Turismo

Portal da Queixa soma mais 24% de reclamações no turismo no primeiro trimestre

Sites de Reservas de Viagens e Companhias Aéreas são as subcategorias mais visadas. Segundo dados do Portal da Queixa, Ryanair e TAP lideram volume de reclamações nas companhias aéreas.

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Portal da Queixa soma mais 24% de reclamações no turismo no primeiro trimestre

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No primeiro trimestre de 2025, o setor do turismo foi alvo de mais de 1.500 reclamações, verificando-se uma subida de 24%, face ao mesmo período de 2024, indicam os dados do Portal da Queixa. Os consumidores queixam-se sobretudo de problemas relacionados com os sites de Reservas de Viagens e Companhias Aéreas, com Ryanair e TAP a liderarem as queixas.

Nesta época de férias da Páscoa, em que os milhares de portugueses planeiam viajar, o Portal da Queixa informa os consumidores sobre quais são os principais constrangimentos que estão a assolar, este ano, o setor do turismo, quais as entidades com mais reclamações e que marcas têm o melhor Índice de Satisfação na plataforma.

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A análise efetuada à categoria Hotéis, Viagens e Turismo, entre os dias 1 de janeiro e 31 de março, revela que o número de reclamações dirigidas ao setor (1.585) registou um aumento de 24%, em comparação com o primeiro trimestre de 2024, quando se observaram 1.270 queixas.

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Segundo os dados aferidos, entre as subcategorias mais reclamadas estão os sites de Reservas de Viagens (58,2%) e Companhias Aéreas (18,8%). Em terceiro lugar estão os sites de Reservas de Alojamento (10,2%). Seguem-se os Marketplaces – Viagens, Produtos e Serviços (6%) e as Agências de Viagens a acolheram 3,4% das reclamações. Já os Hotéis e Cadeias Hoteleiras somaram 1,4% das ocorrências.

Os principais motivos de reclamação dos consumidores dirigidos ao setor de Turismo são: a cobrança indevida, tema reportado em 53.6% dos casos. Abrange reclamações sobre cobranças ou débitos não autorizados, erros de faturação, cobranças abusivas ou em duplicado, renovação automática indevida, e outras inconsistências relacionadas com pagamentos.

Seguem-se a falta de qualidade do serviço/atendimento (12,9%) e as dificuldades com a execução dos reembolsos (12%).

Já os problemas com o voo e bagagem (cancelamento ou atraso de voos, extravio, danos ou atrasos na entrega de bagagens, e dificuldades com processos de check-in e embarque) geraram 8% das reclamações. Na origem de 3,3% das ocorrências esteve a insatisfação com os produtos e serviços.

Entre as companhias aéreas, a Ryanair e a TAP mantêm o pódio das marcas mais reclamadas, com a companhia britânica a absorver 26% das reclamações e a operadora nacional a recolher 25%. Seguem-se a aasyJet (13,3%), a STP Airways (3,67%), a Vueling (3,67%) e a SATA (3%).

No campo oposto, relativamente às entidades com melhor Índice de Satisfação (IS) – uma avaliação da responsabilidade dos consumidores –, destacam-se com elevada performance os sites de Reservas de Alojamentos: Traventia (com 85,2 em 100 pontos), Airbnb (83,3), eDreams (81,3) e Destinia (77,6).

Nas Agências de Viagens: a melhor pontuação vai para a Rickytravel com um IS pontuado em 83,1, a Top Atlântico com 74 de IS e a IBS Portugal com 70,8. Já nos Marketplaces – Viagens, Produtos e Serviços, sobressai o Odisseias com um IS de 63,4.

Na análise de Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, a reputação do setor tem sido colocada em causa pela falta de apoio ao cliente, pela desorganização e incapacidade de resolução, bem como pela desinformação e pela apatia dos reguladores.

“Constatámos que as reclamações dirigidas aos vários intervenientes do setor do Turismo têm vindo a aumentar, desde os agentes de viagens, sites de reservas, companhias aéreas e as cadeias hoteleiras, pelos mais variados motivos, contudo, muitos consumidores apontam a desinformação e a falta de apoio ao cliente como principais motivos, o que revela a desorganização e incapacidade de resolução de problemas, colocando em causa a confiança e a reputação do setor. Infelizmente, continuamos a assistir à apatia dos reguladores, que são impotentes face às ofertas publicadas na internet, nomeadamente nas reservas em plataformas digitais, que devem ser combatidas através de ações que incrementem a literacia digital dos consumidores.”, conclui Pedro Lourenço.

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Feira de Emprego da Bolsa de Empregabilidade em Lisboa. Créditos: Frame It
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Feira de Emprego do Turismo abre campanha de Early Bird para edição de 2026

As empresas interessadas em participar na Feira de Emprego do Turismo de 2026 podem inscrever-se com condições especiais e benefícios até 30 de setembro. A campanha de Early Bird engloba ainda condições especiais para outars iniciativas da Bolsa de Empregabilidade, como é o caso do Talent Connect, do TourismON e da Plataforma de Recrutamento.

A edição de 2026 da Feira de Emprego do Turismo, dinamizada pela Bolsa de Empregabilidade, tem a decorrer a partir desta terça-feira uma campanha de Early Bird para as empresas que pretendam estar presentes.

Desta forma, até 30 de setembro, as empresas do setor interessadas podem inscrever-se com “condições especiais e benefícios”, como referido em nota de imprensa.

No próximo ano, a Feira de Emprego do Turismo volta a decorrer em cinco regiões de norte a sul do país, nomeadamente no Algarve, Alentejo, Lisboa, Centro e Porto. À semelhança de eventos anteriores, o certame tem como objetivo permitir às empresas participantes “recrutar, fazer networking e trabalhar a visibilidade da sua marca empregadora”, como referido em comunicado.

Na edição anterior as feiras receberam mais de 5.000 candidatos, entre profissionais e estudantes. A maioria dos candidatos presentes já tinha experiência prévia no setor e encontrava-se ativamente à procura de uma oportunidade, sendo as áreas mais procuradas a hotelaria, a restauração, as agências de viagens e os cruzeiros.

“Pretendemos continuar a dar resposta às necessidades reais de recrutamento do setor, ao mesmo tempo que criamos ligações entre talento e empresas de norte a sul do país”, refere Cláudia Santos, gestora da Bolsa de Empregabilidade.

A profissional explica que “este ano reforçámos a proposta dos pacotes Early Bird, com novas oportunidades de visibilidade e networking, numa lógica 360º entre feiras presenciais, conferências, escolas e digital”.

Para além da Feira de Emprego do Turismo, a campanha Early Bird engloba condições especiais para todas as iniciativas da Bolsa de Empregabilidade, como é o caso do Talent Connect, do TourismON e da Plataforma de Recrutamento.

A campanha de Early Bird para a Feira de Emprego do Turismo e os vários pacotes disponíveis podem ser consultados através do website do evento.

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Selo “Save Water” já ajudou a poupar 13% no consumo de água no setor do turismo do Algarve

Dados recolhidos entre março de 2024 e março de 2025 evidenciam um balanço claramente positivo da implementação da iniciativa selo “Save Water”: os empreendimentos turísticos aderentes atingiram uma redução de 13% no consumo absoluto de água e de 10% no consumo específico (por dormida) relativamente aos valores registados em 2023.

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O Turismo do Algarve, o Turismo de Portugal e a ADENE – Agência para a Energia revelam o 6.º Relatório de Monitorização do Compromisso com a Eficiência Hídrica do Algarve, que assinala o primeiro ano completo de implementação da iniciativa associada ao selo “Save Water”.

Este desempenho, considerado positivo, traduz uma poupança superior a 348 mil metros cúbicos de água, equivalente a cerca de 2% da capacidade útil armazenada nas albufeiras do Algarve. Esta redução traduz-se também numa poupança média anual superior a 6.700 euros por empreendimento, com benefícios simultaneamente ambientais e económicos.

À data de 31 de março deste ano, 105 empreendimentos turísticos – representando mais de 30% da capacidade de alojamento instalada – aderiram voluntariamente ao compromisso. Foram identificadas e planeadas mais de 3.100 medidas de eficiência hídrica, das quais 73% já estão implementadas. No que respeita ao Alojamento Local, a adesão encontra-se ainda numa fase inicial e de registo na plataforma.

A par da consolidação dos resultados alcançados, as três entidades continuam a trabalhar com as associações representativas do setor no alargamento do âmbito de aplicação do selo “Save Water”, incluindo outras atividades como o rent-a-car, a animação turística e a restauração. Está igualmente em curso a avaliação de novos apoios financeiros e o reforço das ações de sensibilização e apoio técnico com vista a incentivar a adesão por parte de um maior número de empreendimentos turísticos e unidades de Alojamento Local. Em paralelo, está assegurada a continuidade da monitorização durante 2025, ano em que muitas das medidas estruturantes já implementadas continuarão a produzir efeitos concretos.

Refira-se que selo “Save Water” continuará a constituir um eixo prioritário das campanhas de sensibilização ambiental promovidas pelo Turismo do Algarve, com o apoio do Turismo de Portugal. O objetivo é reforçar a resiliência, a eficiência e a sustentabilidade do setor turístico da região.

Para André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, “os resultados do primeiro ano de implementação confirmam a eficácia do Save Water e reforçam o compromisso do setor turístico algarvio com a gestão sustentável da água”, reafirmando que, mais do que um simples selo, “trata-se de uma marca de responsabilidade ambiental e visão de futuro para o Algarve, num momento em que a escassez hídrica continua a exigir de todos uma ação coletiva e continuada”.

Já o presidente do Turismo de Portugal sustenta que “a redução significativa no consumo de água demonstra que, através da colaboração e da adoção de práticas responsáveis, é possível aliar crescimento económico à proteção ambiental”.

Carlos Abade avança que o Turismo de Portugal “orgulha-se de integrar e apoiar iniciativas como esta, que promovem um setor mais resiliente e preparado para os desafios do futuro, assegurando que o Algarve continue a ser um destino de excelência, sustentável e competitivo”.

A implementação do selo “Save Water” no setor turístico do Algarve, no âmbito do Compromisso com a Eficiência Hídrica, é, segundo a ADENE, “um exemplo concreto do que pode ser alcançado quando se juntam esforços”, para apontar que “ao longo deste primeiro ano, trabalhámos em estreita articulação com os empreendimentos turísticos aderentes para monitorizar consumos, identificar ineficiências e apoiar tecnicamente a aplicação de milhares de medidas de poupança de água”. Assim, “a redução de 13% no consumo total e a poupança de mais de 348 mil metros cúbicos de água são a prova de que a gestão eficiente da água é possível, necessária e vantajosa”.

 

 

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Airmet celebra 19 anos com festas em Lisboa e no Porto inspiradas nos anos 90

A Airmet assinala o seu 19º aniversário com duas festas temáticas, inspiradas nos anos 90, na Quinta da Pimenteira, em Lisboa, a 8 de julho, e na Quinta da Defesa, no Porto, no dia 17 de julho.

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Sob o mote “Revenge of Airmet – Um regresso aos anos 90”, os eventos, que assinalam os 19 anos do grupo de gestão, vão reunir, em Lisboa e no Porto, agências de viagens da rede, parceiros, colaboradores e amigos.

A festa em Lisboa realiza-se no dia 8 de julho, na Quinta da Pimenteira, enquanto a do Porto está marcada para o dia 17 de julho, na Quinta da Devesa. Ambas prometem muita música, animação e, claro, uma forte dose de nostalgia.

A Airmet desafia todos os seus convidados a vestir-se a rigor e a reviver os looks mais icónicos das décadas de 80 e 90, num ambiente que se pretende descontraído e festivo.

“Comemorar 19 anos de Airmet é, acima de tudo, celebrar o percurso feito lado a lado com as nossas agências de viagens”, referiu Susana Fonseca, diretora geral da rede, que considera que “queremos agradecer a confiança e o empenho de todos com momentos de partilha, alegria e espírito de equipa”, para destas que “estas festas são uma forma simbólica e divertida de estarmos juntos e brindarmos ao futuro, relembrando a nossa história”.

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2025 promete trazer novos e cada vez melhores navios de cruzeiro

Para este ano, está prevista a inauguração e respetiva entrada em funcionamento de vários navios de cruzeiros, que contam com características ainda mais inovadoras, prometendo revolucionar este setor.

Inês de Matos

Este ano promete trazer a entrada em funcionamento de vários navios de cruzeiro, embarcações que, tal como as que entraram em funcionamento nos anos mais recentes, são ainda mais sustentáveis e inovadoras, e que têm em comum a oferta de experiências marcantes em alto mar.

Uma das companhias de cruzeiros que vão contar com novidades a este nível é a MSC Cruzeiros, cuja inauguração do MSC World Asia está prevista para 2026. O navio, cujo batismo está previsto para 11 de dezembro do próximo ano e que, segundo Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros, vai passar a temporada inaugural no Mediterrâneo Ocidental, já tem itinerários disponíveis para reserva para o inverno e verão de 2026.

“O navio oferecerá mais de 40 bares, lounges e restaurantes, juntamente com entretenimento internacional, uma série de espaços familiares e muito mais para proporcionar a melhor experiência de cruzeiro”, explica o responsável ao Publituris, revelando que o navio vai fazer “itinerários de sete noites para os destinos mais populares no Mediterrâneo Ocidental- Barcelona (Espanha), Marselha (França), Génova, Civitavecchia, Messina (Itália) e Valletta (Malta) com embarque acessível em todos os portos”. Já na temporada de verão de 2027, o MSC World Asia vai oferecer um tempo a bordo”.

O navio distingue-se também para sustentabilidade, já que o MSC World Asia será “movido a gás natural liquefeito, um combustível que permite uma transição direta para o gás natural liquefeito bio e sintético renovável”. Além disso, o navio “estará equipado com a ligação de energia em terra, o que permite que os motores do navio sejam desligados, enquanto estão no porto, eliminando as emissões locais e reduzindo o impacto na qualidade do ar local”, explica Eduardo Cabrita.

Mas o MSC World Asia está longe de ser o único navio com inauguração prevista para os próximos tempos. Nos últimos dias, a MSC Cruzeiros inaugurou também o MSC World America, navio que é o segundo da World Class da MSC Cruzeiros e que será o primeiro a contar com sete distritos a bordo, combinando o estilo europeu com o conforto americano.

Mas, além das MSC Cruzeiros, há várias outras companhias de cruzeiros que contam inaugurar novos navios nos próximos tempos, a exemplo da Royal Caribbean International, que vai receber, em breve, dois novos navios de cruzeiro da classe Icon. “Na Royal Caribbean teremos dois novos navios, e ambos da classe Icon”, indica Francisco Teixeira, explicando que o Star of the Seas vai contar com uma “base em Port Canaveral a partir de agosto de 2025, com cruzeiros pelas Caraíbas”, enquanto o Legend of the Seas entra em funcionamento a partir de agosto de 2026, com cruzeiros de Barcelona pelo Mediterrâneo.

“Estes navios dispõem de uma grande diversidade de atividades, espetáculos e restaurantes incluídos para todos os grupos etários. Consideramos um cruzeiro nestes navios como as melhores férias em família”, afirma Francisco Teixeira.

Já a Celebrity Cruises vai ter o lançamento de mais um navio da série Edge, o Celebrity Xcel, que segundo Francisco Teixeira conta “com o novo The Bazar onde serão retratados espetáculos culturais dos destinos que visita”. “Os navios desta série são elegantes, com um design dos interiores desenvolvidos por famosos arquitetos, e onde a gastronomia e o serviço são destaques”, explica o responsável.

Já a Costa Cruzeiros adianta ao Publituris que, por enquanto, não tem planos para a inauguração de novos navios, já que os atuais “foram recentemente renovados, portanto, no momento, não há previsão para a chegada de novas embarcações para a Costa Cruzeiros”.

Várias companhias com inaugurações previstas para os próximos anos
Em breve, esperam-se também novidades na Virgin Voyages e na Princess Cruises, companhias de cruzeiros que contam, ambas, com a chegada de novas embarcações. No caso da Princess Cruises, 2025 vai trazer, no terceiro trimestre do ano, a inauguração do Star Princess, navio que é irmão gémeo do Sun Princess e que, tal como Brilliant Lady, da Virgin Voyages, começa a operar no terceiro trimestre deste ano, contando ambos “já com um bom avanço nas vendas para 2026”, segundo António Pinto da Silva, diretor comercial da Mundomar Cruzeiros.

Já Ana Bento, Operations Manager do Um Mundo de Cruzeiros, lembra que 2025 vai ficar marcado pela inauguração do terceiro navio Ritz-Carlton, o LUMINARA ALLURA, navio que pertence à classe Vista e que tem chegada prevista para julho. Já a Windstar recebe o novo Star Seeker a 28 de dezembro de 2025, sendo ainda de assinalar que a Disney vai dar “as boasvindas ao Disney Destiny em novembro e ao Disney Adventure em dezembro”.

É caso para dizer que, os próximos anos, vão ficar marcados pela chegada de vários navios de cruzeiros, num aumento de oferta e qualidade que promete impulsionar as vendas destes segmentos.

Novos navios que chegam nos próximos anos
MSC Cruzeiros: MSC World America em abril de 2025 e MSC World Asia em 2026;
Royal Caribbean International: Star of the Seas e Legend of the Seas em 2025 e 2026, respetivamente;
Celebrity Cruises: Celebrity Xcel em novembro de 2025;
Princess Cruises: Inaugura o Star Princess no terceiro trimestre;
Virgin Voyages: Brilliant Lady vai ser inaugurado no terceiro trimestre de 2025;
Ritz-Carlton: Inaugura em julho o terceiro navio, o LUMINARA ALLURA;
Windstar: Recebe o novo Star Seeker a 28 de dezembro de 2025;
Disney Cruises: Dá as boas-vindas ao Disney Destiny em novembro e ao Disney Adventure em dezembro.

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Cruzeiros esperam verão positivo e já navegam rumo ao inverno e a 2026

Com as vendas para o verão de 2025 ainda a decorreram a bom ritmo, muitas companhias de cruzeiros estão já a vender o inverno e o verão do próximo ano, para os quais as expectativas são igualmente positivas. Entre os destaques, estão as partidas de portos nacionais, assim como os destinos que os portugueses procuram habitualmente, apesar de também estarem a surgir novas tendências de destinos.

Inês de Matos

O facto de a Páscoa, este ano, se assinalar apenas em abril atrasou ligeiramente as vendas para o verão de 2025 no sector dos cruzeiros, no entanto, a temporada promete correr de forma positiva, com crescimentos face ao mesmo período de 2024, segundo as companhias de cruzeiros e operadores que representam várias destas companhias em Portugal que o Publituris foi ouvir. De uma forma geral, todos se mostram agradados com este verão e entusiasmados em relação às próximas temporadas.

“As vendas para navegar em 2025 estão cerca de 10% acima do ano passado”, diz ao Publituris Ana Bento, Operations Manager do Um Mundo de Cruzeiros, operador especialista na indústria e que trabalha com várias companhias de cruzeiros de luxo. Segundo a responsável, “o maior crescimento regista-se nos cruzeiros para destinos mais distantes, especialmente no Alasca, na Ásia e na Austrália e Nova Zelândia”, sendo que “também os cruzeiros de expedição na Antártida e no Ártico” registam uma procura positiva.

Ana Bento assinala, contudo, que o facto das férias de Páscoa se assinalarem apenas em abril “abrandou as vendas do verão 2025” face ao mesmo período do ano passado. “Apesar disso, estamos à frente nas vendas. Por conseguinte, continuamos otimistas quanto às vendas para o verão de 2025 a partir do final de abril para navegar na Europa”, explica a responsável.

Tal como o Um Mundo de Cruzeiros, também a Mundomar Cruzeiros e a Melair Cruzeiros se mostram satisfeitas com as vendas, com António Pinto da Silva, diretor Comercial do operador que representa em Portugal a Princess Cruises e a Virgin Voyages, mas que vende também o produto de várias outras companhias, a explicar que “as vendas para 2025 ainda estão a decorrer com alguma expetativa”, uma vez que “há sempre clientes ‘last minute’”, o que deverá levar a um aumento das vendas nas próximas semanas.

No caso da Mundomar Cruzeiros, a maior procura centra-se no “Mediterrâneo (pela proximidade), seguindo-se as Ilhas Gregas, as Ilhas Britânicas, os Fiordes, o Alasca (onde a Princess Cruises tem metade da sua frota no verão), para além da América do Sul e a Ásia”.

Já Francisco Teixeira, CEO da Melair Cruzeiros, que representa em Portugal as companhias do grupo Royal Caribbean, explica que “as vendas para o verão de 2025 estão a correr muito bem, registando-se um volume de passageiros superior ao mesmo período de 2024, tanto na Royal Caribbean como na Celebrity Cruises”.

De acordo com o responsável, “o Mediterrâneo e as ilhas Gregas continuam a ser os destinos mais procurados pelos portugueses, logo seguido das Caraíbas e Bahamas”, onde existe também um “grande interesse pelos itinerários que visitam a ilha privada “Perfect Day at Cococay””, que o grupo Royal Caribbean detém na região. No entanto, acrescenta Francisco Teixeira, “o destino de destaque foi o Japão com a Celebrity Cruises”.

Satisfeitas com a forma como tem decorrido a procura para o verão de 2025 estão ainda a MSC Cruzeiros e a Costa Cruzeiros, que também relatam ao Publituris uma tendência de aumento.

“As vendas para o verão 2025 tiveram um aumento de ritmo nas últimas três semanas aproximando-se da tendência do ano anterior”, revela Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros, que aponta “uma procura mais acentuada por destinos como as Caraíbas, devido ao lançamento do MSC World America”, navio que a companhia inaugurou no passado dia 9 de abril, assim como “pelo Norte da Europa, uma vez que o MSC Poesia tem mais cruzeiros de sete noites a partir de Copenhaga do que no ano anterior”.

Apesar disso, o responsável diz que também “os cruzeiros no Mediterrâneo, seja Ocidental e Oriental, assim como os cruzeiros com saída e chegada a Lisboa no MSC Musica, estão sempre na crista das reservas”. Na Costa Cruzeiros, Luigi Stefanelli, Vice President Worldwide Sales, também confessa que a companhia de cruzeiros italiana está a viver uma temporada positiva, com o verão de 2025 a prometer mesmo “ser um dos mais movimentados para o setor de cruzeiros”. Para a Costa Cruzeiros, são os “itinerários pelo Mediterrâneo e Norte da Europa a liderar as escolhas dos portugueses”.

Inverno 2025/2026 igualmente em alta
A decorrer estão já também as vendas para o inverno 2025/2026, que também têm trazido boas indicações para a generalidade dos intervenientes consultados pelo Publituris.

“O Inverno 2025-2026 está com uma tendência muito boa, quase o dobro dos números em comparação com o ano anterior pela mesma altura”, indica Eduardo Cabrita, atribuindo o sucesso das vendas ao “facto de o MSC Musica com partida do Funchal estar disponível há mais tempo do que no ano anterior”, ainda que, também em determinadas áreas como as Caraíbas, Emirados Árabes Unidos e Mediterrâneo, a MSC Cruzeiros tenha já “mais do dobro de vendas do que no ano anterior”.

O responsável diz ter ainda “grandes expectativas” para os cruzeiros com embarque e desembarque no Funchal, uma vez que a MSC Cruzeiros vai oferecer “maioritariamente cruzeiros regulares de sete noites, o que constitui uma grande diferença em relação ao Inverno 2024/2025 em que havia uma mistura de itinerários com várias noites diferentes”.

Igualmente satisfeito e otimista mostra-se Luigi Stefanelli, que lembra que “as projeções para o inverno de 2025/2026 indicam um desempenho sólido para o setor de cruzeiros, impulsionado pelo desejo dos viajantes de fugir do frio e explorar destinos como as Caraíbas, América do Sul, Emirados e Ásia”. “Essas regiões destacam-se como favoritas, oferecendo clima quente e paisagens deslumbrantes”, acrescenta, destacando, contudo, “as saídas do Funchal a bordo do Costa Fortuna, com cruzeiros de sete noites entre dezembro de 2025 e abril de 2026”, como “a grande novidade” da Costa Cruzeiros para o próximo inverno.

Já Francisco Teixeira refere que, na Melair Cruzeiros, são os “destinos longínquos” que são mais comercializados “na temporada de inverno”, cuja 11 abril 2025 duração varia entre as sete e as 14 noites. “A Ásia é o destino mais procurado, seguido pela América do Sul e Austrália e Nova Zelândia, mas verificamos já uma forte procura pelos cruzeiros pelas Bahamas”, explica o CEO da empresa.

E também António Pinto da Silva diz ter “expectativas muito boas” para o próximo inverno, lembrando que tanto a Princess Cruises como a Virgin Voyages vão inaugurar novos navios, que começam a operar no terceiro trimestre e que oferecem uma perspetiva positiva para as vendas também do inverno 2025/2026. “Com estes dois navios, a nossa oferta de itinerários aumenta consideravelmente, sendo que a grande novidade é que ambos vão fazer itinerários no Alasca em 2026. Assim, crescemos ainda mais a grande oferta que já temos para este destino”, acrescenta o responsável.

Verão 2026 também já está à venda
Já à venda está também grande parte da programação para o verão de 2026 e com boa 46 procura. “2026 está muito à frente do que estávamos em 2024 ou 2025, nesta altura”, adianta Ana Bento, que defende que “os clientes estão cada vez mais conscientes de que a reserva antecipada os ajuda a obter espaço a melhores preços, especialmente nos destinos de longo curso, que se esgotam muito mais cedo”. A responsável lembra, contudo, que, “para os cruzeiristas de luxo, o verão não é a principal data de navegação.

Este tipo de cliente também navega durante o resto do ano noutros destinos quentes como a Ásia, Austrália e Nova Zelândia, América do Sul e Caraíbas, para além da Europa no verão”.

Já António Pinto da Silva afirma que, “desde que o produto é carregado no sistema, as vendas começam a acontecer”. “Para se ter uma ideia, já estamos a vender para 2027, principalmente para aqueles itinerários mais concorridos como as Voltas ao Mundo”, exemplifica.

As vendas para a temporada de verão 2026 estão, segundo o responsável, “em velocidade de cruzeiro”, apesar do diretor comercial da Mundomar Cruzeiros considerar que “o mercado português não responde com tanta antecedência, a não ser nos muitos pedidos de grupos” que o operador também costuma receber.

O verão de 2026, na Mundomar Cruzeiros, vai ficar marcado pela aposta nos programas Tudo Incluído, com avião, transfers, hotel, cruzeiro e guia acompanhante, além dos “programas com guia permanente a bordo e dos Cruzeiros MOVE-TE!”, onde a Mundomar Cruzeiros tem “uma grande equipa a bordo em datas pré-estabelecidas para animar” os seus passageiros.

Realidade idêntica vive a Melair Cruzeiros, com Francisco Teixeira a revelar que “as vendas para o verão de 2026 começaram em novembro de 2024 e seguem a bom ritmo”. “Verificamos que o mercado está a reservar as suas férias com maior antecedência e já percebeu que poderá encontrar mais e melhores opções dentro do seu budget”, refere o responsável, que aconselha uma antecipação de 12 a 15 meses na compra de um cruzeiro.

Para a Melair Cruzeiros, o verão do próximo ano vai trazer “diversos destaques”, a começar logo pelo “lançamento do novo conceito Royal Beach Club nos destinos de Nassau, na praia de Paradise Island e Cozumel”.

“Será um clube exclusivo, e comercializado apenas para os passageiros do Grupo Royal Caribbean, com praia, piscina, restaurante e cabanas”, explica, indicando ainda que, a nível de destinos, os destaques vão ser “o Japão, o Alasca e as Caraíbas/ Bahamas, mantendo-se o Mediterrâneo as ilhas Gregas como o principal destino”.

Na Costa Cruzeiros, as vendas para a temporada de verão de 2026 tiveram início “em outubro 11 abril 2025 de 2024”, sendo que também Luigi Stefanelli considera que “os clientes portugueses demonstram uma tendência de reserva antecipada, aproveitando as diferentes campanhas disponíveis”.

Quanto a destinos, os destaques vão para os itinerários que o Costa Fortuna vai continuar a oferecer na Grécia e Turquia, com partida de Atenas, com o responsável a explicar que a manutenção da aposta neste itinerário que visita Istambul, Mykonos, Rodes, Heraklion e Santorini, entre maio e outubro, se deve “à alta procura” que ele tem registado. Já os navios Costa Smeralda e Costa Toscana vão operar cruzeiros semanais pelo Mediterrâneo Ocidental, explorando destinos em Itália, França e Espanha, ainda que a grande novidade seja o novo itinerário de uma semana do Costa Fascinosa, desde Atenas, que visita “quatro ilhas em Itália, Grécia e Malta, como Argostoli (Kefalonia), Mykonos, Sicília (Catânia), Taranto e Valletta”.

E também na MSC Cruzeiros as vendas para o verão de 2026 já começaram, com Eduardo Cabrita a indicar que a companhia de cruzeiros já tem “algumas vendas para o verão 2026”, apesar de considerar que “ainda é cedo para tirar conclusões, uma vez que o foco da companhia neste momento é o verão 2025”. Ainda assim, o responsável revela que, para o verão 2026, a MSC Cruzeiros vai “apresentar muitas novidades”, que vão ser conhecidas à medida que essa temporada se for aproximando. “Por agora, podemos mencionar dois grandes destaques: em primeiro lugar, a inauguração do MSC World Asia que navegará no Mediterrâneo Ocidental a partir de dezembro de 2026, com itinerários de inverno e verão já disponíveis para reserva, e ainda os nossos itinerários para o Alasca. Será a primeira vez que a MSC Cruzeiros oferecerá cruzeiros para o Alasca, com itinerários de sete noites de maio a setembro de 2026, a partir de Seattle, para destinos como Ketchikan, Icy Strait Hoonah, Tracy Arm, Juneau (Alasca, EUA) e Victoria (Colúmbia Britânica, Canadá)”, congratula-se o responsável da MSC Cruzeiros.

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Aldeia da Margarida amplia oferta

A Aldeia da Margarida, situada em Cinfães do Douro, a 18km dos Passadiços do Paiva e da Ponte 516 Arouca, amplia a sua oferta de alojamento, infraestruturas e experiências, e reforça a sua aposta na sustentabilidade.

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Esta unidade de Turismo Rural conta agora com nove suites, duas piscinas, uma sala polivalente para programas de retiros, reuniões empresariais, eventos, bem como atividades indoor. No que diz respeito à aposta na sustentabilidade, a Aldeia da Margarida passa a disponibilizar uma capacidade de produção de eletricidade através de painéis fotovoltaicos, de 20kw que produzem uma boa parte da energia consumida, e um posto de carregamento de viaturas elétricas, gratuito para hóspedes.

Com a inauguração da suite Tangerina, eleva para nove as unidades de alojamento. Todas se caracterizam por uma decoração minimalista que casa com o meio ambiente, bem como pelo seu nome em homenagem à Natureza.

As suites acomodam até cinco pessoas, num espaço entre 22m2 a 40m2, e estão distribuídas por vários edifícios para garantir a privacidade dos hóspedes. São equipadas com ar condicionado, televisão, internet (fibra), minibar, entre outras comodidades.

Os hóspedes das suítes Lantana, Camélia e Orquídea, podem agora desfrutar de uma piscina nova e mais exclusiva, com cerca de 120 metros quadrados.

Na zona exterior da Aldeia da Margarida os hóspedes têm a oportunidade de relaxarem nas camas de rede na área de bosque, experienciarem um piquenique, bem como contemplarem as mais de 400 árvores de frutos e horta biológica presentes no espaço. Os mais novos têm ainda à disposição um parque infantil, bem como a possibilidade de contactarem animais disponíveis no local.

Por outro lado, a Aldeia da Margarida aposta numa sala polivalente para reuniões, eventos e atividades indoor, pensada para acolher grupos em contexto de retiro ou eventos empresariais, este espaço que vem dar resposta a uma necessidade crescente.

O espaço rural disponibiliza ainda diversas experiências, quer em nome próprio, quer através de parceiros de confiança, desde passeios de barco no Douro, jipe ou BTT, trilhos, visitas a vinhas e adegas típicas da região demarcada do vinho verde, a percursos pedestres, kayake e paddle.

 

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Airbus tem nova responsável para Portugal

A Airbus reforçou a estrutura com a nomeação de Nathalie Hellard-Lambic para ‘Head of Country’.

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A Airbus nomeou Nathalie Hellard-Lambic como Head of Airbus para Portugal, com efeitos a partir de 1 de junho de 2025, acumulando esta função com o cargo atual de Managing Director da Airbus Global Business Services (GBS) Portugal.

Na qualidade de Head of Airbus para Portugal, Nathalie Hellard-Lambic será responsável por coordenar a definição e execução da estratégia nacional da empresa, em estreita articulação com as divisões Airbus Commercial Aircraft, Airbus Helicopters e Airbus Defence and Space. O seu principal objetivo passará por “impulsionar o crescimento sustentável da presença da Airbus no país”, além de ficar responsável por assegurar a representação institucional da empresa em Portugal.

Com uma carreira de mais de 30 anos na Airbus, Nathalie Hellard-Lambic assumiu a liderança da Airbus GBS em Portugal em 2024. Ao longo do seu percurso na empresa, desempenhou funções nas áreas de engenharia, desenvolvimento do programa A350, serviços ao cliente e gestão de custos, liderando equipas globais com mais de 500 pessoas.

Natural de França e mãe de dois filhos, é doutorada em Ciência e Engenharia de Materiais pela Université Paul Sabatier Toulouse III. É também coautora de várias patentes registadas no United States Patent and Trademark Office (USPTO), algumas das quais já foram concedidas.

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Governo da Tailândia vai investir na revitalização do turismo

A primeira-ministra da Tailândia, Paetongtarn Shinawatra, anunciou que o governo pretende revitalizar o setor do turismo injetando 157 mil milhões de bahts (mais de 4,2 mil milhões de euros) na economia, num plano que se concentrará em fortalecer a segurança e o conforto dos visitantes, com o objetivo de tornar o país um destino ainda mais atraente.

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A chefe do governo da Tailândia presidiu o segundo encontro dedicado à situação do turismo no país. As discussões centraram-se em cinco áreas estratégicas: campanhas de relações públicas, segurança do turista, facilitação de viagens, desenvolvimento de infraestruturas turísticas e organização de eventos projetados para impulsionar o setor a curto e longo prazo.

Paetongtarn, citada pela imprensa local, enfatizou a necessidade de coordenação eficaz entre as diversas partes interessadas envolvidas para garantir o sucesso dessas iniciativas.

 

 

 

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Cascais lança plataforma digital da sustentabilidade

O objetivo é transformar cada visita a Cascais numa oportunidade de gerar impacto positivo e reforçar o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

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O projeto Cascais For Tomorrow, que acaba de ser apresentado pela autarquia pretende reduzir a pegada ecológica por parte de todos os turistas que visitam o concelho. Através de uma plataforma digital, revela a Câmara Municipal de Cascais, poderão calcular com precisão o que podem gerir para ajudar na proteção ambiental durante a sua estadia, considerando fatores como transportes, alojamento ou alimentação. O objetivo é transformar cada visita a Cascais numa oportunidade de gerar impacto positivo e reforçar o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

O turismo de Cascais, em parceria com a Breeze, empresa especializada em soluções de turismo sustentáveis, lançou este projeto que visa, para além dos turistas, apoiar também os organizadores de eventos a usufruir deste serviço para medir o impacto ambiental da sua estadia e compensá-lo apoiando projetos locais do concelho.

Criada com a tecnologia da empresa Breeze, a calculadora converte as escolhas das viagens dos utilizadores num custo certo por tonelada de emissões, oferecendo um serviço personalizado para cada usuário, com as especificidades da sua viagem ou evento. Será possível tomar medidas concretas para reduzir esse impacto ambiental, através do investimento em projetos geridos pela Cascais Ambiente, que incluem: reflorestação, restauração da biodiversidade, conservação e o uso sustentável do solo em Cascais.

 

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Solférias anuncia programação especial de fim de no Funchal

O operador turístico Solférias acaba de anunciar a sua programação em voos especiais de fim de ano no Funchal, considerado um dos destinos favoritos dos portugueses para esta época do ano.

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Com preços desde 876€ por pessoa para programas de quatro noites, Solférias disponibiliza dois voos à partida do Porto, com saídas a 28 e 29 de dezembro, e regressos a 1 e 2 de janeiro de 2025, respetivamente, enquanto a saída de Lisboa será no dia 29 de dezembro para regresso marcado no dia 1 de janeiro. Entretanto, o operador turístico tem lugares garantidos no voo da TAP de dia 28 de dezembro, para regresso no dia de Ano Novo.

A Solférias assegura uma completa e competitiva oferta de programas de alojamento com opções de jantar e festa de passagem de ano, ou apenas alojamento com pequeno-almoço.

Há ainda a opção de programa com Circuito da Madeira e, muito em breve, o operador turístico apresentará ao mercado uma nova proposta de réveillon com opção de assistir ao fogo de artifício, seguido de festa a bordo do icónico Lobo Marinho.

 

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