Foto: Depositphotos.com
7 em cada 10 portugueses viajarão este verão
Cerca de 75% dos portugueses irão viajar este verão durante as suas férias, gastando 1.095 euros por pessoa, segundo a Jetcost.
Publituris
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Encontro sobre Turismo Arqueológico dia 30 de novembro em Braga
Comboio Histórico do Vouga veste-se de Natal e promete espalhar magia
De acordo com um estudo recente do motor de busca de voos e hotéis da Jetcost, 75% dos portugueses planeiam viajar durante as suas férias deste verão, revelando os dados que as pesquisas de voos também aumentaram 15%, enquanto as dos hotéis registaram um incremento de 22% face ao verão de 2022.
E se apesar da subida dos preços e da situação económica a nível nacional a maioria dos portugueses (75%) estão decididos a viajar este verão, 13% estão à espera do último minuto para decidir, dependendo fundamentalmente do orçamento que tenham. No entanto, um em cada dez (12%), não pretende viajar para nenhum lugar.
Quanto aos meses preferidos para viajar, julho em vez de agosto é o mês escolhido para viajar nas férias, com 39% dos portugueses a escolherem o sétimo mês do ano, enquanto 36% esperam fazê-lo em agosto. Junho e setembro também são apontados como dois meses com cada vez mais seguidores, 13% e 12%, respetivamente.
Em relação à duração da viagem, 30% planeia deslocar-se um máximo de 5 dias. 28% uma semana, 21% entre 8 e 15 dias e 15% entre 15 dias e um mês. No que diz respeito aos gastos, a média por pessoa é de 1.095 euros.
Relativamente ao meio de transporte, o automóvel particular (54%) posiciona-se como a opção preferida de acordo com o estudo da Jetcost. O avião com (33%), o autocarro com (7%), o comboio com (3%) e o barco com (3%), são sucessivamente os meios preferidos.
Por outro lado, o hotel parece ser o alojamento preferido pela maioria (53%), à frente do aluguer de um apartamento (25%). As outras opções são aparthotéis (10%) e casas de campo (9%). Apenas 3% pensa fazer campismo.
A família é a opção escolhida por pouco mais da metade dos entrevistados (47%), em vez de viajar só como casal (27%), com amigos (18%) ou sós (8%).
Em termos de destinos, os nacionais parecem ser os preferidos para 56% dos portugueses, contra os 35% dos destinos internacionais, enquanto 9% combinam ambos.
Já o sol e praia (61%) são os preferidos, seguidos por grandes cidades (24%) e destinos interiores e de serra (15%).
Quanto às viagens internacionais, a Europa parece ser o destino preferido, sendo Palma de Maiorca a cidade mais procurada, completando Paris, Barcelona, Roma e Londres o Top 5.
Já nos destinos mais distantes, São Paulo, Nova Iorque, Praia, Rio de Janeiro e Bali preenchem o Top 5.
Destinos europeus preferidos pelos portugueses para o verão de 2024, segundo a Jetcost:
- Palma de Maiorca
- Paris
- Barcelona
- Roma
- Londres
- Ibiza
- Madrid
- Malta
- Tenerife
- Bruxelas
Destinos de longa distância preferidos pelos portugueses para o verão de 2024, segundo a Jetcost:
- São Paulo
- Nova Iorque
- Praia
- Rio de Janeiro
- Bali
- Marraquexe
- Fortaleza
- Punta Cana
- La havana
- Banguecoque