O Guia Michelin reconhece 55 unidades hoteleiras com a sua mais recente distinção, as Chaves Michelin. As primeiras 18 chaves foram apresentadas esta quinta-feira, 15 de maio, no MAAT Central, em Lisboa.
O Guia Michelin apresentou esta nova distinção em abril de 2024. Desde então, já reconheceu hotéis na Áustria, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, México, Espanha, Suíça, Tailândia, Reino Unido e Irlanda e ainda nos Estados Unidos.
À semelhança das Estrelas Michelin, as unidades hoteleiras podem ser reconhecidas com uma, duas ou três Chaves Michelin, que dão a indicação de “uma estadia muito especial”, “uma estadia excecional” ou “uma estadia extraordinária”, respetivamente.
Em Portugal, e de acordo com a apresentação desta quinta-feira do Guia Michelin, serão distinguidas 55 unidades hoteleiras no decorrer deste ano: 40 com uma Chave Michelin; 13 com duas Chaves Michelin; e duas com três Chaves Michelin.
Na nomeação das primeiras 18 Chave Michelin em Portugal foram reconhecidas com uma chave as unidades:
- Sublime Comporta;
- Sublime Lisboa;
- Bairro Alto Hotel;
- Palácio Ludovice Wine Experience Hotel;
- Casa de São Lourenço;
- Torel Palace Lisboa;
- Porto Bay Flores.

Por outro lado, as duas Chaves Michelin foram atribuídas aos hotéis:
- Vila Joya;
- The Reserve;
- Vermelho;
- Bela Vista Hotel & Spa;
- Vidago Palace Hotel;
- Vinha Boutique Hotel;
- Les Suites at The Cliff Bay;
- Torre de Palma Wine Hotel;
- Four Season Ritz.

A categoria mais elevada, de três Chaves Michelin, foi atribuída este ano aos hotéis Vila Vita Parc Resort & Spa e Penha Longa Resort.
Em entrevista à Publituris Hotelaria, Kurt Giling, Managing Director do Vila Vita Parc, referiu que a distinção “mostra o trabalho e o contributo diário do hotel para a experiência dos hóspedes”, além de reconhecer “a equipa que serve esta excelência”.
Com um restaurante de duas Estrelas Michelin inserido na oferta de restauração do hotel, o Ocean, Kurt Giling afirma que a atribuição da segunda estrela a este restaurante mudou o jogo para a unidade. Por essa razão, acredita que a atribuição das três Chaves Michelin traga um reconhecimento diferente por parte do mercado.
“[Este reconhecimento] combinará a experiência de dormir, de ficar num hotel, com a experiência gastronómica, por isso, tenho a certeza de que isto também terá uma grande mudança na nossa segmentação dos hóspedes”, explica o profissional que, há 20 anos, entrou no Vila Vita Parc como F&B Manager, tendo progredido na operação até ao cargo de Managing Director.

Já Oliver Key, General Manager do Penha Longa Resort, admite que receber a mais alta distinção do guia cria “imensa pressão” no sentido de manter os padrões de serviço, algo que coloca como o desafio do hotel para o próximo ano.
“Não tenho dúvidas de que estaremos à altura. Tal como acontece com qualquer organização tão prestigiada como a Michelin, é de esperar que esta produza outro público que talvez não nos conhecesse antes”, explica.
Os critérios de avaliação
À semelhança das Estrelas Michelin, as Chaves Michelin funcionam como “um guia autónomo e independente”, contando com diversos inspetores que experienciam in loco vários hotéis espalhados pelo mundo.
Durante a apresentação desta quinta-feira, Elisabeth Boucher, diretora das relações externas do guia Michelin, explicou que alguns destes inspetores são especializados apenas em hotéis e outros só em restaurantes, existindo ainda inspetores que trabalham ambas as valências. Contudo, “um inspetor não decide sozinho a quem atribuir a chave, é um trabalho escolástico”, ressalva Elisabeth Boucher.
A linha de avaliação para a atribuição das Chaves Michelin pressupõe que os hotéis cumpram cinco critérios: que sejam uma porta aberta para o destino, que permite conhecer a região; excelência na arquitetura e design de interiores; qualidade e coerência do serviço, conforto e manutenção; capacidade de proporcionar uma experiência extraordinária a um preço justo; e, por fim, individualidade, personalidade e autenticidade.
Após a criação desta distinção, passa a ser possível reservar estadias nos hotéis distinguidos pelo guia através das plataformas da Michelin.
Atualmente, o Guia Michelin conta com uma seleção a nível mundial de 7.000 hotéis reconhecidos com a nova distinção das Chaves Michelin.
Conheça todos os 55 hotéis com Chaves Michelin em Portugal
A lista completa de 55 hotéis distinguidos pelo guia em Portugal com Chaves Michelin atribui uma Chave Michelin aos seguintes hotéis:
- Herdade da Malhadinha Nova;
- Quinta São Jose do Barrilario Douro Wine Hotel e Spa;
- Villa Extramuros;
- MS Collection Aveiro – Palacete Valdemouro;
- Sublime Comporta;
- Aethos Ericeira;
- 3HB Faro;
- Luz Charming Houses Fátima;
- Spatia Comporta;
- The Wine House Hotel – Quinta da Pacheca;
- Art Legacy Hotel;
- Bairro Alto Hotel;
- Brown’s Avenue Hotel;
- Palácio Ludovice Wine Experience Hotel;
- Santiago de Alfama – Boutique Hotel;
- Sublime Lisboa;
- The One Palácio da Anunciada;
- Pousada de Lisboa, Praça do Comércio;
- Quinta da Casa Branca:
- Savoy Palace;
- Casa das Penhas Douradas;
- Casa das Penhas Douradas;
- Casa de São Lourenço;
- Quinta de São Bernardo Winery & Farmhouse;
- São Lourenço do Barrocal;
- Torel Quinta da Vacaria;
- White Exclusive Suite & Villas;
- GA Palace Hotel & Spa, a XIXth-Century Villa;
- Hotel Torel Avantgarde;
- Maison Albar – Le Monumental Palace;
- PortoBay Flores;
- Torel 1884;
- Torel Palace Porto;
- Vila Foz Hotel & SPA;
- Areias do Seixo Charm Hotel & Residences;
- Salvaterra Country House & SPA;
- Quinta de Silvalde;
- Casas da Lapa, Nature & Spa Hotel;
- Colégio Charm House;
- Conversas de Alpendre;
- The Yeatman.
O guia destacou ainda com Duas Chaves Michelin as unidades:
- Vila Joya;
- Les Suites at The Cliff Bay – PortoBay;
- Reid’s Palace, A Belmond Hotel;
- Six Senses Douro Valley;
- Four Seasons Hotel Ritz Lisbon;
- The Reserve Hotel;
- Vermelho Melides;
- Torre de Palma Wine Hotel;
- Bela Vista Hotel & Spa;
- Quinta do Paral;
- Vidago Palace;
- The Lince Santa Clara;
- Vinha Boutique Hotel;
Por fim, com três Chaves Michelin, surgem os hotéis Vila Vita Parc Resort & Spa e Penha Longa Resort.
Leia também: Guia Michelin: “Queremos contribuir para posicionar Portugal no mapa da culinária mundial”