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CEO da TAP declara-se otimista para o verão e resultados do 2.º trimestre

À margem da 27.ª conferência mundial da Air Transport Research Society, Luís Rodrigues disse esperar que o segundo trimestre da TAP seja “muito melhor do que o primeiro” e mostrou-se também otimista de que a operação de verão nos aeroportos nacionais decorra sem problemas.

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À margem da 27.ª conferência mundial da Air Transport Research Society, Luís Rodrigues disse esperar que o segundo trimestre da TAP seja “muito melhor do que o primeiro” e mostrou-se também otimista de que a operação de verão nos aeroportos nacionais decorra sem problemas.

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O CEO da TAP, Luís Rodrigues, mostrou-se esta terça-feira, 2 de julho, otimista em relação aos resultados da companhia aérea no segundo trimestre do ano, assim como em relação ao verão, esperando que a operação nos aeroportos nacionais decorra “o mais tranquilamente possível”.

Em declarações aos jornalistas à margem da 27.ª conferência mundial da Air Transport Research Society, que decorreu em Lisboa, Luís Rodrigues disse esperar que o segundo trimestre da TAP seja “muito melhor do que o primeiro”.

Segundo a Lusa, o CEO da TAP não quis, no entanto, adiantar mais pormenores sobre os resultados que a companhia aérea deverá apresentar em relação ao segundo trimestre de 2024, remetendo mais informações para o “devido tempo”.

Recorde-se que, nos três primeiros meses de 2024, a TAP apresentou um prejuízo de 71,9 milhões de euros, resultado que representou um agravamento face ao resultado líquido negativo de 57,4 milhões registados no mesmo período do ano passado.

Luís Rodrigues mostrou-se ainda otimista em relação à operação de verão nos aeroportos nacionais, afirmando que espera que esta decorra sem problemas, “dentro dos constrangimentos” que existem no aeroporto de Lisboa.

O CEO da TAP foi ainda questionado sobre o processo de privatização da companhia aérea nacional e, apesar de frisar que não tem de falar com o Governo sobre este processo, garantiu que a transportadora “está preparada para qualquer cenário”.

“O senhor ministro das Infraestruturas tornou público há pouco tempo que em setembro haveria novidades sobre a TAP”, acrescentou ainda o CEO da TAP.

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Transportes em queda provocam descida na constituição de novas empresas no 1.º semestre

Nos primeiros seis meses do ano, o número de empresas constituídas desceu 3,0%, num total de 27 263 novas empresas, com o setor dos Transportes a liderar a descida verificada.

O setor dos Transportes foi o grande responsável pela descida verificada na constituição de novas empresas no primeiro semestre do ano, apurou o relatório Business by Data da Informa D&B.

De acordo com esta pesquisa, divulgada esta sexta-feira, 5 de julho, nos primeiros seis meses do ano o número de empresas constituídas desceu 3,0%, num total de 27 263 novas empresas, com o setor dos Transportes a liderar a descida verificada.

“Depois do aumento acentuado nos últimos anos, a atividade do Transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros cai pelo 7º mês consecutivo, sendo responsável por grande parte da descida do semestre (-899; -32% constituições de empresas)”, lê-se na informação divulgada.

Tal como os Transportes, também o setor das Atividades imobiliárias está em queda há quatro semestres consecutivos, “com menos 179 constituições de empresas (-6,7% constituições) do que no período homólogo”.

Em sentido contrário encontra-se a Construção de edifícios (residenciais e não residenciais), que foi “a atividade com o maior número de constituições de novas empresas no semestre (2 049 constituições de empresas), registando igualmente o maior crescimento face ao semestre homologo (+188; +10% constituições de empresas)”.

“Além da Construção (+258; +8,3% constituições), os setores dos Serviços gerais (+118; +3,0% constituições), Tecnologias da informação e comunicação (+85; +5,1% constituições) e Retalho (+77; +3,1% constituições) contrariam também a tendência geral e registam um aumento no número de constituições de empresas”, refere ainda o comunicado da Informa D&B.

Insolvências aumentam e Transportes lideram encerramentos

Nos primeiros seis meses do ano, também o número de insolvências aumentou, subindo 11% face ao primeiro semestre do ano anterior, num total de 1 074, o que representa um aumento de 110 processos de insolvência.

“Este aumento não é transversal a todos os setores, estando maioritariamente concentrado nas Indústrias de Têxtil e Moda. No acumulado do semestre, este subsetor registou 196 empresas em insolvência (+110; +128% processos de insolvência)”, explica a Informa D&B.

Já os encerramentos desceram 5,3% no primeiro semestre do ano, num total de 6 022 empresas, mas subiram no acumulado dos últimos 12 meses, num aumento de 0,9% ou mais 137 encerramentos face aos 12 meses anteriores, atingindo um total de 15 020 empresas.

No caso dos encerramentos, o destaque volta a ir para o setor dos Transportes, com a atividade de Transporte Ocasional de Passageiros a liderar nesta indicar, com um aumento de 41% face aos 12 meses anteriores.

“A atividade do Transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros é, também nos encerramentos, a principal responsável pelo aumento dos últimos 12 meses, registando neste período 477 encerramentos, o que corresponde a um aumento de 41% face aos 12 meses anteriores (+139 encerramentos)”, refere a Informa D&B.

Nos restantes setores e também nos últimos 12 meses, destaca-se o aumento do número de encerramentos de empresas nos Serviços empresariais (+9,0%; +192 encerramentos) e no Alojamento e restauração (+4,7%; +78 encerramentos).

 

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Valladolid recebe 6ª edição da FINE entre 5 e 6 de março de 2025

A 6ª Edição da FINE – Feira Internacional de Enoturismo vai decorrer entre 5 e 6 de março de 2025, com o certame a regressar à cidade espanhola de Valladolid

A 6ª Edição da FINE – Feira Internacional de Enoturismo vai decorrer entre 5 e 6 de março de 2025, com o certame a regressar à cidade espanhola de Valladolid, informou a Feria de Valladolid, em comunicado.

Dirigida exclusivamente a profissionais, a FINE oferece aos participantes a “oportunidade de participar num mercado internacional onde se encontram adegas emblemáticas, hotéis e rotas do vinho para apresentar os seus produtos, propostas e inovações para a temporada de 2025”, indica a organização do certame.

Durante a FINE, volta a decorrer um mercado de contratação, que no ano passado contou com a participação de 140 adegas, rotas e hotéis e 84 compradores que operam em 23 países.

A agenda do FINE inclui ainda um programa de conferências, mesas redondas e workshops em que especialistas mundiais analisam as tendências do enoturismo.

Mais informações aqui.

 

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Edição Digital: Os vencedores dos Portugal Travel Awards 2024 são destaque na 1515 do Publituris

Os vencedores dos Portugal Travel Awards 2024 são, naturalmente, o grande destaque da primeira edição de julho do Publituris. Mas há mais: Brasil, África do Sul, Lufthansa LGSP, BAE Ventures e um dossier dedicado ao Enoturismo.

A primeira edição do mês de julho do jornal Publituris faz, naturalmente, capa com os vencedores dos Portugal Travel Awards 2024, conhecidos a 4 de julho, no Pestana Douro Riverside, no Porto.

Nesta 19.ª edição dos Portugal Travel Awards o jornal Publituris distingui:

Melhor Companhia de Aviação – TAP Air Portugal

Melhor Companhia de Aviação Lowcost – easyJet

Melhor Rent-a-Car – Europcar

Melhor Operador Turístico – Solférias

Melhor Rede de Agências de Viagens – Agência Abreu

Melhor Companhia de Cruzeiros – MSC Cruzeiros

Melhor Cadeia Hoteleira – Vila Galé Hotéis

Melhor Hotel Cinco Estrelas – Torel Avantagarde

Melhor Hotel Quatro Estrelas – Octant Hotels Furnas

Melhor Hotel Resort – Monchique Resort & Spa

Melhor Boutique Hotel – Pestana Fisherman

Melhor Hotel de Cidade – Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel

Melhor Hotel MICE – Meliá Ria Hotel & Spa

Melhor Hotel de Praia – EPIC Sana Algarve Hotel

Melhor Turismo Rural – Herdade da Matinha

Melhor Enoturismo – Torre de Palma Wine Hotel

Melhor Campo de Golfe – Oitavos Dunes – Cascais

Melhor Parque Temático e Diversões – Zoomarine

Melhor Empresa de Animação Turística – Picos de Aventura

Melhor Marina – Marina de Vilamoura

Melhor Destino Internacional – Dubai

Melhor Região de Turismo Nacional – Açores

Prémio “Belmiro Santos” – Raul Martins (*atribuído diretamente pela redação do Publituris)

 

Os temas da edição 1515 do jornal Publituris não se esgotam, contudo, com os vencedores dos Publituris Portugal Travel Awards 2024.

Nos “Destinos” desta edição, damos a conhecer Maceió e Porto Galinha, para onde o Publituris viajou a convite da Soltrópico. Umas férias nestes dois destinos é um convite para sentir os pés na areia e o sol no corpo. Já foram destinos turísticos no Brasil preferidos dos portugueses para férias durante todo o ano, hoje mais esfriados, mas o sentimento dos dois lados do Atlântico é que tudo vai voltar a ser como antes e até crescer, porque o destino está lá, cheio de atrativos, com uma oferta hoteleira de nível internacional e de serviços turísticos cada vez melhor e mais moderna.

Já nas “Viagens”, por altura da Africa’s Travel Indaba, fomos conhecer, a convite do Turismo da África do Sul, a província de Noroeste, uma autêntica preciosidade na oferta turística deste país, que conta com paisagens únicas e uma cultura inigualável, e onde nos sentimos como se estivéssemos numa qualquer ligação em direto para o canal National Geographic.

Nos “Transportes”, entrevistámos Paulo Geisler, CEO da Lufthansa Ground Services Portugal (LGSP). Criada em 2011 para dar apoio às companhias aéreas do Grupo Lufthansa em terra, a LGSP tornou-se num polo de inovação que dá atualmente resposta a muitas das necessidades diárias da operação aeroportuária e muitas das vezes de forma remota, colocando a cidade do Porto no centro de um negócio que continua a crescer, e que vai apresentar novidades, com o objetivo de passar a disponibilizar serviços a terceiros.

“Walk the Talk: AI in Hospitality and Travel 2024-2026”, que se realiza em Lisboa, é o “kick-off” para mais 23 eventos que a BAE Ventures irá realizar em todo o mundo focado no setor do turismo. Por isso, para a “Tecnologia”, falámos com Henrique Veiga, CEO da BAE Ventures. Considerando que “estamos ainda no início” desta “nova era” digital com a Inteligência Artificial, Henrique Veiga admite estamos em tempos “comparáveis ao aparecimento da internet, e que vai mudar profundamente o mundo tal como o conhecemos”.

No “Dossier” desta edição, destaque para o Enoturismo. O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, declarou ao Publituris que “enoturismo é um produto de grande afirmação” de Portugal, e que é ambição do nosso país tornar-se “um caso de excelência a nível mundial”. O enoturismo é, hoje, um dos 22 produtos turísticos que compõem as marcas de promoção do turismo português, presente em 25 mercados, considerados “maduros, competitivos e capazes de gerar novos negócios, nomeadamente, no que diz respeito ao alargamento a novos mercados”.

Para completar este dossier e o tema do Enoturismo, entrevistámos ainda o presidente da Entidade Regional do Alentejo e Ribatejo, José Santos; a coordenadora da Rota dos Vinhos do Alentejo, Maria Teresa Chicau; e damos a conhecer algumas das propostas de norte a sul do país.

Nesta edição do Publituris, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor); Ana Jacinto (AHRESP); João Caldeira Heitor (ISG); Amaro F. Correia (Atlântico Business School); e Joaquim Robalo de Almeida (ARAC).

Leia aqui a edição.

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Os vencedores dos Portugal Travel Awards 2024 são destaque na edição 1515 do Publituris

Os vencedores dos Portugal Travel Awards 2024 são, naturalmente, o grande destaque da primeira edição de julho do Publituris. Mas há mais: Brasil, África do Sul, Lufthansa LGSP, BAE Ventures e um dossier dedicado ao Enoturismo.

A primeira edição do mês de julho do jornal Publituris faz, naturalmente, capa com os vencedores dos Portugal Travel Awards 2024, conhecidos a 4 de julho, no Pestana Douro Riverside, no Porto.

Nesta 19.ª edição dos Portugal Travel Awards o jornal Publituris distingui:

Melhor Companhia de Aviação – TAP Air Portugal

Melhor Companhia de Aviação Lowcost – easyJet

Melhor Rent-a-Car – Europcar

Melhor Operador Turístico – Solférias

Melhor Rede de Agências de Viagens – Agência Abreu

Melhor Companhia de Cruzeiros – MSC Cruzeiros

Melhor Cadeia Hoteleira – Vila Galé Hotéis

Melhor Hotel Cinco Estrelas – Torel Avantagarde

Melhor Hotel Quatro Estrelas – Octant Hotels Furnas

Melhor Hotel Resort – Monchique Resort & Spa

Melhor Boutique Hotel – Pestana Fisherman

Melhor Hotel de Cidade – Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel

Melhor Hotel MICE – Meliá Ria Hotel & Spa

Melhor Hotel de Praia – EPIC Sana Algarve Hotel

Melhor Turismo Rural – Herdade da Matinha

Melhor Enoturismo – Torre de Palma Wine Hotel

Melhor Campo de Golfe – Oitavos Dunes – Cascais

Melhor Parque Temático e Diversões – Zoomarine

Melhor Empresa de Animação Turística – Picos de Aventura

Melhor Marina – Marina de Vilamoura

Melhor Destino Internacional – Dubai

Melhor Região de Turismo Nacional – Açores

Prémio “Belmiro Santos” – Raul Martins (*atribuído diretamente pela redação do Publituris)

Os temas da edição 1515 do jornal Publituris não se esgotam, contudo, com os vencedores dos Publituris Portugal Travel Awards 2024.

Nos “Destinos” desta edição, damos a conhecer Maceió e Porto Galinha, para onde o Publituris viajou a convite da Soltrópico. Umas férias nestes dois destinos é um convite para sentir os pés na areia e o sol no corpo. Já foram destinos turísticos no Brasil preferidos dos portugueses para férias durante todo o ano, hoje mais esfriados, mas o sentimento dos dois lados do Atlântico é que tudo vai voltar a ser como antes e até crescer, porque o destino está lá, cheio de atrativos, com uma oferta hoteleira de nível internacional e de serviços turísticos cada vez melhor e mais moderna.

Já nas “Viagens”, por altura da Africa’s Travel Indaba, fomos conhecer, a convite do Turismo da África do Sul, a província de Noroeste, uma autêntica preciosidade na oferta turística deste país, que conta com paisagens únicas e uma cultura inigualável, e onde nos sentimos como se estivéssemos numa qualquer ligação em direto para o canal National Geographic.

Nos “Transportes”, entrevistámos Paulo Geisler, CEO da Lufthansa Ground Services Portugal (LGSP). Criada em 2011 para dar apoio às companhias aéreas do Grupo Lufthansa em terra, a LGSP tornou-se num polo de inovação que dá atualmente resposta a muitas das necessidades diárias da operação aeroportuária e muitas das vezes de forma remota, colocando a cidade do Porto no centro de um negócio que continua a crescer, e que vai apresentar novidades, com o objetivo de passar a disponibilizar serviços a terceiros.

“Walk the Talk: AI in Hospitality and Travel 2024-2026”, que se realiza em Lisboa, é o “kick-off” para mais 23 eventos que a BAE Ventures irá realizar em todo o mundo focado no setor do turismo. Por isso, para a “Tecnologia”, falámos com Henrique Veiga, CEO da BAE Ventures. Considerando que “estamos ainda no início” desta “nova era” digital com a Inteligência Artificial, Henrique Veiga admite estamos em tempos “comparáveis ao aparecimento da internet, e que vai mudar profundamente o mundo tal como o conhecemos”.

No “Dossier” desta edição, destaque para o Enoturismo. O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, declarou ao Publituris que “enoturismo é um produto de grande afirmação” de Portugal, e que é ambição do nosso país tornar-se “um caso de excelência a nível mundial”. O enoturismo é, hoje, um dos 22 produtos turísticos que compõem as marcas de promoção do turismo português, presente em 25 mercados, considerados “maduros, competitivos e capazes de gerar novos negócios, nomeadamente, no que diz respeito ao alargamento a novos mercados”.

Para completar este dossier e o tema do Enoturismo, entrevistámos ainda o presidente da Entidade Regional do Alentejo e Ribatejo, José Santos; a coordenadora da Rota dos Vinhos do Alentejo, Maria Teresa Chicau; e damos a conhecer algumas das propostas de norte a sul do país.

Nesta edição do Publituris, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor); Ana Jacinto (AHRESP); João Caldeira Heitor (ISG); Amaro F. Correia (Atlântico Business School); e Joaquim Robalo de Almeida (ARAC).

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Tailândia cresce 35% em visitantes internacionais até 30 de junho

O governo tailandês pretende receber 36,7 milhões de visitantes estrangeiros em 2024, aproximando-se do recorde de quase 40 milhões de turistas internacionais em 2019, antes da pandemia.

Entre janeiro e 30 de junho, a Tailândia recebeu um total de 17,5 milhões de visitantes, número que traduz um aumento de 35% face ao ano passado, segundo o ministro do Turismo e Desporto da Tailândia, Sermsak Pongpanich.

De acordo com o portal NationThailand, os mais de 17,5 milhões de turistas internacionais que a Tailândia recebeu desde o início do ano geraram receitas de cerca de 21 mil milhões de euros no país.

Por mercados, o destaque foi para a China, que voltou a ser o principal mercado internacional emissor de turistas para a Tailândia, com perto de 3,5 milhões de turistas, seguindo-se a Malásia com outros cerca de 2,5 milhões de turistas e a Coreia do Sul, que contabilizou cerca de 935 mil turistas.

A Rússia (920.989), o Laos (618.782), Taiwan (533.280), os Estados Unidos (507.251), o Vietname (501.895) e o Reino Unido (485.093) são os restantes mercados internacionais que maior número de turistas enviaram para a Tailândia até 30 de junho.

Segundo o governante tailandês, o início das férias de verão na Europa e as celebrações do orgulho gay, em junho, ajudam a explicar o forte incremente de turistas externos que o país tem vivido nos últimos meses.

Além disso, também a isenção de vistos para turistas da China, Índia, Taiwan e Cazaquistão, juntamente com o aumento dos voos para estes países, ajudaram a aumentar a facilidade de viajar para a Tailândia e atraíram potenciais visitantes.

Recorde-se que o governo tailandês pretende receber 36,7 milhões de visitantes estrangeiros em 2024, aproximando-se do recorde de quase 40 milhões que visitaram o país em 2019, antes da pandemia.

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Air France estima perda de 180M€ devido a Jogos Olímpicos de Paris

A existência de multidões em Paris, assim como um expectável aumento de preços nos hotéis e restaurantes da capital francesa durante os Jogos Olímpicos de 2024, estão a afastar os turistas da cidade e a ditar uma perda de receita para a Air France.

A Air France estima uma perda de 180 milhões de euros devido aos Jogos Olímpicos de Paris 2024, competição desportiva que arranca a 26 de julho na capital francesa e que está a afastar os turistas da cidade de Paris e do país.

Segundo a EuroNews, a Air France está a assistir a uma diminuição das reservas aéreas para o período dos Jogos Olímpicos de 2024, uma vez que os turistas estão a adiar as suas viagens, já que se espera que, durante o decorrer da competição, além de grandes multidões, também os hotéis e restaurantes da capital francesa aumentem os preços.

A EuroNews diz que as reservas da Air France para Paris estão “significativamente mais baixas do que outras principais cidades europeias”, chegando mesmo a serem “decepcionantes” durante o decorrer dos Jogos Olímpicos.

Por isso, entre junho e agosto, a Air France estima que as vendas do grupo caiam entre 160 e 180 milhões de euros, uma vez que os mercados internacionais, assim como os turistas franceses, estão a evitar as viagens para Paris.

“Os mercados internacionais estão a evitar significativamente Paris. As viagens entre a cidade e outros destinos também estão abaixo da média habitual de junho-agosto, já que os residentes em França parecem estar a adiar as suas férias para depois dos Jogos Olímpicos ou a considerar planos de viagem alternativos”, indica a Air France, num comunicado divulgado pela EuroNews.

A Air France diz, no entanto, esperar que “as viagens de e para França se normalizem após os Jogos Olímpicos, com níveis encorajadores de procura projetados para o final de agosto e o mês de setembro”.

Recorde-se que as previsões da Air France têm vindo a ser alteradas à medida que a data de arranque dos Jogos Olímpicos de Paris se aproxima, uma vez que, no início de junho, a companhia aérea ainda se mostrava otimista quanto ao número de reservas para esse período, esperando mesmo que a procura de verão de 2024 regressasse aos níveis pré-pandemia.

Além dos Jogos Olímpicos de Paris, também as eleições em França parecem estar a ter impacto na procura por viagens aéreas, com a EuroNews a revelar que a turbulência causada pelo ato eleitoral também está a ser apontada como uma das razões pelas quais os visitantes planeiam manter-se afastados de Paris.

Recorde-se que a segunda volta das eleições francesas está marcada para este domingo, 7 de julho, o que poderá voltar a ditar novos protestos e motins após os resultados finais das eleições, o que também tem diminuído as esperanças de um bom desempenho turístico da capital francesa.

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Conheça os vencedores dos Publituris Portugal Travel Awards 2024

O Publituris entregou esta noite, 4 de julho, os prémios aos 23 vencedores dos Portugal Travel Awards 2024. O Prémio “Belmiro Santos” distinguiu a carreira de Raul Martins.

Os 177 nomeados dos Publituris Portugal Travel Awards 2024 resultaram em 22 vencedores, havendo ainda lugar à entrega do Prémio “Belmiro Santos”.

Os candidatos vencedores nas 22 categorias foram conhecidos esta noite, 4 de julho, num evento realizado no Pestana Douro Riverside, no Porto, e contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado; presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade; vice-presidente-executiva da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Cristina Siza Vieira; presidente da APECATE, António Marques Vidal; secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto; quatro presidentes das ERT, Luís Pedro Martins (Porto e Norte), Carla Salsinha (Lisboa), José Santos (Ribatejo e Alentejo) e André Gomes (Algarve); vereadora do Turismo e Internacionalização da Câmara Municipal do Porto, Catarina Santos Cunha; secretário-geral da ARAC, Joaquim Robalo de Almeida, entre as mais de 400 pessoas que marcaram presença.

Os vencedores da 19.ª edição dos Publituris Portugal Travel Awards foram:

Melhor Companhia de Aviação – TAP Air Portugal

Melhor Companhia de Aviação Lowcost – easyJet

Melhor Rent-a-Car – Europcar

Melhor Operador Turístico – Solférias

Melhor Rede de Agências de Viagens – Agência Abreu

Melhor Companhia de Cruzeiros – MSC Cruzeiros

Melhor Cadeia Hoteleira – Vila Galé Hotéis

Melhor Hotel Cinco Estrelas – Torel Avantagarde

Melhor Hotel Quatro Estrelas – Octant Hotels Furnas

Melhor Hotel Resort – Monchique Resort & Spa

Melhor Boutique Hotel – Pestana Fisherman

Melhor Hotel de Cidade – Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel

Melhor Hotel MICE – Meliá Ria Hotel & Spa

Melhor Hotel de Praia – EPIC Sana Algarve Hotel

Melhor Turismo Rural – Herdade da Matinha

Melhor Enoturismo – Torre de Palma Wine Hotel

Melhor Campo de Golfe – Oitavos Dunes – Cascais

Melhor Parque Temático e Diversões – Zoomarine

Melhor Empresa de Animação Turística – Picos de Aventura

Melhor Marina – Marina de Vilamoura

Melhor Destino Internacional – Dubai

Melhor Região de Turismo Nacional – Açores

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Posto de Turismo de Odemira reabre em nova localização

O Posto de Turismo de Odemira reabriu ao público com nova localização, num espaço moderno, apelativo e interativo, com acesso Wi-Fi. As novas instalações situam-se agora na Zona Ribeirinha de Odemira, mais propriamente, na Travessa da Quinta da Estrela, nº 3, de terça-feira a sábado, no horário 09h00/13h00 e 14h00/17h00.

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Com o objetivo de prestar um melhor serviço de atendimento e potenciar a oferta turística do concelho, o município decidiu promover a relocalização do Posto de Turismo de Odemira para novas instalações na Zona Ribeirinha. O Posto de Turismo de Odemira funciona agora na Travessa da Quinta da Estrela, nº 3, de terça-feira a sábado, no horário 09h00/13h00 e 14h00/17h00, e com os contactos 283 320 986 / [email protected].

A reconfiguração do Posto de Turismo de Odemira segue a linha de investimentos municipais que incidiram na construção do novo Posto de Turismo do Almograve, remodelação dos espaços de Zambujeira do Mar e Vila Nova de Milfontes e reabertura do Posto de Turismo de Santa Clara-a-Velha, numa estratégia de valorização do território e de qualificação dos serviços turísticos, com vista à afirmação de Odemira como destino de qualidade.

Aproveitando a época alta de verão, a abertura do novo Posto de Turismo aconteceu esta terça-feira, dia 2 de julho, assinalada com a visita do presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro, e membros do executivo.

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Soltour arranca com as operações para Albânia, Saïdia e Djerba

Até setembro, o operador turístico terá voos charter de Lisboa e do Porto, para Albânia, Saïdia e Djerba. A Soltour apostou num catálogo diversificado de destinos, procurando oferecer às agências de viagens uma maior diferenciação e um maior valor acrescentado.

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A Soltour marca o início de uma nova temporada de verão com o arranque de três importantes operações do seu catálogo. Os voos inaugurais para a Albânia e Saïdia, a partir de Lisboa e do Porto, e para Djerba, a partir do Porto, representam uma forte aposta do operador turístico, que irá operar até setembro para estes três destinos.

“Este ano, voltámos a apostar numa programação diversificada e abrangente, com o objetivo de disponibilizar às agências de viagens produtos apelativos, confiáveis e que se diferenciem junto dos consumidores”, refere Luís Santos, diretor Comercial da Soltour para Portugal e Espanha”, que destaca que “Albânia, Saïdia e Djerba oferecem experiências diferentes, mas com elementos em comum, como a forte componente de sol e praia. No entanto, há muito mais para descobrir: cultura, natureza, biodiversidade e paisagens únicas”, assegura.

No dia 23 de junho partiram os primeiros voos do operador para a Albânia e para Saïdia, a partir de Lisboa e do Porto, esta quinta-feira começou a operação de Djerba, na Tunísia, à saída do Porto.

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Cabo Verde quer posicionar-se como plataforma no turismo e no hub aéreo

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, afirmou que o país tem “elevado potencial” para se posicionar como plataforma no turismo, no hub aéreo, na praça financeira e na economia digital, oferecendo bens e serviços para África e ao resto do mundo.

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Ulisses Correia e Silva fez essas observações na cerimónia de abertura do fórum “Cabo Verde Investment Forum 2024 Boston (CVI F2024 Boston)”, organizado pela Cabo Verde TradeInvest (CVTI), que reuniu parceiros internacionais, decisores, empreendedores e executivos.

“A localização e a proximidade geopolítica na Tri África, Europa e Estados Unidos da América são fatores relevantes de Cabo Verde”, disse, citado pela Inforpress, apontando a ligação do país com a União Europeia, com a construção desde 1998, de uma economia baseada na ligação escudo cabo-verdiano ao euro.

Mencionou ainda, de acordo com a mesma fonte, face à localização estratégica, a ligação do país com a comunidade da CEDEAO, um espaço de intervenção regional de Cabo Verde em África, assim como a ligação à Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, um espaço de confluência linguística com forte potencial de crescimento económico.

Cabo Verde como um pequeno país, realçou o chefe do Governo, “está consciente que a sua pequenez no mercado interno pode e deve ser ultrapassada com atração e investimento direto com a diáspora, com condições atrativas de financiamento externo para o estado e as empresas e com acesso ao mercado externo para exportação de bens e serviços com valor acrescentado nacional incluindo o turismo”.

Neste sentido, conforme avançou a Inforpress, o chefe do governo defendeu que Cabo Verde está aberto ao mundo e que o objetivo é reforçar a inserção do país em espaços dinâmicos que permitam o acesso e atração de investimento marcados pela tecnologia, conhecimento e segurança, visando acelerar o crescimento económico e assegurar a sustentabilidade.

“Um outro objetivo estratégico é tornar Cabo Verde mais resiliente e menos exposto a choques externos económicos, ambientais, climáticos e pandémicos e reduzir os riscos. A alta prioridade do Governo é a implementação de políticas governativas e investimentos aéreos, conectividades aéreas e marítima, transição energética, estratégica de água, ação climática e saúde”, apontou.

Ainda durante o evento, o primeiro-ministro destacou que o turismo continuará a desenvolver-se como o setor mais dinâmico do país, alegando a existência de um aumento da procura externa e salientado que o desafio é aumentar as ofertas e criar condições para responder à procura crescente a partir do mês de outubro com os voos low cost e easyJet.

Neste sentido apontou a necessidade de trazer turistas norte-americanos a Cabo Verde e anunciou que até ao final do ano a companhia aérea cabo-verdiana irá retomar voos para os EUA, apesar de apelar a uma maior cooperação com as companhias aéreas norte-americanas para atrair os turistas americanos

No seu discurso, Ulisses Correia e Silva fez um retrato do país exposto a graves crises durante a covid-19 e a invasão da Rússia à Ucrânia. “O turismo teve uma forte quebra em 2020 e 2021, mas recuperamos no ano passado, registamos mais de um milhão de turistas e as perspetivas para este ano são boas”, disse.

Para o chefe do executivo, de acordo ainda com a notícia da Inforpress, o bom desempenho do país inspira confiança, pelo que só tem a oferecer aos investidores estabilidade macroeconómica, estabilidade política e social, boa governança e instituições que funcionam com base na lei, baixo nível de corrupção, elevado nível de liberdade económica e bons incentivos ao investimento.

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