Portugal continua entre as preferências dos viajantes americanos
Portugal continua em destaque entre os destinos tradicionais de verão na Europa, com a Sojern a indicar que são os viajantes americanos que continuam a demonstrar o maior interesse por Portugal.

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Portugal está em destaque entre os destinos tradicionais de verão na Europa com um crescimento 7% nas reservas de voos, seguido de Espanha (+3%) e França (+1%), revela a Sojern, plataforma de marketing digital dedicada aos profissionais do turismo.
De acordo com a mais recente análise das tendências de viagem que irão moldar o verão de 2025 da Sojern, Portugal, registou ainda um aumento de 13% nas procuras por hotéis, com as reservas vindas dos EUA a representar 30% do total e com um crescimento continuo desde a Páscoa.
O Porto, com 18% das reservas de voos e 22% das reservas de hotéis, ocupa a segunda posição, assumindo-se como a segunda cidade com maior poder de atração do país.
O Top 5 de destinos com maior procura de hotéis em Portugal é completado por Faro (14,2% das reservas de voos e 6% das reservas de hotéis), Funchal (6,6% das reservas de voos e 1,4% das reservas de hotéis) e Porto Santo (5,6% das reservas de voos e 1,2% das reservas de hotéis).
Certo é que são os viajantes americanos que continuam a demonstrar o maior interesse por Portugal com 29,6% do total das reservas de hotéis e 16,2% das reservas de voos. França (10,4%), viajantes internos (9,4%), Reino Unido (9,1%) e Espanha (5,9%) fecham o Top 5 de destinos com maior procura de hotéis em Portugal.
“Coolcations” e destinos alternativos em crescendo
Embora o turismo para a Europa como um todo permaneça estável, os voos intraeuropeus para o Reino Unido subiram 12%, com Londres a representar 75% das reservas, estimulado por grandes eventos culturais como a digressão mundial dos Coldplay e o festival de Glastonbury. Outra tendência verificada pelo estudo da Sojern é que à medida que as temperaturas sobem, os viajantes aderem às “coolcations” (férias em locais mais frescos), com reservas de voos para a Estônia (+32%), Islândia (+17%) e Noruega (+11%) em alta.
A análise da plataforma de marketing digital destaca ainda o facto de o setor do turismo estar a “evoluir num contexto global marcado por incertezas políticas e económicas persistentes”. Apesar destes desafios, os indicadores mostram que a procura de viagens mantém-se, em termos gerais, ao mesmo nível que em 2024, o que atesta a resiliência do setor à escala internacional. No entanto, estão a surgir disparidades entre regiões e fluxos de viajantes.
O México continua a ser um destino popular no verão, impulsionado por um aumento de 15% nas viagens domésticas, apesar de uma leve queda nas reservas totais. No entanto, mais ao sul, verifica-se um aumento de 7% nas reservas para Peru, impulsionado pelo apelo contínuo de Machu Picchu. O Brasil está em pleno boom de viagens, depois de um janeiro recorde com 1,5 milhões de chegadas internacionais, as reservas de voos de verão aumentaram 6%, enquanto as pesquisas de hotéis aumentaram 17%.
Nos Emirados Árabes Unidos (EAU), as reservas de voos internacionais aumentaram 4% em relação ao ano anterior e as reservas de hotéis cresceram 20%, tendo como principais mercados emissores a Índia, Arábia Saudita e Reino Unido. No Sudeste Asiático, Singapura verificou um aumento de 5% nas reservas de voos, com China, Índia e Austrália entre os principais mercados emissores. A Tailândia também está a verificar um crescimento de 2% nas viagens aéreas internacionais, impulsionado principalmente pela procura de países como a China, Japão e Coreia do Sul. Já a Austrália está a registar um aumento de 10% na procura por viagens, impulsionado sobretudo por visitantes da Nova Zelândia (+14,6%), China (+12,4%) e EUA (+9%).
“Num mundo em rápida evolução, moldado pela geopolítica, pelas preocupações ambientais e pelas mudanças nas expectativas dos viajantes, as marcas que têm sucesso são aquelas que se adaptam rapidamente, entregando mensagens oportunas e personalizadas que geram lealdade”, afirma Céline Chaussegros, VP Property at Sojern. “A chave para o sucesso está na utilização de dados atualizados sobre as intenções de viagem para envolver o público com a mensagem certa, no momento certo e nos canais mais importantes. Nunca foi tão crucial para os profissionais de marketing refinar as suas estratégias de aquisição”, conclui a responsável.