ARAC destaca “papel fundamental” da locação automóvel para abordar “problemas estruturantes do turismo”
A V Convenção da ARAC decorreu sexta-feira, 18 de outubro, sob o tema “Locação Automóvel, motor da nova mobilidade”, e reuniu perto de 270 participantes no Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, perto de Óbidos.
Inês de Matos
TAP quer chegar aos mil milhões de euros na manutenção
Conflitos geopolíticos e meteorológicos, regulação e gestão do espaço aéreo apontados como desafios pelo CEO da TAP
Charmain da Airmet preocupado com a concentração do mercado
Nova Edição: Olivoturismo, APDM na Ilha do Maio, Viagem à Ilha do Sal e programação para 2025
Edição Digital: Olivoturismo, APDM na Ilha do Maio, Viagem à Ilha do Sal e programação para 2025
Novo regulamento dos ‘Tuk Tuk’ em Lisboa entra em vigor próximo verão
Airventure quer crescer, mas sabe que o corporate é mais difícil
Alentejo tem presença agressiva no mercado nacional com nova campanha promocional outono/inverno
Valência lança campanha internacional para retomar turismo depois das cheias
Norwegian começa a voar entre Munique e a terra do Pai Natal
O presidente do Conselho Diretor da ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos, Duarte Nobre Guedes, defendeu esta sexta-feira, 18 de outubro, que a locação automóvel desempenha “um papel fundamental” para abordar “alguns dos problemas estruturantes do turismo”, a exemplo do excesso de litoralização da atividade turística.
“A “Locação Automóvel, motor da nova mobilidade” é o mote do dia de hoje e desempenha, na nossa opinião, um papel fundamental para abordar alguns dos problemas estruturantes do turismo, como é o caso do excesso de litoralização da atividade turística”, afirmou o responsável, na abertura da V Convenção Nacional da ARAC, decorreu no Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, perto de Óbidos.
De acordo com o responsável, o turismo é “essencial para a economia portuguesa e para muitas empresas do setor” da locação automóvel, que “representa a maioria dos veículos adquiridos em Portugal”, mas que vive diversos desafios que necessitam de resposta e que vão marcar o atual mandato da associação.
Por isso, acrescentou Duarte Nobre Guedes, a ARAC quer ser “parte integrante e dialogante”, uma vez que os desafios que a “mobilidade moderna, sustentável e livre” traz “pedem um acompanhamento cada vez mais atento por parte da associação e o apoio e contributo dos seus associados”.
“São desafios que exigem uma agenda para a competitividade das empresas associadas e o posicionamento do setor como parte integrante e dialogante de uma mobilidade moderna, sustentável e livre”, defendeu Duarte Nobre Guedes.
Além dos desafios associados ao turismo, a V Convenção Nacional da ARAC debateu os “principais temas relevantes para esta indústria”, a exemplo do “salto tecnológico” trazido pela Inteligência Artificial e que, segundo o responsável, “promete impactar o funcionamento de qualquer organização”.
Em destaque esteve ainda a transição energética e a eletrificação dos veículos, que têm “criado alguns desafios para a indústria automóvel europeia e, consequentemente, para o setor da locação”, assinalou Duarte Nobre Guedes, defendendo que esta é “variável muito relevante para a competitividade da oferta e da qualidade do serviço”.
O “perfil do cliente atual, os seus hábitos de consumo”, assim como “o futuro da locação” foram outros dos temas em destaque na V Convenção Nacional da ARAC, que debateu o tema “Locação, Motor da Nova Mobilidade”, contou com a participação de cerca de 270 pessoas e um “destacado painel de oradores”.