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Taxa para visitar Fernando de Noronha sobe para 101 reais por dia

Os visitantes de Fernando de Noronha, arquipélago brasileiro do estado de Pernambuco, agora têm de desembolsar um valor um pouco maior para entrar. A Taxa de Preservação Ambiental passou de 97,16 para 101,33 reais por dia, aumento que entrou em vigor no primeiro dia do ano.

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Taxa para visitar Fernando de Noronha sobe para 101 reais por dia

Os visitantes de Fernando de Noronha, arquipélago brasileiro do estado de Pernambuco, agora têm de desembolsar um valor um pouco maior para entrar. A Taxa de Preservação Ambiental passou de 97,16 para 101,33 reais por dia, aumento que entrou em vigor no primeiro dia do ano.

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O TPA, como também é designado, é uma taxa cobrada para cada pessoa que queira visitar Fernando de Noronha. O imposto existe há mais de 30 anos e é pago através de cartão de crédito ou boleto bancário, forma de pagamento amplamente usada no Brasil. Também pode ser pela internet ou direto no aeroporto de Fernando de Noronha.

De acordo com a administração do arquipélago, citada pela imprensa brasileira, a mudança do valor está prevista na lei e acontece a cada ano. Essa variação leva em conta o acumulado do IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. As únicas pessoas isentas são residentes, familiares de primeiro grau e trabalhadores do arquipélago.

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O imposto é progressivo para evitar que o turista fique tempo demais no local. Por exemplo, quem passar 10 dias, terá de pagar mais de 800 reais, e quem pretender permanecer por um mês, terá de desembolsar mais de 7 mil reais. Além disso, o valor será cobrado em dobro, quando a permanência do turista não estiver previamente agendada e autorizada.

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Apenas no primeiro semestre do ano passado, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha registou a presença de mais de 56 mil visitantes.

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easyJet lança Mega Saldos com descontos até 20%

Madrid, Barcelona, Marraquexe, Agadir ou Zurique são alguns dos destinos incluídos nesta promoção da easyJet, que é válida para viagens até 14 de dezembro e cujas vendas decorrem até dia 20 de janeiro.

A easyJet lançou uma nova promoção e está a oferecer 20% de desconto em mais de 125 mil lugares para voos na Europa e Norte de África, ao abrigo da campanha Mega Saldos, lançada esta segunda-feira, 6 de janeiro.

Madrid, Barcelona, Marraquexe, Agadir ou Zurique são alguns dos destinos incluídos nesta promoção da easyJet, que é válida para viagens até 14 de dezembro e cujas vendas decorrem até dia 20 de janeiro.

Os voos incluídos na promoção Mega Saldos têm partida de Lisboa, Porto e Faro e as reservas já se encontram a decorrer, podendo ser realizadas através do website ou app da transportadora.

“Esta campanha da easyJet permitirá que os seus passageiros visitem diferentes destinos por preços muito competitivos. Deste modo, a easyJet procura continuar a impulsionar o setor do turismo e aviação e a criar momentos únicos junto dos seus clientes”, acrescenta a informação divulgada pela companhia aérea.

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Azul abre vendas de voos extra para Carnaval brasileiro

A Azul vai operar 290 voos extra para o Carnaval brasileiro, num total de 46 mil assentos, que vão estar disponíveis entre 26 de fevereiro e 09 de março de 2025.

A Azul já abriu as vendas para os mais de 290 voos extra que vai realizar para o Carnaval brasileiro, num total de 46 mil assentos, que vão estar disponíveis entre 26 de fevereiro e 09 de março, informou a companhia aérea brasileira, em comunicado.

“Vão ser mais de 290 operações extras, entre 26 de fevereiro e 09 de março, totalizando oferta de mais de 46 mil assentos, o que corresponde a um aumento de 16% em relação ao feriado do ano passado”, lê-se na informação divulgada pela transportadora.
De acordo com a Azul, cerca de metade destes voos vai ter como destino a região Nordeste do país, e a “Bahia terá a maior parte das chegadas”, já que o Aeroporto de Salvador vai receber 24 voos extras, com partida de Confins, Viracopos e Recife, que totalizam quase 4 mil assentos.
“Com o aumento da demanda durante o Carnaval, a Azul tem o compromisso de oferecer mais opções de voos para que nossos clientes possam aproveitar a festividade com mais comodidade e flexibilidade. Como o Carnaval é um dos períodos de pico no setor de viagens, estamos ampliando nossa malha aérea para garantir que todos tenham a oportunidade de viajar”, explica César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais, Regulatório e Tributário da Azul.
De acordo com o responsável, o Carnaval da Bahia é um dos mais conhecidos do país, pelo que a Azul acredita que, além dos turistas brasileiros que vão viajar devido a esta festividade, os voos extra vão servir também os estrangeiros que vão visitar o Brasil nesta altura e que “poderão conectar-se para a capital baiana a partir de Campinas ou Belo Horizonte”.
No total, Salvador vai receber nove voos desde Campinas, aos quais se juntam outros cinco desde Confins e outros dois à partida de Recife, estando ainda previstas ligações extraordinárias para Ilhéus e Porto Seguro desde Campinas, Confins e Congonhas.
Azul abre três novos voos na Bahia
Além da operação extraordinária prevista para o Carnaval, a Azul anunciou ainda a abertura de três novos voos para a Bahia, passando a ligar a cidade de Salvador a Guanambi, Barreiras e Lençóis.
Os voos para Guanambi e Barreiras arrancaram esta segunda-feira, 6 de janeiro, enquanto as ligações para Lençóis têm início previsto para a próxima quinta-feira, 9 de janeiro.
De acordo com a Azul, com a abertura destes novos voos, a companhia aérea passa a disponibilizar uma média de 19 voos diários em Salvador, com ligação para 11 destinos a partir do aeroporto Luis Eduardo Magalhães, e a oferta de mais de 77 mil assentos por mês.
“Temos orgulho em expandir a nossa rede para o interior da Bahia, um dos estados com maior potencial turístico e de negócios no Brasil. A Azul sempre teve como prioridade conectar pessoas e fomentar o desenvolvimento regional, e isso é justamente o que estamos fazendo ao oferecer novas opções de voos para Guanambi, Barreiras e Lençóis”, acrescenta César Grandolfo.
A abertura destes voos acontece ao abrigo de uma parceria entre a Azul, o Governo do Estado da Bahia e o Governo Federal, no âmbito do programa Conheça o Brasil Voando, lançado em 2023 pelo Ministério do Turismo do Brasil e que tem como objetivo incentivar os voos e as viagens domésticas.
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Santa Catarina amplia presença no cenário internacional em 2025 com voo da TAP

O estado brasileiro de Santa Catarina, que conta agora com uma conexão direta com a Europa, via Lisboa, pela TAP, e com a América do Norte, via Panamá, vai ampliar, este ano, a sua presença internacional, e já confirmou que estará, uma vez mais, na BTL. Além disso, o estado fortaleceu a sua conexão com a América Latina, adicionando voos para destinos como Paraguai e Chile.

Santa Catarina fechou 2024 com resultados expressivos para o turismo, consolidando-se como um dos principais destinos brasileiros e expandindo a sua presença internacional. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur/SC) investiu em ações estratégicas ao longo do ano, aumentando rotas aéreas, fortalecendo segmentos específicos e promovendo o estado em mercados-chave.

Em 2024, a Setur marcou presença em importantes feiras de turismo, reforçando a internacionalização e as vocações turísticas do estado. Pela primeira vez, Santa Catarina participou da BTL, em Portugal, o que impulsionou as negociações com a TAP Portugal para o voo direto Florianópolis-Lisboa, diz a imprensa local.

Um dos grandes marcos do ano, segundo os jornais locais, foi a ampliação das rotas aéreas internacionais. Pela primeira vez, Santa Catarina conta com uma conexão com a Europa, via Lisboa, e com a América do Norte, via Panamá. Além disso, o estado fortaleceu a sua conexão com a América Latina, adicionando voos para destinos como Paraguai e Chile.

A campanha estação inverno, lançada em 2023, ganhou ainda mais força neste ano. Focada no Oeste catarinense, a ação incluiu a produção de conteúdos audiovisuais e campanhas com influenciadores digitais, ampliando a visibilidade do turismo de inverno no estado e destacando as paisagens e experiências únicas da região.

As novas rotas e ações promocionais abriram portas para o fortalecimento de parcerias com o trade turístico internacional. Atração de investidores, conexões com empresários e ampliação de oportunidades para o turismo de negócios foram alguns dos resultados obtidos ao longo do ano de 2024.

Com os avanços de 2024, Santa Catarina inicia 2025 com o compromisso de fortalecer ainda mais sua presença internacional e diversificar as experiências turísticas no estado. O trabalho contínuo entre o governo, o trade turístico e a iniciativa privada reforça a posição do estado como referência em inovação e qualidade no turismo.

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Brasil chegou aos 6,6 milhões de turistas estrangeiros em 2024

O Ministério do Turismo do Brasil revela que o país recebeu mais de 6,6 milhões de visitantes internacionais, no ano passado, marca que supera os números do ano em que o destino sediou as Olimpíadas.

O Brasil registou, em 2024, a entrada de 6.621.795 turistas estrangeiros. Segundo os dados do Ministério do Turismo, o número representa um novo recorde na série histórica, iniciada em 1970. O resultado mostra a manutenção da tendência de crescimento no número de turistas estrangeiros que visitam o país anualmente desde o fim da pandemia.

A meta para este ano, conforme o Plano Nacional de Turismo 2024/2027, era o Brasil receber 6,4 milhões de turistas internacionais, portanto, terá sido foi atingida. Para 2025, o objetivo é chegar a 6,9 milhões.

Para o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, em declarações à imprensa brasileira, a notícia precisa de ser comemorada, mas a indústria do turismo precisa se capacitar para atender a este aumento da procura, que exige uma série de serviços especializados, como com fluentes em outras línguas.

Comparados os números, o resultado de 2024 supera também o ano de 2016, quando o Brasil recebeu as Olímpiadas, no Rio de Janeiro. A quantidade registada neste ano foi 12% superior à de 2023.

Segundo o Ministério do Turismo, esses números não incluem brasileiros que vivem no exterior e visitam o Brasil, somente cidadãos estrangeiros.

“O ano de 2024 entra para a história do nosso turismo como um ano de recordes. O setor tem mostrado toda a sua capacidade e força para receber esses turistas que escolheram os nossos destinos ao longo do ano e, com o apoio do governo federal, temos apostado num trabalho de valorização cultural e promoção internacional da nossa imagem lá fora”, indica nota o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Segundo o governo federal, a meta estabelecida pelo Programa de Aceleração do Turismo Internacional é ultrapassar a marca de 8 milhões de turistas internacionais até 2027.

Para o próximo ano, o Ministério do Turismo informou que espera receber “milhares de visitantes” estrangeiros a mais em razão dos fóruns internacionais que o país sediará.

Além disso, segundo o ministério, editais do Programa de Aceleração do Turismo Internacional têm previsão de 63,6 milhões de reais em investimentos para a atração de novos voos em rotas nacionais.

A expectativa é de que sejam gerados pelo menos 500 mil novos assentos internacionais durante o ano, com impacto durante o verão brasileiro.

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Portimão promove seminário “Pensar Turismo, pensar Algarve”

No próximo dia 13 de janeiro, o Teatro Municipal de Portimão será palco do seminário “Pensar Turismo, pensar Algarve”, promovido pelo Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) em parceria com o Turismo de Portugal, através das escolas de Hotelaria e Turismo de Faro, Portimão e Vila Real de Santo António.

O principal objetivo do seminário, é demonstrar aos alunos do barlavento algarvio, que o turismo é uma profissão com futuro, sendo aguardados no evento representantes do Turismo de Portugal, do poder local, delegações do Estado ligadas ao ensino e ao emprego, escolas secundárias, associações e empresas do setor.

Os participantes vão debater a necessidade de formação especializada para os atuais e futuros colaboradores dos setores da hotelaria e turismo, fazendo parte dos trabalhos a apresentação do programa “Qualificar Gera(Ação)”, uma parceria da Licenciatura em Gestão do Turismo do ISMAT com empresas do setor a funcionar no Algarve.

Para além dos convidados em representação de hotéis, agências de viagens, empresas de animação, restauração e associações, marcarão também presença professores e alunos das três escolas do Turismo de Portugal a lecionar na região, das Escolas Secundárias de Portimão (Manuel Teixeira Gomes, Poeta António Aleixo e Bemposta), de Lagos (Gil Eanes e Júlio Dantas), de Lagoa (Padre António Martins Oliveira) e ainda a Escola Secundária de Silves.

O seminário, que tem início às 14h30, com intervenção de Álvaro Bila, presidente da Câmara Municipal de Portimão, segue com a apresentação do “Plano de Marketing Estratégico para o Algarve 2028”, por André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve.

“Formar pela Qualidade”, é o tema que será abordado por Madalena Feu, delegada regional do Algarve do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Carla Martins Fernandes, delegada regional da Direção Regional de Educação do Algarve, Catarina Paiva, administradora do Turismo de Portugal e Miguel Nuno Portugal, diretor do Curso de Gestão do Turismo do ISMAT.

“Turismo, uma profissão de e com futuro”, por David Martins, diretor geral do Castro Marim Golfe & Country Club, e “Pensar Turismo, pensar Algarve”, com as intervenções de André Gomes, em representação da secretaria de Estado do Turismo e José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, são assuntos que se seguem antes da sessão de encerramento por parte do ISMAT.

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Hoti Hotéis fecha 2024 com receitas de 112M€ e prepara estreia no segmento residencial

Após faturar 112 milhões de euros em 2024, o grupo Hoti Hotéis prepara-se para investir 250 milhões de euros em novos hotéis. Este ano, além da abertura do Meliá São João da Madeira, o grupo vai estrear-se no segmento residencial com um projeto na Avenida da Boavista, no Porto, fruto de um investimento entre os 45 e os 50 milhões de euros.

Carla Nunes

O grupo Hoti Hotéis faturou 112 milhões de euros em 2024, um aumento de 9% face às receitas que gerou em 2023.

Já o lucro operacional bruto situou-se nos 47 milhões de euros em 2024, um valor que representa uma subida de 11% em relação ao ano anterior.

De acordo com Miguel Proença, CEO da Hoti Hotéis, estes valores foram conseguidos “acima de tudo pelo aumento do preço médio”, que subiu 8% no ano passado em relação a 2023 – aliás, 2024 foi o primeiro ano em que o grupo superou os 100 euros de preço médio, de acordo com o CEO.

Do total de receitas, 25% coube ao mercado nacional e 8% ao norte-americano, cuja quota era de 4% em 2019.

Apesar de representar 9% das receitas do grupo em 2024, o mercado espanhol foi o que protagonizou a maior queda face a 2019, altura em que assumia 12,5% das receitas. Seguiram-se os mercados do Reino Unido (6% das receitas em 2024 e 4,5% em 2019); França (5% das receitas em 2024 e 6% em 2019) e o Brasil (4,5% em 2024).

Para este ano, a Hoti Hotéis estima uma receita entre os 123 e os 125 milhões de euros.

Grupo investe 250 milhões de euros em novos hotéis

Para os próximos três anos, o grupo prepara-se para investir 250 milhões de euros em 12 novos hotéis, num total de cerca de 1.500 quartos.

Para meados deste ano é esperada a abertura do Meliá São João da Madeira, um quatro estrelas de 100 quartos situado no Palacete do Conde Dias Garcia, alvo de um investimento de 15 milhões de euros.

Do pipeline hoteleiro do grupo para os próximos três anos fazem também parte o Meliá Viana do Castelo, de 130 quartos, cuja primeira pedra será lançada este ano; o Meliá Famalicão; o Meliá Guimarães; o Meliá Viana do Castelo; o Meliá Porto Boavista; um hotel Star Inn em Aveiro e um hotel em Coimbra.

Ainda em território nacional, o grupo tem projetos assinados para um Meliá em Monte Gordo e um hotel Innside em Lisboa, no Largo do Rato, sendo que este último se encontra no Tribunal Administrativo desde 2016.

Lá fora, é esperada a abertura do Meliá Luanda, um cinco estrelas de 250 quartos situado no complexo Luanda Waterfalls.

O ano de 2025 vai ser ainda marcado pelo lançamento do segmento residence na Hoti Hotéis, segundo o administrador do grupo, Ricardo Gonçalves. Com abertura prevista para o primeiro semestre de 2025, o primeiro projeto residencial do grupo ficará situado na Avenida da Boavista, no Porto, com um total de 127 unidades de alojamento e cinco espaços comerciais, fruto de um investimento entre os 45 e os 50 milhões de euros.

A este juntar-se-á um outro projeto residencial em Aveiro, junto ao Meliá Ria, com 300.000 metros quadrados.

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Portugal Green Travel celebra 6.º aniversário com plano de crescimento

A Portugal Green Travel celebra o seu sexto aniversário, e os seus cofundadores João Daniel Ramos (CFO) e Hugo Teixeira Francisco (CMO) refletem sobre o percurso de crescimento e as expectativas para o futuro da empresa.

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Fundada com a missão de oferecer experiências únicas que respeitam o ambiente e enriquecem as comunidades locais, a Portugal Green Travel, que agora celebra o seu sexto aniversário, tem-se destacado pela criação de programas turísticos que não só revelam a beleza e a cultura de Portugal, mas também promovem práticas de turismo responsável e sustentável.

Especializada em Operação Turística e DMC (Destination Management Company), a Portugal Green Travel oferece um vasto leque de serviços que incluem consultoria estratégica em turismo, formação especializada, organização de eventos de teambuilding e gestão de ativos turísticos. Com um foco claro na inovação e na qualidade, a empresa tem contribuído significativamente para o desenvolvimento turístico da Região Centro de Portugal, além de estabelecer parcerias estratégicas em várias outras regiões do país, tendo sido reconhecido em 2024 como Melhor DMC Sustentável de Portugal nos European Travel Awards.

João Daniel Ramos revela que “estes últimos seis anos foram uma viagem excecional de desafios superados e sucessos contínuos”, salientando que, em 2025, “alcançámos um marco significativo ao consolidar as nossas quatro principais áreas de negócio: Operação Turística e DMC, Consultoria Estratégica em Turismo e Formação, Eventos de Teambuilding e Gestão de Ativos Turísticos”.

Por sua vez, Hugo Teixeira Francisco realça que “2025 será um ano de expansão notável. A partir de 22 de janeiro, estaremos presentes na FITUR em Madrid com a marca Coimbra Experience HUB, destacando a singularidade da Região Centro de Portugal”, observando que, esta participação “é uma oportunidade vital para reforçar a nossa presença no mercado internacional e mostrar ao mundo o que Portugal tem de melhor para oferecer.”

Sobre os planos futuros, Hugo Francisco acrescenta que “o nosso compromisso em 2025 é fortalecer ainda mais a nossa liderança no mercado”, para apontar que “continuaremos a investir na estruturação de oferta turística e operação turística, bem como na consultoria estratégica em turismo, áreas que são fundamentais para o nosso desenvolvimento e para a promoção de um turismo sustentável e responsável.”

Em nota de imprensa, a empresa realça que à celebra este marco, o foco permanece em inovar e em expandir as suas fronteiras, elevando a experiência do turismo sustentável a novos patamares.

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Hotel Royal Horizon Ponta Sino no Sal passa a constar da programação Solférias

A novíssima unidade hoteleira de cinco estrelas na ilha do Sal (Cabo Verde), Royal Horizon Ponta Sino, passa a integrar a programação do operador turístico Solférias, que afirma estar sempre atenta e empenhada em alargar, diversificar e melhorar as suas propostas para os diferentes destinos.

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Assim, todos os viajantes portugueses que continuam a preferir o destino Ilha do Sal, em Cabo Verde, passam a contar, entre as várias opções que o operador turístico propõe, também com o novíssimo Hotel Royal Horizon Ponta Sino na lista.

Com data de abertura prevista para 1 de junho de 2025, trata-se, segundo a Solférias, de um excelente hotel resort que vai funcionar em regime de “Tudo Incluído”.

A unidade dispõe de 572 quartos, várias opções de restauração e bares, quatro piscinas, sendo uma para crianças e uma localização privilegiada, ideal quer para famílias quer para casais.

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Companhias aéreas pagarão mais 234 milhões de euros pelo uso de SAF em Espanha

De acordo com as contas efetuadas pela Asociación de Líneas Aéreas (ALA) espanhola, as companhias aéreas terão, em 2025, um custo suplementar de 234 milhões de euros devido à utilização de SAF.

Victor Jorge

As companhias aéreas pagarão um custo adicional de 234,2 milhões de euros, em 2025, pela utilização de 2% de combustível de aviação sustentável (SAF), em Espanha, apelando a Asociación de Líneas Aéreas (ALA) a “incentivos à produção para aumentar o seu desenvolvimento e reduzir o seu diferencial de preço em relação ao combustível convencional”.

“Estamos empenhados no SAF como a solução mais eficaz a curto prazo para promover a sustentabilidade no setor da aviação, mas atualmente é um produto subdesenvolvido e o seu preço é elevado, entre 3 e 6 vezes mais caro do que o combustível convencional, pelo que a sua utilização aumentará consideravelmente os custos das companhias aéreas”, afirma o presidente da ALA, Javier Gándara, no site da associação.

Assim, Gándara exige a criação de “incentivos à sua produção [SAF] o mais rapidamente possível” para atenuar este aumento nos preços.

Recorde-se que este ano de 2025 marca o início da implementação do mandato de Bruxelas conhecido como “ReFuelEU Aviation”, que estabelece quotas para a utilização de SAF que variam entre 2%, em 2025, e 70%, em 2050.

Só neste ano de 2025, a fatura total pela utilização de 2% de SAF em Espanha será, pelas contas da ALA, de pouco mais de 332 milhões de euros, um valor que aumentará à medida que a quota deste combustível sustentável for progressivamente aumentada, especialmente quando for introduzida a utilização de SAF sintético ou eSAF, criado a partir de energias renováveis.

E, de acordo com as contas efetuadas pela ALA, o custo adicional para as companhias aéreas da UE, em 2030, quando a quota de SAF aumentar para 6% e for introduzido 1,2% de SAF sintético, ascenderá a cerca de 9,5 mil milhões de euros.

“É necessário que o governo apoie o transporte aéreo na sua transição ecológica, uma vez que se trata de um setor difícil de descarbonizar. É por isso que devem ser encorajadas as soluções que tornam possível esta transição, entre as quais a SAF”, refere Gándara.

Além disso, o presidente da ALA conclui que “o desenvolvimento do SAF é uma oportunidade para o país que vai para além do setor do transporte aéreo, uma vez que favorecerá a reindustrialização, a independência energética de Espanha e, se for bem feito, poderá tornar-se um país exportador global”.

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FOTO: VASCO CÉLIO/STILLS

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Promoção externa do Algarve começa nos Países Baixos e termina na Suíça em janeiro

A Associação Turismo do Algarve (ATA) – agência responsável pela estratégia de promoção turística deste destino junto dos mercados externos -, marcará presença uma dezena de eventos internacionais no primeiro mês de 2025.

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“Iniciar o ano de forma ambiciosa”. É desta forma que André Gomes, presidente do Turismo do Algarve define o início deste ano de 2025 que levará a Associação Turismo do Algarve (ATA) a participar numa dezena de eventos internacionais em janeiro.

A começar, a ATA participa feira Vakantiebeurs, de 8 a 12 de janeiro, a maior feira de turismo dos Países Baixos, direcionada a viajantes que procuram informações e inspiração para planear as suas férias.

Dos Países Baixos, e coincidindo com a Vakantiebeurs, a ATA, em colaboração com as regiões da Madeira e Açores, volta a participar em mais uma edição do Adventure Travel Show, em Londres, um evento exclusivamente dedicado ao turismo ativo e de aventura. Esta presença será feita na companhia de duas empresas associadas, especializadas neste segmento – BikeTours Portugal e Megasport -, que irão contribuir para promover o Algarve como um destino privilegiado para a prática de atividades ao ar livre e para atrair viajantes que procuram experiências autênticas em contacto com a natureza.

De 16 a 19 de janeiro, é a vez da Matka Nordic Travel, na Finlândia, feira que se destaca como uma montra para o setor de viagens e turismo na região nórdica, e da Ferien-Messe Wien, na Áustria, onde a participação tem como objetivo não só promover a diversidade da oferta do destino junto dos visitantes austríacos, mas também fomentar novas parcerias comerciais relevantes.

Dirigida ao consumidor final e uma das maiores feiras de turismo e lazer do mundo, a CMT, na Alemanha, irá contar com a presença do Algarve, de 18 a 26 de janeiro. E de 22 a 23 do primeiro mês do ano, será a vez da 45.ª FITUR, em Madrid, onde pela proximidade e pelo papel fundamental que desempenha ao nível da conectividade e da colaboração entre profissionais de turismo, a feira é estratégica para o Algarve.

De Madrid, a ATA segue rumo à Irlanda para participar na gala de prémios dos Irish Travel Industry Awards, fazendo-se acompanhar, a 23 de janeiro, de alguns associados, numa oportunidade considerada relevante para reforçar a ligação do Algarve ao mercado irlandês e para proporcionar um importante momento de networking com operadores turísticos e jornalistas especializados.

Também na Irlanda, mas de 24 a 26 de janeiro, será a vez da Holiday World Show receber um espaço dedicado à promoção da diversidade da oferta turística da região do Algarve. E ao mesmo tempo que participa na FESPO & Golfmesse Zürich 2025, de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, a ATA marca presença no workshop Break the ICE, em Bruxelas. Se no segundo caso o Break the ICE é um workshop para profissionais do setor que vai reunir fornecedores especializados e potenciais clientes europeus e onde o Turismo do Algarve vai ter a possibilidade de reunir com 25 potenciais clientes de mercados como o Benelux, entre outros, no último evento do mês, a região levará o que de melhor tem para oferecer no golfe, turismo de natureza e nas atividades ao ar livre até Zurique.

“Estas iniciativas, focadas na promoção da diversidade e qualidade da oferta da região, refletem a nossa estratégia e compromisso contínuo de posicionar o Algarve como um destino versátil e atrativo, capaz de superar as expectativas dos viajantes e de atender às exigências dos mercados globais”, destaca André Gomes.

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