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Qatar Airways lança pacotes para a final da Liga dos Campeões

A Qatar Airways já lançou pacotes para a final da Liga dos Campeões 2025, que decorre a 31 de maio, em Munique, na Alemanha, e que, além de bilhete para assistir ao jogo, incluem também voos e alojamento em hotel.

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A Qatar Airways já lançou pacotes para a final da Liga dos Campeões 2025, que decorre a 31 de maio, em Munique, na Alemanha, e que, além de bilhete para assistir ao jogo, incluem também voos e alojamento em hotel.

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A Qatar Airways já lançou pacotes para a final da Liga dos Campeões 2025, que decorre a 31 de maio, em Munique, na Alemanha, e que, além de bilhete para assistir ao jogo, incluem também voos e alojamento em hotel.

“Os nossos pacotes exclusivos para a final da UEFA Champions League oferecem aos fãs a oportunidade de viver de perto este evento único na vida e fazer parte da história do futebol”, destaca a companhia aérea do Qatar, que é parceira oficial da competição.

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Os pacotes da Qatar Airways para a final da Liga dos Campeões podem ser adquiridos aqui, e, além dos voos, alojamento e bilhete para assistir ao jogo, oferecem também a oportunidade de acumular Avios e Qpoints no valor total do pacote, assim como de resgatar pacotes usando Dinheiro + Avios.

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“Assistir à final da UEFA Champions League é um sonho para milhões de fãs de futebol. Com os nossos pacotes de viagem, a Qatar Airways está a tornar esse sonho realidade. Estes pacotes refletem o nosso compromisso em oferecer experiências de classe mundial, ao mesmo tempo que impulsionam viagens de lazer e criam novas oportunidades para os nossos membros do Privilege Club ganharem e resgatarem Avios”, refere Steven Reynolds, Qatar Airways Holidays Senior Vice President.

 

 

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Travelplan lança oferta para agências de viagens “Vender Cuba tem prémio”

O novo incentivo da Travelplan para agentes de viagens vai oferecer uma viagem a Cuba às agências que realizem cinco reservas para o destino, na oferta “Vender Cuba tem prémio”, que está em vigor para reservas até 30 de junho.

A Travelplan lançou um novo incentivo para agentes de viagens e vai oferecer uma viagem a Cuba às agências que realizarem cinco reservas para o destino, na oferta “Vender Cuba tem prémio”.

De acordo com o operador turístico, existem 100 vagas para esta viagem de oferta, que é válida para uma pessoa por agência mas prevê a possibilidade de levar um acompanhante por 600 euros, estando a partida prevista para 16 de setembro de 2025.

A viagem de oferta inclui voos de ida e volta, com partida de Lisboa e destino a Santa Clara, em Cuba, estadia de sete noites para uma pessoa em hotel de cinco estrelas e regime de TI, transferes entre o aeroporto e o hotel. Já as taxas aeroportuárias, vistos, gorjetas e gastos pessoais não estão incluídos.

A Travelplan explica que existe a possiblidade de levar um acompanhante por 600 euros, desde que partilhando o mesmo quarto, sendo que, se não houver acompanhante, o quarto será partilhado com outro agente de viagens.

Esta oferta da Travelplan é válida para reservas efetuadas até 30 de junho de 2025, não sendo abrangidas as reservas de grupo. Todas as condições desta oferta podem ser consultadas aqui.

 

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Hotelaria

Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, uma nova referência na hotelaria a Norte na nova edição da Publituris Hotelaria

A edição de fevereiro da Publituris Hotelaria faz capa com o mais recente Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, que surge de uma parceria entre a marca Tivoli, da Minor, e a Sogevinus. Neste número, encontre ainda uma entrevista com Nuno Ferreira, representante do Guia Michelin em Portugal, e Rudi Azevedo, CEO da RM HUB.

No número 224 da revista Publituris Hotelaria o destaque vai para o Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, uma unidade hoteleira que nasce nas antigas caves de Vinho do Porto Kopke após um investimento de 50 milhões de euros e de uma parceria entre a marca Tivoli, do grupo Minor, e da Sogevinus.

Francisco Viana Brito, diretor-geral deste novo hotel, dá conta dos planos traçados para a unidade hoteleira, as experiências que pretendem dinamizar à volta do vinho Kopke e da possibilidade de estabelecer sinergias com os projetos turísticos vizinhos. De seguida, uma entrevista com Pedro Braga, CEO da Sogevinus, revela os contornos desta parceria e o investimento da empresa de vinhos na área do enoturismo.

Esta é também a edição em que celebramos o 20.º aniversário da Publituris Hotelaria, onde passamos em revista algumas das capas mais emblemáticas destas duas últimas décadas e os destaques que chegaram à primeira página.

Com a aproximação da segunda edição da Gala do Guia Michelin Portugal, o número deste mês inclui uma entrevista com Nuno Ferreira, representante do Guia Michelin em território nacional. A evolução do panorama gastronómico em Portugal, mas também a apresentação das Chaves Michelin pelo Guia em abril de 2024, guiaram esta conversa.

No especial deste mês, conheça as empresas fornecedoras que vão estar presentes na Better Tourism Lisbon Travel Market – BTL, que este ano decorre de 12 a 16 de março.

No capítulo dos Fornecedores, Rudi Azevedo, CEO da RM HUB, dá conta da formação em revenue management lançada pela RM Academy, que segue um formato de subscrição.

Já a rubrica “Palavra de Chef” destaca David Jesus, chef nos espaços de restauração do L’AND Vineyards. A idealização das cartas para os restaurantes Mapa e Café da Viagem, a formação das equipas e a importância da sazonalidade marcaram esta conversa com o chef que acredita que a evolução para crescer mais e melhor faz-se de forma consciente e, sobretudo, com tempo.

Na “Inspeção” deste mês, viajámos até Budapeste para lhe dar a conhecer o Áurea Ana Palace Hotel, uma ode à cidade húngara e à imperatriz Sissi. Aberto desde 2021, o boutique hotel é uma unidade histórica que resulta da renovação de dois edifícios antigos do final do século XIX e início do século XX.
Por fim, brindamos com as escolhas de Gonçalo Cosme, responsável comercial da Almeida Garrett Wines e co-founder da Garrafeira Tesouros de Baco.

Os indicadores desta edição foram fornecidos pela Guestcentric, sendo que os artigos de opinião são assinados por André Cavalheiro (Highgate Portugal), Mariano Faz (AHM) e Leonardo Simões (ADHP Júnior).

Leia a edição completa através do link.

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Turismo tem nova linha de 30M€ para o desenvolvimento sustentável

A portaria que regulamenta o novo programa foi esta quinta-feira, 20 de fevereiro, publicada em Diário da República, prevendo o financiamento seja feito exclusivamente através de verbas do Turismo de Portugal.

O governo lançou um novo programa para o desenvolvimento sustentável do turismo, denominado “Crescer com o Turismo” e que conta com uma dotação de 30 milhões de euros.

A portaria que regulamenta o novo programa foi esta quinta-feira, 20 de fevereiro, publicada em Diário da República, prevendo o financiamento seja feito exclusivamente através de verbas do Turismo de Portugal.

A dotação de 30 milhões de euros inclui 15 milhões a fundo perdido e a outra metade a título reembolsável, podendo a verba ser aumentada por “recurso exclusivamente a verbas próprias do Turismo de Portugal e em função das necessidades que vierem a registar-se durante a utilização da presente linha de apoio financeiro”, lê-se o diploma, que foi assinado pelo  secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

“O limite máximo de apoio, a título não reembolsável, é de 400 mil euros por projeto ou, no caso de uma candidatura conjunta, por entidade, com exceção dos casos em que a entidade beneficiária revista a natureza de empresa, circunstância em que o valor máximo do apoio, a título não reembolsável, é de 200 mil euros”, refere ainda o texto do documento.

Entre as entidades beneficiarias encontram-se as “entidades públicas, incluindo aquelas em cuja gestão as entidades da administração central do Estado, regional e local tenham posição dominante”, assim como “entidades privadas sem fins lucrativos, nomeadamente aquelas que tenham por missão o desenvolvimento dos territórios e das comunidades locais”.

Também as “entidades nacionais da economia social que sejam instituições particulares de solidariedade social ou entidades equiparadas sem fins lucrativos, em funcionamento há mais de três anos”, e micro, pequenas ou médias empresas (PME), desde que integradas em projetos de inovação social, podem candidatar-se a apoios no âmbito deste programa.

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Rali de Portugal gerou impacto económico de 183,3M€

O Rali de Portugal, que decorreu entre 09 e 12 de maio, gerou um impacto económico 11,29% superior à prova de 2023, contribuindo para aumentar a estada média nas regiões Norte e Centro e para uma imagem “amplamente positiva” do país a nível internacional, segundo um estudo da Universidade do Algarve.

O Rali de Portugal, que decorreu entre 09 e 12 de maio, gerou um impacto económico de 183,3 milhões de euros, o que representa um aumento de 11,29% ou 18,6 milhões de euros face à prova de 2023, avança um estudo da Universidade do Algarve, citado pela Lusa.

Este estudo concluiu que o evento gerou 93,67 milhões de euros em despesa direta por parte dos adeptos, equipas e organização nas regiões, dos quais 36% foram provenientes de visitantes estrangeiros, incluindo 25% que visitaram pela primeira vez o país.

O Rali de Portugal, que passou por 14 municípios das regiões Norte e Centro do país, “demonstrou um impacto transformador, conjugando desenvolvimento económico, valorização mediática e reforço da identidade territorial”, lê-se no estudo.

A prova gerou uma receita fiscal de 22,6 milhões de euros e atraiu também, ao longo de quatro dias, 1,2 milhões de assistências, tendo os espetadores ficado cerca de 2,9 noites nos locais onde decorreu a prova,  numa média que sobe para as 3,2 noites no caso dos visitantes estrangeiros.

De referir é ainda o alcance mediático que a competição registou, com um tempo total de transmissão televisiva de 873 horas e 15 minutos, sendo que 90% desse tempo foi transmitido em direto, em mais de 100 países.

Japão, Finlândia, Espanha, Itália, Reino Unido e Indonésia foram os mercados estrangeiros mais impactados pela transmissão do Rali de Portugal, seguindo-se mercados emergentes como Turquia, Taiwan e Chile.

O estudo apurou ainda que, devido ao Rali de Portugal, a perceção da imagem de Portugal através das regiões envolvidas foi amplamente positiva, com 94,8% dos visitantes nacionais e 96,9% dos visitantes estrangeiros a classificarem-no como “bom” ou “muito bom”.

“O destino foi classificado como bonito, verde, acolhedor, com destaque para a sua natureza e gastronomia”, refere ainda o trabalho da Universidade do Algarve sobre a prova, que é organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) e que integra o calendário do WRC – Campeonato Mundial de Ralis.

No que respeita à organização do rali, “as palavras mais referidas foram espetacular, organizado, adrenalina, emoção e convívio, sendo que a maioria, cerca de 66%, manifestou intenção de regressar no inverno”.

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OTA pesam 18% nas reservas de atrações turísticas

O crescimento das OTA na venda de reservas de atrações a nível mundial aumentou relativamente ao período pré-pandémico.

Um estudo da Arival – “The State of Visitor Attractions” – mostra que as OTA realizam 18% de todas as reservas de atrações a nível mundial, em comparação com menos de 10% antes da pandemia.

Segundo o documento, a distribuição de bilhetes para atrações turísticas, que incluem locais e monumentos culturais, museus, jardins zoológicos e aquários, miradouros e parques de diversões, sofreu uma transformação significativa nos últimos cinco anos. “As atrações turísticas há muito que são os principais motores do turismo, a razão para visitar um destino”, considera Douglas Quinby, cofundador e diretor executivo da Arival.

“A vontade dos viajantes de visitar estes locais é ilimitada, mas a disponibilidade de bilhetes e a capacidade técnica da indústria turística para lhes aceder não o são. Os grandes mercados de experiências de viagem online reconhecem isso e têm feito investimentos significativos para disponibilizar bilhetes para atrações, em alguns casos apesar das próprias atrações, em vez de em colaboração com elas”, salientando, contudo, que “ainda há muito trabalho a ser feito para ligar as atrações ao ecossistema global de distribuição de viagens”.

Apesar do crescimento das OTA e dos sites das atrações, a venda de bilhetes ‘offline’ continua a ser, de longe, o maior ponto de venda, concluindo a Arival que uma em cada três atrações não utiliza um sistema modernizado de venda de bilhetes online e não tem conectividade digital com os revendedores.

 

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Ryanair oferece desconto de 20% em reservas para destinos no Norte da Europa

A promoção da Ryanair aplica-se a viagens que decorram em março, abril e maio, incluindo países como a Dinamarca, Suécia ou Noruega. As vendas decorrem até 28 de fevereiro.

A Ryanair lançou uma nova promoção e, desta vez, está a oferecer um desconto de 20% em reservas de voos para destinos no Norte da Europa, numa oferta que é válida para reservas até sexta-feira, 28 de fevereiro.

A promoção, indica a Ryanair num comunicado enviado à imprensa, aplica-se a viagens que decorram em março, abril e maio, incluindo países como a Dinamarca, Suécia ou Noruega.

Copenhaga, capital da Dinamarca; Estocolmo e Göteborg, na Suécia, assim como Oslo, capital da Noruega, são alguns dos destinos que a Ryanair destaca nesta promoção, que é ideal para quem precisa de um “retiro tranquilo, um excitante city-break ou uma exploração histórica”.

“Experiencie a Escandinávia como nunca antes, a última oferta relâmpago da Ryanair oferece 20% de desconto em março, abril e maio para viajar para a deslumbrante Europa do Norte”, afirma um porta-voz da Ryanair, citado no comunicado divulgado.

As vendas estão a decorrer através do website da Ryanair desde esta sexta-feira, 21 de fevereiro, e terminam à meia-noite da próxima sexta-feira, dia 28.

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Airbus vê lucro líquido a subir 12% para 4,23MM€ em 2024

A Airbus obteve, no ano passado, um lucro líquido de 4,23 mil milhões de euros, valor que representa um aumento de 12% face a 2023 e que ficou perto do recorde alcançado em 2022.

No ano passado, a Airbus obteve um lucro líquido de 4,23 mil milhões de euros, valor que representa um aumento de 12% face a 2023 e que ficou perto do recorde alcançado em 2022, avança o fabricante aeronáutico europeu, em comunicado.

A Airbus justifica o aumento do lucro líquido com o melhor desempenho da divisão de aviões comerciais, que compensou as dificuldades enfrentadas pelos negócios do setor espacial e da defesa.

Já o lucro operacional registou um aumento de 15% no ano passado, passando para 5,3 milhões de euros, ainda assim abaixo das previsões do fabricante aeronáutico europeu, que estimava um lucro operacional de 5,5 mil milhões de euros em 2024.

“Confirmando a forte procura pelos nossos produtos e serviços, atingimos a nossa previsão para 2024, um ano desafiante para a Airbus”, sublinha o presidente executivo da Airbus, Guillaume Faury, citado na informação divulgada.

Recorde-se que a Airbus tem vivido alguns problemas de fornecimento, que estão a atrasar as entregas de novos aviões comerciais, problema ao qual se junta a perda de 656 milhões de euros de lucro operacional no segmento espacial, devido à concorrência da norte-americana SpaceX.

Este ano, a Airbus conta entregar 820 aviões comerciais, em comparação com os 766 do ano passado, num número que representou uma descida de quatro aparelhos face às previsões da empresa.

Recorde-se que a Airbus tinha inicialmente estabelecido uma meta de 800 entregas em 2024, que foi reduzida para 770 em junho, em ambos os casos abaixo dos 863 aparelhos entregues em 2019, antes da pandemia da COVID-19.

“Dado o ambiente complexo e em rápida mudança em que continuamos a operar, consideramos que 2024 foi um bom ano”, refere ainda Christian Scherer, líder da divisão de aviões comerciais da Airbus, em comunicado.

 

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Macau recebeu 3,65 milhões de visitantes em janeiro

Janeiro foi o segundo melhor mês de sempre para Macau em termos de visitantes, com um total de 3,65 milhões de visitas contabilizadas, num crescimento de 27,4% face a janeiro de 2024.

Macau recebeu, em janeiro, 3,65 milhões de visitantes, naquele que foi o segundo melhor mês de sempre para o território, avança a Lusa, que cita a Direção dos Serviços de Estatísticas e Censos de Macau.

Os 3,65 milhões de visitantes recebidos em janeiro representam um crescimento de 27,4% face a janeiro de 2024 e é o segundo valor mais elevado de sempre num mês, depois de agosto, quando passaram por Macau mais de 3,65 milhões de visitantes.

Os dados da Direção dos Serviços de Estatísticas e Censos de Macau mostram, no entanto, que mais de 59% dos visitantes (2,16 milhões) chegaram em excursões organizadas e passaram menos de um dia na cidade.

A Lusa recorda que, no ano passado, o Governo Central divulgou uma série de medidas de apoio a Macau, como o aumento do limite de isenção fiscal de bens para uso pessoal adquiridos por visitantes da China, tendo alargado ainda a mais 10 cidades da China a lista de locais com “vistos individuais” para visitar Hong Kong e Macau.

Além disso, desde 01 de janeiro que os residentes da vizinha cidade de Zhuhai podem visitar Macau uma vez por semana e ficar até sete dias.

Por isso, o número de visitantes de janeiro é um reflexo direto destas políticas, já que 91% dos visitantes do território em janeiro eram provenientes da China continental ou de Hong Kong, enquanto apenas 241 mil foram visitantes internacionais.

Os números de janeiro não foram ainda mais expressivos porque, este ano, o Ano Novo Lunar contou com menos 3,5% de visitantes face ao ano passado, o que impediu que janeiro trouxesse um novo recorde de visitantes a Macau.

Maria Helena de Senna Fernandes, diretora dos Serviços de Turismo de Macau (DST), estima que, este ano, Macau receba entre 38 e 39 milhões de visitantes, ultrapassando os 34,9 milhões de visitantes contabilizados em 2024 e que representaram um crescimento de 23,8% face ao ano anterior.

No entanto, o melhor ano de sempre para Macau em termos de visitantes foi 2019, quando o território contabilizou 39,4 milhões de visitas.

 

 

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ERT Alentejo e Ribatejo promove “Bolsa de Negócios” na BTL 2025

De 12 a 14 de março, a Entidade Regional do Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo promove diversas iniciativas no âmbito da Bolsa de Negóicos.

Durante a BTL – Better Tourism Travel Market 2025, a Entidade Regional do Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo irá promover inúmeras iniciativas nos dias dedicados aos profissionais do setor, com várias entidades e empresas do Ribatejo e Alentejo a terem a oportunidade de participar na Bolsa de Negócios, com o objetivo de apresentarem os seus vários produtos e serviços.

José Santos, presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, adianta que o espaço da região irá contar com a presença de mais de 20 entidades a “promover e divulgar a sua diferenciação junto dos operadores turísticos”, salientando que, “através de reuniões diretas e exclusivas, terão a oportunidade de potenciar parcerias de negócio”.

As entidades presentes na Bolsa de Negócios estarão organizadas por dias temáticos. Assim, o dia 12 de março, quarta-feira, será dedicado ao Enoturismo, no dia 13 de março será a vez da Náutica e Fluvial Marítimo e o dia 14 de março foca-se na Natureza e Património.

No dia 12 de março (Enoturismo), estarão presentes entidades como a Torre de Palma, Quinta do Quetzal, Vinhos do Alentejo, Gerações da Talha, Ervideira, Casa de Santa Vitória, Rota dos Vinhos do Tejo. No dia seguinte (13 de março – Náutica e Fluvial Marítimo) marcam presença a Adral/Sines Tecnopolo, Estação Náutica de Sines, Estação Náutica de Mértola, Estação Náutica de Avis, Estação Náutica de Odemira, Estação Náutica de Alandroal, Estação Náutica de Monsaraz, Estação Náutica de Moura – Alqueva e Estação Náutica de Ponte de Sor – Montargil.

Finalmente, no último dia dedicado aos profissionais (14 de março – Natureza e Património) estarão presentes Sines Sea View – Sovereign Magic, Corktrekking, Natours Passeios, Rota Vicentina, Bike Tours Portugal e as áreas protegidas do Parque Natural da Serra de São Mamede, do Parque Natural do Vale do Guadiana, da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha e a Área Protegida Privada Montado do Freixo do Meio.

De referir que a ERT do Alentejo e Ribatejo estará no Pavilhão 1, no stand 1C01, com mais de 1.200m2, no qual estarão representados todos os municípios e 29 empresas.

José Santos conclui que “a oferta turística do Alentejo e Ribatejo será promovida e potenciada quer durante os dias destinados aos profissionais de Turismo como nos dias para o público final. O facto de sermos destino nacional convidado permite-nos reforçar a apresentação das nossas mais-valias junto dos diferentes públicos daquela que é a maior feira nacional de turismo realizada em Portugal e que atrai milhares de visitantes”.

Recorde-se que no primeiro dia da BTL (12 de março), será realizada a apresentação da Candidatura do Baixo Alentejo a ‘Cidade Europeia do Vinho 2026.

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Votações para os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025” terminam hoje

As votações para os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025” terminam esta sexta-feira, dia 21 de fevereiro.

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As votações para a 13.ª edição dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025” terminam esta sexta-feira, dia 21 de fevereiro.

Com 89 nomeados, as 15 categorias são:
Melhor Operador Turístico
Melhor Agência Corporativa
Melhor Consolidador
Melhor DMC
Melhor Distribuidor B2B
Melhor GSA Aviação
Melhor Sistema Global de Distribuição
Melhor Empresa de Gestão Hoteleira
Melhor Empresa de Software de Gestão Hoteleira
Melhor Startup
Melhor Consultoria e Assessoria em Turismo
Melhor Formação Turismo
Melhor Parceiro Segurador
Melhor Empresa de Organização de Eventos
Melhor Venue para Eventos e Congressos

Poderá votar até ao final do dia de hoje em https://premios.publituris.pt/trade/2025/

Como sempre, os vencedores resultam de uma média ponderada entre os votos do júri (45%), dos assinantes do jornal do Publituris (45%) e subscritores da newsletter diária (10%).

O prémio de “Personalidade do Ano” é atribuído diretamente pela redação do Publituris.

Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 12 de março de 2025, a partir das 11h00 na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, em Lisboa.

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