Reclamações dirigidas ao setor do turismo aumentam 30% no 1º semestre
Mais de 2.500 reclamações foram dirigidas ao setor do turismo no primeiro semestre deste ano, correspondendo a um aumento de 30% face a 2023. Cobrança indevida, problemas com reembolsos e cancelamentos, a qualidade da hospedagem/serviço e falta de apoio ao cliente constam das principais queixas. eDreams, TAP e Ryanair são as entidades mais visadas.
Publituris
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Antes das férias, o Portal da Queixa, que recomenda aos consumidores a pesquisa do Índice de Satisfação das marcas para evitar problemas e reclamações, e efetuou uma análise para aferir quais os principais problemas que estão a assolar, este ano, o setor do turismo.
Segundo os dados analisados no primeiro semestre, a categoria hotéis, viagens e turismo foi alvo de 2582 reclamações, um crescimento na ordem dos 30%, em comparação com o mesmo período de 2023, onde se observaram 1997 queixas.
Os principais motivos relacionam-se com a cobrança indevida, a gerar 30.8% das queixas recebidas. Referem-se a débito de valores não autorizados e não reconhecidos pelos consumidores. Seguem-se as dificuldades com o reembolso, que acolhe 16% das ocorrências e os problemas com o cancelamento de reserva, a absorver 8%.
Na origem de 6.9% das reclamações registadas no primeiro semestre, segundo o Portal da Queixa, está a qualidade do serviço/hospedagem, onde são reportados casos de serviços que divergem dos descritos no momento da contratação do serviço. A reunir 5.8% das queixas contra o setor, o tema apoio ao cliente, com os consumidores a relatam a dificuldade em obter auxílio da entidade para a solução de problemas ou dúvidas.
Entre as subcategorias do setor analisadas na pesquisa, estão as companhias aéreas, os sites de reserva de viagens e os de reservas de alojamento, as agências de viagens e os aeroportos.
O Portal da Queixa relata que no Top 5 das entidades do setor com o maior número de reclamações, figuram três companhias aéreas (TAP, Ryanair, Easyjet); um site de reservas de viagens (eDreams) e um site de reservas de alojamento (Booking).
A ANA — Aeroportos de Portugal ocupa a sétima posição no ranking das mais reclamadas. Recorde-se que, uma análise recente do Portal da Queixa aferiu que o nível de insatisfação dos passageiros relativamente ANA está a aumentar. Este ano, a gestora dos aeroportos nacionais viu subir em 28% o número de reclamações. Longas filas de espera, má organização, falta de informações e mau atendimento são as principais ocorrências registadas no Portal da Queixa.