A taxa de ocupação manteve-se em níveis próximos de 40%, tendo o total de proveitos crescido 7%, suportado por um crescimento de todas as áreas de receita (Alojamento, F&B, Golfe e SPA). Os clientes internacionais representam 30% do total de clientes do Vidago Palace Hotel.”

VILA VITA Parc Resort & Spa

“O VILA VITA Parc Resort 5*, membro do “The Leading Hotels of The World”, apresenta em 22ha 180 elegantes quartos, suites e vilas exclusivas com vistas soberbas sobre o Atlântico e jardins subtropicais. Com oito restaurantes, um dos quais com 2* Michelin, 7 bares, cave de vinhos, iate, spa, golfe, 8 piscinas, kids club, praia recôndita e atividades para toda a família, recebeu em 2014, entre outros, os prémios de Resort mais Romântico da Europa e de Melhor Hotel de Praia em Portugal. Já em 2015, obteve a 4ª posição nos “Top 25 Hotéis para Famílias em Portugal”, pela Trip Advisor Travellers’ Choice.”

Melhor Turismo em Espaço Rural

 

A Serenada

“Localizada numa propriedade com 23 ha, dos quais cerca de 4,3 ha de vinha, A Serenada mantém-se na mesma família há mais de 300 anos. A Serenada Enoturismo oferece presentemente quatro quartos de diferentes tipologias, com casa de banho privativa, uma biblioteca, sala para eventos, amplos terraços e piscina exterior panorâmica. O ano de 2014 foi um ano de crescimentos e consolidação do sucesso alcançado no ano de abertura, 2013. Iniciou-se a construção de duas novas suites panorâmicas, prestes a inaugurar, que constituirão um importante complemento da oferta de alojamento da Serenada. O reconhecimento por parte de quem nos visita, patente quer na taxa de fidelização de clientes, quer nas classificações, em sites como Tripadvisor e Booking.com (9.1 em 194 comentários, actualmente) vêm reiterar a escolha de um caminho certo. Da mesma forma, foi  significativa a presença nos media ao longo de todo o ano. A título de exemplo foram publicadas reportagens nas revistas Evasões, Visão, Time Out Lisboa, Paixão pelo Vinho, Happy, Race.es e Mi Casa, Vinetur (as três últimas, publicações espanholas).”

Casa das Penhas Douradas

“O hotel renasceu em 2006, a 1500 metros de altitude, nas Penhas Douradas. 2014 foi o melhor ano do hotel. A taxa de ocupação foi de 65% (mais que duplica a taxa média da Região Centro) e a presença de hóspedes de todo o mundo representou mais de 30% do total dos hóspedes nesse ano. A linha gastronómica do hotel foi enriquecida, em 2014, com a utilização de produtos locais reinterpretados com a consultadoria do Chef Luís Baena. Os tratamentos do SPA têm uma componente significativa de rituais em que são utilizados óleos aromatizados com ervas da Serra (o zimbro, a urze, o rosmaninho…), preparados no hotel artesanalmente. O hotel consolidou em 2014 um conjunto de actividades no Parque Natural da Serra da Estrela com destaque para os percursos pedestres e de BTT marcados. Distinções: Turismo de Portugal 2008 – requalificação projecto privado; TripAdvisor – certificados de excelência 2012,2013,2014; Prémio de reconhecimento mais centro 2013 – CCDR Centro.”

Casas do Côro

“As Casas do Côro concluíram um investimento de 1,4 m€, que incluiu 7 Suites, recepção nova e um Eco Friendly SPA com 500m2. É agora um wine hotel com 12 novos hectares de vinha plantados e novas valências de Enoturismo. A unidade cresceu 12% nas vendas, 47% em hóspedes estrangeiros; e tem uma taxa de fidelização de 65%. Participou em 5 programas diferentes com 9 unidades hoteleiras diferentes à venda online e em operadores internacionais. Participou, ainda, em 10 workshops do Turismo de Portugal na Europa, na feira Pure em Marraquexe e Loop em Frankfurt. Distinções: PME 2014; Olimar Golden Wave Awards 2014 – Landscape & Nature Hotels; TripAdvisor certificate of excellence 2014; TripAdvisor green leaders 2014; chave de ouro boa cama boa mesa expresso 2014; Rusticae Fitur 2015 distinguido hoteleiro do ano 2014.”

Fazenda Nova Country House

“Fazenda Nova é uma casa de campo do sec. XIX, no coração do Algarve Oriental, perto da linda cidade histórica de Tavira, da Reserva Natural Ria Formosa e suas praias de areia fina e branca, das aldeias rurais, das salinas e aldeias de pescadores com os típicos portos de pesca. A Fazenda Nova foi inteiramente renovada para combinar o estilo moderno, com arquitectura e características tradicionais algarvias. Temos um total de 7 suites com jardim privativo, dois apartamentos com jardim e uma penthouse com um deslumbrante terraço privativo com vista para campo e piscina, todos os quartos têm o seu próprio estilo, decorados com tesouros encontrados na maioria deles nos mercados de segunda mão nas proximidades. As suites dispõem de uma zona de estar, casa de banho e camas de casal king size de madeira de estilo Bali. Os apartamentos tem uma kitchenette, área de estar separada do quarto e casa de banho. Todas as casas de banho tem acabamento de betão polido.”

Herdade Água D’Alte

“Inserida no Alentejo Central e com a beleza da envolvência da mítica Serra D’Ossa, Agua D’Alte é uma Unidade de Turismo Rural que após profundas obras de remodelação, reabriu as suas portas no final de 2012 com um novo conceito e posicionamento. Está vocacionada para casais ou pequenos grupos, que procuram no Destino Alentejo uma estadia com um elevado padrão de conforto, um serviço personalizado e muito atento às preferências de lazer de cada Cliente, numa relaxante comunhão com a natureza. Saborear um jantar gourmet, fazer um workshop de cozinha alentejana, iniciar-se na Arte da Olaria ou fazer um passeio de Balão são algumas das boas experiências que tornarão as sua estadia memorável. Em 2014 fomos reconhecidos com o “Certificado de Excelência” da TripAdvisor, e   com a Certificação “4 leaves” pelo “Five-Leaf System – Think Green when you travel”.”

Herdade do Amarelo

“Aberta a pouco mais de um ano, a Herdade do Amarelo – natura & spa, tem se destacado pela sua localização privilegiada entre a Serra e o Mar, em pleno Parque Natural Costa Vicentina, assim como das experiências que se proporcionam aos hospedes. Conseguindo transmitir o conforto, requinte, tradições, relaxamento, sabores tradicionais e o contacto com a natureza, tendo criado o único SPA ao ar livre a Sul do País. Dos factos mais relevantes 2014, foi a selecção da cadeia de Televisão Alemã RTL, para a gravação de um programa de entretenimento ” Die Bachelorette” que durou uma semana; outro facto foi a participação em diversos cenários no video promocional de “Odemira , Alentejo Singular ” tendo tido vários prémios nacionais e internacionais. No culminar do ano de 2014, a Herdade do Amarelo, Natura & Spa, foi distinguida como o melhor turismo rural, prémio promovido pela revista Mais Alentejo com a participação 697.000 votos registados. Cada vez mais enche-nos de orgulho receber clientes de todo o mundo e de locais tão distantes como Austrália, para descobrir este paraíso ‘Alentejo’ .”

Sublime Comporta

“O Sublime Comporta é o primeiro Empreendimento Turístico em espaço Rural de grande qualidade na Comporta. Inserido num grande terreno de pinheiros mansos e sobreiros, apenas a 1 hora de Lisboa e 10 minutos das melhores praias do País, oferece todos os serviços esperados por uma clientela exigente, maioritariamente estrangeira. Desde o SPA até aos quartos respira-se elegância, conforto e sofisticação. O restaurante serve uma cozinha de autor, com forte gosto tradicional Português, onde o ponto mais alto é o menu de degustação servido todas as noites.”

Melhor Autarquia

 

Cascais

“Cascais: o melhor lugar para viver um dia, uma semana ou uma vida inteira. É esta a nossa visão. Em 2014 ficámos um degrau mais perto desta nossa ambição. Tivemos o melhor ano turístico de sempre com mais de 1.2 milhões de dormidas e o preço médio por quarto mais alto do país. Ganhámos o Prémio Vistas Internacional, que faz de Cascais destino mais sustentável do mundo. Reforçamos a nossa posição no turismo de Negócios e Congressos, o Turismo de Saúde e Bem estar e no Housing. E por todas estas razões,  Cascais foi escolhida como “o lugar para onde todos nos devíamos mudar” na opinião da Monocle. Num frase: Cascais terminou 2014 mais forte, mais competitiva e mais solidária.”

Funchal

Informação ainda não disponibilizada

Grândola

“Nos últimos anos Grândola, Vila Morena, tem sido o território de eleição de muitos milhares de turistas, entre os quais inúmeras celebridades de todo o mundo. As razões são múltiplas e distintas: a frente atlântica com 45 quilómetros de praias acessíveis, de areias douradas e águas cristalinas; a cuidada preservação natural e ambiental dos habitats; a genuinidade dos espaços rurais e das pequenas aldeias; a gastronomia rica e diversa, combinando os aromas do mar com os sabores típicos do Alentejo; a enologia, com vinhos que têm conquistado medalhas e apreciadores; um património histórico e cultural de relevo, desde a pré-história aos nossos dias; um património industrial valioso de que a Aldeia Mineira do Lousal é paradigma e a fraternidade de um povo, para sempre associado aos valores da liberdade, democracia e solidariedade resgatados em abril de 1974.”

Lisboa

O Turismo é estratégico para Lisboa. Não é por acaso que a capital portuguesa se tem revelado dos destinos europeus mais procurados. Sozinho ou integrado na plataforma agregadora que é a ATL, o Município de Lisboa tem traduzido na prática essa estratégia com a promoção de eventos culturais, gastronómicos, moda e entretenimento. A Câmara Municipal de Lisboa tem igualmente apostado na qualificação do espaço público – Ribeira das Naus, Mouraria e Intendente -, e apoiado manifestações do que é genuinamente Lisboeta   –  Festas da Cidade, Marchas Populares, Casamentos de Santo António ou o Fado, contribuindo para consolidação de um dos principais factores da grande atractividade da nossa cidade: a sua identidade.

Loulé

“Esta nomeação é o reconhecimento de um trabalho que tem sido desenvolvido ao longo de muitos anos, numa cooperação entre a Autarquia, agentes económicos e sociedade civil, em áreas como o planeamento do território, infraestruturas, reabilitação urbana, ambiente, património, acção social, segurança, desporto ou a aposta numa política de eventos.Os investimentos públicos e privados permitiram elevar o nome de Loulé no turismo nacional e internacional. Mas o Concelho é também uma referência na área cultural e dos eventos com destaque para o Carnaval, Festival MED ou a Noite Branca.”

“O título “Loulé, Cidade Europeia do Desporto 2015” nasce de uma candidatura que assentou em toda a dinâmica e ecletismo desportivo, na existência de um movimento associativo forte, na excelência das infraestruturas, na qualidade turística, na realização de prestigiados eventos desportivos mas também na promoção do desporto para todos. A realização de um programa com mais de 800 eventos irá colocar toda a Europa de olhos postos em Loulé, contribuindo para a sua projecção.”

Óbidos

“A Vila de Óbidos é um dos principais destinos turísticos da Europa. Nos últimos anos, a estratégia de promoção da denominada Vila das Rainhas, tornou-a num forte cartaz de preservação patrimonial, associado aos grandes eventos de características internacionais e à cultura e história de Portugal. Visitar Óbidos é mergulhar nas raízes de Portugal.  O concelho soube dar alma ao seu Turismo e na última década surgiram empreendimentos com uma oferta qualificada, com uma aposta no golfe e cultura. Os desportos na Lagoa de Óbidos e na costa ainda virgem, são atividades em grande crescimento, sendo uma aposta clara na economia do Turismo. Em 2014 foi eleita uma das mais belas vilas da Europa e do Mundo. Recebeu também uma menção especial das duas maiores revistas de surf da atualidade, com a melhor onda surfada em 2014. O Royal Obidos Spa & Golf Resort foi distinguido como o melhor empreendimento imobiliário de 2014, na categoria Turismo no salão imobiliário de Lisboa, o Guia Boa Cama, Boa Mesa do Expresso elegeu o Rio do Prado como o Melhor Hotel de Portugal e finalmente os Edifícios do Parque Tecnológico de Obidos foram nomeados para o Prémio da União Europeia para a arquitetura contemporânea – Mies Van Der Rohe Award.”

Porto

“O Porto foi eleito Melhor Destino Europeu em 2014, confirmando a confiança dos consumidores já manifestada em 2012. Tem vindo a ser objecto de referência em meios de comunicação de todo o mundo e multiplicam-se os prémios atribuídos às suas atracções turísticas e equipamentos (restaurantes, hotéis, aeroporto etc) e a profissionais que protagonizam a cidade e levam o seu nome a todo o mundo, apoiados pela intervenção estratégica da autarquia no sector do turismo e tornando-o um destino de eleição.”

 

*Personalidade do Ano

 

Atribuído directamente pela equipa Publituris

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
Destinos
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Aviação
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Meeting Industry
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Enoturismo
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Análise
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Destinos
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Destinos
TAAG estreia novo B787 Dreamliner na rota de Joanesburgo
Aviação
WTTC saúda o comissário europeu do Turismo em reunião com a CE
Destinos
Destinos

Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas

O 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas, que terminou esta quinta-feira, na Zâmbia, delineou planos concretos para alcançar objetivos comuns, com foco na inovação, cooperação técnica, conectividade , investimentos em turismo e confiança do turista através da segurança.

De acordo com dados da ONU Turismo, ambas as regiões recuperaram dos impactos da pandemia: em 2024, a África recebeu 74 milhões de chegadas internacionais, mais 7% face a 2019 e mais 12% em comparação com o 2023, enquanto as Américas acolheram 213 milhões, o que equivale a 97% das chegadas pré-pandemia. O encontro da Zâmbia deixou claros os fortes vínculos entre as duas regiões, tanto em termos de visitantes entre as regiões e dentro delas, como em termos de mercados de origem e destinatários de investimentos.

O Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, afirmou que este encontro “é prova do compromisso duradouro da África e das Américas com a cooperação além das fronteiras e dos oceanos”, para avançar que “o nosso propósito é promover o crescimento inclusivo e garantir que o turismo continue a ser um motor de prosperidade partilhada. Acima de tudo, ao focar em formação e desenvolvimento de competências, estamos a dar às pessoas, especialmente aos jovens, os meios para ter sucesso no mundo competitivo de hoje.”

Aumentar e direcionar o investimento para o turismo é um dos pilares fundamentais da Declaração de Punta Cana. Na Zâmbia, a ONU Turismo partilhou as suas conquistas nessa área prioritária. Até o momento, foram publicadas 18 edições das “Diretrizes para Negócios no Turismo ” para investimentos para destinos na África e nas Américas, enquanto outras 10 estão em desenvolvimento.

As diretrizes destacam o enorme potencial de investimento em turismo dentro e entre as regiões. Entre 2019 e 2024, a África investiu cerca de 3,9 milhões de dólares em 36 projetos nas Américas, enquanto a América Latina e as Caraíbas investiram o mesmo valor em 34 projetos na África. Com o objetivo de elevar esses níveis, a ONU Turismo anunciou planos para organizar uma Conferência Bienal de Investimento em Turismo África-Américas. A conferência reunirá governos, instituições financeiras, atores do setor privado e parceiros de desenvolvimento com o objetivo de impulsionar os fluxos de investimento intercontinentais e direcionar o investimento através de prioridades partilhadas.

Com mais de 50% da força de trabalho do turismo com menos de 25 anos, o setor oferece vastas oportunidades para os jovens, especialmente na África – o continente mais jovem do mundo – e nas Américas. Para colocar em prática os objetivos educacionais da Declaração de Punta Cana, a ONU Turismo está a promover ações de formação em ambas as regiões, pretendendo alcançar cerca de 2.000 beneficiários em África e nas Américas através dos seus novos cursos via WhatsApp para desenvolvimento profissional.

Em sintonia com a educação, a Declaração de Punta Cana coloca a inovação no centro da cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento do turismo. Em Livingstone, a ONU Turismo anunciou o lançamento de uma primeira Competição de Startups para as regiões. O desafio “Pontes de Inovação” procurará empresas prontas para enfrentar desafios nas áreas de sustentabilidade, inclusão e transformação digital, com foco nas comunidades locais.

O investimento também será o principal objetivo do primeiro Escritório Temático de Turismo da ONU em Marrocos. O escritório pretende ser um centro de inovação, com programas de aceleração para startups regionais, pesquisa e desenvolvimento, e para celebrar novos talentos através de Aventuras Tecnológicas no Turismo.

No que diz respeito à conetividade e segurança turística, refira-se que a 2ª Conferência Ministerial sobre Turismo e Transporte Aéreo em África, que terá lugar realizada em Angola em julho, terá como foco IA e inovação para conectividade, e na Zâmbia, o encontro destacou o progresso da ONU Turismo na elevação dos padrões de segurança para turistas, aumentando assim a confiança em viagens para ambas as regiões.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa

A distinção que reconhece a qualidade da experiência oferecida pela companhia aérea nacional aos seus passageiros e foi entregue na edição de 2025 dos PAX Readership Awards, que se realizou em Hamburgo.

A TAP recebeu esta quarta-feira, 9 de abril, o prémio das revistas PAX International e PAX Tech de Best Overall Passenger Experience na Europa, distinção que reconhece a qualidade da experiência oferecida pela companhia aérea nacional aos seus passageiros e que foi entregue na edição de 2025 dos PAX Readership Awards, que se realizou em Hamburgo.

“Anualmente, a PAX convida os seus leitores e o setor da aviação a participar nos PAX Readership Awards, que pretendem distinguir as realizações das companhias aéreas em áreas como o serviço de catering, a inovação na área do entretenimento a bordo, a conectividade, a oferta em termos de lugares e tem em conta a experiência do passageiro no setor”, explica a TAP, em comunicado.

Segundo Jane Hobson, diretora das revistas PAX, estes prémios “são mais do que um simples reconhecimento; são um reflexo da forma como a indústria continua a evoluir e a exceder as expectativas dos passageiros”.

Já Robynne Trueman, editor da área de Business das revistas, acrescenta que “o que torna estes prémios tão especiais é o facto de serem orientados pelas pessoas que experimentam estas inovações em primeira mão”, ou seja, os leitores das revistas PAX International e PAX Tech.

Recorde-se que, em 2024, a TAP Air Portugal recebeu o prémio da PAX International na categoria de Best Cabin Interior Passenger Experience e, na categoria Outstanding Food Service by a Carrier, nas edições de 2019, 2020, 2022 e 2023.

As revistas PAX, do grupo Paramount Publishing Inc., dedicam-se ao setor da aviação e são publicadas cinco vezes por ano.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Meeting Industry

Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau

A 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau abre 25 de Abril com a presença de empresários de mais de 60 países e regiões para exploração conjunta de oportunidades de negócios, avança a Direção dos Serviços de Turismo do território (DST).

A 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau terá lugar de 25 a 27 de abril, nos Pavilhões A, B, C e D da Cotai Expo, do The Venetian Macao. Sob o slogan “Explore a MITE, Experimente o Mundo”, o evento apresenta seis novos destaques, e reunirá a participação de um maior número de operadores turísticos e sectores relacionados nacionais e estrangeiros, de acordo com nota publicada na página oficial do Governo da Região Administrativa Especial de Macau.

Até agora, o certame já atraiu a participação de aproximadamente 600 expositores provenientes de mais de 60 países e regiões, e de cerca de 500 compradores profissionais provenientes da Grande China e do exterior, tendo o número de stands internacionais aumentado em perto de 50%. Esta edição evidencia uma vez mais que a Expo de Turismo tem vindo a desempenhar, de forma eficaz, o seu papel de plataforma de oportunidades de negócios de turismo internacional, a destacar o seu efeito enquanto evento de marca, a promover o intercâmbio e a cooperação de turismo regional e internacional, e a contribuir para a construção de Macau como uma plataforma de alto nível de abertura ao exterior.

Com o apoio do Ministério da Cultura e Turismo da República Popular da China (RPC), do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAEM e do Comissariado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da RPC na RAEM, a 13.ª Expo de Turismo (Macao International Travel (Industry) Expo – MITE) conta a organização da Direção dos Serviços de Turismo (DST), e a coordenação da Associação das Agências de Viagens de Macau.

Em conferência de imprensa, que contou com a presença da diretora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, dos subdiretores da DST, Cheng Wai Tong e Ricky Hoi, e do presidente da Associação das Agências de Viagens de Macau, Alex Lao, foram divulgados os pormenores do evento.

Na sua intervenção, a diretora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, referiu que a Expo de Turismo continua a elevar a qualidade e a inovação, a aumentar a eficácia, a atrair mais operadores turísticos nacionais e estrangeiros, e a impulsionar as oportunidades de cooperação intersectorial “turismo +”. Indicando que, até à data, existem mais de 300 stands internacionais, o que representa um aumento significativo de 50% em relação ao ano passado, e que compradores nacionais e estrangeiros também participam ativamente na expo, assinalou que tal demonstra o papel eficaz da Expo de Turismo como plataforma de oportunidades de negócios para o turismo internacional, beneficiando a expansão empresarial, promovendo o intercâmbio e a cooperação turística regional e internacional, e contribuindo para a construção de Macau como uma plataforma de abertura ao exterior de alto nível.

A DST volta a organizar este ano a participação de compradores convidados em visitas de familiarização em Macau e na Ilha de Hengqin. Durante as visitas, serão organizados passeios a diferentes bairros comunitários de Macau para experienciar os elementos de “turismo +”, incluindo dispositivos para tirar fotografias de grande escala de propriedade intelectual a nível internacional instalados na Zona Norte. Por outro lado, mais de uma centena de representantes de associações de agências de viagem locais e estrangeiras foram convidados a participar na Bolsa de Contactos para Operadores Turísticos, para contactos com operadores turísticos de Macau e exploração de oportunidades de negócio, e participação ainda em visitas de familiarização.

A 13.ª Expo de Turismo, que ocupa uma área de 30 mil metros quadrados, trará novas informações e produtos turísticos de Macau e do resto do mundo, incluindo ofertas especiais durante o período do evento, lançadas por vários expositores, e mais de 70 apresentações temáticas de turismo e fóruns, entre outros.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Enoturismo

Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025

A Quinta da Pacheca, o Hotel Folgosa Douro, o Olive Nature Hotel & Spa e o Caminhos Cruzados, acabam de ser reconhecidos pelo compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com a renovação dos certificados Biosphere para 2025.

O compromisso do Pacheca Group com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, no âmbito da Agenda 2030, foi reconhecido com a renovação dos certificados ‘Biosphere’ das quatro unidades turísticas do grupo empresarial para 2025: Quinta da Pacheca, Hotel Folgosa Douro, Olive Nature Hotel & Spa e Caminhos Cruzados.

As unidades no Douro (Quinta da Pacheca e Hotel Folgosa Douro) e de Trás-os-Montes (Olive Nature Hotel & Spa da Quinta Valle de Passos) obtiveram a primeira certificação em 2024, enquanto o produtor do Dão (Caminhos Cruzados) é certificado pela entidade internacional desde 2023.

A certificação da ‘Biosphere’, sistema desenvolvido pelo Instituto de Turismo Responsável (RTI), é concedida a destinos e empresas que garantam um equilíbrio adequado, a longo prazo, entre os aspetos económicos, socioculturais e ambientais.

A Quinta da Pacheca é elogiada pela “oferta gastronómica, preparada seguindo protocolos de segurança sanitária”, a criação de “emprego de qualidade, promovendo a contratação e a formação de profissionais locais” e o incentivo ao “uso responsável da água”, enquanto o Hotel Folgosa Douro promove “sistemas de gestão mais responsáveis e participativos”, fornece “informações sobre os recursos naturais do território” e incentiva o “planeamento, projeto e construção de infraestruturas sustentáveis”.

Por sua vez, a ‘Biosphere’ destaca a “notável contribuição” do Olive Nature Hotel & Spa da Quinta Valle de Passos, em Trás-os-Montes, nos parâmetros de “água limpa e saneamento”, “energia acessível e não poluente” e “inovação e infraestrutura industrial”. A unidade hoteleira de Valpaços é ainda reconhecida por fornecer “informações sobre os recursos naturais do território” e por promover “a conservação do património cultural e natural local” e a “adoção de estilos de vida e hábitos mais saudáveis”.

A Caminhos Cruzados, por fim, vê a certificação renovada por participar, entre outros, no “desenvolvimento de projetos educacionais de outras entidades”, dar a conhecer “os compromissos, boas práticas e esforços sustentáveis” e tomar medidas “para evitar o desperdício de alimentos”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Enoturismo

Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo

Joana Lança é a nova diretora de Enoturismo da Quinta do Quetzal, responsável por desenvolver e implementar estratégias inovadoras que visem aprimorar a experiência dos visitantes e promover a riqueza dos vinhos da herdade, além de coordenar visitas guiadas, degustações e eventos especiais.

A nova diretora de Enoturismo da Quinta do Quetzal, na Vidigueira, coração do Alentejo, é técnica superior de turismo pelo Instituto Politécnico de Beja, estagiou em Londres, em Roma e em Portugal passando pelo S. Lourenço do Barrocal, pelo departamento de reservas do Troia Resort e por fim pelo Convento do Espinheiro em Évora. Posteriormente passou para a Herdade dos Grous de onde transitou para este novo desafio.

Nas novas funções, trabalhará em estreita colaboração com o chefe João Mourato, o Sommelier João Santos e toda a sua equipa, para criar programas que destacam a singularidade dos vinhos produzidos na Quinta do Quetzal, assim como a beleza da região.

Joana Lança será responsável por desenvolver e implementar estratégias inovadoras que visem aprimorar a experiência dos visitantes e promover a riqueza dos vinhos da herdade, além de coordenar visitas guiadas, degustações e eventos especiais.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Análise

Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035

A pesquisa de Impacto Económico elaborado pelo WTTC estima que, até 2035, as viagens e turismo deverão gerar mais 4,5 milhões de empregos, para atingir mais de 30 milhões, o que reforça o papel do setor na União Europeia. Isto quer dizer que um em cada sete empregos será neste setor, tornando-a numa das indústrias estrategicamente mais importantes dentro da UE.

As previsões do WTTC mostram que a contribuição de viagens e turismo para o PIB aumentará para quase 2,3 biliões de euros, com sua participação económica subindo para pouco menos de 11%, no mesmo período. O setor continuará a superar o crescimento económico mais amplo, com um CAGR de 10 anos de 1,8%, em comparação com 1,3% para a economia da UE em geral, enquanto o setor contribuirá com mais de 900 mil milhões de euros anualmente para os governos da UE através de receitas fiscais.

Por outro lado, o WTTC estima que, na União Europeia, os gastos dos visitantes internacionais cheguem a 730 mil milhões de euros nos próximos 10 anos, enquanto os gastos dos visitantes nacionais devem ultrapassar 1,2 biliões de euros.

Com os olhos postos apenas neste ano, o organismo estima que o setor de viagens e turismo em toda a UE contribua com quase 1,9 biliões de euros para o PIB da região, representando 10,5% da economia da UE. Espera-se que o emprego atinja quase 26 milhões, representando 12% de todos os empregos da União Europeia, o que classifica como um sinal claro do crescente impacto do setor.

As previsões do WTTC é que os gastos dos visitantes internacionais atinjam 573 mil milhões de euros este ano, crescendo mais de 11% em relação a 2024, enquanto os gastos domésticos devem aumentar, atingindo 1,1 biliões, uma subida de 1,6% face ao ano anterior.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva

Além das expectativas para o período da Páscoa, a 73.ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT – Turismo e Consultoria procurou também saber o impacto que os especialistas do setor esperam que as próximas eleições autárquicas tenham no turismo, assim como a importância do segmento MICE.

A 73.ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT – Turismo e Consultoria traz expectativas positivas para o próximo período festivo da Páscoa, com a maioria dos inquiridos a anteciparem um aumento nas receitas do turismo do mercado interno, assim como do mercado externo.

“Relativamente aos indicadores analisados, verifica-se uma perspectiva de evolução positiva na rentabilidade dos negócios do turismo durante o período da Páscoa de 2025. Cerca de 56% dos membros do Barómetro do Turismo antecipam um aumento nas receitas do turismo do mercado interno, apontando para um desempenho superior face ao período homólogo de 2024”, lê-se na informação divulgada pelo IPDT.

Os membros do Barómetro do Turismo antecipam também que “o número de dormidas e de hóspedes no mercado interno apresentará um comportamento semelhante ao verificado na Páscoa de 2024”, com 61% dos inquiridos a defenderem que “estes indicadores deverão manter-se estáveis”.

O Barómetro do Turismo do IPDT apurou ainda que também em relação ao mercado externo as expectativas estão em alta, uma vez que “as previsões para o mercado externo revelam-se mais positivas do que as apresentadas para o mercado interno”.

“Cerca de 66% dos membros do Barómetro do Turismo antecipam um crescimento das receitas do turismo durante o período da Páscoa de 2025 face ao período homólogo de 2024”, acrescenta a informação divulgada.

Os resultados do Barómetro do Turismo mostram também que o “indicador número de dormidas verifica uma tendência de crescimento no mercado de externo, com cerca de 49% dos membros do painel a considerarem que este irá melhorar face ao ano transato”.

O inquérito que serve de base à 73.ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT decorreu entre 19 a 27 de fevereiro de 2025, reunindo 46 respostas válidas.

Além das expectativas para a Páscoa, o estudo mostra também que, em fevereiro de 2025, o nível de confiança no setor turístico registou 85,2 pontos, naquele que é “o valor mais elevado da série histórica”, com um crescimento de 2,3 pontos face à última edição.

“Este valor indica que apesar dos fatores exógenos, como a instabilidade política global e os cenários de guerra, os membros do painel apresentam-se confiantes face ao crescimento positivo do turismo”, lê-se na informação divulgada.

O estudo procurou ainda avaliar o impacto que os membros do Barómetro do Turismo esperam que as eleições autárquicas, que vão decorrer no último semestre do ano, venham a ter no setor, apurando que 78% dos especialistas não preveem que as eleições autárquicas 2025 representem impacto para o turismo, ainda que “33% consideram que a colaboração entre as autarquias e os empresários é baixa, apontando para a necessidade de maior coordenação”.

Outro dos temas em destaque foi o MICE, com a pesquisa do IPDT a indicar que a “captação de grandes eventos é essencial para o crescimento do setor MICE em Portugal”.

“Os membros do Barómetro do Turismo destacam a segurança e a estabilidade política (23%) e a relação custo-benefício (19%) como os principais atrativos de Portugal para o turismo de negócios. Para impulsionar o setor MICE, 65% dos especialistas indicam a captação de grandes eventos e 63% o investimento em infraestruturas especializadas”, refere ainda o IPDT.

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
Destinos

Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

A nova campanha insere-se no Programa de Comunicação e Gestão de Branding do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, lançado pelo Turismo do Algarve e pela ERT do Alentejo para “regenerar, valorizar e promover os territórios de Aljezur, Monchique e Odemira”, que foram “severamente afetados pelos incêndios do verão de 2023”.

O Turismo do Algarve e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo lançaram o Programa de Comunicação e Gestão de Branding do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, iniciativa que visa “regenerar, valorizar e promover os territórios de Aljezur, Monchique e Odemira”, que foram “severamente afetados pelos incêndios do verão de 2023”, no âmbito do qual se destaca a campanha “Ao Natural é melhor!” para reforçar o posicionamento destes territórios como destinos autênticos e sustentáveis.

“Financiado pelo Turismo de Portugal no âmbito da Linha + Interior Turismo – Aviso “Regenerar Territórios”, o programa estende-se até agosto de 2026 e representa uma aposta firme na coesão territorial, na sustentabilidade e na valorização da identidade local”, lê-se num comunicado conjunto do Turismo do Algarve e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

A nova campanha de branding, que “posiciona o Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina como um refúgio de autenticidade, onde a natureza dita o ritmo, e onde o essencial volta a ter protagonismo”, assenta num conjunto de mensagens que “convidam os visitantes a abrandar e reconectar-se com os valores mais simples e puros da vida”.

“Troca as notificações por sensações”, “Faz refresh com os dedos dos pés. Na relva e no mar” ou “Ver casas caiadas de branco, é natural” são as mensagens desta campanha que, segundo a informação divulgada, apresenta um “tom poético e provocador, promovendo uma nova forma de estar no território — descomplicada, presente e consciente”.

Este programa tem também associadas várias iniciativas, a exemplo da já executada reposição da ponte de madeira sobre a Ribeira de Seixe, que é vista como um “símbolo da união entre o Algarve e o Alentejo e que havia sido destruída pelos incêndios”.

“Esta intervenção é parte de um conjunto mais vasto de medidas de qualificação da oferta turística, que inclui também a recuperação de trilhos pedestres e cicláveis da Rota Vicentina, permitindo devolver aos residentes e visitantes o acesso seguro e sustentável à paisagem protegida”, acrescenta o mesmo comunicado.

O plano contempla igualmente a definição e implementação da imagem da campanha, a produção de conteúdos multimédia e materiais de suporte à promoção, bem como um vasto conjunto de ações de comunicação e relações públicas nos mercados nacional e espanhol.

“Entre estas ações destaca-se o evento promocional que terá lugar no Consulado de Portugal em Sevilha e um evento de animação dedicado ao turismo de natureza, a realizar-se em simultâneo nos dois territórios, no último trimestre de 2025. A promoção será reforçada através da participação em feiras internacionais, visitas de familiarização com operadores e jornalistas, e ações de comunicação dirigidas a diferentes públicos e plataformas, em Portugal e na Andaluzia”, referem as duas entidades.

Este programa, refere ainda o comunicado, “traduz uma resposta ambiciosa e estratégica à necessidade de regenerar o território, reposicionando-o como um destino de experiências genuínas, ancorado na natureza, na cultura local e na hospitalidade das suas gentes”, uma vez que, “mais do que um simples destino turístico, o Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina apresenta-se como um lugar onde é possível viver devagar, saborear o tempo e recuperar a ligação com o mundo natural”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

TAAG estreia novo B787 Dreamliner na rota de Joanesburgo

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola já está a voar com o novo avião Boeing 787 Dreamliner, aparelho que se estreou a 6 de abril, nos voos entre Luanda, capital angolana, e Joanesburgo, na África do Sul.

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola já está a voar com o novo avião Boeing 787 Dreamliner, aparelho que se estreou a 6 de abril, nos voos entre Luanda, capital angolana, e Joanesburgo, na África do Sul.

“O Boeing 787 #Dreamliner fez no passado dia 6 de Abril o seu primeiro voo comercial, rumo a Joanesburgo”, lê-se numa nota informativa divulgada pela companhia aérea angolana.

Com capacidade para transportar 313 passageiros em três classes de bordo, concretamente Economy, Premium Economy e Business, o novo aparelho da TAAG é um “moderno avião”, que se destaca pela eficiência e pelo conforto oferecido aos passageiros.

De acordo com a TAAG, o aparelho estreou-se na rota de Jonesburgo, sendo que, acrescenta a transportadora aérea angolana, “em breve novas rotas do 787 serão anunciadas”.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

WTTC saúda o comissário europeu do Turismo em reunião com a CE

Durante uma reunião em Bruxelas com a Comissão Euroeia, o WTTC saudou a nomeação de Apostolos Tzitzikostas como comissário europeu para Transporte e Turismo Sustentáveis, que considera marcante para a União Europeia e para o setor de viagens e turismo.

Esta pasta dedicada sinaliza um foco renovado num setor que sustenta milhões de meios de subsistência em todo o continente e desempenha um papel vital na promoção do crescimento económico, da inclusão e da inovação, diz o organismo.

O WTTC também aplaudiu o anúncio do comissário sobre uma futura Estratégia para o Turismo Sustentável e espera contribuir para o desenvolvimento deste roteiro crítico para o futuro das viagens e turismo na UE.

A presidente e CEO do WTTC, Julia Simpson, enalteceu, na ocasião que “o setor de viagens e turismo da UE continua a demonstrar resiliência, impulsionando empregos, inovação e crescimento regional”, para realçar que “a próxima década é uma oportunidade para construir um ambiente mais conectado e sustentável, fortalecendo a resiliência em destinos turísticos estabelecidos e abrindo novos em toda a Europa”.

A responsável referiu ainda que a nomeação de um comissário com uma pasta dedicada ao turismo “é um forte sinal de que a UE reconhece o poder do setor para apoiar as comunidades e impulsionar a prosperidade”, para avançar que “estamos ansiosos para trabalhar com o comissário Tzitzikostas para moldar políticas que correspondam à escala e às oportunidades do setor”.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.