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Sabre apresenta novas ferramentas de viagens na ITB Berlim

A Sabre Hospitality (Pavilhão 9, Stand 208) e Sabre Travel Solutions (Pavilhão 5.1, Stand 106) vão estar presentes na edição deste ano da ITB Berlim para apresentar a venda a retalho baseada em IA, o conteúdo multiorigem e a tecnologia de nova geração.

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Sabre apresenta novas ferramentas de viagens na ITB Berlim

A Sabre Hospitality (Pavilhão 9, Stand 208) e Sabre Travel Solutions (Pavilhão 5.1, Stand 106) vão estar presentes na edição deste ano da ITB Berlim para apresentar a venda a retalho baseada em IA, o conteúdo multiorigem e a tecnologia de nova geração.

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A Sabre Corporation participará na ITB Berlim 2025 para partilhar perspetivas sobre a evolução do setor e apresentar as suas mais recentes inovações em hospitalidade e venda a retalho de viagens. Os executivos da Sabre subirão ao palco para debater o futuro da tecnologia aplicada às viagens, destacando os avanços na personalização, na venda a retalho e no papel da inteligência artificial na criação de experiências fluidas e personalizadas para os viajantes.

No palco principal, numa apresentação interativa, Scott Wilson, presidente da Sabre Hospitality, explorará os mitos e realidades que estão a transformar o futuro do setor das viagens. Com a evolução das capacidades tecnológicas, do comportamento dos consumidores e dos esforços de sustentabilidade, as empresas devem enfrentar crenças generalizadas sobre o seu impacto.

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Scott analisará se a personalização realmente fomenta a fidelização, como a tecnologia está a redefinir o papel dos intermediários e que mudanças na indústria terão os efeitos mais significativos a longo prazo. Integrando a opinião do público, oferecerá perspetivas sobre como as empresas do setor estão a adaptar-se à mudança.

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Amy Read, vice-presidente de Inovação da Sabre Hospitality, abrirá e participará num painel sobre a evolução da venda a retalho no setor das viagens. Com o aumento da concorrência nos setores das viagens e da hospitalidade, as empresas estão a adotar novas estratégias para melhorar o envolvimento dos clientes e aumentar as receitas. O painel explorará como a IA, a análise de dados e a automação inteligente permitem às organizações oferecer experiências fluidas e personalizadas em hotéis, companhias aéreas e agências de viagens. Amy partilhará a visão da Sabre sobre como as empresas de viagens podem utilizar a tecnologia para reforçar a fidelização à marca e desbloquear novas fontes de receitas num ambiente cada vez mais digital.

Por sua vez, Madhavan Kasthuri, responsável pela Global Solutions Engineering da Sabre Travel Solutions, apresentará e participará num painel sobre o futuro da hiperpersonalização nas viagens. Com o crescimento da procura por experiências personalizadas, a indústria enfrenta o desafio de oferecer personalização em grande escala. O painel analisará como a IA e a automação podem ser integradas no planeamento e na venda de viagens, desde reservas individuais a pacotes complexos e viagens em grupo. Os participantes discutirão como os fornecedores de tecnologia e as empresas do setor podem equilibrar a personalização com a eficiência operacional, garantindo ao mesmo tempo a rentabilidade.

Os compradores de tecnologia que participem na ITB Berlim poderão contactar a Sabre em dois stands: um dedicado ao setor da distribuição de viagens e outro focado na tecnologia para a hotelaria: No Pavilhão 9, Stand 208, a Sabre Hospitality; No Pavilhão 5.1, Stand 106, a Sabre Travel Solutions.

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Calçada portuguesa é candidata a Património Cultural Imaterial da Humanidade

Já foi entregue, à Comissão Nacional da UNESCO, o dossier da candidatura da “Arte e Saber-fazer da Calçada Portuguesa” ao Inventário do Património Cultural Imaterial da Humanidade. O objetivo é promover a imortalização da profissão de calceteiro.

Após três anos de trabalho, a Associação da Calçada Portuguesa, com mais de 50 calceteiros, a colaboração de oito municípios – Braga, Estremoz, Faro, Funchal, Lisboa, Ponta Delgada, Porto de Mós e Setúbal e o apoio de mais de 20 instituições nacionais públicas e privadas – concluiu o processo de candidatura à UNESCO, com o objetivo de preservar e promover esta arte, que corre o risco de extinção.

Ao longo do tempo, a calçada portuguesa consolidou-se não apenas como uma das principais referências culturais, identitárias e estéticas do território nacional – continente e ilhas – mas também como um elemento fundamental da paisagem urbana, contribuindo para a identidade do espaço, da história e da cultura portuguesas.

A Associação empreendeu a preparação da candidatura da Arte e o Saber-fazer da Calçada Portuguesa a Património Cultural Imaterial da Humanidade, com o intuito de valorizar o conhecimento, o saber-fazer e a mestria dos calceteiros e de outros artistas plásticos que têm transportado esta técnica ao longo dos anos. Hoje, encontra-se espalhada por várias partes do mundo como marca cultural portuguesa, com especial presença no Brasil e em outros países com os quais Portugal mantém trocas culturais, o que confirma a sua relevância universal.

Esta candidatura serve também como um apelo às entidades públicas, nacionais e locais, para que se comprometam com a preservação e promoção desta arte que deve ser assumida como um ativo estratégico para a afirmação de Portugal.

Refira-se que a Associação da Calçada Portuguesa, constituída em 2017 por impulso da Câmara Municipal de Lisboa, tem por missão proteger, valorizar e promover (nacional e internacionalmente) a Calçada Portuguesa enquanto património cultural e identitário de Portugal. Tem como associados o Município de Lisboa, o Município de Porto de Mós, a ASSIMAGRA – Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais, a Universidade de Lisboa, a UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa e o Grupo Português da Associação Internacional para a Proteção da Propriedade Intelectual.

 

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Joaquim Magalhães de Castro vai apadrinhar Viagens com Autores da Pinto Lopes Viagens

O escritor e investigador da História da Expansão Portuguesa, Joaquim Magalhães de Castro, vai apadrinhar uma série de Viagens com Autores pela senda dos descobrimentos feitos por jesuítas portugueses em territórios como os Himalaias, Paquistão e China, promovidas pela Pinto Lopes Viagens.

Estas experiências, segundo a Pinto Lopes Viagens, operador turístico e agência de viagens especializada em viagens em grupo, culturais e de autor, proporcionam aos viajantes a oportunidade de explorar destinos emblemáticos na companhia de reconhecidos especialistas, enriquecendo cada jornada com perspectivas culturais e históricas aprofundadas.

Em 2024, a Pinto Lopes Viagens estreou com o apoio de Joaquim Magalhães de Castro o circuito “Na senda dos Jesuítas Portugueses – Capítulo I. Expedição aos Himalaias – China, Tibete, Nepal”, uma expedição aos Himalaias por ocasião dos 400 anos da Descoberta do Tibete pelo padre António de Andrade. Este ano, a viagem volta a estar disponível de 7 a 25 de setembro.

Além deste circuito, o historiador estreia duas novas Viagens com Autores em 2025. A primeira, “Mistérios do Ladaque – Uma Descoberta Portuguesa”, regressa aos Himalaias, para descobrir uma nova região explorada pelo padre Francisco Azevedo. Terra de mosteiros, monges e passos de montanha, o remoto Ladaque é um local obrigatório na lista dos verdadeiros amantes de natureza e espíritos aventureiros.

Em termos estatísticos uma das regiões mais altas do planeta, caracterizam geograficamente o Ladaque vales profundos, generosos cursos de água, lagos serenos e ousadas estradas que desafiam a mais enigmática das orografias. Os extensos planaltos bastante acidentados e de grande aridez são ocasionalmente pontuados por oásis verdes que se prolongam pelas margens dos rios Indo, Tsarap, Suru, e acolhem aldeias isoladas, protegidas pelas montanhas de listras multicores, em primeiro plano e, como pano de fundo, os sempre eternos cumes cobertos de neve. A viagem decorre de 1 a 22 de junho.

Por fim, “O Caminho de Bento de Góis” leva os viajantes até ao Paquistão e à China, com o objetivo de recriar o mais fielmente possível uma das mais admiráveis epopeias terrestres de todos os tempos. Protagonizada pelo leigo jesuíta açoriano Bento de Góis, viajante da centúria de Seiscentos que, devido à sua energia, tato diplomático e domínio dos idiomas locais, foi o escolhido para a árdua missão de partir da Índia, no ano de 1603, em busca do tal mítico reino do Cataio, onde se acreditava existirem cristandades perdidas.

Aconselhado pelos seus superiores sedeados em Agra, envergou o traje dos arménios: cabaia e turbante. A tiracolo levou arco e estojo com flechas, à cintura, uma cimitarra. Procurou assim passar despercebido, disfarçado de mercador. Por precaução, mudou até de nome. Foi Abdulla Isai, ou seja, “Servo de Deus”. O circuito decorre de 28 de setembro a 20 de outubro.

 

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Antecedência e momento da reserva ditam viagens mais económicas

De acordo com a eDreams, agência de viagens online global na venda de voos (excluindo a China), o mês, o dia da semana e até a hora do dia em que se faz a reserva, bem como a antecedência com é feita, podem ser fundamentais para conseguir voos mais económicos.

De forma geral, as horas mais tardias da noite e os sábados costumam ser janelas de oportunidade para comprar voos económicos a partir de Portugal. Para facilitar os viajantes a planear as suas viagens e garantir as melhores tarifas, a eDreams, analisou os dados da sua plataforma relativos às viagens de ida e volta com partida de Portugal em 2024.

De acordo com a empresa, o mês, o dia da semana e até a hora do dia em que se faz a reserva, bem como a antecedência com é feita, podem ser fundamentais para conseguir voos mais económicos.

Com base na análise da eDreams, reservar nos primeiros meses do ano pode fazer a diferença. Por exemplo, reservar voos domésticos nos primeiros meses do ano mostrou-se particularmente vantajoso em 2024, assim como para destinos de longa distância, como os EUA, o Brasil ou o México. No entanto, os viajantes que reservaram as suas férias na primavera (de abril a junho) também encontraram preços muito competitivos, por exemplo para destinos caribenhos, como a República Dominicana, Cuba ou Jamaica. Para os viajantes que estão a considerar a Ásia como próximo destino, reservar os seus bilhetes no outono (setembro a novembro) pode ajudar, por exemplo para destinos como Indonésia, Singapura ou Vietname.

A eDreams também analisou as tendências de preços segundo o dia da semana em que se efetua a reserva, que indicaram, para a maioria dos destinos, as quintas-feiras, sábados e domingos como os melhores dias.

Em termos de horários, a empresa identificou alguma variabilidade, mas para a maioria dos destinos, as horas melhores para comprar voos foram as 5h, 12h, 17h ou 21h. Para as viagens domésticas em Portugal, por exemplo, comprar às 3h da manhã foi mais vantajoso em relação a outras horas do dia; para Espanha o melhor horário já foram as 7h da manhã, para França e Alemanha as 5h da madrugada e para a Grécia as 8h da manhã.

Outra conclusão que a eDreams retira da sua análise é que o planeamento antecipado é recompensado: de forma geral, as viagens ficaram mais baratas quando compradas com mais de três meses de antecedência. De facto, as viagens planeadas entre 16 e 30 dias de antecedência revelam-se as mais competitivas, indica a empresa que alerta para as campanhas ‘Prime Days’ da eDreams que oferecem descontos especiais em diversos segmentos, tendo adesão de muitas companhias aéreas e milhões de hotéis. Os subscritores do programa Prime beneficiam ainda de muitas outras vantagens que os ajudam a organizar as suas viagens e a poupar durante todo o ano.

Os dados foram extraídos da análise aos preços dos voos de ida e volta registados nas plataformas da eDreams entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2024.

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Renova aposta no Turismo Industrial e quer aderir à Rota Europeia do Património Industrial

A Renova assinou protocolos estratégicos no âmbito do Turismo Industrial e submeteu a candidatura para integrar a Rota Europeia do Património Industrial, com o objetivo de “estruturar a oferta turística industrial” e divulgar a marca e o seu património industrial.

A Renova assinou protocolos estratégicos no âmbito do Turismo Industrial e submeteu a candidatura para integrar a Rota Europeia do Património Industrial, com o objetivo de “estruturar a oferta turística industrial e aproximar ainda mais os cidadãos da atividade da marca e do seu património industrial”.

Num comunicado enviado à imprensa, a Renova explica que há décadas que promove visitas às suas instalações industriais em Torres Novas, numa visita guiada e gratuita, que “permite conhecer todo o processo produtivo e logístico da marca”.

“Anualmente, cerca de 8.000 visitantes descobrem os bastidores da empresa”, refere a Renova, que defende que a sua fábrica fundacional é um “tesouro singular que a empresa pretende valorizar e preservar como santuário natural e espaço privilegiado para a investigação científica”.

A Renova diz ainda que esta aposta pretende também “impulsionar o Turismo Industrial na região Centro”, uma vez que prevê também a “colaboração com outras marcas e parceiros já estabelecidos nessa área”, cuja oferta conjunta está já reunida no Roteiro de Turismo Industrial da região Centro.

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Espanha deve bater novo recorde e receber 98M de turistas internacionais em 2025

Espanha deverá atingir um novo recorde no número de visitantes internacionais em 2025, estima a consultora Andersen Consulting, que prevê que o país receba 98 milhões de turistas estrangeiros e some perto de 136 mil milhões de euros em receitas turísticas.

Espanha deverá atingir um novo recorde no número de visitantes internacionais em 2025, estima a consultora Andersen Consulting, que prevê que o país receba 98 milhões de turistas estrangeiros e some perto de 136 mil milhões de euros em receitas turísticas, desde que “o ambiente macroeconômico e a situação geopolítica não evoluam de forma muito desfavorável”.

De acordo com o jornal espanhol Hosteltur, que cita os dados do Barómetro de Turismo da Andersen Consulting, Espanha deverá receber mais quatro milhões de turistas internacionais face ao apurado em 2024, quando o país vizinho somou 94 milhões de turistas estrangeiros.

A continuação dos conflitos armados, que levam muitos viajantes a deixar de aproveitar suas férias em outros países, é um dos motivos apontados para o crescimento de visitantes internacionais previsto para Espanha este ano.

Ángel García Butragueño, diretor de Turismo da Andersen Consulting, explica que as previsões “dependem muito da situação geopolítica mundial, que mostra nuvens escuras no horizonte, com os economistas a preverem uma possível recessão devido ao conflito tarifário, mas onde é muito possível que a Espanha volte a aumentar seus números de turistas estrangeiros”.

Gastos turísticos devem aumentar 7,5%

Tal como o número de turistas internacionais, também os gastos destes viajantes devem aumentar ao longo deste ano, com a Andersen Consulting a prever um crescimento de 7,5% neste indicador, que deverá passar para 135,8 mil milhões de euros.

A consultora nota que o crescimento nos gastos dos turistas internacionais em Espanha segue a tendência que já tinha sido apurada em 2024, quando este indicador aumentou 16,1%, totalizando mais de 126,2 mil milhões de euros.

O aumento dos gastos, acrescenta a consultora, deve-se essencialmente a dois fatores: o aumento do número de viajantes e ao aumento do seu poder de compra, o que tem levado a um aumento de preços generalizado no turismo espanhol.

As previsões indicam, por isso, que o Turismo vai continuar a ser um setor prioritário para a economia espanhola, esperando-se que atinja os 15% do PIB e gere 20% de empregos diretos e indiretos nas próximas décadas.

Apesar das expectativas positivas, José Manuel Brell, sócio responsável pela área de Estudos e Modelos Quantitativos e Indústria de Turismo e Lazer da Andersen Consulting, realça que existem “muitos desafios” que o país vizinho deve ainda superar para alcançar um modelo verdadeiramente sustentável.

 

 

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Living Tours reforça frota automóvel e amplia operação em Lisboa

As novas viaturas da Living Tours em Lisboa têm capacidade para nove passageiros, “garantem um alto padrão de conforto e segurança” e vão ser utilizadas na realização de “tours e experiências de operação regular e serviços personalizados para pequenos grupos”.

A Living Tours adquiriu seis novas viaturas da marca Mercedes-Benz para expandir a sua operação própria em Lisboa, onde a empresa começou a operar no ano passado e que merece um balanço positivo.

“Com um balanço bastante positivo, a empresa reforça agora o investimento na capital com seis novas Mercedes-Benz Vito Tourer Pro Longo, fornecidas pelo seu parceiro de longa data, a Sociedade Comercial C. Santos”, informa a Living Tours, em comunicado.

As novas viaturas, com capacidade para nove passageiros, “garantem um alto padrão de conforto e segurança, tanto a condutores como a passageiros”, refere a Living Tours, que explica que as viaturas vão ser utilizadas na realização de “tours e experiências de operação regular e serviços personalizados para pequenos grupos”.

“Com este reforço, a Living Tours aumenta para 35 o número de Mercedes-Benz Vito e Classe V ao serviço, numa frota total de mais de 60 viaturas”, refere ainda a informação enviada à imprensa.

Segundo Rui Terroso, CEO do Grupo Living Tours, o investimento na operação própria em Lisboa pretende elevar a experiência dos clientes e acompanhar o crescimento da empresa no Sul, objetivos que as novas viaturas vão ajudar a cumprir.

“O conforto e a comodidade dos nossos passageiros são fundamentais para a Living Tours. Em muitos dos nossos tours, o tempo passado a bordo acaba por ser uma parte essencial da experiência, pelo que queremos garantir que essa viagem é tão agradável quanto a chegada ao destino. Com a aquisição destas novas viaturas, conseguimos assegurar que cada trajeto reflete a qualidade e o padrão de serviço que já nos definem”, explica o responsável.

Experiências imersivas em história, arquitetura e gastronomia em Lisboa, Sintra, Cascais e Óbidos, passeios a cavalo e degustações de vinhos na Arrábida, roteiros para Fátima e para a Nazaré, assim como tours enogastronómicos com partida de Lisboa para as regiões do Alentejo, Sintra, Lisboa e Vale do Tejo, são algumas das propostas da Living Tours em Lisboa.

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Cuba “pode transformar e fazer coisas diferentes com os recursos que temos” desafia o primeiro-ministro

Cuba pode “transformar e fazer coisas diferentes com os recursos que temos”, é a convicção do seu primeiro-ministro Manuel Marrero Cruz, que falava, recentemente, aos trabalhadores do turismo, para realçar que “é hora de inovar se quisermos ser competitivos no setor”, numa tentativa do governo de transformar a gestão do turismo a fim de recuperar os padrões e a competitividade de Cuba como destino.

O primeiro-ministro cubano disse, citado pela imprensa cubana, que “é hora de inovar se quisermos ser competitivos no setor”, questionando: “O que mais podemos fazer para recuperar o turismo tendo em conta o cenário de economia de guerra pelo qual o país está a passar? Como podemos quebrar o círculo vicioso de que, devido à falta de financiamento, há problemas na qualidade dos serviços? Como podemos realmente fortalecer a locomotiva da economia cubana?  Estas foram algumas das questões que nortearam uma reunião entre o primeiro-ministro Manuel Marrero Cruz e os trabalhadores do setor do turismo.

O chefe do governo cubano insistiu na urgência de procurar soluções baseadas em ciência e inovação, “se quisermos ser competitivos”. Pediu o aperfeiçoamento de métodos e a geração de mais receitas, bem como o redesenho de produtos, o fortalecimento da atividade empresarial, a consolidação das cadeias de produção e a promoção da autogestão.

Refletiu sobre o valor de “transformar e fazer coisas diferentes com os recursos que temos”, e falou também sobre outros conceitos-chave, como o papel do marketing e das agências de viagens, o cuidado com a cultura do detalhe, o atendimento às necessidades dos clientes, a formação de recursos humanos e a melhoria do ambiente de trabalho.

Marrero Cruz argumentou, ainda, segundo referem os órgãos de comunicação local, que os recursos humanos fazem a diferença no setor e pediu que “trabalhemos todos os dias para identificar como é a comunicação interna na instituição: do chefe para o funcionário e vice-versa, um grande problema que temos de resolver”, ressalvou.

A responsabilidade social também foi discutida na reunião. Vários participantes aludiram à atenção dada às comunidades em transformação, bem como à geração de oportunidades de emprego e de auto-aperfeiçoamento, especialmente para os jovens.

A reunião veio na sequência de um processo indicado presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, para debater com os trabalhadores sobre como transformar a gestão do turismo a fim de recuperar os padrões e a competitividade de Cuba como destino.

Neste sentido Marrero Cruz voltou a questionar. “Como é possível que, nas mesmas condições do bloqueio dos EUA e dos recursos limitados, existam instalações que fazem a diferença, enquanto outras estão à espera que os recursos caiam do céu?”, para sublinhar ser fundamental começar a resolver os problemas subjetivos e, em tudo isso, “o papel das direções, em todos os níveis, é primordial”, acrescentando que, o que é decisivo é “a capacidade do líder de se comunicar com seu coletivo, de uni-lo e de colocar toda a inteligência coletiva para transformar”, pois “estes são tempos de raciocínio, de escuta, de explicação”.

“Diante das dificuldades atuais, não podemos limitar-nos a apenas resistir, mas temos de desenvolver para realmente transformar o turismo na locomotiva da economia nacional. Vivemos em uma economia de guerra, numa situação extremamente complexa, e há uma necessidade urgente de que o turismo se recupere, volte a gerar a moeda estrangeira que o país exige e, assim, contribua para maiores benefícios para os trabalhadores e para nossa sociedade”.

O Escritório Nacional de Estatística e Informação da República de Cuba (ONEI) acaba de publicar os seus dados mais recentes sobre o turismo, que indicam que até outubro de 2024, o país recebeu 2.490.770 viajantes estrangeiros, o que representa 96,1% da quantidade registada no mesmo período de 2023 (equivalente a 101.256 turistas a menos), não conseguindo alcançar a cifra planeada de três milhões de visitantes estrangeiros este ano.

A ONEI aponta como principais mercados para origem de turistas destinados ao arquipélago o Canadá, com 97,1% de crescimento em relação a 2023, seguido pela comunidade cubana no exterior (82,2%), federação russa (107,0%), Estados Unidos (90,6%), Espanha (73,1%) e México (103,7%), Alemanha (95,2%), França (90,9%), Argentina (97,4%) e Itália (84,4%).

Por sua vez, o Ministério do Turismo de Cuba (Mintur) relatou recentemente elementos que indicam um amplo sentido de esperança para o aumento do turismo na ilha. Há oito agências nacionais para receção com experiência na elaboração de pacotes turísticos sob medida.

O setor na ilha conta com uma rede hoteleira renovada com mais de 80 mil quartos, 75% dos quais são instalações de quatro e cinco estrelas, e a presença na administração hoteleira de 18 cadeias estrangeiras reconhecidas internacionalmente.

Atualmente, há 57 companhias aéreas a operar para Cuba, provenientes de 32 países. A Corporação Cubana de Aviação Civil está a trabalhar para recuperar as operações de 2019, para as quais existe uma política de incentivos para as companhias aéreas.

Até o momento, Cuba opera com 24 joint ventures criadas em território nacional para a construção de novos empreendimentos hoteleiros e imobiliários associados ao turismo. Destas, quatro estão destinadas ao desenvolvimento imobiliário, 15 realizaram investimentos e estão em operação, 13 delas sob contratos de administração e comercialização, representando 4.705 quartos em operação.

Até o momento, foram aprovados 128 contratos de administração e comercialização de hotéis e serviços com 18 marcas estrangeiras para a administração de 153 hotéis com 56.928 quartos, representando 65% do número total no país.

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Sabre disponibiliza conteúdo NDC da British Airways ao mercado de viagens

A Sabre Corporation acaba de anunciar o lançamento do conteúdo New Distribution Capability (NDC) da British Airways ao mercado das viagens. Assim, as agências de viagens conectadas à Sabre em todo o mundo podem pesquisar, reservar e gerir ofertas NDC juntamente com as opções tradicionais ATPCO/EDIFACT.

Ao ativar o NDC através da Sabre, as agências de viagens poderão gerir de forma eficiente as ofertas e os pedidos da British Airways através do Sabre Red 360, Sabre Red Launchpad e as APIs Sabre Offer and Order. A estratégia de conteúdo multifuente da Sabre permite que o conteúdo NDC se integre perfeitamente com as opções tradicionais ATPCO/EDIFACT, proporcionando uma experiência de compra unificada que simplifica os fluxos de trabalho e melhora a produtividade.

Colm Lacy, Diretor Comercial da British Airways, revela que a companhia aérea quer “oferecer aos nossos clientes uma experiência de venda digital em primeiro lugar, por isso estamos satisfeitos por estender o acesso ao nosso conteúdo exclusivo NDC, utilizando a tecnologia da Sabre, às nossas agências em todo o mundo”, o que abrirá, avançou, mais formas “para pesquisarem, reservarem e gerirem as nossas ofertas, enquanto proporciona uma experiência mais personalizada para os clientes de todo o mundo.”

Para Kathy Morgan, vice-presidente sênior de distribuição, Sabre Travel Solutions, esta parceria demonstra o nosso compromisso em construir um mercado de viagens moderno, onde as agências têm acesso ao portfólio de conteúdo mais completo disponível.”

Atualmente, milhares de agências de viagens em mais de 150 países utilizam as capacidades de NDC da Sabre para pesquisar, reservar e gerir de forma eficiente conteúdo dinâmico das companhias aéreas. Ao incorporar o conteúdo NDC da BA, os vendedores de viagens têm acesso a ofertas mais personalizadas, permitindo-lhes manter-se competitivos e oferecer um valor acrescentado aos viajantes.

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GuestReady faz parceria Portugal Active para a gestão de propriedades de luxo

A GuestReady, empresa do setor do Alojamento Local em Portugal e na Europa, anuncia uma nova parceria com a Portugal Active, especialistas na gestão de propriedades de luxo, com vista a elevar o padrão de gestão do AL no nosso país.

O objetivo da parceria é proporcionar uma experiência única, garantindo um nível de serviço equivalente ao da hotelaria de luxo, mas com a privacidade e exclusividade de uma casa de férias, revela a GuestReady, que adianta que, tanto a limpeza como a reposição de produtos também são feitos feita à medida, dando toda a atenção aos pormenores, tal como se de um hotel se tratasse. Além dos check-ins personalizados, é garantido um serviço de concierge e, ainda, o acompanhamento próximo do hóspede ao longo da estadia. Passeios de iate, rotas guiadas em buggy, chefes de cozinha privados, tratamentos de Spa ao domicílio e outras atividades e programas exclusivos fazem parte da oferta.

Recorde-se que a GuestReady é uma marca internacional presente em sete países do mundo, de França aos Emirados Árabes Unidos, incluindo Portugal.

Segundo o cofundador Alexander Limpert, a empresa em 2024 alcançou a gestão de uma carteira global de propriedades no valor 2 mil milhões de dólares.

“Um dos nossos principais objetivos sempre foi oferecer um serviço orientado para a qualidade que realmente se destacasse no mercado, equiparando as experiências em AL dos nossos hóspedes às de um verdadeiro hotel”, explica Rui Silva, diretor geral da GuestReady em Portugal, garantindo que “este permanente investimento na nossa oferta é uma constante do nosso dia-a-dia, um trabalho levado a cabo pelas nossas equipas de gestão e de manutenção mas também pelos nossos parceiros e pelas suas equipas, como é o caso da Portugal Active.”

Por sua vez, Ricardo Viana, CEO da Portugal Active, reforça que “a nossa prioridade é criar experiências e oferecer um serviço de luxo sem igual. Os nossos hóspedes vivem momentos únicos e os nossos proprietários não precisam de se preocupar com nada.”

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Solférias teve um março em cheio

A Solférias assinalou a abertura “oficial” da temporada primavera/verão 2025 com seu habitual roadshow em Lisboa e no Porto, e marcou presença com stand próprio na BTL, com muito networking e animação. Tudo no mês de março.

A Solférias, que tem como assinatura “Viajar Aproxima”, e como diz “aproximar culturas, sabores, cheiros e pessoas, sobretudo pessoas de todas as partes do globo”, e como “no cinema, em que um bom filme nos leva a viver histórias e realidades tão diferentes” a sétima arte foi, precisamente, o lema escolhido para a comunicação deste ano do operador turístico com “Viajar é com um Filme, em que tu és a Estrela”, e que serviu de mote para assinalar o início “oficial” da temporada de primavera/verão, apresentar a sua programação,  celebrar e aproximar pessoas, com dois roadshows que tiveram lugar a 7 e 10 de março, respetivamente no Porto e em Lisboa.

O Pavilhão Rosa Mata SuperBock Arena (Porto) e Carlos Lopes (Lisboa), quase foram pequenos para acolher os mais de 500 agentes de viagem e os mais de 80 parceiros que, em cada uma das duas noites, descobriram as novas tendências e conheceram ou reencontraram novos e velhos amigos, indica a Solférias em nota de imprensa agora divulgada, para explicar que foram momentos de networking, com decoração imersiva e cinematográfica, seguido de um jantar com vários momentos de sorteio de prémios e um espetáculo que recriou e relembrou vários momentos musicais da história do cinema.

Mas, este ano, a Solférias decidiu igualmente inovar durante a BTL. Assim, para além da sua tradicional festa no Rive Rouge, em colaboração com os seus parceiros Oasis Atlantico, Travelport e In Sure Boker, a qual contou com a presença de 560 pessoas, o operador esteve igualmente presente com um stand próprio na Feira, um espaço que, conforme realça, serviu de ponto de encontro do setor (especialmente em dois momentos com os seus parceiros Emirates e Turismo da Gran Canaria) e que, igualmente, reforçou a proximidade e apoio aos agentes e agências de viagens igualmente presentes no certame.

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