Pinto Lopes Viagens propõe circuitos associados à literatura
Da Inglaterra de Jane Austen ou de Agatha Christie, à Namíbia de Gonçalo Cadilhe, passando pela Tailândia de José Luís Peixoto e pelo Japão de Raquel Ochoa, e ainda pela Batalha de Campo de Ourique com António Botto Quintans, a Pinto Lopes Viagens sugere vários circuitos associados à literatura, a propósito do Dia Mundial do Livro que se celebra esta quarta-feira, dia 23.

Publituris
A propósito do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor que se celebra esta quarta-feira, dia 23 de abril, a Pinto Lopes Viagens, operador turístico e agência de viagens especializada em viagens em grupo, culturais e de autor, destaca alguns circuitos associados a escritores para os viajantes que adoram literatura.
As primeiras propostas abordam clássicos literários, desvendando a Inglaterra romântica de Jane Austen e a do suspense criminal de Agatha Christie, e as restantes passam pelas Viagens com Autores, acompanhadas pelos escritores Gonçalo Cadilhe, José Luís Peixoto, Raquel Ochoa e António Botto Quintans.
Destinado a todos os viajantes ávidos por saber mais sobre a vida de Jane Austen, este circuito em Inglaterra leva-os aos locais frequentados pela escritora no seu quotidiano e àqueles onde foram escritos os seus livros mais emblemáticos, sem esquecer os cenários dos filmes que lhes prestaram homenagem. Esta viagem decorrerá de 31 de maio a 5 de junho.
Agatha Christie – À descoberta da sua vida e obra é outro circuito que a Pinto Lopes sugere de 2 a 7 de setembro. Destinado aos fãs e a todos os que tiverem curiosidade em saber mais sobre a vida e obra de Agatha Christie, este circuito leva-os aos locais frequentados pela escritora no seu quotidiano e àqueles que inspiraram os seus livros mais emblemáticos, sem esquecer os que lhe prestam homenagem, uma oportunidade única para descobrir o sul de Inglaterra e sentir os ambientes em que nasceram as histórias e as personagens que tão bem conhecemos.
Frequente visitante da Namíbia, Gonçalo Cadilhe propõe um itinerário pensado de maneira a ver o melhor e o máximo possível durante duas semanas. Com espírito de aventura durante o dia e conforto ocidental a partir do anoitecer, esta viagem, com algumas saídas já esgotadas, tem vagas limitadas para 5 a 19 de setembro.
Há ainda a Batalha de Ourique com António Botto Quintans. Este passeio é inspirado no livro “Ourique – O Início da Nacionalidade”, que nos leva aos lugares por onde D. Afonso Henriques terá passado aquando da celebrada Batalha de Ourique, ocorrida a 25 de julho de 1139, que marcou, definitivamente, o início da Nacionalidade de Portugal, e aos locais mais significativos conquistados pelo primeiro rei de Portugal a sul do Tejo. Um passeio, uma aventura terrestre, aérea e fluvial onde a História vai ao encontro de alguns dos locais mais sagrados e deslumbrantes do Alentejo, de 29 de maio a 1 de junho e de 18 a 21 de setembro.
Além disso, José Luís Peixoto convida a mergulhar na riqueza cultural da Tailândia com “O Caminho Imperfeito”, uma obra de não-ficção que relata a longa viagem a uma Tailândia para lá dos lugares-comuns do turismo, explorando aspetos menos conhecidos da sua cultura, sociedade, história, religiosidade, entre outros, a decorrer de 2 a 10 de agosto e de 29 de novembro a 7 de dezembro.
Finalmente, as propostas passam ainda pelo Japão português com Raquel Ochoa, autora de “Coração Castelo”. Apesar de se contarem apenas cerca de cem anos de presença portuguesa no Japão, nos séc. XVI e XVII, as marcas duram até hoje e são mantidas com esmero e grande orgulho pelos japoneses. Conhecer o “Japão português” é um reencontro cultural tão fundamental quanto emotivo. O circuito está agendado para 25 de outubro a 7 de novembro.