“Estratégia mobile não é o futuro, mas o presente”
Esta foi uma das principais conclusões do Portugal Tourism Challenges, que juntou, este sábado, cerca de 300 participantes, no auditório da reitoria da Universidade Nova, em Lisboa.
Raquel Relvas Neto
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O marketing digital no turismo foi o mote da primeira edição do Portugal Tourism Challenges, uma iniciativa do Fórum Turismo 2.1 e da Marca Turismo, que se realizou, este sábado, no auditório da reitoria da Universidade Nova, em Lisboa.
Cerca de 300 participantes quiseram ouvir as novas realidades e tendências que personalidades como Sofia Hissa, da Google, Heather Leisman, da Hotel Tonight, Tine Thygesen, da Everplaces, e Dimitrios Buhalis, director da eTourismLab, entre várias outras.
Da Google, o maior motor de busca na Web que começa a desenvolver várias plataformas na indústria de viagens, chegaram várias dicas para os profissionais do sector, desde a necessidade que as empresas têm de se adaptar ao consumidor, que está em constante mudança, mas, especialmente, a urgência em optimizar os websites das empresas para mobile, pois, segundo Sofia Hissa, “uma em cada três pesquisas provém de um smartphone”. “Se um site não estiver optimizado para mobile, 40% das pessoas que o visitaram nunca mais voltam porque tiveram uma má experiência”.
A responsável referiu ainda que tem-se verificado um decréscimo nas pesquisas online realizadas em ‘desktop’, pois estas “estão a ser substituídas pelo mobile”.
A representante da Google deixou três conselhos para as empresas portuguesas do sector turísticos: primeiro, “aprender a ser flexíveis, adaptar os negócios para captar os turistas”; segundo, ter conteúdos relevantes; por último, optimizar e perceber de onde vêm os clientes.
Por sua vez, Heather Leisman, da Hotel Tonight, uma aplicação para smartphones que vende os quartos de hotéis de ‘last minute’, foi peremptória: “This is the mobile age. Smartphones are king” (Esta é a era do mobile. Os smartphones são rei). Segundo a responsável norte-americana, os smartphones representam 21% do mercado mobile global, pois “existem actualmente mais pessoas com um smartphone, do que com um computador portátil”. Heather Leisman referiu ainda na sua intervenção que “65% das reservas no mundo no dia-a-dia de um hotel são efectuadas através do mobile”. “O mobile está a acontecer agora, estão por todo o lado”, reitera. Para a responsável da Hotel Tonight, as empresas turísticas devem apostar em aplicações e ferramentas rápidas, intuitivas, simples e optimizadas para mobile, para desta forma captar mais clientes que utilizam smartphones.
Já Tine Thygesen, da Everplaces, deixou vários conselhos, mas neste caso aos próprios destinos, priorizando a questão do WiFi gratuito: “Se não tiverem WiFi, todo o dinheiro que gastaram em marketing, foi desperdiçado”, exemplificando com a capital da Eslovénia, que tem WiFi gratuito por toda a cidade. Em tom de brincadeira, a responsável afirmou “o Wifi é um direito da humanidade”. A responsável referiu que os responsáveis pelos destinos devem ter em conta as questões relacionados com o WiFi, que é um dos maiores desafios que têm ao promover o destino e, consequentemente, para atrair novos turistas e fidelizá-los.
A questão das redes sociais também foi muito debatida no evento, referindo-se que a partilha que os turistas fazem nas respectivas redes faz parte do próprio processo da organização da viagem e concretização da mesma.