Vila do Conde faz aposta clara na cultura náutica como posicionamento estratégico
O Município de Vila do Conde, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, tornou público o seu Plano Estratégico de Marketing Turístico 2025-2030, onde apresenta uma aposta clara na cultura náutica.
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Com uma clara definição estratégica e um plano de ação que suporta e orienta a atividade do Município e do setor privado do concelho, acredita-se estarem asseguradas as condições essenciais não só à melhoria do desempenho de Vila do Conde nos indicadores globais do turismo, mas, também, à manutenção da qualidade de vida da comunidade, enquanto principal desígnio deste plano.
“Onde a vida abraça o mar!” é o slogan do destino que resulta de uma mistura de hospitalidade, paixão, energia inovadora e fiabilidade, e destaca a cultura náutica como pilar central de um turismo sustentável, que combina inovação, beleza natural e valorização da comunidade.
Com 74 ações, o plano enfatiza a sustentabilidade e a digitalização, contando com a parceria do setor privado e da Academia para projetar Vila do Conde nos próximos 5 anos.
A apresentação pública do Plano Estratégico foi complementada com a apresentação das ações para 2025 e do conceito de comunicação que norteará a primeira campanha do ano.
“Vila do Conde tem um grande potencial turístico e este novo posicionamento, de um território onde a vida floresce harmoniosamente à beira-mar, num território onde as belezas naturais se unem à riqueza cultural, patrimonial e social. Promover um turismo sustentável, que promova estas caraterísticas, mantendo a identidade e o bem-estar da comunidade é o grande desígnio deste plano”, realça o presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, citado na página oficial da autarquia.
“Pensar o turismo, a partir da preocupação com qualidade de vida da população, e querer cooperar e alinhar estratégias para aumentar a competitividade internacional da Região, é um exemplo a seguir”, considera o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, também citado pela mesma fonte, que avançou que a entidade que dirige “tem muito a ganhar com o posicionamento que Vila do Conde ambiciona ter, e pelo caminho que definiu para o atingir”.