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Hotel Verde Mar & SPA | Créditos: AçorSonho

Hotelaria

AçorSonho investe mais de 25M€ em novo hotel na Ribeira Grande

O futuro Hotel Areal e Mar vai contar com cerca de 100 quartos, prevendo-se que a sua inauguração tenha lugar entre 2028 e 2029. Focado no segmento familiar, o novo hotel vai contar com um investimento entre os 25 e os 30 milhões de euros.

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AçorSonho investe mais de 25M€ em novo hotel na Ribeira Grande

O futuro Hotel Areal e Mar vai contar com cerca de 100 quartos, prevendo-se que a sua inauguração tenha lugar entre 2028 e 2029. Focado no segmento familiar, o novo hotel vai contar com um investimento entre os 25 e os 30 milhões de euros.

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O grupo AçorSonho vai investir entre 25 e 30 milhões de euros num novo hotel de cinco estrelas em Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, nos Açores.

A informação foi confirmada pelo diretor do grupo AçorSonho, Vítor Câmara, ao Correio dos Açores, a quem avançou que a nova unidade hoteleira ficará situada junto ao Hotel Verde Mar & SPA sob a designação Hotel Areal e Mar.

O novo hotel vai contar com cerca de 100 quartos, quatro suites, um parque infantil, spa, piscina e ginásio, com um serviço centrado no segmento familiar.

Prevê-se que as obras de construção comecem entre o final do próximo ano de 2025 e o início de 2026. Já a inauguração deverá ter lugar entre 2028 e 2029.

Além deste hotel, o empresário deu ainda conta de que a construção do futuro Hotel Natura e Mar, localizado nas proximidades da Praia de Santa Bárbara, na Ribeira Grande, começa este ano. A expectativa é a de que este hotel possa ser inaugurado no início de 2027.

Atualmente o grupo AçorSonho conta com quatro empreendimentos na ilha de São Miguel, nos Açores: o Hotel Vale do Navio, nas Capelas; o Hotel Verde Mar & SPA, na Ribeira Grande; o Pedras do Mar Resort & Spa, nos Fenais da Luz; e os Apartamentos Turísticos Açorsonho, nas Capelas.

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Aviação

Bruxelas obriga Ryanair a devolver entre 13 e 14 M€

A Comissão Europeia ordenou a Ryanair e o aeroporto de Frankfurt-Hahn a devolver auxílios estatais considerados “incompatíveis”.

A Comissão Europeia (CE) ordenou a Ryanair a devolver entre 13 e 14 milhões de euros de auxílios estatais alemães incompatíveis concedidos à companhia aérea low cost irlandesa, incluindo juros.

Além da Ryanair, também o aeroporto de Frankfurt-Hahn se vê obrigado a devolver 1,25 milhões de euros, acrescidos de juros.

Por uma questão de princípio, as regras da UE em matéria de auxílios estatais exigem que os auxílios estatais incompatíveis sejam recuperados sem demora, a fim de eliminar a distorção da concorrência criada pelo auxílio.

Em outubro de 2018, a Comissão deu início a uma investigação aprofundada para avaliar se o financiamento público concedido pela Alemanha ao aeroporto de Frankfurt-Hahn e à Ryanair estava em conformidade com as regras da UE em matéria de auxílios estatais.

A investigação da Comissão abrangeu duas medidas a favor do aeroporto de Frankfurt-Hahn, nomeadamente: i) uma garantia concedida pelo Land da Renânia-Palatinado relativamente a uma venda de terrenos e ii) a devolução ao aeroporto de Frankfurt-Hahn de um terreno anteriormente adquirido pelo Land da Renânia-Palatinado sem que o aeroporto de Frankfurt-Hahn pagasse qualquer indemnização.

A Comissão investigou igualmente quatro medidas a favor da Ryanair, a saber: i) dois acordos de comercialização celebrados em 2005 e 2017 com o Land da Renânia-Palatinado, ii) três acordos de serviços aeroportuários celebrados em 2013, 2015 e 2016 com o aeroporto de Frankfurt-Hahn, iii) um apoio à formação e iv) o aluguer de uma escola de tripulantes e pilotos e de uma sala de manutenção.

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Hotelaria

Mercado nacional mantem queda no Algarve

O mercado nacional foi o que registou a maior descida de ocupação por quarto no Algarve em agosto, com uma quebra de 3,6 pontos percentuais (pp), face ao mesmo mês do ano anterior, seguido do francês, que caiu 0,5pp. O mesmo já tinha acontecido com o mercado nacional, em julho, com uma descida de 2,3 pp, segundo a AHETA.

A AHETA – Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve revela que, em agosto, os mercados que registaram maiores quebras face ao mês homólogo de 2023, foram o nacional (-3,6pp) e o francês (-0,5pp), enquanto as principais subidas, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, foram registadas pelos mercados alemão (+1,2pp), norte americano (+0,5pp) e neerlandês, com +0,4pp.

Os últimos dados da AHETA dão conta que, em agosto, as unidades de alojamento no Algarve registaram uma subida de 1,0% na taxa de ocupação quarto face ao mês homólogo de 2023, situando-se nos 89,3%, próximo do valor verificado no ano anterior (+0,8 pontos percentuais, +1,0%).

Fonte AHETA

No mês em análise, a estadia média na região foi de 4,8 noites, ou seja, 0,2 abaixo da verificada em agosto do ano anterior. No entanto, a AHETA realça que as estadias médias mais prolongadas foram as do mercado neerlandês, com 7,0 noites, e do irlandês, com 6,0.

 

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Destinos

Turismo continua a crescer no Dubai e Abu Dhabi

O Dubai recebeu 10,62 milhões de turistas até julho, mais 8% que em igual período de 2023. Já o vizinho Abu Dhabi registou 2,87 milhões de hóspedes em hotéis até junho.

O setor do turismo nos Estados Árabes Unidos (EAU) continua a registar um desempenho positivo nas chegadas de turistas internacionais e nas reservas de hotéis, na primeira metade de 2024.

De acordo com os dados disponibilizados, nos primeiros sete meses deste ano o Dubai recebeu 10,62 milhões de turistas, mais 8% que em igual período de 2023, enquanto o vizinho Abu Dhabi registou 2,87 milhões de hóspedes em hotéis até junho.

No caso do Dubai, o DET distribui os visitantes estrangeiros ao Dubai da seguinte forma: África (5%), América (7%), Australásia (2%), CEI e Europa de Leste (14%), região do Golfo (14%), Médio Oriente e Norte da África (14%), Nordeste e Sudeste da Ásia (10%), Sul da Ásia (17%) e Europa Ocidental (20%).

Até julho de 2024, o Dubai apresentava 825 unidades de alojamento, mais 12 que em igual período de 2023, dividindo-se entre 165 hotéis de 5 estrelas (52.766 quartos), 196 hotéis de 4 estrelas (43.592 quartos), 275 unidades de 1 a 3 estrelas (28.898 quartos), 80 hotéis/apartamentos deluxe ou superior (13.734 quartos), e 109 hotéis apartamentos standard (12.426 quartos).

Estes dados colocam a região em conformidade com a Estratégia de Turismo dos EAU para 2031, que visa atrair 100 mil milhões de AED (24,5 mil milhões de euros) em investimentos no turismo e aumentar a contribuição do setor para o Produto Interno Bruto (PIB) para 450 mil milhões de AED (110 mil milhões de euros) até 2031.

Em 2023, o setor do turismo contribuiu com 11,7% do PIB dos EAU, totalizando 220 mil milhões de AED (54 mil milhões de euros), e deverá aumentar para 12% ou 236 mil milhões de AED (58 mil milhões de euros) em 2024, de acordo com dados do World Travel & Tourism Council (WTTC).

De resto, o WTTC prevê que a contribuição do setor do turismo para o PIB dos EAU atinja cerca de 275,2 mil milhões de AED (68 mil milhões de euros) até 2034, apoiada pelas infraestruturas existentes no país, que incluem aeroportos e alojamentos, mas também atrações turísticas.

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Enoturismo

Na XII Lagarada Tradicional de Celeirós do Douro o convite é para pisa a pé e prova de vinhos

No âmbito da XII Lagarada Tradicional de Celeirós do Douro, no concelho de Sabrosa, que decorre nos dias 14 e 15 de setembro, o projeto de vinhos Vieira de Sousa abre as portas da adega da casa mãe, num convite à pisa a pé e prova de vinhos.

Em tempo de vindimas, a aldeia de Celeirós, no concelho de Sabrosa, fica em festa, acolhendo a comunidade local, mas também muitos dos que primam por visitar o Douro Vinhateiro nesta época do ano. Esta é também uma forma de celebrar o mês em que que foi Demarcada a Região do Douro e instituído o Dia do Vinho do Porto, ambos no dia 10 de setembro.

Com um animado programa de dia e meio, a iniciar-se às 15h00 de sábado e às 10h30 de domingo, um dos pontos alto é a “Entrada aos Lagares”, momento em que os visitantes são convidados a entrar nos tradicionais lagares de granito para pisarem as uvas a pé, imbuindo-se ainda mais do espírito do vinho. Assim, o convite da Vieira de Sousa é para estarem na adega, junto ao Largo da Capela, pelas 16h30, no sábado, ou pelas 18h30, no domingo. O acesso a todo o evento é de entrada livre, sendo a participação nesta atividade gratuita e sem inscrição obrigatória.

A adega Vieira de Sousa vai estar aberta entre as 15h00 e as 21h00, ao longo destes dois dias, a fim de dar a conhecer a história da família, produtora de vinho há cinco gerações, e deste projeto atualmente liderado por duas jovens mulheres. Os enófilos vão poder degustar alguns dos vinhos Douro e Porto do portefólio Vieira de Sousa.

 

 

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Meeting Industry

Festuris Gramado lança app oficial

A 36ª edição do Festival Internacional do Turismo de Gramado – Festuris, que ocorrerá de 7 a 10 de novembro, naquela cidade gaúcha, acaba de lançar o seu aplicativo oficial.

Com o objetivo de informar detalhes sobre o evento, o novo app Festuris 2024, que promete mais facilidades e interatividade para participantes e expositores, já está disponível para download, para os inscritos, na Apple Store e na Play Store.

Na plataforma é possível agendar reuniões, programar palestras de interesse e os compromissos para otimizar a presença dos profissionais no evento. Também é possível ter acesso ao mapa interativo, que possibilita uma melhor navegação pelos espaços, encontrando expositores e localizando experiências temáticas e as notificações em tempo real, recebendo atualizações instantâneas sobre atividades, sessões e novidades.

O aplicativo traz uma novidade, a captação de leads, ação que permite que expositores e participantes consigam ter acesso a informações pessoais presentes no QR code na plataforma e no crachá do utilizador. A plataforma chega atualizado, trazendo ainda mais facilidades e benefícios para participantes e expositores. Outro objetivo que o Festuris 2024 procura é a diminuição das impressões de todas essas informações, valorizando o lado ESG da feira. Através desta app é ainda possível interagir com outros utilizadores e postar conteúdos nas redes sociais.

O Festuris também possui um aplicativo específico para os segmentos Luxury, Business & Innovation e Wedding, com vista a auxiliar os agendamentos e os negócios.

 

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Meeting Industry

Congresso da APAVT repete tema da Inteligência Artificial

O tema da Inteligência Artificial (IA) volta a ser destaque, agora no 49º Congresso da APAVT, que terá lugar de 24 a 26 de outubro próximo em Huelva, após ampla discussão do assunto, e do seu impacto no setor das viagens e turismo, no último congresso da Associação que decorreu em finais de novembro do ano passado, no Porto.

Este ano, o congresso da APAVT vai contar com dois especialistas que irão partilhar as suas visões e experiências sobre a aplicação da IA no setor de viagens e turismo.

Assim, no dia 25 de outubro, pelas 10h00, Sérgio Ferreira, Partner e líder de Inteligência Artificial na EY Consulting, será o orador da sessão “IA – Uma jornada para todas as empresas”. A intervenção deste será na ótica de como a IA pode ser aplicada em diversas indústrias e o impacto transformador que pode gerar nas empresas.

Sérgio Ferreira traz mais de 20 anos de experiência em gestão e direção de projetos digitais, tendo trabalhado em setores como banca, seguros, retalho e telecomunicações. Atualmente, além de liderar a área de IA na EY, é Professor Convidado na Porto Business School e na Universidade Autónoma de Lisboa. A sua formação inclui um MBA pelo INDEG Business School, bem como certificações em tecnologias disruptivas e transformação digital, por instituições como Insead, Microsoft e IBM.

Exclusivamente para os agentes de viagens, no dia 26 à tarde, Natalia Rosa, CEO da Big Ambitions, regressa ao palco do congresso com a palestra “IA – Tudo o que temos hoje à disposição que não existia há 1 ano atrás!”. O objetivo é ajudar as empresas do setor a maximizar a eficiência operacional e explorar novas oportunidades com o uso de tecnologias emergentes.

Com uma vasta experiência na organização de masterclasses sobre IA, Natalia Rosa lidera uma das principais empresas de comunicação e marketing para o setor de turismo na África do Sul e é reconhecida pelo seu papel inovador na aplicação da IA no turismo.

 

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Tecnologia

HiJiffy celebra parceria com a Booking.com

A HiJiffy e a Booking.com estabeleceram uma parceria com uma nova integração, que permite aos hoteleiros responder a perguntas dos hóspedes provenientes da Booking.com diretamente na consola da HiJiffy.

A tecnologia conta com apoio de Inteligência Artificial (IA) e permite aos hotéis centralizarem todas as mensagens relacionadas com reservas provenientes da Booking.com. Contudo, nesta primeira fase, a HiJiffy alerta que estas comunicações não permitem pedidos estruturados como check-in e check-out, alterações de dados, cancelamento, estacionamento e preferências de cama.

Outra das vantagens desta integração referidas pela HiJiffy passa pela promoção de comunicações proativas, com os hotéis a poderem iniciar conversas com os hóspedes “desde o momento da reserva até sete dias após o check-out“, como a empresa enfatiza em nota de imprensa. Refere ainda que “de acordo com as diretrizes da Booking.com, os hóspedes podem contactar o hotel até 66 dias após a sua partida, e os hotéis dispõem de mais 14 dias para responder, garantindo um suporte completo também no pós-estadia”.

A integração de IA nesta parceria permite aos agentes “traduzir, expandir, encurtar, reescrever, alterar o tom e verificar a gramática das suas mensagens antes de responder”, além de possibilitar a utilização de modelos de mensagens predefinidas guardadas.

“A integração foi concebida para permitir que os hotéis interajam diretamente com os hóspedes através de campanhas direcionadas, melhorando a eficácia da comunicação. Além disso, facilita uma transição da comunicação da Booking.com para o WhatsApp, oferecendo uma plataforma mais conveniente e familiar para os hóspedes”, explica a HiJiffy.

A primeira fase desta integração não permite, por enquanto, respostas automáticas a “Perguntas Frequentes” (FAQ’s, na sua sigla em inglês). No entanto, o objetivo da empresa tecnológica passa por criar uma segunda fase desta integração, ativando a IA para responder automaticamente às perguntas dos hóspedes, incluindo pedidos estruturados.

O novo canal de comunicação já está disponível, tanto para os atuais clientes da HiJiffy, como novos. Em breve, a HiJiffy pretende adicionar outras OTAs à sua solução.

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Enoturismo

A arte de vindimar ao sabor do Alentejo na Casa Relvas

Durante o mês de setembro, a Herdade de São Miguel abre as portas e convida a fazer parte da equipa da Casa Relvas, participando na vindima, e vivendo toda a cultura e tradição do vinho e da vinha no Alentejo, desde a uva até ao copo.

Até ao final do mês de setembro, às terças, quintas, sextas e sábados, as vindimas da Casa Relvas contam com a participação dos amantes do vinho e curiosos pela vinha. Quem quiser fazer parte da equipa da Casa Relvas, vestindo a camisola por um dia, basta inscrever-se no Programa de Vindimas 2024. A iniciativa realiza-se na Herdade de São Miguel, em Redondo, Alentejo, e promete proporcionar, um dia bem passado, no coração do Alentejo.

Viver as vindimas na Casa Relvas, é viver a cultura e tradição do vinho e da vinha no Alentejo, e conhecer de perto esta arte ancestral. O programa começa pelas 11h00 com a vindima manual, num ambiente descontraído, onde se aprende a tratar de cada cacho com a nobreza própria deste fruto da terra. No passeio pela vinha, fala-se do terroir, do clima, e da vinha em si, e identificam-se as castas pelas quais se vai passando. Segue-se a sempre divertida e tradicional pisa à pé no lagar.

A iniciativa, que tem uma duração aproximada de cinco horas, termina com uma prova de vinhos, ou com um almoço com pratos típicos da região, harmonizado com vinhos da Casa Relvas.

O valor do programa é de 70 euros por pessoa, sem almoço, e de 110 euros por pessoa, com almoço, e inclui a oferta de um ‘kit vindimas’, que inclui uma t-shirt e um chapéu, para que todos possam ‘vestir a camisola’.

 

 

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NEST lança programa de pré-incubação para o turismo

O NEST Portugal – Centro de Inovação do Turismo está a promover um programa de pré-incubação para o turismo, com um grupo de mentores especializados na área do empreendedorismo: o iGNITE by Nest.

A iniciativa tem como objetivo impulsionar ideias focadas na procura de soluções para o futuro do turismo, visando descobrir jovens talentos no meio académico e empreendedor, que, em conjunto com as sessões de mentoria, possam dar resposta aos desafios do turismo.

Constituído por quatro etapas, e com uma duração de oito semanas, a participação nesta iniciativa permite a capacitação para futuros programas de ideação e pré-aceleração, promovidos pelo FIT – Fostering Innovetion in Tourism, do Turismo de Portugal, garantindo um maior conhecimento das ferramentas necessárias para transformar ideias em negócios de sucesso.

Com uma jornada de pré-incubação de 6 semanas, o programa congrega ainda a capacitação com formadores experientes na fase inicial de pré-arranque; a mentoria com profissionais de empresas e startups que são uma referência no setor; e visitas temáticas a espaços inovadores e disruptivos para o turismo.

O pitch final está agendado para o CIBT Estoril, a 28 novembro 2024.

As candidaturas para o iGNITE by Nest estão abertas até 30 setembro 2024 e podem ser realizadas através do site do programa.

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