Aeroporto do Dubai bate todos os recordes com 87 milhões de passageiros em 2023
O Aeroporto Internacional de Dubai (DXB) bateu todos os recordes em 2023 com tráfego de passageiros a chegar quase aos 87 milhões de passageiros, mais 31,7% do a previsão anual da infraestrutura e superando o verificado antes da pandemia. As previsões iniciais indicam que, em 2024, deverá receber 88,8 milhões de passageiros.

Publituris
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
O Aeroporto Internacional do Dubai fechou o 2023 com um tráfego recorde que se aproxima dos 87 milhões de passageiros (+31,7%), superando a previsão anual de infraestrutura e os níveis pré-pandemia (2019: 86,4 milhões), consolidando o seu estatuto como um dos centros de viagens internacionais mais movimentados do mundo. Cerca de 66 milhões de passageiros foram contabilizados em 2022, tornando 2023 um aumento significativo.
Com estes valores, em declarações à imprensa internacional, Paul Griffiths, CEO da Dubai Aeroportos, refere que “em última análise, chegará um momento em que será necessário um novo aeroporto para continuar a financiar a expansão do setor da aviação”, mas avança que “os planos para isso estão muito em discussão”. Atualmente, o Aeroporto Internacional de Dubai conecta-se a 262 destinos em 104 países, através de 102 companhias aéreas internacionais. As previsões iniciais indicam que em 2024, deverá receber 88,8 milhões de passageiros.
Os resultados do ano passado foram impulsionados pelo forte crescimento de aeroporto no segundo semestre do ano, durante o qual registou 45,4 milhões de passageiros.
Com 7,8 milhões de passageiros, dezembro foi o mês mais movimentado do quarto trimestre, tendo o aeroporto registado um tráfego de 22,4 milhões de passageiros, o que representou um crescimento homólogo de 13,8%, face ao quarto trimestre do ano anterior. Foi ainda anunciado que terceiro trimestre continuou a ser o mais movimentado desde 2019, com 23 milhões de passageiros, enquanto agosto, com 7,9 milhões, foi o mês mais movimentado.
Um pormenor importante: Mais de 95% dos passageiros tiveram menos de sete minutos de espera no controlo de passaportes de saída, enquanto o tempo médio de espera no controlo de segurança de saída foi inferior a quatro minutos para 97,5% dos utilizadores.