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Tarifa Simple disponível em todas as rotas da Azores Airlines

O Grupo SATA anunciou que a tarifa Simple, a preço reduzido e com direito a bagagem de cabine, vai passar a estar disponível em todas as rotas operadas pela Azores Airlines.

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O Grupo SATA anunciou que a tarifa Simple, a preço reduzido e com direito a bagagem de cabine, vai passar a estar disponível em todas as rotas operadas pela Azores Airlines.

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A companhia aérea Azores Airlines passa a disponibilizar a tarifa Simple em todas as suas rotas, com vista à oferta de bilhetes a preços reduzidos e mais apelativos para os seus passageiros, independentemente do seu destino de viagem.

A Simple representa os bilhetes com o valor de aquisição mais baixo da classe económica da Azores Airlines e inclui o transporte de uma bagagem de mão até 8kg, tendo sido concebida para quem pretende viajar apenas com bagagem de cabine. A companhia aérea refere que esta tarifa concorre num segmento de mercado que dá primazia ao preço, em detrimento de outros atributos, e que tem sido alvo de crescente procura”.

A tarifa Simple integra-se no modelo tarifário lançado, pela Azores Airlines, no início do corrente ano, que assenta numa estrutura idealizada para colocar no passageiro a decisão do produto que necessita para a sua viagem de longa, média ou curta duração, em trabalho, em lazer ou em família.

Este modelo, constituído por seis famílias tarifárias distintas, distribuídas em duas classes de serviço – Classe Económica e Classe Conforto (comumente apelidada de Classe Executiva), responde às tendências de consumo dos viajantes que indicam que, cada vez mais, as necessidades, expetativas e prioridades dos passageiros diferem de acordo com o propósito e o momento em que realizam a viagem.

 

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Privatização da Azores Airlines será concluída “em breve” mas não este ano

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, adianta que o processo só deverá ser retomado em 2025 mas diz que “muito em breve as tutelas das Finanças e dos Transportes tratarão de dar seguimento à privatização da Azores Airlines.

O Governo Regional dos Açores pretende retomar a privatização da Azores Airlines “em breve”, ainda que não seja possível concluir o processo este ano, avança a Lusa, que cita o vice-presidente do executivo regional, Artur Lima.

“As indicações do senhor presidente do Governo é para que o assunto seja retomado, seja feita uma análise. Agora, depressa e bem não há quem. Este ano, naturalmente, não é possível”, afirmou o governante regional, à margem da leitura do comunicado do Conselho de Governo, que se reuniu em Vila do Porto, na ilha de Santa Maria.

Questionado hoje sobre o processo de privatização, o governante adiantou que “muito em breve, as tutelas das Finanças e dos Transportes tratarão de dar seguimento a esse processo”, que será “objeto de uma análise profunda”, em que serão equacionadas “todas as hipóteses”.

A Lusa recorda que, em maio, o executivo açoriano cancelou o concurso de privatização da Azores Airlines e anunciou o lançamento de um novo concurso, alegando que a companhia estava avaliada em mais 14 milhões de euros do que no início do processo.

Quando anunciou o cancelamento do concurso, Artur Lima, porta-voz do Conselho de Governo, disse que o executivo pretendia “iniciar brevemente o novo processo de privatização da Azores Airlines”, mas lembrou que a região tinha até 2025 para concluir o processo, como acordado com a Comissão Europeia.

“Temos tempo de lançar um novo concurso de privatização e, como temos tempo e temos uma companhia mais valiosa, podemos lançar um concurso de privatização melhor, que melhor defenda os Açores e que sirva os interesses dos Açores”, explicou Artur Lima, em maio.

Entretanto, o único consórcio admitido, a Newtour/MS Aviation, interpôs uma providência cautelar contra a decisão do Governo Regional dos Açores.

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Explora Journeys inaugura segundo navio a 15 de setembro

O EXPLORA II, o segundo navio da Explora Journeys, vai ser inaugurado numa cerimónia em Civitavecchia, Itália, e conta com Rosalba Giugni, fundadora e presidente da Fundação Marevivo, como madrinha.

O EXPLORA II, o segundo navio da Explora Journeys, a marca de luxo do MSC Group, vai ser inaugurado a 15 de setembro, em Civitavecchia, perto de Roma, Itália, contando com Rosalba Giugni, fundadora e presidente da Fundação Marevivo, como madrinha.

Num comunicado enviado à imprensa, a Explora Journeys adianta que a cerimónia de nomeação acontece depois da “entrega do EXPLORA II do construtor naval ao armador, a 12 de setembro, no estaleiro Fincantieri em Sestri Ponente, perto de Génova, Itália”.

Segundo a companhia de cruzeiros de luxo, a cerimónia vai contar com uma mistura de “tradições marítimas e momentos glamorosos, incluindo espetáculos, entretenimento vibrante e delícias culinárias que celebram o ‘Ocean State of Mind’”.

A cerimónia vai contar também com a presença da madrinha do navio, Rosalba Giugni, fundadora e presidente da Fundação Marevivo, uma organização não partidária de conservação ambiental comprometida com a preservação dos ambientes marinhos e que foi fundada em 1985.

“É uma honra ter a Rosalba Guigni como madrinha do novo e magnífico navio de luxo da Explora Journeys, simboilizando a dedicação do MSC Group e da nossa MSC Foundation em preservar a beleza natural dos oceanos que são fundamentais para as nossas viagens pelo mundo. O seu compromisso com a conservação marinha e a proteção do mar faz dela uma inspiração para todos nós. A paixão de Rosalba pelo mar estende-se à divulgação científica e à defesa pública, tornando-a uma madrinha adequada para o EXPLORA II”, afirma Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da Cruise Division do MSC Group.

No dia seguinte à inauguração, o EXPLORA II parte para a sua viagem inaugural, que vai ter a duração de sete noites e que tem como destino Terragona, em Espanha, incluindo escalas em Sorrento, Lipari (Ilhas Eólias), Trapani (Sicília) e Siracusa (Sicília), em Itália, assim como em Valletta, Malta.

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Barcelona vai ter “aumento substancial” da taxa turística para cruzeiristas de curta duração

O jornal espanhol Hosteltur diz que há um acordo entre as autoridades catalãs e municipais para o aumento do valor para passageiros que ficam na cidade até 12 horas. Atualmente, este valor está nos quatro euros por passageiro.

A taxa turística que é cobrada aos cruzeiristas que desembarcam em Barcelona e ficam poucas horas na cidade deverá sofrer um “aumento substancial” em breve, avança o jornal espanhol Hosteltur, que diz que há um acordo entre as autoridades catalãs e municipais para o aumento do valor, que atualmente está no quatro euros por passageiro.

O Hoteltur revela que o presidente da Generalitat da Catalunha, Salvador Illa, e Jaume Collboni, autarca da capital catalã, já terão chegado a um acordo que prevê a eliminação  do limite da sobretaxa municipal turística para passageiros de cruzeiros que fiquem até 12 horas na cidade.

“Uma tributação substancialmente mais elevada vai ajudar-nos a controlar a procura de cruzeiros com escalas de duração inferior a 12 horas, que são aqueles que fazem uso mais intensivo da cidade e criam mais tensões nos espaços públicos”, afirma Jaume Collboni, autarca de Barcelona.

Esta alteração deverá, contudo, ter de ser ainda especificada no próximo projeto de orçamento, até porque não foi, por enquanto, avançado qualquer valor para as escalas de curta duração.

Além do aumento da taxa turística para passageiros de cruzeiros que fiquem até 12 horas na cidade, os responsáveis mostram-se também disponíveis para um debate mais alargado sobre a tributação turística em geral em Barcelona, o que deverá acontecer no âmbito da negociação dos próximos orçamentos.

Jaume Collboni explica a intenção de aumentar esta taxa com o facto de Barcelona ter recebido, no ano passado, 1,6 milhões de visitantes de cruzeiros e de ter novas perspectivas de crescimento para 2024, para valores que, segundo o autarca, “não são aceitáveis” para a cidade, pelo que o aumento da taxa procurará evitar esse crescimento.

“Defendemos que Barcelona tem que ser um porto base para cruzeiros e temos que limitar muito, muito a atividade de escalas de cruzeiros”, acrescenta o presidente da autarquia de Barcelona.

No primeiro semestre de 2024, o porto de Barcelona contabilizou 323 escalas de navios de cruzeiro, 83% deles com Barcelona como base, face aos 79% registados em todo o ano de 2023.

 

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TAP lança campanha que oferece bagagem extra em voos entre Portugal, Moçambique e Angola

A nova campanha promocional da TAP é válida para vendas até 29 de março de 2025 e aplica-se a viagens dentro do range do sistema entre Portugal, Moçambique e Angola, sem período especifico de viagem.

A TAP lançou uma nova campanha promocional que oferece condições especiais de bagagem de porão aos passageiros que viajem entre Portugal, Moçambique e Angola, informou a companhia aérea de bandeira nacional, em comunicado.

De acordo com a TAP,  a nova campanha promocional é válida para vendas até 29 de março de 2025 e aplica-se a viagens dentro do range do sistema, sem período especifico de viagem.

Desta forma, nas tarifas Brands Executive/Top Executive, passa a ser possível transportar até três volumes de bagagem, num máximo de 32 quilos para malas de porão, enquanto na Brands Classic/Plus, que também prevê o transporte de três volumes, o limite é de 23 quilos. Já a tarifa Brand Basic contempla dois volumes, até 23 quilos.

“Com bagagem extra, os passageiros podem levar e trazer mais lembranças, presentes e recordações, tornando ainda mais memoráveis as viagens”, sublinha ainda a TAP, na informação divulgada.

 

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Royal Caribbean International encomenda 4.º navio da classe Icon

A Royal Caribbean International assinou um acordo com o construtor naval Meyer Turku para encomendar um quarto navio da classe Icon, cuja chegada está prevista para 2027, e que tem ainda opção de construir um quinto e um sexto navio da classe Icon.

A Royal Caribbean International assinou um acordo com o construtor naval Meyer Turku para encomendar um quarto navio da classe Icon, cuja chegada está prevista para 2027, informou a companhia de cruzeiros, em comunicado.

“Mantendo o incrível momentum com o lançamento do Icon of the Seas e o entusiasmo pelo seu gémeo, o Star of the Seas, que chegará em 2025, estamos muito entusiasmados por, mais uma vez, estarmos com a Meyer Turku para expandir a nossa lista de navios da classe Icon e continuarmos com os nossos planos de crescimento”, afirma Jason Liberty, presidente e CEO do Grupo Royal Caribbean.

O acordo agora assinado prevê também a opção de construir um quinto e um sexto navio da classe Icon, mas está ainda dependente das condições habituais, incluindo o financiamento.

Segundo a Royal Caribbean International, desde o seu lançamento, o Icon of the Seas mudou o “jogo” em termos de experiências de férias e superou as expectativas dos clientes, assim como ao nível do seu desempenho financeiro.

Recorde-se que o primeiro navio da classe Icon foi inaugurado em janeiro 2024 e será seguido pelo Star of the Seas, cujo lançamento está previsto para 2025, com a companhia a garantir que 2continuará a oferecer experiências revolucionárias ao juntar-se ao Icon e ao terceiro navio da classe Icon (lançamento em 2026), ainda a ser nomeado”.

“Com este anúncio, o Grupo Royal Caribbean continua a impulsionar o seu crescimento para ajudar os hóspedes a transformar as férias da sua vida numa vida cheia de férias”, refere ainda a Royal Caribbean International.

A Meyer Turku já construiu 21 navios para a Royal Caribbean International ao longo de 28 anos, num pipeline de que tem ainda sete novos navios encomendados e duas opções de estaleiros navais, incluindo o sétimo navio da classe Oasis, que está previsto para 2028.

 

 

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Metropolitano de Lisboa é o sétimo melhor da Europa

O Metropolitano de Lisboa foi considerado o sétimo melhor da Europa numa análise da Bounce, que diz que este tipo de sistema de transporte público é essencial para que os turistas possam conhecer os centros históricos das capitais europeias.

O Metropolitano de Lisboa foi considerado o sétimo melhor da Europa numa análise da Bounce, que diz que este tipo de sistema de transporte público é essencial para que os turistas possam conhecer os centros históricos das capitais europeias.

A análise da Bounce, que analisou vários parâmetros, incluindo o número de estações existentes, as avaliações da Google ou o número de passageiros para avaliar os sistemas de metro em várias capitais europeias.

“Os sistemas de metro nas capitais europeias são essenciais para navegar nestas cidades históricas, mas a qualidade e a acessibilidade das instalações variam”, lê-se num comunicado divulgado pela Bounce, que dá o exemplo do metro de Paris, em França, que é criticado por não dispor de instalações adequadas a pessoas com mobilidade reduzida.

Na avaliação da Bounce, o Metropolitano de Lisboa ficou classificado na sétima posição, com uma avaliação global de 5.97 pontos, a mesma classificação alcançada pelos sistemas de metro de Copenhaga, na Dinamarca, e Bucareste, na Roménia.

O Metropolitano de Lisboa, que conta com um total de 56 estações, registou 15% de avaliações positivas mas 22% de avaliações negativas, sendo mesmo o que apresenta o valor mais alto neste parâmetro dentro do Top10, enquanto a avaliação da Google está nos 4.09 pontos.

O ranking apresentado pela  Bounce é liderado pelo metro de Oslo, na Noruega, que obteve uma classificação global de 8.06 pontos, seguindo-se o metro de Sofia, na Bulgária, com uma avaliação de 7.64 pontos. O Top3 é completo pelo metro de Atenas, com uma avaliação de 7.29 pontos.

No Top10 deste ranking encontram-se ainda os metros de Madrid (6.74 pontos), Varsóvia (6.60 pontos) e Londres (6.04), com o metro de Praga a encerrar a lista, com uma avaliação de 5.83 pontos.

 

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Roadshow “Os Especialistas” regressa entre 24 a 28 de fevereiro de 2025

Apesar da data já ter sido revelada, a organização do roadshow diz que os locais por onde a iniciativa vai passar, assim como os parceiros que vão marcar presença no evento vão ser anunciados “brevemente”.

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A 18ª edição do Roadshow “Os Especialistas” vai decorrer entre 24 e 28 de fevereiro do próximo ano, anunciou a organização, indicando que o evento vai voltar a passar “por várias cidades portuguesas como já é habitual”.

“A 18ª edição do Roadshow decorrerá de 24 a 28 de Fevereiro de 2025, promovendo e potenciando o network entre os agentes de viagens nacionais e as empresas de turismo com produtos e serviços relevantes e diferenciadores, que integram os Especialistas”, lê-se no comunicado divulgado.

Apesar da data já ter sido revelada, a organização do roadshow diz que os locais por onde a iniciativa vai passar, assim como os parceiros que vão marcar presença no evento vão ser anunciados “brevemente”.

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MSC Cruzeiros vai ter 19 cruzeiros com partida e chegada a Lisboa no verão 2025

A MSC Cruzeiros vai disponibilizar 19 partidas e chegadas à capital portuguesa, entre final de abril e novembro de 2025, além de dois mini-cruzeiros entre Lisboa e Génova, a bordo do MSC Musica.

Inês de Matos

No próximo verão, Lisboa voltar a estar em destaque na programação da MSC Cruzeiros, que vai disponibilizar 19 partidas e chegadas à capital portuguesa, entre final de abril e novembro de 2025, informou a companhia de cruzeiros em comunicado.

Segundo a MSC Cruzeiros, estão previstos 18 cruzeiros de 10 noites no MSC Musica, incluindo escalas em Génova (Itália), Marselha (França), Málaga (Espanha), Cádiz (Espanha), Alicante, Mahón (Espanha) e Olbia (Itália).

Além dos 18 cruzeiros de 10 noites, a MSC Cruzeiros disponibiliza ainda um itinerário de 12 noites também com embarque e desembarque em Lisboa, com início a 28 outubro e escalas em Alicante, Mahon, Olbia, Génova, Marselha, Barcelona, Málaga e Gibraltar, assim como dois mini-cruzeiros, um dos quais com embarque em Lisboa e desembarque em Génova e outro com embarque com Génova e desembarque em Lisboa.

A MSC Cruzeiros indica que, nestes cruzeiros, está disponível o pacote especial Cruzeiro e Voos, que incluem “o cruzeiro, transferes e voo para variadíssimos destinos, para que os viajantes saibam o custo exato das suas férias, sem terem de se preocupar com custos extra”.

Além do MSC Musica em Lisboa, a programação da MSC Cruzeiros para o verão 2025 contempla também o Mediterrâneo Ocidental, onde vão estar os navios MSC World Europa, MSC Orchestra, MSC Seaside, MSC Seaview e MSC Magnifica, todos com partidas desde Barcelona. 

No Mediterrâneo Oriental, a oferta da MSC Cruzeiros conta com cruzeiros no MSC Divina desde Civitavecchia (Roma), assim como no MSC Lírica,MSC Armonia e MSC Opera desde Veneza-Marghera (Itália). 

No Norte da Europa, a proposta da MSC Cruzeiros passa pelos navios MSC Euribia para os fiordes noruegueses desde Kiel, e MSC Poesia, que vai contar com partidas de Copenhaga também para os fiordes e para as Capitais Bálticas.

A oferta da MSC Cruzeiros para o verão de 2025 fica ainda completa com as Caraíbas, que vão contar com os navios MSC World America e MSC Seascape desde Miami, EUA; MSC Seashore desde Port Canaveral e MSC Meraviglia desde Nova Iorque, sendo que todos os cruzeiros das Caraíbas incluem escala na Ocean Cay MSC Marine Reserve, a ilha privada da MSC Cruzeiros nas Bahamas.

 

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MSC Cruzeiros e Explora Journeys mostram novidades em novo roadshow

No total, o roadshow da MSC Cruzeiros e da Explora Journeys vai passar por seis cidades, arrancando em Lisboa, a 10 de setembro, e terminando em Ponta Delgada, a 13 de novembro.

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A MSC Cruzeiros e a Explora Journeys vão voltar a dar a conhecer as novidades para este inverno e para o próximo ano no já habitual roadshow anual, que este ano começa a 10 de setembro, em Lisboa, e só termina a 13 de novembro, em Ponta Delgada.

A iniciativa, que arranca em Lisboa a 10 de setembro, a bordo do navio MSC Virtuosa, vai voltar a contar com a participação da TAP e da Emirates, habituais parceiros da companhia de cruzeiros, que vão promover ações exclusivas a bordo dos navios para além das várias sessões presenciais.

Segundo um comunicado da MSC Cruzeiros, o roadshow deste ano inclui “vários eventos a bordo do glamoroso navio MSC Virtuosa (Lisboa, Funchal e Ponta Delgada), e ainda o alargamento do roadshow a novas regiões do país com eventos em Albufeira, Algarve, Coimbra e Ponta Delgada nos Açores”.

No total, o roadshow da MSC Cruzeiros e da Explora Journeys, a marca de luxo do MSC Group, vai passar por seis cidades, arrancando em Lisboa a 10 de setembro, a bordo do MSC Virtuosa, numa iniciativa que conta com a participação da Emirates e que tem início pelas 09h30. No dia 17 de setembro, o evento tem lugar no Funchal, Madeira, também a bordo do MSC Virtuosa, a partir das 10h30.

Lisboa recebe ainda outras duas apresentações no âmbito deste roadshow, a 22 e 28 de outubro, respetivamente, a primeira das quais no Vandelli Botanical Garden, pelas 19h00, enquanto a segunda volta a decorrer no MSC Virtuosa, incluindo a participação da TAP, com início pelas 09h30.

A 24 de outubro, o roadshow da MSC Cruzeiros e da Explora Journeys passa ainda por Coimbra, decorrendo no Hotel Tivoli Coimbra, pelas 19h0o, e no dia 29 muda-se para o Porto, concretamente para o Terminal de Cruzeiros de Leixões, onde o evento decorre pelas 19h00.

Em novembro, estão previstas mais duas sessões deste roadshow, a primeira das quais em Albufeira, no dia 6 de novembro, no Grand Real Santa Eulalia Resort Hotel & Spa, pelas 19h00, enquanto Ponta Delgada, Açores, recebe o evento que encerra a iniciativa, no dia 13 de novembro, numa apresentação que volta a decorrer a bordo do MSC Virtuosa, pelas 18h00.

Todas as sessões do roashow da MSC Cruzeiros e da Explora Journeys incluem cocktail de boas-vindas, apresentações e almoço/jantar, sendo que as sessões que decorrem a bordo do MSC Virtuosa incluem ainda visita ao navio.

Entre os principais destaques deste roadshow estão as partidas que a MSC Cruzeiros vai promover no Funchal no Inverno 2024-2025, num total de 21 cruzeiros com partida/chegada à capital madeirense e duração que varia entre as três, seis, sete, oito, nove ou 14 noites, visitando as Canárias.

Os itinerários com partida/chegada ao Funchal vão ser realizados pelo navio MSC Opera, entre 3 de novembro de 2024 e 20 de março de 2025, e permitem incluir o Pacote Especial Cruzeiro e Voos de ida/volta de Lisboa e o Pacote Especial Cruzeiro e Voos de ida/volta do Porto.

Além dos cruzeiros do Funchal, no próximo inverno, a MSC Cruzeiros disponibiliza mais de 150 itinerários à volta do mundo, incluindo o Mediterrâneo Ocidental, o Norte da Europa e as Caraíbas.

O roadshow vai também servir para a MSC Cruzeiros apresentar as primeiras novidades para o verão de 2025, com destaque para os 19 cruzeiros de 10 e 12 noites com embarque e desembarque em Lisboa, além de dois mini-cruzeiros, um com embarque em Lisboa e desembarque em Génova e outro com embarque com Génova e desembarque em Lisboa.

“O MSC Musica realizará, do final de Abril até Novembro de 2025, itinerários com partida e chegada a Lisboa com passagens por Génova (Itália), Marselha (França), Málaga (Espanha), Cádiz (Espanha), Alicante, Mahón (Espanha) e Olbia (Itália)”, indica a MSC Cruzeiros.

Também no caso dos cruzeiros de Lisboa, a MSC Cruzeiros disponibiliza o Pacote Especial Cruzeiro e Voos, que incluem cruzeiro, transferes e voo para variadíssimos destinos.

Além destes cruzeiros de Lisboa, a MSC Cruzeiros vai também disponibilizar oferta para o Mediterrâneo Ocidental, onde vão estar a operar cinco navios, assim como para o Mediterrâneo Oriental, que vai contar com outros quatro navios em operação.

No Norte da Europa, a MSC Cruzeiros vai ter ainda em operação dois navios de cruzeiros, numa oferta que é ainda complementada pelas Caraíbas, onde vão operar outros quatro navios.

Já no que diz respeito à Explora Journeys, ao longo do roadshow vão também ser dado a conhecer o calendário de chegada de novos navios, que é composto por seis navios até 2028.

A MSC Cruzeiros diz ainda que vai promover, para quem não puder participar presencialmente nos eventos, webinares com os parceiros TAP e Emirates, que devem ter lugar ainda durante o mês de novembro e cujas data e links serão anunciados oportunamente.

 

 

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Aumento de preços não afeta escolha de hotéis para alojamento entre europeus

Os dados da Stocklytics.com indicam que mais de 60% dos viajantes das principais economias da Europa escolhem hotéis para alojamento e prevê que, este ano, a indústria hoteleira europeia venha a alcançar um “novo recorde de receitas e de utilizadores”.

Inês de Matos

Apesar do aumento de preços na hotelaria ao longo dos últimos três anos, os viajantes continuam a preferir a hotelaria para alojamento, apurou a Stocklytics.com, que diz que mais de 60% dos viajantes das principais economias da Europa escolhem hotéis para alojamento.

“Embora os preços dos hotéis tenham disparado cerca de 40-50% nos últimos três anos, com algumas regiões e áreas de alta procura a registarem aumentos ainda maiores, isso não afetou os viajantes europeus que ainda preferem hotéis a outros alojamentos”, indica a Stocklytics.com, num comunicado divulgado esta quinta-feira, 5 de setembro.

Os dados, que têm por base um inquérito da Booking.com, mostram que é entre os viajantes espanhóis e britânicos que a preferência por hotéis para alojamento é mais elevada, com 70% e 62% dos viajantes destas nacionalidades, respetivamente, a afirmarem que preferem hotéis para pernoitar nas suas viagens.

A Stocklytics.com diz que, atualmente, o alojamento em hotelaria custa, em média, 50% mais do que há três anos, sendo que também as outras despesas de viagem aumentaram devido à inflação. No entanto, apesar de se prever que esses aumentos de custos pudessem levar a uma redução da procura e dos gastos, a verdade é que “as pessoas estão viajando e gastando mais do que nunca em hotéis”.

“De acordo com um inquérito recente da Booking.com, isto aplica-se principalmente aos europeus, que preferem muito mais hotéis do que qualquer outro alojamento”, explica a Stocklytics.com.

Nas cinco principais economias da Europa, concretamente Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Espanha, cerca de 60% dos viajantes escolhe hotéis para alojamento, ainda que existam diferenças entre estas nacionalidades que ajudam a explicar a escolha.

No caso dos espanhóis, por exemplo, a Stocklytics.com diz que a preferência de 70% dos viajantes por hotéis se pode dever ao facto de “os preços de alojamento em Espanha serem geralmente mais baixos do que noutros países da Europa Ocidental”. Já entre os britânicos, são 64% os viajantes que preferem o alojamento na hotelaria, seguindo-se os alemães, com 62%, assim como os italianos e os franceses.

Já os apartamentos são a segunda opção para alemães, espanhóis e para a maioria das outras nacionalidades analisadas, “com uma média de 25% dos inquiridos a escolher este tipo de alojamento”, segundo a Stocklytics.com.

Já entre os italianos, a segunda opção mais popular são as unidades de Bed&Breakfast, enquanto as casas de férias registaram uma popularidade menor, registando uma quota média de 14% entre os entrevistados dos cinco países.

Gastos em hotéis chegam aos 114 mil milhões de dólares em 2024

Os resultados apurados levam a Stocklytics.com a prever que, em 2024, a indústria hoteleira europeia venha a alcançar um “novo recorde de receitas e de utilizadores”, com o inquérito Statista Market Insights a adiantar que os europeus devem gastar, este ano, 114 mil milhões de dólares em hotéis, o que representa um aumento de 14 mil milhões de dólares face ao ano passado.

“Com o número de utilizadores hoteleiros a aumentar constantemente, espera-se que o segmento hoteleiro europeu conte mais de 287 milhões de utilizadores este ano, quase 15 milhões a mais do que em 2023. Até ao final da década, prevê-se que este número suba para quase 340 milhões”, refere ainda a Stocklytics.com.

 

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