Análise

O que foi 2023 e o que será 2024 – Raul Almeida (Turismo do Centro de Portugal)

Com os indicadores a demonstraram que 2023 foi “o melhor de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal”, Raul Almeida, presidente da Turismo do Centro, encara como um dos maiores desafios “aumentar a estada média dos turistas na região”. Quanto ao Governo saído das eleições de 10 de março, um pedido: “que deixe as ERT trabalhar, na plenitude das suas funções, consagradas pela Lei de 2013”.  

Victor Jorge
Análise

O que foi 2023 e o que será 2024 – Raul Almeida (Turismo do Centro de Portugal)

Com os indicadores a demonstraram que 2023 foi “o melhor de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal”, Raul Almeida, presidente da Turismo do Centro, encara como um dos maiores desafios “aumentar a estada média dos turistas na região”. Quanto ao Governo saído das eleições de 10 de março, um pedido: “que deixe as ERT trabalhar, na plenitude das suas funções, consagradas pela Lei de 2013”.  

Victor Jorge
Sobre o autor
Victor Jorge
Artigos relacionados
Air Canada já tem dias de operação dos novos voos entre o Porto e Montreal
Aviação
IATA: Procura por viagens aéreas desacelera em fevereiro
Aviação
TAP passa a ligar Faro e Funchal
Transportes
Mais hóspedes, com menos dormidas, mas proveitos a subir em fevereiro
Destinos
PLAY Airlines oferece 25% de desconto em voos à partida de Portugal
Aviação
Finnair inaugura esta segunda-feira rota entre Helsínquia e Faro
Aviação
Experiência Interrail fica mais fácil com a nova plataforma Railee
Transportes
Islândia restringe turismo em nome do ambiente
Destinos
easyJet reabre base de Faro para o verão de 2025
Transportes
Aeroportos da Madeira aumentam ligações depois de ultrapassar os 5 milhões de passageiros em 2024
Transportes

Findo o exercício de 2023, que balanço faz deste ano?
Faço um balanço extremamente positivo. O ano de 2023 foi o melhor de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal, em todos os indicadores relevantes para o setor.

A nível das dormidas, 2019 era até agora o ano de referência, com um pouco mais de 7,13 milhões de dormidas. No entanto, até outubro de 2023, as dormidas chegaram já às 6,98 milhões, sendo, pois, previsível que, até ao final do ano, ultrapassem as 7,5 milhões. Será um marco histórico para a atividade turística na região.

PUB

A nível das receitas, o acumulado de proveitos totais até outubro, com 405,5 milhões de euros, ultrapassou já o total de todo o ano de 2022, de 388,1 milhões. Note-se que 2022 era o ano de referência neste indicador, pelo que estes números são ainda mais positivos.

PUB

Acredito que grande parte destes resultados se deve ao esforço constante em promover a região, assente em eventos, parcerias estratégicas e outras iniciativas, sem esquecer uma estratégia de marketing diferenciadora e abrangente.

A título pessoal, faço um balanço também muito estimulante. Tomei posse como presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal em setembro e nestes três meses comprovei que esta região tem, no setor turístico, um vasto e valioso conjunto de stakeholders, motivados e de grande dinamismo, com quem tem sido uma verdadeira inspiração trabalhar.

Na sua perspectiva, o que faltou concretizar no setor do turismo neste ano de 2023?
Na região Centro, o que nos apercebemos é que o grande crescimento na procura poderia ser ainda mais amplificado se a região dispusesse de mais portas de entrada para os visitantes estrangeiros.

A inexistência de uma estrutura aeroportuária que sirva os interesses da região é um obstáculo ao crescimento, assim como o é a ineficaz rede ferroviária. A única forma válida de conhecer uma região tão vasta como é o Centro de Portugal é por via rodoviária – e mesmo esta está longe de ser eficaz. Não faz sentido que duas capitais de distrito com a importância de Coimbra e Viseu não estejam ligadas por autoestrada, por exemplo.

Por outro lado, a escassez de mão de obra com que se debatem os empresários é um desafio que já vem de trás e que ainda não foi resolvido de forma satisfatória. São necessárias novas medidas a este nível, que apostem na qualificação e na valorização do trabalho turístico, que tornem mais atrativo um setor que é tão importante e que tem um peso tão grande para a economia nacional.

Como antevê o ano de 2024 em termos económicos?
Sou uma pessoa otimista e antevejo que seja um ano melhor do que 2023 para os portugueses. A trajetória de descida da inflação deverá permitir uma descida nas taxas de juro, possibilitando que os cidadãos com crédito à habitação possam respirar um pouco melhor.

Do ponto de vista da região turística, antevejo um ano ainda melhor do que este, em que já se bateram recordes. Estamos todos – Entidade Regional, Agência Regional de Promoção Externa, Comunidades Intermunicipais, autarquias e empresários – a trabalhar em conjunto para tornar o Centro de Portugal um destino preferencial para cada vez mais pessoas. A recente aprovação do nosso Referencial Estratégico, com as linhas orientadoras para os próximos anos, é um passo importante nesse sentido.

E que desafios terá o setor do turismo em 2024?
O desafio que carece de resolução mais urgente é o da escassez de trabalhadores na atividade turística. Como é do conhecimento público, a dificuldade de contratação é uma dificuldade séria para os empresários e causa uma grande entropia para a atividade. A qualidade do serviço é crítica para que a experiência turística seja positiva e leve os visitantes a voltar noutras ocasiões. Se esta qualidade é prejudicada pela falta de trabalhadores disponíveis, é toda a atividade do Turismo que perde.

Precisamos de, em conjunto com vários parceiros, nomeadamente a AHRESP e o Turismo de Portugal, IP, encontrar soluções para ultrapassar este problema. É fundamental apostar na capacitação, na captação e na retenção dos recursos humanos.

Outro desafio, que se coloca em concreto ao Centro de Portugal, é o de aumentar a estada média dos turistas na região. É um indicador em que ainda estamos abaixo da média nacional, pelo que temos de concentrar esforços, da ERT, das CIM e dos municípios, para reter e fixar os visitantes durante mais dias. Uma das estratégias nesse sentido passa por alargar o leque de experiências possíveis de ter no território, com ofertas integradas que juntem vários municípios.

O que gostaria de ver ser concretizado nos próximos 12 meses?
Gostaria de ver dados passos concretos para melhorar, ainda mais, a experiência turística de quem visita o Centro de Portugal, e de verificar, no final do ano, que fomos visitados por mais turistas, durante mais dias, em todos os meses do ano e com um maior equilíbrio entre o litoral e o interior da região.

Em particular, a Turismo Centro de Portugal está já a trabalhar num conjunto de projetos, alinhados com as tendências da procura turística, que consideramos diferenciadores e com ambição supramunicipal. Estes novos produtos turísticos possibilitarão a promoção do equilíbrio litoral/interior, e serão mais um ativo para aumentar a atratividade e prolongar a estada dos turistas na região.

A fazer um pedido ao Governo que sairá das eleições de 10 de março de 2024, qual seria?
Seria um pedido muito simples. Que deixe as Entidades Regionais de Turismo trabalhar, na plenitude das suas funções, consagradas pela Lei das ERT de 2013. Os bons resultados alcançados, ano após ano, comprovam que este é um modelo de gestão eficaz, descentralizado e que agrega os principais players do setor. As ERT conhecem, como nenhum outro organismo, todas as especificidades e atores do território e conseguem identificar, estruturar e promover, com eficácia, os seus produtos turísticos. Podemos mesmo afirmar que são o verdadeiro exemplo de uma descentralização que funciona na perfeição, e que deveria servir de inspiração para outros setores.

Para tal, no entanto, é preciso atualizar o financiamento da estrutura, que todos os anos se mantém idêntico. Mas será também fundamental um trabalho sério na capacitação dos recursos humanos, que lhes permita estar alinhados com os desafios atuais e futuros; dar-lhes mais condições de trabalho e melhores ordenados (não podemos esquecer que muitos estão sem possibilidade de progredir na carreira há muitos anos); assim como integrar novos colaboradores para dar uma nova dinâmica às estruturas.

O trabalho feito justifica que haja um maior investimento da parte do Governo nas ERT. Seria um merecido reconhecimento ao trabalho feito por esta e por outras regiões de turismo.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Artigos relacionados
Air Canada já tem dias de operação dos novos voos entre o Porto e Montreal
Aviação
IATA: Procura por viagens aéreas desacelera em fevereiro
Aviação
TAP passa a ligar Faro e Funchal
Transportes
Mais hóspedes, com menos dormidas, mas proveitos a subir em fevereiro
Destinos
PLAY Airlines oferece 25% de desconto em voos à partida de Portugal
Aviação
Finnair inaugura esta segunda-feira rota entre Helsínquia e Faro
Aviação
Experiência Interrail fica mais fácil com a nova plataforma Railee
Transportes
Islândia restringe turismo em nome do ambiente
Destinos
easyJet reabre base de Faro para o verão de 2025
Transportes
Aeroportos da Madeira aumentam ligações depois de ultrapassar os 5 milhões de passageiros em 2024
Transportes
Aviação

Air Canada já tem dias de operação dos novos voos entre o Porto e Montreal

Os voos da Air Canada entre o Porto e Montreal começam a 4 de junho, com as partidas de Montreal a decorrerem às segundas, quartas e sábados, enquanto em sentido contrário os voos começam no dia 5 de junho, com ligações às terças, quintas e domingos.

A Air Canada divulgou esta segunda-feira, 31 de março, os dias de operação da nova rota que a companhia aérea canadiana vai abrir, a 4 de junho, entre Montreal e o Porto, numa rota que conta com três voos por semana.

De acordo com a companhia aérea, os voos começam a 4 de junho, com as partidas de Montreal a decorrerem às segundas, quartas e sábados, enquanto em sentido contrário os voos começam no dia 5 de junho, com ligações às terças, quintas e domingos.

Em Montreal, acrescenta a Air Canada, os passageiros podem usufruir de “viagens de ligação convenientes para destinos em todo o território dos EUA, com ligações no mesmo terminal, pré-embarque, sem necessidade de pré-verificação das bagagens e muito mais”.

Recorde-se que a nova rota da Air Canada entre o Porto e Montreal, que se vai manter até setembro, tinha sido anunciada em agosto do ano passado, com o Turismo de Portugal a destacar que esta será a “primeira ligação aérea da companhia para o Porto, e a terceira ligação para Portugal”.

Além da nova rota entre o Porto e Montreal, a Air Canada conta ainda com voos entre Lisboa e Toronto, assim como entre a capital portuguesa e Montreal.

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
Foto: Depositphotos.com
Aviação

IATA: Procura por viagens aéreas desacelera em fevereiro

A IATA atribui a desaceleração dos números essencialmente ao facto de 2024 ter sido um “ano bissexto”, assim como à celebração do ano novo lunar que decorreu em janeiro, enquanto no ano passado esta celebração se tinha assinalado no mês de fevereiro.

Em fevereiro, a procura por viagens aéreas desacelerou ligeiramente, avança a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, que aponta um crescimento de apenas 2,6% face a igual mês do ano passado, quando no primeiro mês do ano este crescimento tinha chegado aos 10%, o que se deve ao menor crescimento da procura internacional e à descida da demanda doméstica.

Os dados da IATA, divulgados esta segunda-feira, 31 de março, mostram que a procura internacional, que cresceu 5,6%, também caiu face ao mês anterior, quando tinha registado um aumento de 12,4%, assim como a procura doméstica, que desceu mesmo 1,9%, quando no primeiro mês do ano tinha registado um crescimento de 6,1%.

A desaceleração da procura por viagens aéreas em fevereiro está também relacionada com a menor capacidade disponibilizada, que aumentou apenas 2,0% face a fevereiro de 2024, o que se deve essencialmente à descida da capacidade doméstica, que caiu 1,7% face a fevereiro de 2024, enquanto a capacidade internacional cresceu 4,5%, no segundo mês do ano.

Já o load factor dos voos de fevereiro atingiu os 81,1%, o que indica um crescimento de 0,4 ppt face a mês homólogo do ano passado, ainda que a nível internacional este indicador tenha crescido apenas 0,9 ppt, fixando-se nos 80,2%, enquanto o load factor dos voos domésticos chegou aos 82,6%, ainda que com uma quebra de 0,2 ppt em relação a fevereiro de 2024.

No comunicado que acompanha os números, a IATA atribui a desaceleração dos números essencialmente ao facto de 2024 ter sido um “ano bissexto”, assim como à celebração do ano novo lunar que decorreu em janeiro, enquanto no ano passado esta celebração se tinha assinalado no mês de fevereiro.

Ainda assim, a IATA diz que é preciso perceber se as quedas no tráfego na América do Norte, que viu o tráfego doméstico e internacional a descer em fevereiro, foram pontuais ou se vieram para continuar.

Willie Walsh, diretor-geral da IATA, está também preocupado com os custos das compensações por atrasos ou cancelamentos, dando como exemplo os recentes problemas no Aeroporto de Heathrow, em que um incidente que ditou o corte de energia, levou ao cancelamento de diversos voos, o que significa o pagamento de milhões de euros em compensações aos passageiros afetados.

O responsável lembra, no entanto, que a presidência polaca da União Europeia já propôs alterações ao regulamento europeu, introduzindo reformas que, apesar de positivas, Willie Walsh considera que não serão suficientes e alerta mesmo que, este verão, os problemas vão continuar.

Ásia-Pacifico continua em alta mas América do Norte está em queda

Os dados da IATA permitem também perceber que, ao nível da procura internacional, o mundo vive realidades diferentes, uma vez que, se a região da Ásia-Pacífico continua a crescer, na América do Norte este indicador está em perda e desceu mesmo 1,5% face a fevereiro de 2024.

Na Ásia-Pacífico, o crescimento do tráfego internacional foi de 9.5% em fevereiro, enquanto a capacidade aumentou 8.3% e o load factor subiu para 85.7%, depois de um aumento de 0.9 ppt face a fevereiro de 2024.

Na América Latina, o tráfego internacional aumentou 6.7% e a capacidade subiu 9.9%, enquanto o load factor se fixou nos 81.7%, traduzindo uma descida de 2.5 ppt face a fevereiro de 2024.

Tal como na América Latina, também em África o tráfego internacional apresentou um aumento de 6.7% face a fevereiro do ano passado, enquanto a capacidade subiu 4.0% e o load factor fixou-se nos 75.3%, depois de uma subida de 2.0 ppt face a fevereiro de 2024.

Já na Europa, o tráfego internacional apresentou um crescimento de 5.7%, enquanto a capacidade subiu 4.9% e o load factor situou-se nos 75.5%, depois de um aumento de 0.5 ppt comparativamente ao mesmo mês de 2024.

No Médio Oriente, o tráfego internacional apresentou ainda uma subida de 3.1%, enquanto a capacidade aumentou 1.3% e o load factor situou-se nos 81.9%, depois de crescer 1.4 ppt.

Os piores resultados pertenceram mesmo à América do  Norte, que viu o tráfego internacional descer 1.5% face a fevereiro de 2024, enquanto a capacidade desceu 3.2%. Ainda assim, o load factor dos voos na América do Norte foi de 78.9%, subindo 1.3 ppt face a fevereiro do ano passado.

 

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
Transportes

TAP passa a ligar Faro e Funchal

A partir de 2 de junho, o Algarve e a Madeira ficam mais perto com dois voos por semana da TAP.

A TAP vai ligar diretamente o Algarve e a Madeira, com dois voos por semana, que têm início a 2 de junho e operam até 11 de setembro.

Às segundas-feiras, o voo entre Funchal e Faro tem partida marcada para as 20h50 e o voo entre Faro e Funchal às 23h15. Às quintas-feiras, o voo parte do Funchal às 6h10 e de Faro às 8h35.

Os voos serão operados com aeronaves E190 de 106 lugares, estando previstos um total de 30 frequências, correspondentes a uma oferta de 3.180 lugares em cada sentido de viagem.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Foto: Depositphotos.com
Destinos

Mais hóspedes, com menos dormidas, mas proveitos a subir em fevereiro

Embora o mês de fevereiro mostre um ligeiro abrandamento no número de hóspedes e uma descida nas dormidas, os proveitos continuam a subir. No acumulado do ano, os números do turismo em Portugal continuam a crescer em todos os parâmetros.

No mês de fevereiro de 2025, o setor do alojamento turístico registou 1,8 milhões de hóspedes e 4,2 milhões de dormidas, correspondendo a variações de 0,6% e -2,5%, respetivamente (+8,2% e +6,3% em janeiro, pela mesma ordem).

As dormidas de residentes totalizaram 1,375 milhões, tendo diminuído 0,8% face às 1,387 milhões de igual mês de 2024 (+11% em janeiro), enquanto os mercados externos apresentaram um decréscimo de 3,3% (+3,9% em janeiro), alcançando 2,795 milhões de dormidas, contra as 2,892 milhões de fevereiro do ano passado.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), “estes resultados foram influenciados pela estrutura móvel do calendário, ou seja, por um lado, pelo efeito do período de férias associado ao Carnaval, que este ano ocorreu em março, enquanto no ano anterior se concentrou em fevereiro”. Por outro lado, refere o INE, “o mês de fevereiro deste ano teve menos dia que o ano anterior, uma vez que 2024 foi um ano bissexto”.

Em termos de dormidas, os dados do INE indicam uma liderança de Lisboa, com 1,170 milhões, correspondendo a uma ligeira descida de 5,6% face a fevereiro de 2024, sendo a única região a ultrapassar a fasquia do milhão.

Em segundo lugar, aparece o Algarve, com 776 mil dormidas, o que perfaz um decréscimo de 5,1% face a fevereiro do ano passado, surgindo o Norte em terceiro lugar, com 756 mil dormidas, uma subida de 0,9% face ao mês homólogo de 2024.

A maior subida nas dormidas, no mês de fevereiro, foi conseguida pela Península de Setúbal (+7,8%), enquanto nas descidas, a região do Oeste e vale do Tejo apresenta um decréscimo de 7,1%.

Subida dos residentes compensam descida dos não residentes
No que diz respeito aos hóspedes, contabilizados que foram 1,773 milhões de pessoas, os residentes somaram 817 mil, correspondendo a uma subida de 2,2% face a fevereiro de 2024, enquanto os não residentes totalizaram 957 mil, uma descida de 0,8% relativamente a igual período do ano passado.

Também aqui, a liderança pertence a Lisboa com 533 mil hóspedes numa descida de 1,6% relativamente a fevereiro de 2024, com a região Norte a ocupar a segunda posição com 427 mil hóspedes (+2,5%) e em terceiro lugar o Algarve com, 211 mil hóspedes (+0,9%).

Destaque para a subida a duplo dígito dos Açores (+11,3%), totalizando 49 mil hóspedes, enquanto a maior descida pertenceu à região do Oeste e vale do Tejo (-3,3%).

Dos mais de 957 mil hóspedes não residentes, Espanha liderou com 125 mil, aparecendo o Reino Unido (115 mil) e França (79 mil) em segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Já nas dormidas, os 10 principais mercados emissores, em fevereiro, representaram 72,1% do total de dormidas de não residentes neste mês, com o mercado britânico a manter a liderança (16,4% do total das dormidas de não residentes em fevereiro), com 458 mil, apesar do decréscimo de 7,5% face ao mês homólogo.

As dormidas do mercado alemão, o segundo principal mercado emissor em fevereiro (11,2% do total), diminuíram 5,1% para 313 mil. Seguiu-se o mercado espanhol, na 3.ª posição (quota de 8,3%), com um decréscimo de 8,4% para 231 mil.

No grupo dos 10 principais mercados emissores em fevereiro, o mercado polaco foi o único a registar crescimento (+23,2%), atingindo os 119 mil. Nos decréscimos, destacou-se a variação registada do mercado brasileiro (-18,9%) para 130 mil.

Dormidas dos não residentes estagnam no primeiro bimestre
No acumulado do ano (janeiro-fevereiro), os dados divulgados pelo INE mostram uma subida de 4,1% no número de hóspedes, totalizando 3,378 milhões. Os residentes em Portugal somaram 1,564 milhões, numa evolução de 5,7%, enquanto os não residentes totalizaram 1,814 milhões, uma subida de 2,7% face aos dois primeiros meses de 2024.

Lisboa liderou no número de hóspedes, com 1,040 milhões (+3% face ao primeiro bimestre de 2024), seguindo-se o Norte com 812 mil (+4,7%) e o Algarve (375 mil, +3,3%). A região que mais cresceu no número de hóspedes neste primeiro bimestre de 2025 foram os Açores (+13,6%), não se registando qualquer descida nas regiões turísticas nacionais.

Nos hóspedes não residentes, Espanha foi quem registou maior número, com 228 mil, seguindo-se o Reino Unido (quase 200 mil) e EUA (152 mil).

Analisadas as dormidas nestes primeiros dois meses de 2025, o mercado nacional registou 7,840 milhões numa subida de 1,4% face ao período homólogo de 2024. Neste parâmetro, os residentes em Portugal somaram 2,642 milhões de dormidas, numa subida de 4,5% face aos primeiros dois meses de 2025. Já as dormidas de não residentes registaram uma descida de 0,1% para 5,198 milhões.

A região da Grande Lisboa aparece novamente a liderar neste campo, com 2,246 milhões de dormidas, embora registe uma descida de 0,3%. O Norte é a segunda região com mais dormidas, com 1,429 milhões, numa subida de 3,5% face a igual período do ano passado. Em terceiro lugar aparece o Algarve, com 1,347 milhões de dormidas, correspondendo a uma descida de 2,5% relativamente a janeiro-fevereiro de 2024.

A maior subida doi registada pela Península de Setúbal, com um incremento de 10,4%, para 164 mil dormidas, enquanto no capítulo das descidas, o Algarve reparte esta posição (-2,5%) com a região do Oeste e Vale do Tejo.

Por mercados emissores, das quase 5,2 milhões de dormidas, quase 810 mil foram de britânicos, surgindo a Alemanha em segundo lugar (580 mil) e Espanha na terceira posição (431 mil).

Mais proveitos
Apesar do decréscimo nas dormidas, os proveitos aumentaram em fevereiro, +4% nos proveitos totais e +3,4% nos relativos a aposento (+13,9% e +14,3% em janeiro, pela mesma ordem), atingindo 287,7 e 208,8 milhões de euros, respetivamente.

A Grande Lisboa foi a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos (34,5% dos proveitos totais – 99,4 milhões de euros – e 36% dos proveitos de aposento – 75 milhões de euros), seguida da Madeira (17,1% – 49 milhões de euros – e 16,7% – 35 milhões de euros, respetivamente) e do Norte (16,4% – 47 milhões de euros – e 16,5% – 34 milhões de euros, pela mesma ordem).

Os aumentos de proveitos mais expressivos ocorreram na Madeira (+16,7% nos proveitos totais e +20,7% nos de aposento) e na Península de Setúbal (+12,2% e +15,4%, pela mesma ordem). Os maiores decréscimos registaram-se no Oeste e Vale do Tejo (-3,1% e -0,7%, respetivamente) e no Alentejo (-2,4% em ambos).

Já no acumulado dos primeiros dois meses de 2025, os proveitos totais somaram quase 550 milhões de euros, numa subida de 8,5% face a igual período de 2024, enquanto os proveitos de aposentos totalizaram 398 milhões de euros, correspondendo a uma subida de 8,3%.

Lisboa aparece em primeiro lugar com mais de 191 milhões de euros em proveitos totais (+5,1%), seguindo-se a Madeira com 99 milhões de euros (+22,9%) e o Norte com 90 milhões de euros (+8,2%).

No que diz respeito aos proveitos de aposentos, a liderança também pertence a Lisboa com 145 milhões de euros (+4,5%), seguindo-se a Madeira com 69 milhões de euros (+24,6%) e o Norte com 65 milhões de euros (+6,9%).

Estada média continuou a decrescer em fevereiro
Em fevereiro, a estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico (2,35 noites) continuou a diminuir (-3,1%, após -1,8% em janeiro). Os valores mais elevados deste indicador continuaram a observar-se na Madeira (4,73 noites) e no Algarve (3,68 noites), tendo as estadias mais curtas ocorrido no Centro (1,58 noites) e no Oeste e Vale do Tejo (1,64 noites).

Em fevereiro, a estada média dos residentes (1,68 noites) diminuiu 3,0% e a dos não residentes (2,92 noites) decresceu 2,6%.

A Madeira registou as estadas médias mais prolongadas, quer dos não residentes (5,33 noites) quer dos residentes (2,88 noites).

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 39,6 euros em fevereiro, registando um aumento de 4,5% (+10,4% em janeiro). O rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 87,9 euros (+4,9%, após +7,2% em janeiro).

O valor de RevPAR mais elevado foi registado na Madeira (71,5 euros), seguindo-se a Grande Lisboa (64,7 euros). Os maiores crescimentos ocorreram na Madeira (+22,4%) e na Península de Setúbal (+18,0%), enquanto no Alentejo se registou o maior decréscimo (-5,7%).

A Grande Lisboa destacou-se com o valor mais elevado de ADR (110,2 euros), seguida da Madeira (100,1 euros), tendo esta última apresentado o maior crescimento neste indicador (+18,6%).

Foto: Depositphotos.com
Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Aviação

PLAY Airlines oferece 25% de desconto em voos à partida de Portugal

A oferta da PLAY Airlines aplica-se aos voos da companhia aéreas desde Lisboa, Porto, Faro e Madeira, com destino à Islândia, cujas reservas sejam realizadas até dia 3 de abril.

A PLAY Airlines lançou uma nova campanha promocional que oferece um desconto de 25%  nos voos à partida de Portugal, oferta que é válida até dia 3 de abril, informou a companhia aérea low cost islandesa.

“De 31 de março a 3 de abril, os voos da PLAY Airlines com partida de Lisboa, Porto, Faro e Madeira, com destino à Islândia, vão estar ainda mais baratos”, destaca a companhia aérea, num comunicado divulgado esta segunda-feira, 31 de março.
Para usufruir da promoção, basta inserir o código PLAY25 no momento da aquisição dos bilhetes, sendo a promoção válida para voos entre 1 e 31 de maio, bem como de 1 de setembro a 15 de dezembro de 2025.
A companhia aérea indica que o “desconto anunciado é válido em voos selecionados dentro do período de voo anunciado para novas reservas online ao reservar as rotas de voo de ida e volta”, que estão especificadas aqui.
A oferta está sujeita a disponibilidade e não se aplica a impostos, taxas, serviços adicionais e encargos da transportadora.
Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Finnair inaugura esta segunda-feira rota entre Helsínquia e Faro

Os voos da Finnair entre Faro e Helsínquia arrancam esta segunda-feira, 31 de março, e vão decorrer ao longo da temporada de verão, com duas ligações aéreas por semana.

A Finnair inaugura esta segunda-feira, 31 de março, a nova rota entre Helsínquia, capital da Finlândia, e Faro, numa operação de verão que conta com duas frequências semanais, às segundas e quintas-feiras, informou a companhia aérea.

“Faro é o terceiro destino em Portugal para o qual a Finnair opera voos diretos desde Helsínquia, juntando-se a Lisboa, para onde a companhia aérea voa diariamente, e à Madeira, com duas frequências semanais para o aeroporto do Funchal”, lê-se na informação enviada à imprensa.

Às segundas-feiras, as partidas de Faro decorrem pelas 15h45 e a chegada à capital finlandesa está prevista para as 22h30, enquanto em sentido contrário as partidas estão previstas para as 11h55, chegando à capital algarvia pelas 14h55.

Já às quintas-feiras, as saídas de Faro decorrem pelas 12h00, chegando a Helsínquia às 18h45, enquanto em sentido contrário a partida da capital finlandesa está marcada para as 08h10, chegando a Faro às 11h10.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Transportes

Experiência Interrail fica mais fácil com a nova plataforma Railee

Para simplificar e agilizar a experiência dos viajantes que exploram a Europa com o passe Interrail, acaba de ser lançada a nova plataforma Railee, que permite planear a rota de comboio pelos países europeus, reservar determinadas viagens com antecedência e partilhar a experiência.

A Railee tem como objetivo ajudar os viajantes a planear e otimizar os seus itinerários. Em menos de 11 cliques, eles podem organizar a sua viagem pela Europa, reservar com antecedência e prever reservas mais caras. O site também permite visualizar o custo total da viagem e partilhar o itinerário.

A nova plataforma também oferece roteiros temáticos já preparados do início ao fim, como a descoberta das Terras Altas da Escócia, um grande tour pela Itália ou uma viagem pelos países bálticos. As várias opções de passe Interrail estão disponíveis no site, incluindo a oferta a partir de € 212 para menores de 28 anos (€ 283 para maiores de 28 anos), que permite viagens de comboio ilimitadas pela Europa durante quatro dias ao longo de um mês.

Lançado em 1972, o programa Interrail, que permite que turistas de todas as idades explorem 33 países do continente reservando viagens com mais de 50 companhias ferroviárias, atrai centenas de milhares de viajantes todos os anos. Em 2023, atingiu recorde de vendas com 1,2 milhão de passes adquiridos, um aumento de 25% em relação ao ano anterior.

Apesar de todas essas vantagens, o passe Interrail também tem limitações. Alguns comboios de alta velocidade exigem uma reserva suplementar, que obviamente está sujeita a uma taxa, assim como alguns comboios noturnos. Como as empresas ferroviárias privadas não são parceiras do programa, é possível que o viajante tenha de pagar um pouco mais por uma rota específica.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Islândia restringe turismo em nome do ambiente

O governo da Islândia está a implementar uma política para restringir o turismo e proteger o meio ambiente frágil, em resposta ao crescente impacto ambiental em sítios naturais.

A Islândia, com suas paisagens de tirar o fôlego, sempre fascinou viajantes do mundo inteiro. No entanto, o país agora está a optar por conter essa onda turística motivada por vários fatores alarmantes. Perante os danos crescentes, a preservação de paisagens vulcânicas e glaciais tornou-se uma necessidade absoluta. Essas preciosidades naturais outrora preservadas agora estão a sofrer o impacto do turismo descontrolado, que ameaça a sua integridade e o seu caráter selvagem único.

A superlotação em locais icónicos como a Lagoa Azul ou as Cataratas de Gullfoss transforma a experiência autêntica numa corrida de obstáculos para os visitantes, distorcendo a própria essência do que atrai as pessoas a esta ilha nórdica: a sua natureza.

Perante esta situação, o governo islandês está a implementar um conjunto de restritivas. A introdução de um imposto turístico progressivo visa regular as visitas e, ao mesmo tempo, financiar a restauração de áreas danificadas. Esta contribuição obrigatória, modulada de acordo com as estações do ano, visa distribuir melhor as chegadas ao longo do ano, em vez de concentrá-las nos meses de verão.

O país está simultaneamente a apertar as regras com os alugueres de curto prazo em áreas sensíveis. Os proprietários agora devem obter licenças específicas e cumprir cotas rigorosas. A limitação dos investimentos hoteleiros complementa esta estratégia com uma moratória sobre novas construções em determinadas regiões, favorecendo a renovação das estruturas existentes em detrimento da expansão contínua do parque de alojamentos turísticos.

No entanto, a restrição do turismo na Islândia provocou reações mistas entre as diversas partes interessadas. Toda a cadeia de valor do turismo, desde agentes de viagens, hoteleiros até guias locais, temem pela sustentabilidade de seus negócios, tendo expressado a sua apreensão com esta nova política, vendo as suas projeções financeiras ameaçadas pela esperada queda no público, enquanto teve uma receção favorável dos ambientalistas, que dizem que as medidas colocam o desenvolvimento sustentável no centro das preocupações nacionais.

Por outro lado, o país nórdico procura reduzir a sua vulnerabilidade às flutuações no setor de turismo estimulando outros ramos de atividade. As autoridades estão a apostar principalmente nas indústrias de tecnologia, na energia verde e na economia criativa para construir um modelo económico mais resiliente e menos dependente dos “caprichos” do turismo internacional.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Transportes

easyJet reabre base de Faro para o verão de 2025

A easyJet retomou a atividade da sua base sazonal no Algarve, mantendo-se em funcionamento até ao final de outubro, operando 19 rotas a partir do aeroporto de Faro.

A easyJet reabriu a sua base de Faro, inaugurada no verão de 2021, a partir da qual vai operar 19 rotas este verão. Até ao final de outubro, a companhia irá realizar ligações de e para o Algarve, onde possui 4 aviões em base – dois Airbus A319 e dois Airbus A320 – e que se juntam aos 5 aviões que durante todo o ano operam para Faro desde outras bases, atingindo uma capacidade total de mais de 2 milhões de lugares.

A partir de Faro, a easyJet ligará diretamente o Algarve a diversas cidades europeias, com rotas para Bordéus, Lyon, Nantes, Paris Orly, Toulouse (França), Birmingham, Bristol, Glasgow, Liverpool, Londres Gatwick, Londres Luton, Londres Southend, Manchester, Southampton (Inglaterra), Belfast (Irlanda), Amesterdão (Países Baixos), Basileia, Genebra e Zurique (Suíça).

José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal, destaca os “mais de 190 mil voos que nos permitiram transportar de e para o aeroporto de Faro mais de 24 milhões de passageiros”, numa operação que começou em 1999.

O responsável pela companhia aérea no nosso país conclui que, “com a reabertura da base aérea de Faro ajudamos a contribuir para o desenvolvimento económico e turístico da região do Algarve. Temos aumentado a empregabilidade local e são já 167 os colaboradores que temos nesta base e que nos vão permitir operar 19 rotas neste verão de 2025, com uma capacidade para mais de 2 milhões de passageiros”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Transportes

Aeroportos da Madeira aumentam ligações depois de ultrapassar os 5 milhões de passageiros em 2024

Os Aeroportos da Madeira contarão com 14 novas operações. A 8 de junho será inaugurada a ligação direta com a United Airlines.  

Os Aeroportos da Madeira – Funchal e Porto Santo – receberam mais de 5 milhões de passageiros em 2024, indicando a ANA – Aeroportos de Portugal um aumento de 4,6% face a 2023 e +50% relativamente a 2019.

Em comunicado, a ANA refere que os aeroportos da Madeira e Porto Santo “também consolidaram a sua operação ao longo do ano com um crescimento de 8% na atual temporada de inverno, garantindo um fluxo contínuo de tráfego para além da época alta”.

Com a inauguração a 8 de junho da nova rota Nova Iorque (Newark) – Madeira, a United Airlines passa a ser a única companhia americana a operar nos cinco aeroportos ANA, agora com as novas rotas para Faro e Madeira que iniciam no Verão de 2025.

Entre os novos destinos diretos contam-se voos para Nantes e Londres (Luton) com a easyJet (14 rotas diretas à Madeira da companhia aérea); Edimburgo (Escócia) com a Ryanair, marcando o regresso do segundo avião baseado na Madeira); Shannon (República da Irlanda) com a Ryanair; Milão ((Malpensa) com a Ryanair; o regresso de Bruxelas com a Brussels Airlines; Londres (Luton) com a Jet2.com; Nuremberga (Alemanha) com a Condor (operada pela Marabu); e Bournemouth (UK) com a Jet2.com.

Além disso, as rotas inauguradas durante o inverno de 2024, estendem-se para o verão de 2025 e incluem Reiquiavique com a Play; Amesterdão com a easyJet; Colónia com a Eurowings, e Estocolmo com a SAS.

Para suportar o crescimento sustentado do tráfego e garantir elevados padrões operacionais, a ANA diz estar a implementar um “programa robusto de investimentos em infraestrutura e tecnologia, abrangendo todos os aeroportos sob a sua gestão”.

Assim, estão a ser realizadas “significativas melhorias” no terminal, algumas já concluídas, como a criação de um novo lounge e do canal de fast lane na área de segurança, novas lojas e novos espaços que melhoram a experiência do passageiro nos aeroportos da Madeira.

Já no campo da sustentabilidade, a ANA está a implementar um conjunto de iniciativas “inovadoras” que vão desde a instalação de tecnologia biométrica nas portas de acesso e embarque, à instalação de centrais fotovoltaicas na Madeira e em Porto Santo e ao aproveitamento dos ventos com Micro Eólicas no perímetro aeroportuário.

Já no Aeroporto do Porto Santo, a ANA destaca o “grande investimento que será efetuado”, com o desenvolvimento de um novo terminal que permitirá duplicar a capacidade operacional, num investimento superior a 50 milhões de euros.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 ©2024 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.