Lusanova vai apostar forte no Brasil
“É estratégia da empresa crescermos no Brasil em termos de destinos” revelou Tiago Encarnação, diretor Operacional da Lusanova, para avançar que “se calhar, no próximo ano, o Brasil vai ser o destino do nosso roadshow”.
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Carolina Morgado
Em conversa com os jornalistas, à margem de “A Festa que Não Existe”, que a Lusanova promoveu em Lisboa, o diretor Operacional da Lusanova, Tiago Encarnação, apontou que “o Brasil é uma aposta que estamos interessados em desenvolver, porque além de termos lá a Lusanova Brasil, e apesar de ser um operador de outgoing, acho que é um destino que, nos próximos tempos, vai ter bastante interesse do mercado europeu”, para lembrar que alguns estado brasileiros têm vindo a promover-se em força em Portugal, “um país com potencial incrível em termos do incoming”.
O ano passado o operador turístico lançou três circuitos para o Brasil e “o que vendemos mais foi o Triângulo Brasileiro, e este ano, mais um circuito que tem também a componente praia”, observou, para acrescentar que, embora a política de preços em voos regulares não seja tão apelativa, mas as pessoas continuam a querer visitar o Japão cujo preço é muito mais elevado. Mas a Lusanova continua a não embarcar em operações charters, pelo menos não consta do seu plano estratégico.
Não esquecer que o grupo Lusanova tem também presença no Brasil, país que “este ano deu um pulo”, embora as contas de 2024 ainda não estejam fechadas. No entanto, Tiago Encarnação sublinhou que “estamos a construir sinergias que podemos fazer com a Lusanova Portugal, no sentido de capacidade de negociação junto de fornecedores, de tecnologia e de apoio à reserva, e que pode ajudar tanto os agentes de viagens brasileiros como os portugueses”.
O diretor Operacional disse ainda que “sabemos que a Lusanova Brasil tem programação própria para o mercado brasileiro e a Lusanova Portugal tem programação para o mercado português, mas isso não impede que, apesar de terem programação diferenciada, não criem sinergias internas para dar melhor oferta a ambos os mercados. É nisso que estamos a trabalhar, e acho que nos próximos meses, vamos ter novidades”.
O responsável realçou que o ano passado a Lusanova Brasil abriu um escritório em Belorizonte (Minas Gerais), que anteriormente respondia a São Paulo, mas “estamos a notar que está a crescer, sem prejudicar o mercado de São Paulo, que também continua a crescer.
Ainda no que diz respeito à sua presença no Brasil, naquele mercado “somos conhecidos pelos circuitos europeus e é o que os brasileiros procuram (Itália, França, Capitais da Europa Central e Benelux, temos também muita procura para Portugal e Espanha (Circuitos Ibéricos), mas depois da pandemia, ao desenvolvermos o departamento de produto no Brasil, começámos a ter ofertas para os destinos americanos – Argentina, Chile, EUA, mercados de proximidade para o cliente brasileiro, e temos vindo a aumentar as vendas em city breaks e escapadas de três, quatro, ou cinco dias, adiantou Tiago Encarnação, que disse aos jornalistas, ainda em relação ao mercado brasileiro, estar a apreciar também “o que lá chamamos de destinos exóticos, como a Turquia, Marrocos, Egito e Índia”.