Turismo industrial potencia empresas de S. João da Madeira
O investimento, de 600 mil euros, vai tornar este produto vendável por parte dos operadores turísticos. A histórica fábrica de lápis Viarco, a Cortadoria Nacional de Pelo e a Fepsa, da indústria da chapelaria, foram algumas das empresas aderentes.

Tiago da Cunha Esteves
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A Câmara Municipal de S. João da Madeira apresenta esta segunda-feira o projecto “Circuitos pelo Património Industrial”, com o objectivo de projectar a cidade através de uma nova dimensão turística, pioneira a nível nacional: o turismo industrial. “Queremos transmitir a energia que a cidade continua a ter, com uma actividade empresarial diversificada”, disse, ao Publituris, o vereador responsável pelo turismo industrial, Ricardo Figueiredo. Museus, indústrias, um centro tecnológico e um centro de formação são, apenas, alguns dos componentes deste projecto, que incluirá visitas organizadas à empresa Elsar, do sector do calçado, por exemplo, e à história fábrica dos lápis Viarco.
Os “Circuitos pelo Património Industrial” contam com um site, uma central de reservas e estarão ainda disponíveis no Welcome Center, actualmente instalado no Museu da Chapelaria. Por outro lado, o produto vai também estar disponível em todas as lojas da Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Investimento
Este projecto implicou um investimento de praticamente 600 mil euros. “Esse dinheiro foi aplicado em promoção e divulgação, em sinalética e em meios audiovisuais, nomeadamente, guias áudio e iPod’s para os turistas utilizarem enquanto visitam as empresas, com informações acerca de cada uma delas”, explica o vereador.
“Um produto vendável pelos operadores”
Nas palavras de Ricardo Figueiredo, o que muda com a apresentação deste projecto é que “o produto passa a ser vendável pelos operadores turísticos”, já que empresas como a Viarco, por exemplo, já recebiam esporadicamente visitantes. “Na verdade, as empresas não esperam um impacto quantificável, porque é algo que faz parte da sua responsabilidade social”, refere. “Há, todavia, vantagens, como o facto de aumentar a auto-estima das empresas e estimular os seus trabalhadores”, acrescenta.