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Faleceu Elidérico Viegas

Fundador e antigo presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), deixa-nos aos 74 anos.

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Faleceu Elidérico Viegas

Fundador e antigo presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), deixa-nos aos 74 anos.

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Morreu esta quinta-feira, 7 de novembro, aos 74 anos, Elidérico Viegas, fundador e antigo presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), bem como presidente da Assembleia Geral da Região de Turismo do Algarve.

Empresário, dirigente e fundador de várias associações empresariais, nacionais e regionais, Elidérico Viegas foi uma personalidade que esteve ligada ao Turismo desde 1966.

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Ao longo da sua vida, dedicou-se ao desenvolvimento e à promoção da Turismo, contribuindo de forma decisiva para o crescimento e projeção do Algarve enquanto um dos destinos turísticos mais importantes de Portugal.

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A toda a família e amigos, o jornal Publituris deixa sentidas condolências.

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Viajar Tours faz grande aposta em destinos mediterrânicos no verão 2025

Puglia, Sardenha, Creta, Djerba, Tunísia e Saidia são os destinos rainha banhados pelo Mediterrâneo, que fazem parte da operação de verão 2025 do operador turístico Viajar Tours.

O Publituris teve acesso a uma brochura em papel que a Viajar Tours tem publicou com os destinos do Mediterrâneo que constam da sua programação para o verão de 2025.

Puglia, na Itália, é um desses destinos, numa operação com partidas do Porto, às terças-feiras, de 17 de junho a 9 de setembro. Para este destino, o operador turístico disponibiliza pacotes de sete ou 14 noites, para estadias de praia, mas também um circuito “Encantos de Puglia”, também de sete noites, acompanhado por guia local de língua portuguesa ou castelhana. O programa inclui três noites em Bari e quatro em Lecce, bem como visitas a Brindisi, Bari, Polignano a Mare, Ostuni, Locorotondo, Alberobello, Matera, Lecce, Gallipoli, Galatina e Otranto, com minicruzeiro em catamaran para passeio ao longo da costa Adriática.

No que diz respeito à Sardenha, a operação decorrerá à partida do Porto, aos sábados, entre 14 de junho a 6 de setembro, de acordo com a brochura distribuída às agências de viagens, enquanto a operação de Creta (aeroporto de Chania) terá lugar às segundas-feiras, à saída de Lisboa, entre 16 de junho e 8 de setembro, com uma impressionante seleção de unidades hoteleiras.

Para Djerba, na Tunísia, a Viajar Tours disponibiliza saídas de Lisboa, aos sábados, de 5 de abril a 20 de setembro, e do Porto, igualmente aos sábados, de 31 de maio a 20 de setembro, com reforço, as segundas-feiras, entre 16 de junho a 8 de setembro. Já para a Tunísia continental o operador tem programas para Monastir, à saída da Invicta, às segundas-feiras, de 2 de junho a 8 de setembro, e para Enfidha, de 9 de junho a 3 de setembro, às quartas-feiras, com partidas do Porto, servindo como portas de entrada para Port El Kantaoui, Hammamet, Monastir, Mahdia e Sousse.

Ainda quanto a destinos mediterrânicos, o operador turístico vai operar no verão de 2025, o destino Saidia, em Marrocos, à partida do Porto, aos sábados, de 7 de junho a 13 de setembro.

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Alentejo regista melhor ano turístico de sempre

As 3,2 milhões de dormidas e os 277 milhões de euros de proveitos totais, fazem com que 2024 tivesse sido o melhor ano turístico de sempre na região do Alentejo.

No ano 2024, o Alentejo registou 3,2 milhões de dormidas, 1,7 milhões de hóspedes e proveitos totais acima dos 277 milhões de euros (+12%), fazendo com que o ano passado seja o melhor ano turístico de sempre da região.

Embora os números do INE indiquem “um abrandamento da procura, mas em cima dos resultados de 2023, ainda crescemos no ano passado 4,2%”, José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo e candidato à agência responsável pela promoção externa da região nas eleições de 31 de março”, confirma que o resultado final “coloca-nos coloca ligeiramente acima da média nacional”.

Nos mercados externos, onde a região registou perto de 560 mil hóspedes e mais de um milhão de dormidas, o responsável destaca a resiliência do mercado alemão e o crescimento acima da média nacional no que toca ao mercado norte-americano. O maior desafio para futuro é o mercado espanhol, que perdeu espaço na quota dos mercados internacionais, considerando José Santos “a recuperação do mercado espanhol” como “uma das grandes bandeiras no nosso programa para a presidência da Agência Regional de Promoção Turística”.

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LAM suspende rota Maputo-Lisboa

A Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) anunciou a suspensão da rota internacional Maputo-Lisboa-Maputo, com efeitos a partir desta quarta-feira, 19 de fevereiro. A medida íntegra a estratégia de reestruturação da companhia, alinhada com o plano de governação dos primeiros 100 dias, e pretende consolidar e fortalecer o mercado doméstico e regional.

Em comunicado, a empresa explicou que esta rota fazia parte de um conjunto de operações deficitárias, a par das ligações Maputo-Harare-Lusaka, já interrompidas, e Maputo-Cidade do Cabo, que continuam sob análise.

Para os cerca de 1.080 passageiros que já adquiriram bilhetes, a LAM assegurou que está a trabalhar para garantir alternativas de viagem. Os passageiros que não conseguirem embarcar através das soluções apresentadas pela empresa poderão solicitar o reembolso total do valor pago.

A suspensão de rotas internacionais resulta da determinação da LAM em imprimir uma nova dinâmica ao negócio para otimizar a rentabilidade das operações e eficiência de gestão.

Sublinha ainda que esta decisão representa um sinal estratégico de renovação e avanço para um futuro de aviação nacional moderna, comprometida com a melhor experiência de voos para os moçambicanos e demais clientes.

Adiante, diz o comunicado que este novo posicionamento da companhia vai priorizar voos domésticos e o segmento regional, com uma forte aposta na qualidade de produtos e serviços de melhor assistência aos passageiros.

Abandonada pela companhia por quase 12 anos, a rota Maputo-Lisboa foi retomada em 20 de novembro de 2023 e fazia parte do plano de revitalização da operadora, depois de a empresa sul-africana Fly Modern Ark (FMA) ter entrado na gestão da LAM em abril daquele mesmo ano para um processo de reestruturação. O Boeing 777 de 302 lugares, resultante de uma parceria com a operadora portuguesa EuroAtlantic, ligava as duas capitais três vezes por semana.

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Turismo na Europa acima dos níveis de 2019, embora penalizado pelo longo-curso, diz ETC

De acordo com os dados divulgados pela European Travel Commission (ETC), as chegadas de turistas internacionais à Europa ultrapassaram os números de 2019 e 2023 no quarto trimestre de 2024. A recuperação do longo-curso continua, contudo, mais demorada, muito devido à região da Ásia-Pacífico. Já os EUA ultrapassaram os números de 2019 em 22 dos 27 destinos da UE.

Os dados mais recentes divulgados pela European Travel Commission (ETC), com base nos meses de novembro e dezembro, dão conta que de um crescimento de 6,3% nas chegadas internacionais à Europa, em 2024, face a 2019 e de um aumento de 6,7% relativamente a 2023. Já as dormidas registaram uma evolução de 5,9% e 4,8% quando comparado com 2019 e 2023, respetivamente.

Embora o desempenho das viagens se tenha mantido forte, o relatório da ETC indica que os consumidores estão cada vez mais a optar por destinos com uma melhor relação preço-qualidade. Tal facto deve-se segundo a ETC “aos custos mais elevados das viagens, causados pela inflação dos serviços e pelo aumento da procura por viagens”, indicando os dados que, em 2024, os turistas gastaram 7,8% mais em toda a Europa do que em 2023, totalizando 705 mil milhões de euros, com quase três quartos do gasto total na região impulsionados pela Europa Ocidental.

Considerando o último trimestre de 2024, e depois de um verão “muito forte”, os destinos do mediterrânicos e do sul da Europa registaram um abrandamento, realidade que inclui Portugal, Sérvia, Grécia e Montenegro, embora os números se tivessem mantido acima de 2023, indicando, para Portugal, uma evolução de 17,8% face a 2019.

No que diz respeito ao longo curso, em 2024, as expectativas de uma forte recuperação do mercado emissor chinês não se concretizaram. A procura por viagens neste mercado concentrou-se principalmente em deslocações regionais, com menos viagens de longo curso, especialmente para a Europa, tendo ficado ainda 39,6% abaixo dos níveis pré-pandémicos.

Assim, os números referentes às viagens de longo curso para a Europa indicam que 2024 deverá ficar a 5% dos níveis de 2019.

Em contraste, a excelente performance dos EUA contribuiu para a recuperação do número de chegadas internacionais de longo curso na Europa, embora a ETC reconheça que “a incerteza da administração Trump está a aumentar, uma vez que os riscos de inflação podem reduzir o rendimento disponível, diminuindo, potencialmente, as viagens internacionais”.

De qualquer maneira e relativamente ao quarto trimestre de 2024, 22 dos 27 Estados-Membros europeus viram as chegadas provenientes dos EUA aumentarem com destaque para a Turquia (+153%), Portugal (+91%), Lituânia (+67%) e Montenegro (+49%).

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APG-IET integra Afrijet

A Afrijet é uma companhia aérea do Gabão, que foi fundada em 2004 e “é hoje uma das companhias mais confiáveis e estáveis da Africa Central”, operando voos regionais com aparelhos ATR e CRJ.

A APG Portugal anunciou a integração da Afrijet (J7) no programa APG-IET, passando a oferta da transportadora aérea do Gabão a estar disponível para emissões interline com a chapa GP.

De acordo com a APG Portugal, a Afrijet foi fundada em 2004 e “é hoje uma das companhias mais confiáveis e estáveis da Africa Central”, operando voos regionais com aparelhos ATR e CRJ.

“Os voos da companhia encontram-se no GDS sob segmentos em code-share com A1”, indica ainda a APG Portugal.

Com a integração da Afrijet, o programa APG-IET passa a contar com 153 companhias aéreas, cuja oferta já está disponível para emissões interline com a chapa GP-275, através dos sistemas Galileo, Sabre, Amadeus e Worldspan.

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Rede Expressos com métodos de pagamentos mais flexíveis

A Rede Expressos estabeleceu uma parceria com a Klarna que vai oferecer métodos de pagamento mais flexíveis, passando a ser possível a compra de bilhetes em prestações e sem juros, para reservas superiores a 50 euros.

A Rede Expressos estabeleceu uma parceria com a Klarna que vai oferecer métodos de pagamento mais flexíveis, passando a ser possível a compra de bilhetes em prestações e sem juros, para reservas superiores a 50 euros.

“Desta parceira surge um novo método de pagamento, que permitirá aos passageiros da Rede Expressos aumentar o poder de compra e facilitar a reserva antecipada de bilhetes no website e na app, para obter preços mais económicos antes de um possível aumento nas tarifas. Além disso, reduz a dependência de cartões de crédito e é útil para clientes que queiram evitar juros com pagamentos parcelados”, informa a Rede Expressos, em comunicado.

A empresa de autocarros expressos explica que esta parceria avança “num momento em que as vendas digitais registam um crescimento de 22%, face ao ano anterior, refletindo a mudança no comportamento do consumidor, impulsionada pela conveniência, acessibilidade e segurança oferecida pela experiência online”.

Além métodos já disponíveis, a Rede Expressos conta ainda que, em breve, seja possível introduzir outras opções de pagamento, como a Google Pay, Apple Pay, Revolut Pay e o PIX (sistema de pagamentos instantâneo utilizado no Brasil).

Segundo Nélson Silva, diretor de Sistemas de Informação da Rede Expressos, a empresa continua determinada em desempenhar um papel vital no sistema de transportes de Portugal e tem o objetivo de “não só liderar a transição digital com foco na transformação da bilheteira física para o ambiente digital, mas também antecipar tendências de mercado e garantir aos clientes uma experiência superior e adaptada às suas necessidades”.

Recorde-se que a Klarna tem vindo a consolidar a sua presença em Portugal desde 2021, oferecendo soluções no modelo “compre agora, pague depois” que permite aos consumidores a possibilidade de adquirir produtos ou serviços na hora e pagar posteriormente, em pagamentos de três prestações, ou após 30 dias, sem juros ou taxas adicionais.

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Azul vai ligar Recife a Madrid a partir de junho

O estado brasileiro de Pernambuco vai ampliar a sua conexão com a Europa com a nova rota aérea direta entre o Recife e Madrid. O voo será operado pela Azul e começará a funcionar em junho, durante o verão europeu, com três frequências semanais.

A governadora do Estado, Raquel Lyra, citada pela imprensa local, destacou a importância estratégica do voo. “Não tenho dúvida nenhuma que esta ligação será um sucesso pela procura que temos, mas também no ponto de vista turístico e de negócios, fortalecendo a nossa economia”, afirmou.

O Aeroporto dos Guararapes continua a crescer, operando atualmente 46 rotas. Apenas em 2024, já foram realizadas mais de 29 mil descolagens na capital pernambucana, com uma oferta total de 3,8 milhões de assentos. A nível internacional, tem voos diretos para Portugal, Uruguai, Argentina, Chile e Estados Unidos. Com a nova operação, a Espanha torna-se o sexto país a ter ligação direta com Pernambuco, totalizando nove rotas internacionais até julho deste ano.

Além da rota Recife-Madrid, a Azul também confirmou a retoma da operação sazonal entre a capital pernambucana e Assunção, no Paraguai, que será reativada a partir de 2 de julho.

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Roadshow Os Especialistas vai a cinco cidades entre 24 e 28 de fevreiro

O Roadshow Os Especialistas está de regresso para mais uma edição que vai passar pelo Porto, Braga, Coimbra, Tomar e Lisboa, entre 24 e 28 de fevereiro, contando com 18 participantes. As inscrições já se encontram a decorrer.

O Roadshow Os Especialistas está de regresso para mais uma edição que vai passar por cinco cidades entre 24 e 28 de fevereiro, contando com 18 participantes, informou a organização do eventos em comunicado.

O roadshow arranca no Porto, na Fundação Cupertino de Miranda, segue depois para Braga, a 25 de fevereiro, nos Hotéis Bom Jesus, Colunata dos Eventos, e, no dia seguinte, acontece em Coimbra, no Hotel Vila Galé Coimbra. A 27 de fevereiro, a iniciativa acontece em Tomar, no Hotel Vila Galé, chegando a Lisboa a 28 de fevereiro, nos Montes Claros Monsanto. Todas as sessões decorrem pelas 18h00.

Image Tours, Optigest, ATR, Turismo da Tailândia, Turismo do Dubai, Iberia, Soltour, Turismo de Marrocos, Amadeus, W2M-Next, Euromar, Melair Cruzeiros, Magnet, Vale do Ave Tour Operador, Turismo da África do Sul e Intermundial são os participantes na edição de 2025 do roadshow.

As inscrições já se encontram a decorrer e podem ser realizadas aqui, selecionando a cidade pretendida.

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Governo grego em socorro às empresas de turismo de Santorini

O governo da Grécia anunciou que vai apoiar as empresas e funcionários do setor do turismo de Santorini e ilhas vizinhas abaladas por milhares de terremotos desde o final de janeiro, e que, por isso, estão sem turistas.

A atividade sísmica sem precedentes que vem vindo a afetar as Cíclades gregas, com destaque para a ilha de Santorini, desde o final de janeiro, está a ter um forte impacto nos negócios locais, especialmente aqueles do setor de turismo. O primeiro-ministro grego, Kyriákos Mitsotákis, acaba de anunciar a implementação de várias “medidas especiais” destinadas a empresas e funcionários já afetados em Santorini, Ios e Amorgos.

O governo grego decidiu que todas as empresas privadas poderão suspender os contratos de trabalho dos seus funcionários até 3 de março de 2025. “Os funcionários cujos contratos de trabalho forem suspensos receberão uma indenização de 534 euros, correspondente a 30 dias”, disse o chefe do governo grego. Após esse período de suspensão, as empresas serão obrigadas a manter o mesmo número de funcionários por um período equivalente.

Em Santorini, o turismo parou. As empresas de cruzeiros, que normalmente abastecem a ilha com turistas nesta época do ano, não estão mais a fazer escalas. Assustados com os terremotos, 16 mil moradores e trabalhadores sazonais de Santorini, que dependem maioritariamente do turismo deixaram a ilha nas últimas semanas.

Situada entre as placas tectônicas euro-asiática e africana, Santorini e os seus ilhéus próximos são regularmente atingidos por terremotos, na maioria das vezes de baixa magnitude. O último tremor mortal ocorreu em 1956 e deixou 48 mortos e 200 feridos.

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Algarve na crista da onda de grandes eventos desportivos

Agora é a vez da 51.ª Volta ao Algarve, competição de ciclismo de referência que atravessa a região da costa à serra, entre esta quarta-feira e domingo (dias 19 a 23 de fevereiro) proporcionando um espetáculo a milhares de espectadores e entusiastas do ciclismo em todo o mundo, e paralelamente, do Algarve Granfondo 2025, no dia 22 de fevereiro.

O Algarve volta a ser palco de um dos maiores eventos desportivos do calendário internacional, com a realização da 51.ª Volta ao Algarve. Esta competição de ciclismo de referência atravessa a região da costa à serra, proporcionando um espetáculo a milhares de espectadores e entusiastas do ciclismo em todo o mundo. Complementarmente, no dia 22 de fevereiro, decorre o Algarve Granfondo 2025, uma prova aberta de caráter não competitivo que permite aos participantes explorar algumas das paisagens mais autênticas do interior algarvio.

Reconhecida como a melhor prova do Circuito UCI ProSeries em 2023 e 2024, a Volta ao Algarve reforça a sua notoriedade no panorama internacional. O percurso deste ano foi renovado para aumentar o espetáculo desportivo e a competitividade, atravessando icónicos cenários da região. A prova inicia-se em Portimão e percorre perto de 750 quilómetros ao longo de cinco etapas, com destaques como a chegadas ao sprint em Lagos e Tavira, e a desafiante subida à Fóia por uma nova vertente. Outros momentos emblemáticos incluem a etapa ao estilo das clássicas, com chegada a Faro, e o contrarrelógio individual com final no alto do Malhão, onde os favoritos ao título travarão uma derradeira batalha pela vitória.

No dia 22 de fevereiro, o Algarve Granfondo 2025 proporciona uma experiência imersiva nas paisagens menos exploradas do Algarve. Os participantes poderão escolher entre dois percursos – o Granfondo de 130 quilómetros, para ciclistas mais experientes, e o Mediofondo de 90 quilómetros, mais acessível.

A aposta do Turismo do Algarve na Volta ao Algarve e no Algarve Granfondo insere-se numa estratégia de promoção do destino assente na diversificação da oferta e na captação de eventos de relevância internacional. Refira-se que o Algarve tem vindo a consolidar-se como um destino de excelência para o turismo desportivo, acolhendo provas de ciclismo, o Grande Prémio de MotoGP, torneios internacionais de golfe e competições náuticas, alargando a sua atratividade ao longo de todo o ano.

Neste sentido, André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, destaca que a Volta ao Algarve “não é apenas um evento desportivo de referência, é uma montra privilegiada para evidenciar a diversidade e a qualidade do nosso destino” já que “permite mostrar ao mundo que o Algarve é muito mais do que sol e praia – é uma região com paisagens deslumbrantes, infraestruturas de excelência e uma capacidade única para receber eventos desportivos de classe mundial ao longo de todo o ano”.

O dirigente aponta que, para além do impacto na notoriedade internacional, este evento “reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade, promovendo iniciativas como as campanhas ‘Água é Vida’ e ‘Save Water’, que sensibilizam tanto os residentes como os visitantes para a importância da gestão responsável dos nossos recursos naturais”. Observa, por outro lado que, “esta conjugação entre desporto, turismo e sustentabilidade projeta a região para um futuro mais competitivo e equilibrado, consolidando o Algarve como um destino de referência para o turismo desportivo e sustentável.”

Face à importância da Volta ao Algarve para a promoção da região, o Turismo do Algarve estará presente nesta edição com uma forte ativação da marca, que volta a ser naming sponsor da Camisola Amarela, símbolo do líder da classificação geral. Esta iniciativa alia-se às campanhas “Água é Vida”, direcionada às comunidades locais, e “Save Water”, orientada para os visitantes, iniciativas que estarão visíveis em diversos suportes nos locais de partida e chegada, bem como ao longo do percurso das etapas, refletindo-se ainda na Camisola Azul da competição, que exibirá exclusivamente a identidade das campanhas.

Além disso, as iniciativas “Save Water” e “Água é Vida” marcarão presença na partida da prova e nos pontos de chegada das etapas, nomeadamente em Portimão e Lagos (19 de fevereiro), Alto da Fóia (20), Tavira (21), Faro (22) e Alto do Malhão (23), com um espaço dedicado que incluirá suportes publicitários e distribuição de materiais alusivos à poupança de água.

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